Entre para seguir isso  
pipo

Pride ou ADCC: qual foi a melhor versão de Arona ao longo da vitoriosa carreira?

Recommended Posts

 

 

Em busca de respostas sobre qual foi a melhor versão de Ricardo Arona, a TATAME conversou com Carlão Barreto e Bebeo Duarte

 

Pride ou ADCC: qual foi a melhor versão de Arona ao longo da vitoriosa carreira? Veja e opine

 

 

* Ricardo Arona é um dos maiores nomes do MMA e de Jiu-Jitsu de todos os tempos. O “Tigre” brasileiro inspirou uma geração de fãs e, ainda hoje, consegue ser lembrado com muito respeito entre os amantes da luta, mesmo não competindo há muitos anos. A última aparição aconteceu em setembro de 2009, quando, aos 31 anos, venceu Marvin Eastman pelo evento Bitetti Combat 4.

Em busca de respostas sobre qual foi a melhor versão de Ricardo Arona, a TATAME conversou com Carlão Barreto, comentarista do UFC Fight Pass, e Bebeo Duarte, lendário treinador da BTT. Ambos acompanharam de perto a trajetória do aluno de Carlson Gracie nos tatames e também dentros dos ringues.

Carlão Barreto afirmou, com convicção, que o faixa-preta de Jiu-Jitsu nasceu para competir no ADCC. O comentarista também apontou sobre o feito de Arona de nunca ter recebido um ponto no torneio.

“É difícil falar, mas eu acho que Ricardo Arona nasceu para o Grappling, nasceu para lutar ADCC. Ele foi um campeão indiscutível, um cara que nunca levou ponto nesse evento – a Copa do Mundo do Grappling. Não que ele não tenha sido um grande atleta no Pride, mas parece que Ricardo Arona nasceu para lutar no ADCC, e o ADCC reconheceu isso colocando-o no Hall da Fama (em 2022)”, afirmou Carlão.

O comentarista também destacou a importância de Arona para o MMA, afirmando que o atleta foi um grande nome do Pride. Vale lembrar que, durante a trajetória nas artes marciais mistas, o carioca somou 14 vitórias e cinco reveses na carreira, para nomes como Fedor Emelianenko, Rampage Jackson, Maurício Shogun, Rameau Thierry Sokoudjou e Wanderlei Silva.

Já Bebeo Duarte definiu o amigo de longa data como dois atletas diferentes. Indagado sobre qual foi a melhor versão de Arona, o ex-professor da Brazilian Top Team disse que ambas as modalidades foram executadas com perfeição.

“Acho que existem dois Ricardo Arona – o lutador de MMA/Vale-Tudo e o lutador de Grappling (ADCC). E ele teve boas épocas nas duas versões, ele foi muito bom sem quimono, no Grappling estava no auge nessa época. E, depois, ele foi “o cara” do Pride, do Vale-Tudo, da porrada. Então assim, eu acho que são lutas diferentes do mesmo atleta e momentos diferentes da carreira dele”, disse Bebeo.

O “Tigre” somou grandes vitórias no MMA, sendo os maiores triunfos contra Dan Henderson, Murilo Nija, Dean Lister, Kazushi Sakuraba, Alistair Overeem e Wanderlei Silva. O “Cachorro Louco” foi o grande rival do fluminense, onde se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.

Já no Grappling, o carioca é considerado uma lenda ainda maior, tendo vencido o ADCC em quatro ocasiões – sendo duas vezes na categoria, uma absoluto e outra conquista na superluta. Inclusive, o casca-grossa superou Tito Ortiz, Vitor Belfort e Kareem Barkalev – com quem protagonizou uma pequena rivalidade depois do campeonato, quando precisaram ser separados por cerca de cinco árbitros, na terceira edição do torneio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no ADCC o cara foi perfeito. Nunca vi nada igual

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 minutos atrás, pipo disse:

no ADCC o cara foi perfeito. Nunca vi nada igual

Não  vi a carreira  do Arona lembro na adolescência  que um cara ganhou do Wanderlei  e naquele mundo mo colégio todo mundo falava sobre o Wanderlei  era o nosso herói para mim algo mais perto do boxe que se tinha.

Mas parece que o Paulo Filho e Arona eram algo surreal ,treinavam muito pouco  e iam se adaptando  perto da luta

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me due bug ver ele quedando wrestler, ainda mais pesados que ele. Realmente um talento até dificil de explicar. Se tivesse nascido nos EUA, e treinado Wrestling lá, tinha sido medalhista de ouro olimpico. Sem duvida alguma.

Tenho ate curiosidade, de saber, como ele fez para ficar tão bom em quedas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
22 minutos atrás, NOCAUTE! disse:

me due bug ver ele quedando wrestler, ainda mais pesados que ele. Realmente um talento até dificil de explicar. Se tivesse nascido nos EUA, e treinado Wrestling lá, tinha sido medalhista de ouro olimpico. Sem duvida alguma.

Tenho ate curiosidade, de saber, como ele fez para ficar tão bom em quedas

Rpz eu vi Zé Mário, Bebeoe Minotauro  dizendo  que ele tinha  o método de treino  dele próprio. 

Era lá na praia , natureza, nadando , escalando  Rocha  .

Zé  Mário disse que o Arona era um super humano, subiu do nada uma árvore gigante  sem explicação  e desceu de modo mais inusitado ainda .

Bebeo  fala que lutas do Pride  ele treinava  do jeito dele , as vezes ia 1 mês na BTT.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)
2 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Rpz eu vi Zé Mário, Bebeoe Minotauro  dizendo  que ele tinha  o método de treino  dele próprio. 

Era lá na praia , natureza, nadando , escalando  Rocha  .

Zé  Mário disse que o Arona era um super humano, subiu do nada uma árvore gigante  sem explicação  e desceu de modo mais inusitado ainda .

Bebeo  fala que lutas do Pride  ele treinava  do jeito dele , as vezes ia 1 mês na BTT.

 

Que onda

Editado por cisao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso