Entre para seguir isso  
pipo

Como a estrela do UFC Khamzat Chimaev foi proibida de entrar nos EUA

Recommended Posts

 

O UFC supostamente queria que Khamzat Chimaev fosse a atração principal do UFC 300. No entanto, ele não pode entrar nos EUA devido às suas conexões com o senhor da guerra Ramzan…

 
 
Como a estrela do UFC Khamzat Chimaev foi proibida de entrar nos EUA Khamzat Chimaev (luvas vermelhas) luta contra Kevin Holland (luvas azuis) durante o UFC 279 na T-Mobile Arena. | Joe Camporeale / Rede USA TODAY, IMAGO  

O lutador favorito de Ramzan Kadyrov: Khamzat Chimaev

Em dezembro de 2023, espremido entre postagens de solidariedade à Palestina, Khamzat Chimaev publicou uma foto sua lado a lado com Ramzan Kadyrov .

“Este homem me ajudou a voltar à vida, não apenas para mim e para todo o povo checheno”,  escreveu Chimaev  na legenda que acompanha a foto dos dois homens sorrindo enquanto conversavam profundamente. “Gostaria de agradecê-lo por tudo que fez e está fazendo por nós e por nosso povo.” 

Esta não foi a primeira vez que a estrela do UFC prestou lealdade a Kadyrov, o ditador checheno cuja lista de crimes inclui expurgos bem documentados de minorias sexuais, execuções extrajudiciais, desaparecimentos forçados, recrutamento forçado e atos terríveis de violência para reprimir todos formas de dissidência. 

Nos últimos anos, Chimaev, nascido na Chechênia, emergiu como o lutador favorito de Kadyrov, com fotos mostrando-o bebendo, jantando e treinando ao lado de Kadyrov e sua família. Em troca de sua lealdade contínua, Kadyrov deu presentes a Chimaev, incluindo vários veículos Mercedes, uma villa luxuosa na capital chechena de Grozny, e ajudou a facilitar o casamento de Chimaev há alguns anos. 

O apoio persistente de Chimaev a Kadyrov despertou descontentamento na base de fãs do MMA. Muitos de seus seguidores inundam seus comentários no Instagram, chamando repetidamente a atenção para as violações dos direitos humanos de Kadyrov sempre que Chimaev compartilha uma foto dele.

 

Um comentário particularmente marcante na foto mencionada dizia: “Chimaev mostrando todos os dias por que não consegue um visto e provavelmente não poderá lutar nos EUA novamente…” 

A afirmação partiu de entrevista divulgada pouco antes do UFC 294, em outubro passado, na qual o técnico de jiu-jitsu de Chimaev, Alan Nascimento, revelou que o lutador estava com dificuldades para entrar nos Estados Unidos. Consequentemente, Chimaev mudou-se para os Emirados Árabes Unidos na esperança de mitigar os seus desafios de viagem.

“[Chimaev] acabou de conseguir um visto de 10 anos em Abu Dhabi e vai solicitar um tipo de passaporte aqui nos Emirados Árabes Unidos, algo como uma cidadania, que poderá ser usado para viagens”,  disse Nascimento . “Muitos atletas russos estão sofrendo com isso. Chechenos, Daguestão, Russos em geral. Mas acho que as coisas começarão a fluir para Chimaev em breve, e para outros atletas também.”

“Os esportes salvam vidas”, continuou ele. “Ver os atletas, pessoas que nunca cometeram crimes e estão apenas tentando viver a vida de forma positiva e servir de exemplo para as próximas gerações, pagarem o preço e não conseguirem trabalhar por problemas causados por outras pessoas, eu não acho que seja justo. Eu não acho que esteja certo. As pessoas podem condenar o que estou dizendo, mas o que um atleta tem a ver com uma guerra iniciada por duas pessoas que não têm nada a ver com esporte?”

Embora Nascimento tenha apresentado Chimaev como a vítima inocente das circunstâncias geopolíticas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, há mais nesta história. 

 

 

Por que Chimaev, do UFC, não pode lutar nos EUA

Em dezembro de 2020, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu sanções contra Kadyrov e seu clube de luta Akhmat MMA.

O clube de luta Akhmat MMA consiste em uma organização de MMA e vários centros de treinamento em toda a Chechênia e em vários outros estados pós-soviéticos. O clube da luta é patrocinado pelo próprio Kadyrov através do orçamento do seu governo e é gerido por Abuzayed Vismuradov, um general condecorado e braço direito de Kadyrov, que foi sancionado pelo governo dos Estados Unidos em 2019 pelo seu papel no expurgo das minorias sexuais na Chechénia. 

Por meio de seu clube da luta, Kadyrov conseguiu estabelecer relacionamentos com uma lista aparentemente interminável de celebridades, incluindo nomes como o ex-artista marcial que virou ator da lista D Steven Seagal e lendas do boxe como Mike Tyson e Floyd Mayweather 

Kadyrov também convidou mais de uma dúzia de antigos e atuais campeões do UFC para visitar suas instalações no Akhmat MMA. Estas associações servem a estratégia de poder brando do ditador para melhorar a sua imagem pública como um benevolente patrono dos desportos.

No entanto, as sanções da OFAC marcaram a primeira vez que um país teve como alvo os investimentos desportivos de Kadyrov, abrindo caminho para que os governos examinassem minuciosamente as afiliações do ditador com atletas e organizações americanas como o UFC. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu sou o Dana eu colocaria mais restrições aos atletas russos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso