Entre para seguir isso  
Convidado Don Corleone

A HISTÓRIA DO VALE TUDO

Recommended Posts

Convidado Don Corleone

A HISTÓRIA DO VALE TUDO: ESSE ESPORTE É DO BRASIL

Os lutadores de JJ sempre tiveram o hábito de desafiar lutadores de outras modalidades para provar suas técnicas. O Vale Tudo vem desses desafios entre o Jiu-Jitsu e outras artes marcais. No final dos anos 70, aconteceu no Clube Olímpico, um desafio entre o Jiu-Jitsu e o Karatê, no qual os filhos de Hélio Gracie; Rickson , Relson e Rorion venceram facilmente suas lutas.

Em 1980, Rickson lutou seu primeiro vale-tudo oficial contra Rei Zulu, o gigante nordestino. O evento aconteceu em Brasília. Rickson derrotou o adversário com um mata-leão.

Em 1984 aconteceu o confronto organizado pela revista Manchete, de lutas tipo vale tudo. Seriam cinco lutas nas quais em quatro, participariam representantes do Jiu-Jitsu. Os lutadores de Jiu-Jitsu foram: Renan Pitanguy, faixa preta da academia Carlson Gracie ; Inácio Aragão, faixa marrom do Carlson; Fernando Guimarães (Pinduka), faixa preta do Carlson e Marcelo Behring, faixa preta e aluno de Rickson Gracie.

Os oponentes eram, respectivamente, Eugênio Tadeu (kickboxer), Bruce Lúcio (kung-fu), Marco Ruas (kickboxer) e Flávio Molina (Boxe tailandês). Além do desafio do Jiu-Jitsu contra as modalidades de kick Boxe, aconteceu a luta entre Rei Zulu (uma só derrota para Rick Gracie em 1980) contra Batarelli, campeão de full contact.

As lutas foram programadas para três rounds de cinco minutos cada. Os combates aconteceram no Maracanãzinho, Rio de Janeiro. A primeira luta foi a de Renan Pitanguy X Eugênio Tadeu. Por exigência de Hélio Gracie, os lutadores de Jiu-Jitsu deveriam lutar de kimono. Esse fato foi marcante para a derrota de Renan, pois seu adversário o agarrava no kimono e dava socos com a outra mão. Renan não conseguiu levar o oponente ao chão (aonde, pela sua técnica, levaria vantagem) e devido aos ferimentos, o seu técnico jogou a toalha desistindo do combate no terceiro assalto.

A derrota do Jiu-Jitsu na primeira luta fez com que ficasse decidido que os próximos lutadores não lutariam de kimono.

Na segunda luta, Inácio Aragão (Jiu-Jitsu) derrotou facilmente Bruce Lúcio, finalizando a luta com um estrangulamento. Na terceira luta, Pinduka (Jiu-Jitsu) enfrentou Marcos Ruas, com a luta terminada empatada.

A quarta luta era a mais esperada da noite, pois Flávio Molina, um dos pioneiros do Boxe tailandês no Brasil e faixa preta terceiro dan de tae-kwon-do, disse aos jornais antes da luta, que estava pronto para acabar com reinado dos Gracie. Não conseguiu. Flávio resistiu dois minutos ao representante do Jiu-Jitsu, Marcelo Behring.

A última luta foi entre Rei Zulu e Rock Batarelli. Zulu venceu com um estrangulamento. A vitória de Zulu reacendeu a busca de uma revanche contra Rickson Gracie. A luta aconteceu, finalmente, em 1985, no mesmo ginásio do Maracãnazinho. A luta foi programada para três assaltos de dez minutos cada. A luta foi vencida por Rickson, com um estrangulamento pelas costas. Foi uma das mais importantes vitórias de Rickson Gracie , pois foi essa vitória que deu o grande impulso na sua carreira.

A fama de Rickson começou a incomodar e às vezes acabava em brigas de rua. O principal personagem de duas famosas brigas envolvendo Rickson, foi Hugo Duarte, lutador de Luta-Livre. Na primeira briga entre os dois, Hugo conseguiu um empate, devido ao fato de ter puxado o rabo de cavalo que Rickson usava na época, quando estava em posição desfavorável. Porem a revanche aconteceu na praia da Barra, com a vitória de Rickson. Este foi o começo de uma rivalidade que, no entanto, durou pouco tempo. Hoje já está amenizada.

Em 1991, devido a um desentendimento entre lutadores de Jiu-Jitsu e de Luta-Livre, durante uma competição de Jiu-Jitsu, foi marcado um vale tudo para tirar as diferenças e ver, realmente, que luta era a mais eficiente. Foi marcado para o final de outubro, onde iriam lutar quatro lutadores de cada modalidade, em lutas de dois assaltos de quinze minutos. Era o vale tudo dos vale tudos, que a pós a luta de Rickson Gracie contra no Rei Zulu, tinha feito com que a Mídia voltasse a ser invadida pelo Jiu-Jitsu. Agora, porém, era a Rede Globo que iria transmitir ao vivo, os combates, dando um grande status ao evento ocorrido no ginásio de Grajaú Country Club.

A primeira luta foi entre Wallid Ismail (faixa marrom do Jiu-Jitsu) contra Eugênio Tadeu, o mesmo que tinha derrotado Renan Pitanguy em 1984. No primeiro assalto a luta foi equilibrada, porém no segundo, Eugênio não resistiu a série de cabeçadas aplicadas por Wallid e acabou desistindo.

A segunda luta foi entre Murilo Bustamante (faixa preta de Jiu-Jitsu) contra Marcelo Mendes. Murilo venceu facilmente pois o adversário só queria fugir se jogando duas vezes para fora do ringue, sendo desclassificado. A terceira luta seria entreHugo Duarte (Luta-Livre) e Marcelo Behring, porém, Marcelo se machucou e não pode lutar.

A luta final foi entre Fábio Gurgel (faixa preta de Jiu-Jitsu) e Denílson. A diferença

de tamanho entre os dois era muito grande. Denílson era muito maior e mais forte. Isso, no entanto, não foi problema para o lutador de Jiu-Jitsu que, com uma técnica mais apurada, acabou vencendo o combate por desistência do adversário.

O resultado desse vale tudo, deu um impulso grandioso ao Jiu-Jitsu. Murilo Bustamante, que tinha apenas quatro alunos, passou a ter dezenas. Fábio Gurgel, que dava aulas no Clube Federal, passou a dividir com seu Mestre Jacaré, a academia Máster, em Ipanema. Além de vários outros professores que viram seu movimento de alunos triplicar, após essa importante vitória do Jiu-Jitsu.

Em 1993, Rorion e Royce criaram o UFC nos EUA e o Vale Tudo desleixou no mundo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado NH JJ

belo Tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

grande don corleone,e depois dizem que so tem besteria no pvt,pvt também eh curtura(porque nois eh humilde)valeu pelo topico :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo topico!

Como foi essa transmissao da globo?

Essas brigas de rua(rickson) se passavam em academias ou ao ar livre mesmo?

Nesse periodo o rickson lutou 400 vezes? Quem levantou esse numero publicamente?

O vale tudo era uma mistura de tecnicas na epoca. Quais eram as principais arte marciais que utilizavam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o tópico.

Acompanho a pouco tempo o vale-tudo e o texto acima foi bem esclarecedor. Interessante também como a televisão (manchete, globo) na época transmitia os eventos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado pelo topico!

Como foi essa transmissao da globo?

Essas brigas de rua(rickson) se passavam em academias ou ao ar livre mesmo?

Nesse periodo o rickson lutou 400 vezes? Quem levantou esse numero publicamente?

O vale tudo era uma mistura de tecnicas na epoca. Quais eram as principais arte marciais que utilizavam?

Atransmissão da globo foi ao vivo, mas parece q os promotores das lutas meio q esconderam o q iria acontecer dizendo q não iria valer soco, q o sangue não iria rolar, mas a rivalidade era tanta q quando a peleia começou o bixo pegou geral e a luta do Walid X Eugenio foi muito sangrenta e ai a Globo não qiz mais transmitir vale tudo.

Asprincipais brigas de rua do Rickison foram com o Hugo e uma foi na praia e outra dentro de uma academia Gracie e parece q nesse dia o Eugenio saiu na mão com o Royler.

Essa historia de 400 lutas ninguem sabe explicar.

Não na época cada um lutava sua arte, até porque a rivalidade era muito grande entrea as artes e ninguem iria dar armas pro inimigo, nessa época o Jiu prevalecia< mas tinha a galera da Luta-livre e do Muay Thai. Acho q nessa época o Marco Ruas q começou o Cross Training.

Espero q tenha te ajudado amigo, isto é o q eu ja li a respeito do vale tudo.

Quanto ao texto ficou show, só q antes disso o vale tudo brasileiro tinha grandes lutas na década de 40, 50, e 60 Com Helio Gracie, Waldemar Guimarâes, o Japones Kimura, Carson Gracie, Indio, putz esqueci o nome de um cara do nordeste q era muito temido nessa época q ja faleceu, mas é istoa ai as raizes do vale tudo são realmente brasileiras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topico muito interessante... a galera das antigas mesmo..

essa historia do rickson de 400 lutas e tals, eu acho meio lenda.. e mesmo que não seja, não tem como provar... rickson foi foda... grande pioneiro do vale tudo... representou muito bem o brasil...

o que eu acho foda, e esses esquemas de briga de rua... eu tenho família no rio, um primo meu que e da idade do meu pai, por volta de 47 anos, disse que a galera dos gracie quebravam geral na praia, em bares e tals, enfim, viviam se metendo em confusão.... mo fraco isso...

valeu ai... se alguem tiver a acrescetar algum assunto ai, dessas suspostas confusões de rua eu iria ficar grato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desde 1985 que eu acompanho as lutas de vale tudo, e confirmo pelo menos 90% do que vc falou.

Não posso confirmar 100%, porque eu realmente não lembro de tudo ... :rolleyes:

Parabens pelo topico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o tópico, mas ainda está incompleto. ficou faltando, por exemplo, os desafios dos Gracies (Hélio, Carlos, Carlson), do Waldemar Santana e outros que nas décadas anteriores se desafiavam.

Acho que a família Gracie está intrinsecamente ligada à história do Vale Tudo, mas não é a única.

Vai uma sugestão ao Dom corleone: aproveite esse belo início e comece a garimpar mais dados da história do MMA (antes vale tudo). Aqui mesmo no portal tem muita informação

Como contribuição aqui vai uma pequena entrevista do Garlson Gracie (www.surfway.com.br) sobre sua luta contra o Waldemar Santana:

10) EM SUA LUTA CONTRA O WALDEMAR SANTANA, QUAL FOI O PAPEL DO HÉLIO GRACIE?

RESPOSTA : EU FUI PRATICAMENTE OBRIGADO A LUTAR COM O WALDEMAR SANTANA, JÁ QUE NA ÉPOCA SÓ HAVIA EU NA FAMÍLIA PARA REPRESENTAR A FAMÍLIA GRACIE.( NESTE MOMENTO CESAR GUIMARÃES ME CONTA QUE O WALDEMAR ERA UMA ESPÉCIE DE ROUPEIRO DA ACADEMIA GRACIE E O QUE LEVOU AMBOS A SE DESENTENDEREM ).

Outra entrevista do Carlson, essa aqui no PVT:

E os seus duelos contra o Waldemar Santana? Conte um pouco pra gente.

Foram lutas terríveis, eu era muito amigo dele, eu treinava junto na academia com ele. Mas aí ele teve um problema com o Hélio Gracie, aí eu disse "Waldemar, agora você vai ter que lutar contra mim, eu sou o único da família que pode lutar, mas eu não tenho nada contra você, agora no ringue é inimigo mortal". Nós lutamos seis vezes, eu ganhei quatro e empatamos duas. Mas ele era um cara gente boa também, eu não tinha nada contra ele. Só no ringue é que não tinha jeito.

EM TEMPO:

1) Waldemar Santana lutou contra o Hélio Gracie durante 3 hora e quarenta minutos, sendo que a luta terminou quanto o Santana "ergueu Hélio Gracie sobre os ombros e o arremessou ao ringue. Em seguida, encerrou o combate com um violento chute no rosto, levando o seu antigo mestre a perder os sentidos"

Depois Waldemar Santana virou ídolo nacional (era chamado de O Leopardo Negro), sendo paparicado pela imprensa (tem até um estádio de futebol com seu nome na Bahia (na cidade de Jequié). Com a derrota do Hélio, Carlson assumiu as dores da família e desafiou o Waldemar Santana (informação da revista Tatame, março 2004)

2) Com foi dito no texto acima, o Waldemar era aluno do Hélio, mas se desentenderam quando o Leopardo Negro quiz lutar contra Hamilton Silva, o Biriba, no Palácio de Alumínio, por que o local abrigava eventos de telecatch (marmeladas) e o Mestre Gracie, que temia pelo desprestígio do Jiu Jitsu, ameaçou expulsar o discípulo. Waldemar ignorou a ameaça e lutou (venceu com menos de sete minutos). Com a expulsão se criou a inimizade e o desafio ao antigo Mestre (informações do Correio da Bahia).

Editado por Luiz Carlos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
putz esqueci o nome de um cara do nordeste q era muito temido nessa época q ja faleceu

O nome do cara é Ivan Gomes. Este realmente era o mais temido e nunca perdeu pra ninguém. Nas reportagens com o Carlson, ìndio e outros o Ivan é sempre citado como o mais forte da época. Na verdade o vale tudo no Brasil começou muito antes de Rickson, Rorion, Zulú e compania. Na verdade lutas de Hélio Gracie, Carlson x Waldemar Santana, Robson Gracie x Waldo Santana (irmão do Waldemar), Ivan Gomes, ìndio é que são o ínicio deste esporte. Pra quem não sabe até aquele lutador de telecat Ted Boy Marino lutou vale tudo, foi contra o índio e ele entrou na porrada, pensou que era telecat e se fudeu :rolleyes: . Na verdade, antigamente o Vale tudo era muito mais violento, não tinha regras (só não valia dedo no olho e chute baixo) e nem limite de tempo. As vezes os lutadores passavam um mês no hospital após suas lutas...

Editado por neurotico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem esclarecedor, não sabia de muita coisa que havia acontecido... só ouvi falar das tretas, mas não sabia como eram resolvidas. Parabéns!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom esse tópico, muito bom memso... só na parte do Rickson x Hugo tem uma informação errada... a 1° luta foi a da praia do Pepe que o Rickson tava por cima batendo quando separaram... a 2° que foi na sede da Gracie humaita, que houve a invasão a academia e que o Hugo segurava no cabelo do Rickson pra não ser quedado e que o Rickson venceu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso