Entre para seguir isso  
Guga Noblat

10 lutadores estrangeiros para ficar de olho

Recommended Posts

coluna desta sexta no Terra Magazine: http://terramagazine.terra.com.br/interna/...ar+de+olho.html

Por Guga Noblat:

Rússia, Japão, Estados Unidos e Canadá, além do Brasil, são os principais pólos de lutadores de mistura de artes marciais (MMA em inglês) - esporte ainda chamado de vale-tudo por aqui.

Portanto, torna-se árdua a tarefa de selecionar 10 lutadores estrangeiros de vale-tudo que prometem brilhar em 2009. São muitas as opções.

Na Europa, em especial na Inglaterra, o vale-tudo ganhou popularidade e bons atletas estão surgindo ali, como, por exemplo, Michael Bisping e Dan Hardy.

Como preparei uma lista dos 10 brasileiros que devemos ficar de olho este ano e alguns leitores me pediram uma lista de gringos, seguem ai os principais nomes, neste momento, do vale-tudo estrangeiro, na minha humilde opinião.

Encabeça a lista o quase imbatível Fedor Emilianenko, lutador russo considerado o maior nome do vale-tudo atual. Depois vem o canadense Georges ST Pierre, seguido do filho de mexicanos radicados em Chicago (EUA) Miguel Torres. O experiente Gegard Mousasi, da Armênia, fecha a lista.

Sim, deixei Chuck Liddell de fora, apesar de ele ser um nome fortíssimo. Até porque acredito que Maurício Shogun Rua irá vencê-lo no próximo Ultimate Fighting Championship (UFC) diminuindo suas chances de brilhar este ano. Segue a lista:

1 - Fedor Emilianenko - É mais seguro apostar em Fedor do que investir na Bolsa de Valores. Não perde há oito anos e detém o cinturão peso-pesado do WAMMA - associação mundial de torneios de MMA. O único a vencê-lo foi Tsuyoshi Kohsaka em 2001 por interrupção médica. Na revanche, anos depois, Fedor vingou a derrota de maneira incontestável. Chamado pelos fãs de "O último Imperador" é o cara a ser batido. Visto por muitos críticos como o melhor lutador de vale-tudo de todos os tempos, é o principal nome do Affliction, uma marca de roupas que resolveu investir em combates de mistura de artes marciais. Nasceu em 1976 na Rússia e especializou-se em sambô, uma arte marcial do exército russo que combina golpes de wrestiling, judô e boxe. Foi militar e bombeiro antes de se tornar um atleta profissional.

2 - Georges ST Pierre - O maior nome do Canadá no vale-tudo é um lutador excepcional de wrestiling e, na minha modesta opinião, o mais bem preparado fisicamente para competir. Incansável, esse ex-lixeiro é um dos atletas mais bem pagos e, para muitos fãs, o melhor entre todas as categorias de peso. Começou a treinar caratê ainda jovem e hoje é o dono do cinturão do UFC na categoria até 77kg. Sua última luta, contra BJ Penn, foi a mais importante de sua carreira e valeu como uma revanche entre eles. GSP havia batido BJ em 2006 numa decisão dos juízes. Este ano, venceu de novo, de forma contundente. Antes do último combate entre BJ e GSP, perguntei ao comentarista do Premiere Combate (canal de lutas da TV à Cabo) Carlão Barreto em quem ele apostaria? Sua resposta resume o que aconteceu na luta: "A pergunta é: Que Bj irá lutar? Se for o Bj profissional, acredito em seu talento e conseqüentemente em um bela vitória, agora se for o Bj amador (acostumado a treinar pouco), St Pierre ganhará este combate de forma contundente! Ressalto que acho o St.Pierre a síntese do lutador moderno, gosto muito de seu estilo", - disse Carlão. GSP (18 vitórias e 2 derrotas) agora sonha em lutar contra o brasileiro Anderson Silva, campeão da categoria até 84 kg do UFC.

3 - Miguel Torres - Faixa-preta de jiu-jitsu graduado pelo professor brasileiro Carlson Gracie. JR e filho de imigrantes mexicanos radicados em Indiana (EUA). Torres é mais um que encabeça a lista de lutadores apontados como os melhores entre todas as categorias de peso, assim como Fedor, GSP e Anderson Silva. Seu estilo de luta é bem agressivo. Em pé usa golpes do muay thai (socos, chutes e cotoveladas). De 36 combates perdeu apenas um, para Ryan Ackerman, um atleta 10 quilos mais pesado que ele. Dois anos depois, em 2005, devolveu a derrota com uma torção (chave) no braço de Ryan. Acumula no cartel 22 vitórias por finalização (golpes não traumáticos de jiu-jitsu), 8 por nocaute e 5 por decisão dos juízes. É o atual campeão do World Extreme Cagefighting e do Shotoo USA na categoria até 62kg (bantamweight).

4 - Quinton Rampage Jackson - Esse americano especialista em wrestiling e boxe costuma carregar no pescoço uma corrente de ferro daquelas usadas para guinchar pequenos veículos. E até pouco tempo atrás carregava também o cinturão do UFC da categoria mais disputada do torneio, a meio-pesado (93 kg). Perdeu o título de campeão para Forrest Griffin em maio do ano passado numa decisão polêmica e, para mim, injusta dos juízes. Depois disso bateu dois atletas excepcionais, um deles o brasileiro Wanderlei Silva, e já se credenciou mais uma vez para disputar o cinturão. Antes de Griffin, sua última derrota acontecera em abril de 2005 para o brasileiro Maurício Shogun Rua. Venceu até hoje 30 combates e perdeu sete. Será uma das principais estrelas do UFC este ano.

5 - Rashad Evans - Vencedor do reality show do UFC, onde bateu 4 lutadores para ganhar um contrato com o maior torneio de vale-tudo do mundo, Rashad é o atual detentor do cinturão dos meio-pesados. Derrotou Griffin para sagrar-se campeão. Sua primeira defesa de título será no dia 23 de maio, no UFC 98, contra o carateca brasileiro Lyoto Machida. Será um duelo de invictos. Rashad venceu até hoje 13 adversários e empatou contra Tito Ortiz, ex-campeão da categoria. Lyoto venceu 14 lutas, uma deles contra Tito. Rashad costumava competir entre os atletas pesos-pesados e tentará impor seu wrestiling e força bruta contra Lyoto. Mesmo que perca para o carateca brasileiro, o americano continuará no topo da categoria.

6 - BJ Penn - Nascido no Havaí e treinado no início de sua carreira pelos brasileiros Ralph Gracie e André Pederneiras, BJ (13v, 5d e 1e) é apontado pelos críticos como o lutador mais talentoso dos Estados Unidos. Apelidado de "O Prodígio" por ter conquistado cedo fama no vale-tudo, BJ foi o primeiro americano a vencer um torneio mundial de jiu-jitsu na faixa-preta. O que pesa contra ele é sua insistência em se dedicar pouco aos treinamentos. É o atual campeão da categoria dos leves do UFC. Se tivesse derrotado o canadense GSP teria tornado-se o primeiro lutador a possuir, ao mesmo tempo, dois cinturões do UFC em categorias de peso diferentes. Sobre BJ, seguem algumas palavras do experiente Carlão Barreto, que além de comentarista é um dos pioneiros do vale-tudo no Brasil: "Curto muito o estilo do Bj, ele é um talento natural, tem facilidade para aprender, tem bons reflexos e é inteligente. Mas tem um problema, sua conduta, que oscila entre o a postura correta de um profissional, que se cuida e zela por sua carreira e a postura amadora, que acha que só talento e coração ganham um combate", afirmou Carlão. O próximo compromisso de BJ será contra Kenny Florian em luta válida pelo cinturão.

7 - Frank Mir - Nem Mir acreditava que bateria o baiano Antônio Rodrigo Minotauro em sua última aparição no UFC 92. Mas sua vitória por nocaute sobre o brasileiro no dia 27 de dezembro de 2008 o alçou de vez ao topo da categoria dos pesados. Depois da luta ele assumiu que só um louco apostaria nele. Mas o fato é que Mir foi o primeiro atleta a conseguir nocautear o Minotauro. Acumula agora 12 vitórias e apenas 3 derrotas no cartel.O atual campeão peso-pesado do UFC, Brock Lesnar, será o próximo desafio de Mir. Ano passado os dois lutaram. Mir encaixou uma chave (torção) de joelho em Lesnar e venceu a luta. Se no próximo confronto o resultado se repetir, será a segunda vez que Mir conquistará o cinturão do UFC. A primeira foi em 2004.

8 - Brock Lesnar - O gorila rosa ou godzilla albino é um gigante de mais de 120 kg ainda inexperiente no vale-tudo, porém já é o dono do cinturão do UFC. Seu primeiro combate em torneios de mistura de artes marciais aconteceu há pouco mais de dois anos. Como é um dos atletas mais famosos e rentáveis do wrestiling americano logo foi prestigiado com a disputa do cinturão dos pesos-pesados do UFC. Nocauteou o experiente Randy Couture e agora está à espera da revanche contra Mir. A luta só vai acontecer depois que Mir se recuperar de uma lesão no joelho. Com 3 vitórias e uma derrota, Lesnar ainda é uma incógnita. Mas suas boas apresentações diante de Couture, ex-campeão da categoria, e Heath Herring lhe puseram, pelo menos por este ano, entre os principais nomes do vale-tudo.

9 - Shinya Aoki - Por pouco Aoki não completou o curso da Academia de Polícia e se tornou um agente de segurança pública nas ruas de Tóquio. Ele preferiu virar herói japonês ao ingressar de vez na carreira de lutador de vale-tudo. É um dos melhores lutadores de jiu-jitsu e o principal nome do Japão. Venceu 20 combates, 12 aplicando golpes de jiu-jitsu e perdeu apenas três. Aoki é a maior estrela do Dream, torneio japonês de vale-tudo. O problema é que a última edição do evento teve uma média de audiência baixíssima, menos de 2,50% do total do público. A luta do Aoki foi a mais vista e atingiu pouco mais de 4% dos telespectadores. Um número ínfimo perto do que era o mercado do Japão na época do falecido Pride. Aoki poderá passar boa parte do ano atrás de um novo evento, caso o Dream não vingue.

10 - Gegard Mousasi - Campeão até 84kg do Dream, esse armênio radicado na Holanda é um dos lutadores mais completos do vale-tudo. Sua arma é o muay thai, mas possui um bom jogo de quedas e de jiu-jitsu. Na primeira semana de março desafiou Vitor Belfort para um combate no Affliction. Seu objetivo é lutar entre os pesos-pesados já que pesa naturalmente 97kg. Em seu último combate derrotou o excelente lutador de jiu-jitsu Ronaldo Jacaré na final do torneio do Dream. Venceu suas últimas 11 lutas e acumula um cartel de 24 vitórias e 2 derrotas. Antes de virar uma das estrelas do vale-tudo era segurança de bar.

Editado por Trotski

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só nao concordo com o Mir nessa lista... acho ele um nivel abaixo dos outros... de resto, temos que ficar de olho mesmo... Principalmente no Lesnar, Fedor e nesse Moussasi. Vi umas lutas dele, inclusive no K-1 e achei ele agressivo e tecnico. Agora é esperar pra ver o que acontece... :lol:

Editado por marcosjf07

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só nao concordo com o Mir nessa lista... acho ele um nivel abaixo dos outros... de resto, temos que ficar de olho mesmo... Principalmente no Lesnar, Fedor e nesse Moussasi. Vi umas lutas dele, inclusive no K-1 e achei ele agressivo e tecnico. Agora é esperar pra ver o que acontece... :lol:

Mas de certa forma se o Mir vencer pela segunda vez o Lesnar que está na lista acaba não sendo injusto colocar ele ai. Se isso acontecer ele terá derrotado o Minotauro e o Lesnar para unificar o cinturão dos pesados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas de certa forma se o Mir vencer pela segunda vez o Lesnar que está na lista acaba não sendo injusto colocar ele ai. Se isso acontecer ele terá derrotado o Minotauro e o Lesnar para unificar o cinturão dos pesados.

Com certeza meu caro Plus... se ele vencer o Lesnar novamente eu retiro tudo q eu disse sobre ele... grande abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da analize, mas acho que o Lyoto poderia estar ai...

Nao sei, mas nao boto tanta fe assim o Mousassi, ele e um bom lutador, mas acho que falta um algo a mais.

Queria ver ele contra os TOPs!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado DANGER189

BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA !!!!!!!!

Caraca ! Esse Guga Noblat é um gênio _ HA HA HA HA HA HA !!!_Só falou coisas óbvias

vammpiregunthug :lol: :D vammpire

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA BLA !!!!!!!!

Caraca ! Esse Guga Noblat é um gênio _ HA HA HA HA HA HA !!!_Só falou coisas óbvias

gunthug :lol: :lol: :D vammpire

Esse que e o problema dos Foruns publicos...

vammpire

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico bem interessante..

até pra quem não acompanha MMA da pra entender..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lyoto só não está por que é dos 10 lutadores estrangeiros..

Acho que a analise foi bem coerente mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostei da analize, mas acho que o Lyoto poderia estar ai...

Nao sei, mas nao boto tanta fe assim o Mousassi, ele e um bom lutador, mas acho que falta um algo a mais.

Queria ver ele contra os TOPs!!!

Mas a matéria é sobre os lutadores estrangeiros,o lyoto é brasileiro <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A comparação do Fedor com a bolsa de valores foi sensacional.

concordo, na minha opiniao muito bem escrito.. facil facil pra leigo entender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Lesnar precisa vencer mais lutas pra merecer um top 10 gringo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aí mesmo, são esses caras que estão se destacando mais no cenário mundial.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso