Cthulhu

Mulheres começam a praticar krav magá para se defender de violência ur

Recommended Posts

Gostaria de me expressar também. Sou bombeiro militar, como boa parte sabe.Eu realmente uso as tecnicas que os civis treinam..onde? Pacientes psiquiatricos, suicidas, pessoas sem controle em acidentes...

Eu vou dizer um negocio pra vcs: a melhor tecnica - pra mim - é o jiu jitsu. O pessoal se bitolou no MMA e no JJ esportivo e não conhece bem a parte de defesa pessoal do JJ.

Todo mundo aqui tem acesso a bit torrent e mecanismos de busca, se vcs virem as video aulas do mestre Mansour, do Rorion, do proprio Hélio Gracie, Além do Livro do Royce e Charles, ficariam surpresos com a profundidade do JJ.

Mas é o seguinte, esse curriculo de DP geralmente é ensinado no inicio do JJ e as academias de origem Carlson - que eram mais competitivas- geralmente não ensinam. Não adianta, vc pode até aprender as técnicas "kata", mas o que torna eficiente é a repetição, o "randori".

Agora a parte "wake up" da discussão: Sabem quantas horas de defesa pessoal um soldado pm tem na formação? 30 horas aula!!!E nesse periodo ele tem que aprender coisas efetivas!!!Dai vai bem um Krav Magá, até o Curriculo do JJ de DP, Sotai Hapkido, etc, com suas devidas - e que geralmente não ocorrem - reciclagens.

Não podemos negar que nem todo mundo tem tempo ou mesmo saco pra treinar 10 anos de uma arte marcial pra aprender a lutar. Tem gente que quer soluções rapidas pra situações especificas e dai esse conceito de "arte marcial seminario" ajuda bem - resolve o imediato e - até, em alguns casos -desperta o interesse pelo aprofundamento em tecnicas de combate .

Agora, não adianta, só se aprende repetindo e só se testa sobre pressão. vou dar mais um depoimento: eu já tirei arma da mão de suicida, já tirei até da minha testa e estou pra ser promovido por ato de bravura por ter desarmado e prendido um cara que esfaqueava uma mulher na rua...velho, a pressão de um campeonato é muito maior!!!Vcs não acreditam!!O que quero dizer com isso?? Que não dá pra botar fé em treino que não poe o cara na pilha!! É como treinar primeiros socorros na escola, com seu parceiro limpo e saudavel...A hora que vc vai pro acidente, com sangue e pedaços e gritos e pressão e risco...meu, nem vou falar.

O pessoal falou do Krav Magá de Israel...bom eu tive uma base no curso de sargentos e é muito bom pra o que eu falei: formar em tempo rapido. Como foi dito, 6 meses...vcs citaram o fight quest...alguem viu o episodio sobre os mariners?? Cara, altamente técnicos e bem treinados..qual a diferença entre eles e o Krav maga? O povo judeu...os caras realmente encaram aquilo como algo que vai separar os vivos dos mortos..na cara larga? medo de morrer.Diferente daqui...

Mais uma: Será que os arma humana e o mestres são base?? po, realmente alguem acredita que o careca lá aguenta o Rico Rodrigues??

Mais uma coisa..eu posso corroborar com o parceiro que falou que um cara da civil apavorou em Israel. Tenho um tenente que teve lá nesse mesmo tipo de curso anti terrorismo e apavorou...e era faixa azul!

Da mesma forma outro tenente no curso da SWAT nos EUA, qdo falou que era preta de JJ, passou o resto do curso dando aula particular e ganhando um troco legal. É meio mal de brasileiro eu acho, valorizar mais o que vem de fora... se quizeram ver o que quero dizer com isso eu upo esses manuais do combatives de puro JJ o do Royce e Charles.

Enquanto a gente tah aqui tirando lutador de JJ de arruaceiro, os caras entram nos EUA como portadores de habilidades especiais e com visto facilitado - o mesmo que foi feito com os thailandeses nos anos 80 -.

Outro dia tinha até um judoca recalcado - sou judoca tb, faixa marrom- chamando os Gracie de picaretas que aprenderam judo e mudaram o nome pra ficarem famosos!!Po, tem dó!! A Kodokan se regularizou em 1923 e só apartir dai o nome Judo começou a ganhar mais vulto...antes era Kano Jiu Jitsu!!O taekwondo passou anos na Espanha sendo chamado de "karate coreano"..e nem foi nos anos 20 e 30, com o pouco acesso ao conhecimento globalizado.

E os Gracie aprenderam a base disso: Kano Jiu Jitsu, mas devido a ida embora do mestre maeda, tiveram que ser virar e a história prova que se viraram bem!Se for assim o Sensei Gigoro Kano era picareta tb, pois compilou o JJ tradicional.Sem esquecer de citar a informação básica de que o nome Jiu Jitsu é generico e tanto o BJJ como o Judô, são estilos de JJ.

Mas, por fim, o que quero dizer é que, se vc realmente quer aprender a se defender, nada como a boa pratica da arte marcial. Policia e segurança, n tem como ser diferente da metodologia KM..é kata mesmo. Se vc quer simplesmente se sentir seguro em certas situações, a defesa pessoal do JJ, KM, etc, vai te dar essa sensação...Mas não se iluda que sem sentir a pressão, vc vai estar apto a se defender.

Editado por F.Nietzsche

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

depois do topico do Nietzche, closed topic eheheh

soh poderia colocar uns paragrafos no topico para facilitar a leitura, mesmo assim foi excelente depoimento

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
depois do topico do Nietzche, closed topic eheheh

soh poderia colocar uns paragrafos no topico para facilitar a leitura, mesmo assim foi excelente depoimento

Pedido feito, pedido realizado...desculpe mesmo, tava chegando duma ocorrencia ontem a noite - o que dá pra notar pelo tom meio puto da resposta - e escrevi duma vez pra n perder o raciocinio. Prometo ser mais formal. Valeu a cobrança!!Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Gostaria de me expressar também. Sou bombeiro militar, como boa parte sabe.Eu realmente uso as tecnicas que os civis treinam..onde? Pacientes psiquiatricos, suicidas, pessoas sem controle em acidentes...

Eu vou dizer um negocio pra vcs: a melhor tecnica - pra mim - é o jiu jitsu. O pessoal se bitolou no MMA e no JJ esportivo e não conhece bem a parte de defesa pessoal do JJ.

Todo mundo aqui tem acesso a bit torrent e mecanismos de busca, se vcs virem as video aulas do mestre Mansour, do Rorion, do proprio Hélio Gracie, Além do Livro do Royce e Charles, ficariam surpresos com a profundidade do JJ.

Mas é o seguinte, esse curriculo de DP geralmente é ensinado no inicio do JJ e as academias de origem Carlson - que eram mais competitivas- geralmente não ensinam. Não adianta, vc pode até aprender as técnicas "kata", mas o que torna eficiente é a repetição, o "randori".

Agora a parte "wake up" da discussão: Sabem quantas horas de defesa pessoal um soldado pm tem na formação? 30 horas aula!!!E nesse periodo ele tem que aprender coisas efetivas!!!Dai vai bem um Krav Magá, até o Curriculo do JJ de DP, Sotai Hapkido, etc, com suas devidas - e que geralmente não ocorrem - reciclagens.

Não podemos negar que nem todo mundo tem tempo ou mesmo saco pra treinar 10 anos de uma arte marcial pra aprender a lutar. Tem gente que quer soluções rapidas pra situações especificas e dai esse conceito de "arte marcial seminario" ajuda bem - resolve o imediato e - até, em alguns casos -desperta o interesse pelo aprofundamento em tecnicas de combate .

Agora, não adianta, só se aprende repetindo e só se testa sobre pressão. vou dar mais um depoimento: eu já tirei arma da mão de suicida, já tirei até da minha testa e estou pra ser promovido por ato de bravura por ter desarmado e prendido um cara que esfaqueava uma mulher na rua...velho, a pressão de um campeonato é muito maior!!!Vcs não acreditam!!O que quero dizer com isso?? Que não dá pra botar fé em treino que não poe o cara na pilha!! É como treinar primeiros socorros na escola, com seu parceiro limpo e saudavel...A hora que vc vai pro acidente, com sangue e pedaços e gritos e pressão e risco...meu, nem vou falar.

O pessoal falou do Krav Magá de Israel...bom eu tive uma base no curso de sargentos e é muito bom pra o que eu falei: formar em tempo rapido. Como foi dito, 6 meses...vcs citaram o fight quest...alguem viu o episodio sobre os mariners?? Cara, altamente técnicos e bem treinados..qual a diferença entre eles e o Krav maga? O povo judeu...os caras realmente encaram aquilo como algo que vai separar os vivos dos mortos..na cara larga? medo de morrer.Diferente daqui...

Mais uma: Será que os arma humana e o mestres são base?? po, realmente alguem acredita que o careca lá aguenta o Rico Rodrigues??

Mais uma coisa..eu posso corroborar com o parceiro que falou que um cara da civil apavorou em Israel. Tenho um tenente que teve lá nesse mesmo tipo de curso anti terrorismo e apavorou...e era faixa azul!

Da mesma forma outro tenente no curso da SWAT nos EUA, qdo falou que era preta de JJ, passou o resto do curso dando aula particular e ganhando um troco legal. É meio mal de brasileiro eu acho, valorizar mais o que vem de fora... se quizeram ver o que quero dizer com isso eu upo esses manuais do combatives de puro JJ o do Royce e Charles.

Enquanto a gente tah aqui tirando lutador de JJ de arruaceiro, os caras entram nos EUA como portadores de habilidades especiais e com visto facilitado - o mesmo que foi feito com os thailandeses nos anos 80 -.

Outro dia tinha até um judoca recalcado - sou judoca tb, faixa marrom- chamando os Gracie de picaretas que aprenderam judo e mudaram o nome pra ficarem famosos!!Po, tem dó!! A Kodokan se regularizou em 1923 e só apartir dai o nome Judo começou a ganhar mais vulto...antes era Kano Jiu Jitsu!!O taekwondo passou anos na Espanha sendo chamado de "karate coreano"..e nem foi nos anos 20 e 30, com o pouco acesso ao conhecimento globalizado.

E os Gracie aprenderam a base disso: Kano Jiu Jitsu, mas devido a ida embora do mestre maeda, tiveram que ser virar e a história prova que se viraram bem!Se for assim o Sensei Gigoro Kano era picareta tb, pois compilou o JJ tradicional.Sem esquecer de citar a informação básica de que o nome Jiu Jitsu é generico e tanto o BJJ como o Judô, são estilos de JJ.

Mas, por fim, o que quero dizer é que, se vc realmente quer aprender a se defender, nada como a boa pratica da arte marcial. Policia e segurança, n tem como ser diferente da metodologia KM..é kata mesmo. Se vc quer simplesmente se sentir seguro em certas situações, a defesa pessoal do JJ, KM, etc, vai te dar essa sensação...Mas não se iluda que sem sentir a pressão, vc vai estar apto a se defender.

Concordo com quase tudo, mas é isso aí: fecha o tópico e passa a régua.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha mulher é faixa-preta de aikido 2º grau. Não falamos sobre artes marciais em casa (acordo antigo) embora os membros das duas famílias (inclusive meu sócio-cunhado) sejam praticantes de várias artes (do meu lado, judô, karate shotokan, boxe e JJ; do lado dela, aikido, greco-romana e estilo livre, além de JJ).

Lembro que nos tempos de namoro, quase noivos, resolvi treinar aikido para esperimentar. Já era marrrom de Judô e tinha algum know how de JJ. Nas primeiras aulas, fiz todo leque de coreografias. Mês depois, questionei: olha, se eu começar a resistir, não vai ficar um pouco melhor e tal? Todo mundo me olhou como se eu fosse um nazista saido de um filme dos anos 1950. Quando o mestrão resolveu me dar a chance (meio que querendo me dar a lição), kd a queda? Bixo, não tem como o sujeito quedar o outro só com aquelas torções e quebramento de punho, pulso e cotovelo. Se vc girar seu tronco e cinturar o aikidoca, ele já tá morto.. Se puxar para guarda, um abraço. Depois disso, adeus treino. E quase q o namoro vai se embora. Felizmente, fizemos um acordo inteligente...

Em relação ao Aikidô, acho que vale comentar. Eu só posso me basear em aulas de dois amigos que, vez ou outra, assisto. Boa parte da arte foi muito suavizada mesmo. E o lance de não ter competições em geral não ajuda. Só que pelo que eu notei, especialmente pra quem é iniciante, é muito difícil treinar com o cara resistindo (como é regra no Jiu-jitsu, por exemplo) e a pessoa pode até se machucar mais se não souber cair (caso de boa parte que nunca praticou Judô ou Jiu-jitsu) Acho que tem que ser na base do ensaio mesmo.

Eu sempre noto que muitos aqui ainda esquecem que no Jiu-jitsu tem muita picaretagem por aí tb (como acredito: deve ocorrer em QUALQUER arte). O fato de um amigo praticante de alguma arte, chegar num lugar e "apavorar" não pode servir de regra pra generalizar. Se não, imagina: vamos levar um lutador de Muay thai que não se deixa levar pro chão a toa e bingo! É só vc não ir pro chão que já era pra todo o Jiu-jitsu??? Acho que não é por aí.

E no Aikidô tb não há apenas um estilo. Existem outros com essa ênfase mais combativa (e com competições). Mas sobre esses eu ainda tô me informando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em relação ao Aikidô, acho que vale comentar. Eu só posso me basear em aulas de dois amigos que, vez ou outra, assisto. Boa parte da arte foi muito suavizada mesmo. E o lance de não ter competições em geral não ajuda. Só que pelo que eu notei, especialmente pra quem é iniciante, é muito difícil treinar com o cara resistindo (como é regra no Jiu-jitsu, por exemplo) e a pessoa pode até se machucar mais se não souber cair (caso de boa parte que nunca praticou Judô ou Jiu-jitsu) Acho que tem que ser na base do ensaio mesmo.

O aikido é baseado em uma forma de aikijujutso, da escola (ryu) dayto. Todas essas formas eram treinadas e usadas para combate. Mas o sujeito que treinava luta no Japão Feudal fazia isso como um complemento da luta com armas (katanas, facas, lança, arco e flexa). Ou seja, se fosse desarmado, tinha de encontrar uma forma de se defender, de preferência desarmando o oponente. Ou seja: treinava para lutar mesmo.

Quando da restauração Meiji, o porte de armas foi proibido para civis e classe samurai e os desafios e conflitos que forçavam o teste contínuo da técnica foram morrendo (estagnando ou regredindo). A alternativa encontrada por Jigoro Kano, de encontrar uma forma marcial que combinasse vários ryus em algo que fosse ao mesmo tempo luta e apoio à formação educacional, foi extremamente feliz e adequada para este contexto. Em tese, a partir do momento que o judô se consolidou, TODAS as demais formas perderam o sentido, a não ser o karatê que tinha outra origem que nem japonesa era exatamente (Okinawa). O estilo Dayto e outras formas menos conhecidas ainda sobrevivem (o primeiro em Hokkaido), mas o Aikido, por razões que a razão desconhece, tornou-se popular.

E no Aikidô tb não há apenas um estilo. Existem outros com essa ênfase mais combativa (e com competições). Mas sobre esses eu ainda tô me informando.

O Tomiki Aikido tem competições, mas não exatamente kumite. E outros aikidocas tendem a ignora-lo como um aikido válido.

Editado por MANOEL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Hapkido_Taekwondo

MANOEL... não pense que vc sabe tudo, pq vc não sabe....e quem queira saber mais sobre defesa pessoal...e vcs saberão que esses alunos que levam a serio e com um bom tempo de treinamento...estão aptos...a se defender de qualquer agressão...e não pense que na hora do pega pra capa...vc vai quedar o cara passar guarda, monta....nisso vai ter meia duzia na porrada contigo...pq o caquedo nunca vem sozinho...pode ter certezaaaaaaaaaaaa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em tese, a partir do momento que o judô se consolidou, TODAS as demais formas perderam o sentido, a não ser o karatê que tinha outra origem que nem japonesa era exatamente (Okinawa).

Só pra aprofundar a discussão: o karate de okinawa parece ter origem chinesa. Inclusive te um estilo que chama Shorin Ryu... Shorin seria a forma niponizada de dizer shaolin...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só pra aprofundar a discussão: o karate de okinawa parece ter origem chinesa. Inclusive te um estilo que chama Shorin Ryu... Shorin seria a forma niponizada de dizer shaolin...

Na verdade, a Ilha de Okinawa e seus habitantes não são considerados 100% japoneses pelos próprios. Ainus, coreanos (que vieram morar em levas no Japão) e okinawans sempre foram cidadãos de segunda classe (pior no caso dos ainus) no Japão.

Em Okinawa, a influência chinesa, seja na luta, seja na cultura, é muito forte.

MANOEL... não pense que vc sabe tudo, pq vc não sabe....e quem queira saber mais sobre defesa pessoal...e vcs saberão que esses alunos que levam a serio e com um bom tempo de treinamento...estão aptos...a se defender de qualquer agressão...e não pense que na hora do pega pra capa...vc vai quedar o cara passar guarda, monta....nisso vai ter meia duzia na porrada contigo...pq o caquedo nunca vem sozinho...pode ter certezaaaaaaaaaaaa

Em nenhum momento afirmei "saber tudo". São palavras suas...

A única coisa que coloco é: dêem-me uma evidência clara que krav-magá, aikido (ou hapkido, no teu caso) possa ser efetivo contra um oponente com razoável experiência (nem precisa ser longa) em outra arte! E contra mais de um praticante, como no exemplo que vc recolocou!!! Só a opinião do mestre "certifica" isso? Aikidocas, por exemplo, juram que Morihei Ueshiba desviava de balas :lol: Posso acreditar nisso assim, de cara???

Editado por MANOEL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow, de novo o foco ta saindo do assunto, o negócio é o seguinte, eh defesa pessoal... eu nao acredito que trombadinha desarmado, drogado, bebado, vagabundo/estuprador (caso que se refere ao assunto do topico) ou qualquer outro tipo de escória que sai fazendo coisa errada por ai tenha qualquer treinamento em artes marciais... eu nao quero lutar, quero sair fora numa boa sem me dar mal... se fosse pra porrar td mundo fazia e MMA e sentava o pau... se os que estao criticando o KM e ate msm outras artes que focalizam a defesa tbm nao acreditam que com treinamento não somos capazes de nos defender desse tipo de gente fazer o que ne, paciencia...

vc percebe rapidamente que o foco do assunto é desviado, e sempre aparece a comparação entre as artes descritas... aki a treta nao eh KM vs JJ ou Hap vs MT... eh KM vs vagabundos, JJ vs vagabundos, MT vs vagabundos, Hapkido vs vagabundos... sacaram? se KM eh competitivo contra outras artes ja é outro assunto que nao me interessa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A única coisa que coloco é: dêem-me uma evidência clara que krav-magá, aikido (ou hapkido, no teu caso) possa ser efetivo contra um oponente com razoável experiência (nem precisa ser longa) em outra arte! E contra mais de um praticante, como no exemplo que vc recolocou!!! Só a opinião do mestre "certifica" isso? Aikidocas, por exemplo, juram que Morihei Ueshiba desviava de balas :lol: Posso acreditar nisso assim, de cara???

Evidência, p/ o que se propõe a arte, só filmando uma treta dessas na rua...o que seria difícil. Até pq arma de fogo acabou com qualquer arte que vise a tal defesa pessoal (mesmo que o cara saia correndo depois).

No MMA especificamente, eu vejo que em eventos menores aqui do Brasil tem um ou outro atleta dessas outras artes que tá tentando desenvolver melhor a arte com foco no ringue. Eu creio que não é impossível, só pode levar tempo...veja: no começo a galera do Muay Thai perdia direto tb...e só o "Jiu-jitsu power" dos fanáticos é que salvava. Boxe e wrestling então? Nem pensar.

Não sei a galera aqui lembra dos primeiros eventos nacionais. Tinha um cara do Hapkidô muito bom, que era o Alessandro Stephen. Pena que depois sumiu...o cara era promissor e poderia até ter uma carreira no MMA. Não sei dizer exatamente o quanto ele usava de Hapkidô mesmo.

Agora é verdade que no meio do Aikidô tem muito nego iludido sim...querendo virar mestre Jedi, samurai, etc.

Editado por sak

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Evidência, p/ o que se propõe a arte, só filmando uma treta dessas na rua...o que seria difícil. Até pq arma de fogo acabou com qualquer arte que vise a tal defesa pessoal (mesmo que o cara saia correndo depois).

No MMA especificamente, eu vejo que em eventos menores aqui do Brasil tem um ou outro atleta dessas outras artes que tá tentando desenvolver melhor a arte com foco no ringue. Eu creio que não é impossível, só pode levar tempo...veja: no começo a galera do Muay Thai perdia direto tb...e só o "Jiu-jitsu power" dos fanáticos é que salvava. Boxe e wrestling então? Nem pensar.

Não sei a galera aqui lembra dos primeiros eventos nacionais. Tinha um cara do Hapkidô muito bom, que era o Alessandro Stephen. Pena que depois sumiu...o cara era promissor e poderia até ter uma carreira no MMA. Não sei dizer exatamente o quanto ele usava de Hapkidô mesmo.

Agora é verdade que no meio do Aikidô tem muito nego iludido sim...querendo virar mestre Jedi, samurai, etc.

Foi o cara que quase bateu o selvagem e perdeu no gás? O problema é enxergar alguma coisa de hapkido ali. E ele treinou JJ um bom tempo antes da luta.

No mais, JJ, sambo, luta estilo livre ou greco, catch wrestling e judô são artes que tem técnicas que COMPROVADAMENTE são funcionais em combate corpo-a-corpo agarrada. Boxe, Kickboxing e Thai em maior grau; karatê shotokan e KK em menor grau (menos praticantes) ídem para trocação. A combinação entre elas é natural; faz parte da evolução do combate. Mas sinceramente, porque não vemos outra coisa li, depois de tanto tempo? Será que porque as técnicas de outras artes não funcionam ou estagnaram no tempo e no espaço (ou seja, não funcionam mais).

Ah Manoel, mas MMA não é parâmetro, porque tem regras, etc. Ceeeeeeeeeeeeerto. E quais são as regras (dos eventos) que inibem outras artes? As que impendem o uso do "KI"? Das técnicas mortais? fearww

Que meda! Mas vem cá, como é que se ensina mesmo uma técnica mortal? Osmose? Telepatia? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Hapkido_Taekwondo
A única coisa que coloco é: dêem-me uma evidência clara que krav-magá, aikido (ou hapkido, no teu caso) possa ser efetivo contra um oponente com razoável experiência (nem precisa ser longa) em outra arte! E contra mais de um praticante, como no exemplo que vc recolocou!!! Só a opinião do mestre "certifica" isso? Aikidocas, por exemplo, juram que Morihei Ueshiba desviava de balas :rolleyes: Posso acreditar nisso assim, de cara???

cara...estamos falando de defesa pessoal, naum estamos???????

ou lutadores de vale tudo, vao sair por aí, roubando, dando porrada a toa?????

a uma grande diferença em treino para MMA e treino para defesa pessoal....e não existe nada perfeito....ninguem aqui ta falando que defesa pessoal deixa o cara um super heroi...cada um é cada um..

e quanto a bala...essa foi boa :lol:

abraços!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah Manoel, mas MMA não é parâmetro, porque tem regras, etc. Ceeeeeeeeeeeeerto. E quais são as regras (dos eventos) que inibem outras artes? As que impendem o uso do "KI"? Das técnicas mortais? fearww

Esse é um aspecto convenientemente ignorado. O MMA tem regras, mas apenas pra impedir golpes completamente desleais. O resto é tudo que você vai ver em uma luta de verdade, porrada, sangue, agarramento... além disso, as modalidades mais tradicionais usadas no MMA podem facilmente serem adaptadas para introdução de golpes não permitidos em competições. É bem fácil pra um cara do Thai dar umas joelhadas na virilha, um wrestler jogar alguém de cabeça no chão, qualquer ser humano com dedos e meio cérebro machucar os olhos do meliante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora