Entre para seguir isso  
OBSERVADOR

Vale Tudo / MMA na capa da revista EPOCA

Recommended Posts

Você sintetizou tudo. O pessoal foi imediatista e caiu matando. O jornalista deve estar sem entender nada e achando que os fãs são um bando de trogloditas acéfalos mesmo, porque ele efetivamente falou muito bem do esporte. O primeiro parágrafo foi pra chamar a atenção pra matéria e pra tentar traduzir em palavras o que um leigo sente na primeira vez que vê uma luta de vale-tudo.

O cara cometeu um erro grosseiro (luta válida pelo cinturão, embora possa ser escusável pelo fato do Anderson ser o campeão do evento) e duas gafes que só são detectadas por conhecedores do esporte (peso exato do Royce e Dana treinando lutadores no TUF), mas de resto fez uma execelente matéria. Sinceramente, quem fez comentários asperos ao cara deveria se retratar, até porque foram comentários sem qualquer fundamentação. Não deixem que o esporte e seus fãs tenham a pecha de pit boys ignorantes, porque essa matéria mesma que todo mundo criticou inicialmente acabou por desmistificar ao grande público essa pecha em relação aos lutadores profissionais.

Abraços

O problema é que o pessoal leva tudo aos extremos. Acha que a imprensa tem que puxar o saco. Particularmente eu achei a matéria bem equilibrada, porque falou o que tem de bom no esporte, mas abordou também os pontos polêmicos, e isso deu credibilidade à matéria. Jornalisticamente falando, errado seria fingir que nunca houve problemas com pitboys, e deixar de abirdar o tema da violência, que apesar de ser regrada, e não ser imbuida de deslealdade, existe, como em todo esporte de luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu pelo elogio!

Mas o Vitor tem qualidades! Assim como eu tenho os meus defeitos e coisas a melhorar...

Não posso ficar falando muito, mas o Marcelo Zorzanelli ligou chateado p/ um conhecido meu c/ o qual teve contato ao fazer a apuração da matéria. Meu conhecido/amigo falou q ele disse q não entendeu nada, q achou q tinha falado bem do MMA, e q estava realmente chateado c/ tudo. Só isso. D resto, é pura dedução/especulação da minha parte.

Valeu, Herzizou, e me desculpem pois não tenho como entrar aqui a toda H! E tb não posso responder a todos... hehehe!

Abs!

Luciano, primeiramente parabéns pelo trabalho no Premiere. Vc e Vitor Belfort (grata surpresa) acabaram se mostrando os melhores comentaristas do canal (e não de uma forma ruim, pois isso poderia ser por deficiência dos outros, mas apesar de alguns apresentarem problemas, vocês são os melhores pelos próprios méritos).

Se possível, entra em contato com o jornalista e tenta esclarecer o mal entendido.

De qualquer forma, eu apenas retiro em parte o que eu disse (bom, eu disse que o texto era ridículo e só, então não tem como retirar em parte... kkkk, então vou me retratar). O segundo texto q botaram aqui no tópico e se n me engano é o primeiro no site seguido pelo texto que tá no primeiro post desse tópico foi muito bom. O segundo, que é o da primeira página do tópico, foi muito ruim.

Parece sim que ele está denegrindo a imagem do esporte. Ele pode até ter pensado em mostrar os dois lados, mas acabou exagerando nos relatos. A parte que ele fala da experiência de fazer a matéria, no entanto, foi fantástica. Como cheguei a comentar aqui, parecia até que eram pessoas distintas falando.

Não posso opinar sobre o inteiro teor da matéria, porque varri esse tópico todo e não achei ela inteira como disseram que tinha, mas pelo que eu vejo minha atitude como a de muitos outros foi precipitada.

Se possível, indique-o esse tópico, mas a partir da página cinco ou seis, que é quando começaram a aparecer alguns comentários mais sensatos pós-leitura da matéria completa, e tente passar para ele o equívoco que se deu.

Acho que falo em nome de todos do Portal quando digo que não gostaríamos de ficar marcados nem marcar alguém por causa de um mal entendido (de toda forma, que fique o puxão de orelha para o início da matéria, que foi realmente exagerado).

Edit: acabei de ver o post do Syph0s e estou lendo a matéria toda agora... qndo terminar edito esse post de nv.

Bom, contém alguns erros, como Vitor campeão dos pesados do Cage Rage (ele foi dos meio pesados... ou médios? agora até eu me enganei kkkkk), "No Japão, a popularidade das lutas é tamanha que o país pára toda vez que os lutadores dos campeonatos Dream e K-1 aparecem na televisão." K-1, se se refere ao K-1 propriamente dito, não é vale tudo. Mas se é referente ao falecido HERO'S, acabou pegando mal. Hoje os eventos "de ponta" do Japão são Dream (da FEG, produtora do K-1 e do K-1 HERO'S, junto com os ex-funcionários da DSE, produtora do extinto Pride que vendeu pro UFC) e Sengoku.

*Realmente não dá pra ver o infográfico, a imagem é muito pequena

"Atrações dos intervalos entre os assaltos, as octagon girls são escolhidas por meio de um reality show na TV americana."

Hein?

-Sobre os irmãos Fertitta: "A paixão dos dois pelo jiu-jítsu é tão grande que, no contrato de sua sociedade, há uma cláusula segundo a qual as diferenças de opinião entre eles deverão ser resolvidas no tatame." KKKKKK, ri muito imaginando a cena (n to criticando o autor, é q resolvi comentar a matéria e os erros tudo numa coisa só, paciência).

"White treinava os lutadores e, no fim de cada episódio, acontecia uma luta." Tem que se informar mais a respeito do TUF, Dana comanda o programa, mas não treina os lutadores.

“Na minha primeira luta, derrotei um casca-grossa com facilidadeâ€. Anderson n perdeu a primeira luta da carreira pra Azeredo? http://www.sherdog.com/fighter/Anderson-Silva-1356 (sim, eu sei que o Fight Finder não é completo em vários casos, mas nunca vi questionarem isso).

-Anderson tem um estilo que desafia a compreensão dos comentaristas esportivos americanos. Parece descoordenado quando chuta e abre a guarda. Ele está, na verdade, criando armadilhas. Quando consegue agarrar o braço ou a perna do adversário, leva-o ao solo. Ali, termina as lutas rapidamente. “Treino para sair do ringue do jeito que entrei: inteiroâ€, afirma.

Que Anderson é esse?

Editado por Matheus Aquino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou
Não posso opinar sobre o inteiro teor da matéria, porque varri esse tópico todo e não achei ela inteira como disseram que tinha, mas pelo que eu vejo minha atitude como a de muitos outros foi precipitada.

Página 3.

Aliás, já passou da hora de algum moderador colocar a matéria inteira postada pelo Syph0s no primeiro post.

*Realmente não dá pra ver o infográfico, a imagem é muito pequena

“Na minha primeira luta, derrotei um casca-grossa com facilidadeâ€. Anderson n perdeu a primeira luta da carreira pra Azeredo? http://www.sherdog.com/fighter/Anderson-Silva-1356 (sim, eu sei que o Fight Finder não é completo em vários casos, mas nunca vi questionarem isso).

Ele não diz que foi a primeira luta oficial. Pode ter sido simplesmente a primeira luva pra valer ou um torneio interno pequeno.

Quanto ao infográfico, está de fato pequeno, uma pena, mas como comprei a revista (o que mais pessoas deviam fazer), segue:

O infográfico primeiro usa como argumento para o UFC ser maior que boxe o fato de a arrecadação média de um UFC (somando PPV e direitos de transmissão) ser de $28 milhões, valor que nenhuma luta do boxe atual consegue alcançar. E aí (agora uma informação minha mesmo), só por curiosidade, acho que o cara chutou baixo, pois a maior arrecadação da história do UFC foi com a revanche de Tito x Liddell que vendeu cerca de 1 milhão e 200 mil PPV's. Multiplique por $40, e terá mais de 40 milhões de dólares, só de PPV.

Aí no canto direito tem uma informação sobre coisas que não são permitidas no MMA, cabeçada, dedo no olho, mordida, etc. Na primeira vez que li, pensei, na visão de fã do esporte "PQP, mas isso é muito óbvio". Mas na verdade, por ser uma revista que fala com o público leigo é importante esclarecer, pois tem MUITA gente por aí que acha que o termo Vale Tudo é ao pé da letra.

Aí tem umas informações de medidas do octógono, fala sobre juiz, sobre as octagon girls...

E embaixo enumeram os "quatro fundamentos do MMA" e explicam um pouco cada um: Socos, chão, chute e "montada" (Gnp).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Herzizou, qnto à resposta pra ver a reportagem inteira acho que pelo edit deu pra ver q eu já tinha achado, mas obrigado mesmo assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
putz tava vendo os comentários no site agora.........MEU DEUS.............quanta pobreza de espírito.........

Por essas e outras que vamos continuar nesse caminho, tendo excelentes pessoas/atletas campeões sem o respaldo ´que merecem, por causa de bestas como essas...........

Colocaram a matéria na ÍNTEGRA aqui........vem os alienados questionar que o anderson não é o campeão mundial, que o anderson não estava lutando pelo título.......argumentos desnecessários perante uma excelente espaço que NOS, eu digo NOS foi dado...........

Porra é de se emputecer com tal atitude

fiquei mais puto com esse comentário aqui

Alex | SP / São Paulo | 26/07/2008 11:50

Cancelem a assinatura e não comprem essa merda nas bancas!

Acho que esse show de desinformação foi o estopim para não assinar mais essa merda! A revista Veja manipula, mas também tem jornalistas mais competentes

Apoiado. Um esporte que não tem difusão nenhuma na mídia é compreensível que ocorram alguns erros. Nada de tão grande assim! Muita gente aqui é que nem fundamentalista islâmico que faz o curso pra ser homem bomba e só tá esperando a oportunidade pra por em prática!

Se antes os leigos achavam que MMA era um esporte brutal e aquelas balelas todas, depois dessa, quem acessa o site da revista vai achar que além de brutal é um esporte pra um bando de burros xucros, incapazes de apontar educada e cordialmente pequenos detalhes de erros, que podem ser corrigidos conforme outras reportagens que com certeza viriam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O próprio jornalista não reconheceu que a capa e o editorial estavam forçando a barra, ele mesmo, ele mesmo editou a reportagem da internet para nela incluir um comentário novo, muito mais respeitoso e menos sensacionalista.

Mantenho o que disse, acho reprovável a difusão da idéia de esporte sangrento e dramático cujo objetivo é levar o adversário para hospital e que derrama rios de sangue.

Eu concordo com vc nesse ponto, tb achei lamentável e de cunho extremamente sensacionalista o que constava naquele editorial e fiz críticas educadas no site da revista, das quais tb não me arrependo, afinal o editorial é o chamariz da revista, quem somente leu aquele editorial e não teve acesso a integralidade da matéria continuou a ter a visão preconceituosa sobre o esporte. O editorial é de responsabilidade da revista. As pessoas tem que aprender a lidar com as críticas e controvérsias, ninguém é obrigado a ter a mesma visão sobre determinado assunto

Quanto a matéria no que diz respeito à sua parte conclusiva achei o resultado positivo, mas achei desnecessários algumas afirmações utilizadas para se chegar as conclusões ali constantes. Não importa que seja leigo, ou conhecedor do esporte, o importante é ser isento.

Após enviei nova mensagem, com as críticas (leiam-se elogios e pontos negativos) que achava a respeito da matéria na sua íntegra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu falei... rs Vamos ler mais, é melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ridículo.

Essa matéria contém vários erros e mostra o MMA como se fosse uma rinha de pitbulls.

E sempre os caras são "feras no jiu jitsu" hehehehe, não querendo desmerecer o JJ, jamais, mas nunca falam que o cara é faixa preta em Muay thai, ou Karatê etc...

O Anderson que tem um Muay Thai impecável e sempre foi conhecido por isso, foi dado pelo indivíduo como faixa preta de JJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso