----

Treinos a porta fechada

Recommended Posts

Crosss, quem venceu a luta entre Amaury e Ryan?

Amauri deu 2 quedas no Ryan, vencendo por 2 a 0. Na preta, o Amauri só lembro de ver o Amauri perdendo 1x, pro Roleta, que raspou ele 2 vezes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem tem alguma luta completa do ryan de iu jitsu ou de submission??

So achei de mma e a dos rolas contra o jacaré e Renzo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o roleta?

pelo que eu li sobre ele, ele tinha um jogo extremamente estranho, muito fora dos padrões do jiu jitsu

alguem tem mais informações sobre ele? e o "esquijitsu" dele?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sabia que o Amaury era muito bom, mas não imaginava que fosse quase invencível na faixa preta.

Editado por Ken-Oh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e o roleta?

pelo que eu li sobre ele, ele tinha um jogo extremamente estranho, muito fora dos padrões do jiu jitsu

alguem tem mais informações sobre ele? e o "esquijitsu" dele?

Cara, quando eu treinava na GB, uma viz vi o Roleta treinando..bem de leve...eu que nunca fui guardeiro, achei o jogo dele mais estranho ainda.

Mas que funcionava, era fato!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade o Marcinho perdeu uma luta na marrom, no pan de 1995, para o então desconhecido americano Bob Bass. O cara passou a guarda no Marcinho e ganhou por 3x0, numa zebra sem tamanho. Depois o Marcinho falou que sentiu o fuso horário. Lutaram ainda mais 2 vezes, e o Marcinho ganhou as 2. Era um lutador foda, ganhou de vários caras muito sinistros, ganhou do Wagney Fabiano na marrom, ganhou todas as lutas que fez com o Leo Santos, de pano e sem pano, ganhou do Royler na Copa Pelé, e protagonizou uma das maiores rivalidades do jiu-jitsu com o Leozinho Vieira e o Shaolin. Na época eu também achava o Feitosa amarrão, que se valia do seu bom judo, ótima base e um jogo justo e sem erros pra vencer. Daí um dia fui treinar na Gracie BArra, a convite de um brother. Nós eramos roxa, e o cara tava voando. Acabou o treino e elogiei a movimentação dele, e ele respondeu que era o Marcinho que colocaca pilha na galera pra lutar com aquele giro. Fiquei encucado, se ele tivesse dito que era o Roleta ou o Nino eu até entenderia, mas na minha cabeça o Marcinho só travava as lutas. Pouco depois o Marcinho apareceu pra treinar e fiquei muito impressionado, um giro fora do normal, movimentação frenética a la Marcelo Garcia, muito ajuste e muita pressão. Troquei ideia com ele depois do treino e ele falou que fazia um jogo mais cadenciado nos campeonatos pq contra Leo Vieira e Shaolin, qualquer erro era fatal.

Quanto a comparação com o Amauri, acho que não é o caso, pois sempre ouvi que mesmo na academia ele jogava por cima, com muita pressão, passagem poderosíssima e base e força física muito grandes. Só lembro de ver o Amauri puxar pra guarda em campeonatos uma vez, no brasileiro de 1995, contra o judoca Marcelo Figueiredo, que estava em ascenção e tinha ficado famoso por finalizar o Aurélio Miguel num campeonato. Começou a luta, o Amauri puxou, escalou e pegou o braço do cara, num tempo mais rápido do que eu gastei pra digitar esse texto hehehehhee

Outra boa história do Amauri foi no brasileiro de 1997, contra o Ryan Gracie. O Ryan treinava pouco, mas era muito talentoso. Enquanto tava no gás a luta estava pau a pau, mas o Ryan abriu o bico e ao Amauri deu dois kouchi gari nele, a quede que ele derrubava quase todo mundo. Chegou na meia guarda do Ryan e não conseguiu passar, e o Wallid, que estava na arquibancada, começou a gritar: "Bora Amauri, passa logo essa porra!", desfazendo da guarda do Ryan. Por seu lado, o Daniel Simoes, que depois virou Daniel Gracie, só gritava: "Bora Raia! Raça Raia!", até que o Ryan segura a cabeça do Amauri, olha pro Wallid na arquibancada e manda: "Vô chamar o japonês hein paraíba, pra te meter a porrada! Cala a boca aí, rapá!", o ginásio inteiro caiu na gargalhada. Ele mandou essa porque o Wallid tinha acabado de perder para o Yoshiki Takahashi no UFC

Valeu Cross, era exatamente isso que o pessoal da B.Gracie comentava.

Essa luta do Feitosa c/o Royler, eu lembro bem. Foi num evento no Iate Clube da Ilha, organizado pelo José Moraes, em 1997. Trocaram em pé a luta inteira e o feitosa venceu c/uma queda. Neste mesmo evento o Jamelão venceu o Nino, luta que já comentei aqui, e o Leozinho venceu o Shaolin, com um atropelo grande (acho que 18 x 4). Depois disto, tds as lutas entre ambos foram duríssimas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caetano, não deve ter essa luta nea internet, eu tinha em vhs de um Passando a Guarda. Mestre Paquetá com certeza deve ter em seu acervo. A luta foi muito disputada, o Amauri deu um kouchi gari, o Ryan levantou e entrou em single leg. Parecia que ia derrubar o Amauri, que contra golpeou de sumi gaechi e caiu por cima, fazendo 4x0 e vencendo a luta.

SHAMROCK, realmente não é fácil encontrar lutas do Ryan de pano ou sub, até pq ele não entrou em tantos campeonatos assim. Mas no filme Renzo Gracie Legacy tem um rola dele com o Renzo. O Renzo narra o rola dizendo que o Ryan estava muito treinado, no gás, e chamou o Renzo pra treinar, achando que poderia pela primeira vez finalizar o irmão. O Renzo disse que estava cansado, que não tava a fim, mas o Ryan coloca uma pressão e os dois rolam. Cara, treino foda, movimentação absurda dos 2, realmente o Ryan leva vantagem, derruba várias vezes, passa a guarda, mas ninguém pegou ninguém. O Renzo disse que se desgastou tanto que ficou se sentindo mal por causa do rola por 3 dias.

Pittbull, o Roleta tinha um jiu-jitsu único. Um alongamento fora do normal, pra vc ter uma ideia ele dava triangulo nele mesmo. Dizia ele que sonhava com as posições, anotava de madrugada e ia testar na galera da academia. Tinha um jogo bonito e diferente, com raspagens muito bonitas, mas era um jogo muito baseado no biotipo, difícil pra uma pessoa normal fazer igual. Mas marcou seu nome na história. Venceu o Wallid, o Zé Mario, Margarida, acabou com uma invencibilidade de 10 anos do Amauri, finalizou o Saulo, e só o Fábio Gurgel e o Rigan Machado conseguiram passar a guarda dele em competições. Sua guarda era tão temida que depois de uma certa época até passadores renomados puxavam ele, pra fugir do esqui-jitsu. Outros nem tentavam passar, já iam no pé direto, tentando repetir o feito do Comprido o mundial de 1998, que finalizou com um mata-leão no pé. Mas ninguém conseguiu repetir o feito.

Ken-Oh, o Amauri tinha um jogo foda, derrubava bem, passagem de guarda poderosa, amassava todo mundo. Ganhou tudo que podia no pano, mas não tem a mesma reputação de um monte de gente que fez bem menos do que ele pq não lutava pra pegar, geralmente suas lutas eram queda+passagem, ou só queda. Muitos caras da Carlson Gracie tinham esse tipo de jogo, que era meio feio mas muito eficiente.

Marcelo Bomba, a escovada do Leozinho pra cima do Shaolin foi maior ainda, 22x4. Segundo o Dedé, o Shaolin não estava treinando, mas como nunca tinha perdido resolveu lutar. Leozinho atropelou, quase pegou o Shaolin, mas ganhou mesmo nos pontos. Depois disso realmente todas as lutas entre os dois foram pau a pau, acho que o Leozinho ganhou 4 e perdeu 1 de pano, e ganhou as 2 sem pano. Apesar de eu considerar os 2 equivalentes tecnicamente, o jogo nunca casou pro lado do Shaolin, a movimentação frenética do Leozinho sempre confundiu o Shaolin.

P.S. Galera, quem souber colocar video no tópico por favor, coloque essa luta do Marcinho com o Urijah Faber no ADCC 2005, show de técnica:

Editado por Crosss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O jogo de passagem de guarda do Shaolin é muito sinistro. Ele da meia da um toque levissimo no joelho do adversario e passa, sem esforço nenhum Incrivel!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu lembro que roleta, depois que ganhou wallid

dava aulas do cond atlantico sul do lado do barramares

tinha aluno praaaaa caraleo

mt tempo isso acho que 95/96

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pittbull, o Roleta tinha um jiu-jitsu único. Um alongamento fora do normal, pra vc ter uma ideia ele dava triangulo nele mesmo. Dizia ele que sonhava com as posições, anotava de madrugada e ia testar na galera da academia. Tinha um jogo bonito e diferente, com raspagens muito bonitas, mas era um jogo muito baseado no biotipo, difícil pra uma pessoa normal fazer igual. Mas marcou seu nome na história. Venceu o Wallid, o Zé Mario, Margarida, acabou com uma invencibilidade de 10 anos do Amauri, finalizou o Saulo, e só o Fábio Gurgel e o Rigan Machado conseguiram passar a guarda dele em competições. Sua guarda era tão temida que depois de uma certa época até passadores renomados puxavam ele, pra fugir do esqui-jitsu. Outros nem tentavam passar, já iam no pé direto, tentando repetir o feito do Comprido o mundial de 1998, que finalizou com um mata-leão no pé. Mas ninguém conseguiu repetir o feito.

Eu li sobre ele a primeira vez no primeiro mundial de jiu jitsu, mais ou menos 2 anos depois que comecei a treinar jj

todo mundo que lutava com ele falava dessa guarda sinistra, que ninguem entendia o jogo dele

na minha opinião, chave de pé e joelho (assim como ezequiel) deviam ser proibidos... acabam com a técnica do jiu jitsu, vide a luta do roleta com o comprido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu li sobre ele a primeira vez no primeiro mundial de jiu jitsu, mais ou menos 2 anos depois que comecei a treinar jj

todo mundo que lutava com ele falava dessa guarda sinistra, que ninguem entendia o jogo dele

na minha opinião, chave de pé e joelho (assim como ezequiel) deviam ser proibidos... acabam com a técnica do jiu jitsu, vide a luta do roleta com o comprido...

acho que só devem ser proibidos movimentos que sejam perigosos para os lutadores, chave de pé, joelho e ezequiel são movimentos tão tecnicos quanto os outros, daqui a pouco com essa mentalidade o Jiu Jitsu estará como o Shotokan ou Taekwondo, deixará toda sua marcialidade de lado e ficaremos apenas vendo guardas malucas, raspagens escrotas e cada vez mais se distanciando da eficiencia que o Jiu Jitsu sempre foi conhecido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo, temos que proteger os atletas, mas uma chave de joelho ou pé passam longe de ser coisas sem técnica. Muito menos o Ezequiel, que exige uma posição dominante para funcionar bem.

A prática do Jiu Jiutsu esportivo já mudou demais a essência do Jiu Jitsu tradicional, passando de coisas simples e eficientes para um jogo mirabolante para campeonatos, e acho que temos que ter cuidado para não perder de vez o vínculo com o Jiu Jitsu Original.

Hoje na minha academia tem faixa azul que sabe fazer vários tipos de guarda (X, 50/50,Aranha, etc...). Mas não conseguem estourar uma pegada.

Foda...sempre falo isso...o cara sabe dar omoplata...gogoplata...triangulo invertido o caralho a quatro...não sabe sair de uma montada...não sabe dar um estrangulamento da guarda,da montada,não sabe variar do cem quilos para o joelho na barriga saindo em um estragulamento...ou saindo para um armlock...coisas básicas...estamos perdendo a escola...os caras não estão nem aí...querem supinar e fazer força...Helio durante uns tempos usou uma faixa azul e em seu enterro(estive lá) ele estava de kimono...faixa vermelha décimo grau e com sua faixa azul ao lado de seu corpo...devemos refletir sobre isso...todos devemos fazer escolinha em todos os dias que estivermos no tatame...mas poucos vão ler o que estou escrevendo e quando leem não estão nem aí...tem um tópico aberto aí na área de MMA e os caras estão debochando do Rickson e seu jj invisível...Rickson deveria ficar só no surf e treinar com seus amigos...mas todos nós antigos do jj fomos formados com uma coisa a mais...passar seu conhecimento...passar seu legado...uns menos(eu) outros mais...por isso ainda não nos calamos!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora