Entre para seguir isso  
pipo

E-mails e mensagens de texto revelam as táticas de negociação 'desagradáveis'

Recommended Posts

https%3A%2F%2Fsubstack-post-media.s3.ama
 

Fotos originais via Esther Lin

Sendo o UFC a entidade dominante no MMA, seus executivos não tiveram vergonha de usar sua influência nas negociações dos lutadores ao longo dos anos.

Depois que Joe Silva deixou o UFC após sua venda para o WME-IMG, foi só então que vários lutadores se sentiram livres para compartilhar suas histórias e expressar seu desdém pelo matchmaker de longa data .

Graças ao processo antitruste Le x Zuffa em andamento, algumas das comunicações envolvendo executivos do UFC discutindo negociações de lutadores já vieram à tona. Na semana passada, mais e-mails e mensagens de texto não lacrados foram obtidos por Bloody Elbow e John S. Nash depois que foram apresentados ao tribunal, juntamente com mensagens divulgadas anteriormente que agora incluíam mais contexto. 

Essas correspondências mostram ainda mais as práticas e táticas de negociação notáveis que deram a Joe Silva sua reputação. Infelizmente para os lutadores do UFC, não foi só ele quem fez com que isso acontecesse.

Os matchmakers são naturalmente a pessoa responsável por muitas dessas negociações, mas documentos confirmaram que estratégias semelhantes também vieram dos proprietários do UFC e de outros executivos.

Lorenzo Fertitta e Dana White comemoram negociações de lutadores 'cortando a garganta'

 

Uma notável troca de mensagens de texto envolveu os proprietários do UFC, Dana White e Lorenzo Fertitta.

Depois que o UFC usou suas polêmicas cláusulas contratuais para evitar que Gilbert Melendez se mudasse para o Bellator, mensagens de texto obtidas no processo mostraram Dana White parabenizando Lorenzo Fertitta por uma jogada de “negócio desagradável e cortante”.

"Mano, você sabe que eu te amo até a morte do jeito que é, mas o que você fez esta semana com Melendez e o" outro cara "é muito BAD ASS! Foda-se, cortar a garganta, negócio desagradável como você vê nos filmes !!" Dana White escreveu em um texto.

“Precisamos continuar tomando oxigênio desses f-rs até que eles acabem. Sacrificamos muito para permitir que alguém ganhe tração agora”, respondeu Fertitta.

"Eu concordo! Você está 100% correto e eu ADORO", respondeu Dana White.

 

Mensagens de texto entre o dono do UFC Lorenzo Fertitta e Dana White.

 

Mensagens de texto entre o dono do UFC Lorenzo Fertitta e Dana White.

Em seu depoimento, Fertitta confirmou que o “outro” lutador em discussão era Eddie Alvarez.

Melendez aguardou o término do contrato, que teve longos períodos de negociação exclusiva e direitos de match no UFC. Embora relatórios anteriores mostrassem que o UFC eventualmente correspondia à oferta do Bellator de mantê-lo na promoção , textos de executivos do UFC afirmam o contrário.

"Não, esses não são os termos, não correspondemos à oferta do Bellator. A nossa foi considerada uma oferta melhor devido ao nosso histórico de PPV e ele no Tuf."

Joe Silva também deixou implícito querer manter o controle, pois não quer que outros lutadores exijam mais dinheiro.

“Bom para nós em termos de dinheiro, mas difícil em termos de percepção, pois as pessoas pensam que demos a ele o que queríamos e agora outros exigirão o mesmo”, escreveu Joe Silva.

 

Textos de Joe Silva sobre o contrato de Gilbert Meléndez.

 

Textos de Joe Silva sobre o contrato de Gilbert Meléndez.

 

Bloody Elbow é agora um site independente e apoiado pelos leitores, com uma reputação arduamente conquistada como fonte de registro para negócios de MMA e cobertura legal. Embora muitas pessoas poderosas adorassem que nós partíssemos, você pode nos ajudar a continuar a financiar esse tipo de reportagem intransigente assinando

Se inscrever
 
 

As duras táticas de negociação do UFC

 

Muitos dos outros pensamentos e táticas do UFC durante as negociações dos lutadores também foram revelados através desses e-mails e mensagens de texto.

O UFC 'reduziu' Nate Diaz de propósito, queria colocá-lo nas preliminares para a última luta

 

E-mails recentemente não editados de Joe Silva e Lorenzo Fertitta mostraram-nos discutindo negociações anteriores com Nate Diaz, depois que seu representante Cesar Gracie pediu melhores salários.

A troca mostrou como eles intencionalmente “rebaixaram” Nate Diaz e planejaram colocá-lo nas preliminares de sua última luta.

"Deixamos o Strikeforce pagar a ele US$ 48 mil + US$ 48 mil ou damos a eles o que eles querem?" Joe Silva perguntou a White e Fertitta. "Ele estava ganhando 24+24. Eu ofereci 27+27 30+30 33+33 36+36."

“Ele deveria estar disposto a aceitar menos dinheiro de nós”, respondeu Fertitta, antes de mencionar os múltiplos bônus de desempenho de Diaz em suas lutas.

“Eu diminuí de propósito a primeira oferta, sabendo que eles recusariam. Que tal eu voltar com 29+29 32+32 35+35 38+38”, escreveu Silva. “Se eles recusarem, eu o coloco nas preliminares contra um cara muito durão em sua última luta.”

 

E-mails de executivos do UFC os mostraram discutindo negociações com Nate Diaz.

 

E-mails de executivos do UFC os mostraram discutindo negociações com Nate Diaz.

Diaz acabou ficando no UFC. Sua bolsa divulgada para a próxima luta após essa troca de e-mail foi de US$ 30 mil para mostrar e US$ 30 mil para ganhar.

Esta não seria a última negociação de Diaz com o UFC que foi vista através desses documentos não lacrados.

Dana White ameaçou tirar a chance de Nate Diaz pelo título

 

Tracy Long, que foi gerente de assuntos jurídicos do UFC e assistente executiva de Lawrence Epstein e Michael Mersch, detalhou outro conjunto de negociações com Nate Diaz dois anos depois. Depois de retornar ao peso leve e vencer três grandes lutas, Diaz conquistou a disputa pelo título dos leves contra o então campeão Benson Henderson em 2012.

O problema nas negociações parecia ser Diaz querendo um acordo de seis lutas em vez de um longo contrato de oito lutas, e possivelmente um salário melhor. Diaz já lutou 16 vezes pelo UFC neste momento, e já passou anos em um acordo TUF com baixos salários. Durante as negociações, Long explicou que queria reiterar como a remoção das duas últimas lutas significava que Diaz perderia os pagamentos mais altos de US$ 100.000 para mostrar. (Nota: Diaz só chegaria a esse valor anos depois, se vencesse todas as oito lutas).

Nos e-mails não lacrados, ela detalhou como Dana White disse a Nate Diaz que ele só tinha três opções: aceitar o acordo modificado de 6 lutas, lutar pelo cinturão por apenas US$ 45 mil para mostrar e US$ 45 mil para vencer, ou ser retirado da luta pelo título.

 

Detalhes sobre as negociações do contrato de Nate Diaz para a luta pelo título.

 

Detalhes sobre as negociações do contrato de Nate Diaz para a luta pelo título.

Nate Diaz lutou com Benson Henderson pelo cinturão dois meses após a troca de e-mails. Ele perdeu por decisão e teve uma bolsa divulgada de US$ 50 mil para mostrar na luta pelo título.

Relacionado: Exclusivo: pagamentos integrais para Nick e Nate Diaz, quase 50 estrelas do UFC reveladas

Se inscrever
 
 

UFC vs. AKA Fighters: 'Ninguém espera que ele seja campeão'

 

Mesmo anos antes de o UFC ter libertado Jon Fitch e seus companheiros de equipe por se recusarem a assinar os direitos vitalícios do videogame , os destaques da American Kickboxing Academy aparentemente já passaram por algumas negociações difíceis com eles.

Em uma troca de e-mail, Bob Cook foi mostrado tentando negociar melhores acordos para seus lutadores da AKA, Jon Fitch e Paul Buentello.

Ele aceitou um oponente para Fitch e perguntou se poderia conseguir um contrato que começasse em $ 8.000 para mostrar e $ 8.000 para vencer, e vai até $ 10.000/$ 10.000 e $ 12.000/$ 12.000, com o total de shows e vitórias sendo duplicado se ele lutasse por o título.

Ele também disse que queria ter uma “ideia de estádio” do que Buentello pode comandar porque sente que sua oferta atual “está abaixo de onde deveria estar”, mas quer continuar no UFC.

Joe Silva respondeu, aparentemente insatisfeito com a ideia de ter “comprado” Buentello para outros promotores.

“Escolhemos Aldana a dedo para colocá-lo de volta no caminho das vitórias. Fiz isso na última luta do acordo dele, não tentando vencê-lo na última luta e acabando com ele”, respondeu Silva no e-mail. "Se eu soubesse que seria assim, teria arranjado para ele alguém mais durão. Minha culpa."

Silva também recusou aumentar o pagamento de Fitch para uma possível luta pelo título, dizendo que "uma luta pelo título é uma oportunidade para ele, e não o contrário".

 

Joe Silva negocia com lutadores AKA.

 

Joe Silva negocia com lutadores AKA.

Elevação? 'Os dois mocinhos com quem ele lutou o destruíram'

 

Em uma troca de e-mail, o representante do ex-meio-pesado do UFC Pat Cummins, Ryan Parsons, solicitou que seu pagamento por sua sexta luta no UFC começasse em US$ 20 mil para mostrar e US$ 20 mil para vencer. Joe Silva rapidamente rebateu, dizendo que "os dois mocinhos com quem ele lutou o destruíram em um round".

 

E-mails mostram negociações do UFC com Pat Cummins.

 

E-mails mostram negociações do UFC com Pat Cummins.

'Se você não gosta dessa luta, não vai gostar da próxima'

 

Um dos documentos recentemente abertos obtidos por Bloody Elbow foi o depoimento do demandante Kyle Kingsbury. O meio-pesado destacou que não gostou da oferta para enfrentar o estreante Glover Teixeira, que acabaria sendo campeão do UFC. Ele diz que lutar contra um lutador muito bom, mas desconhecido, nas preliminares foi uma situação de “perda ou perda”, que também reduziu significativamente o dinheiro de patrocínio que ele poderia conseguir.

Ele diz que isso foi algo que Joe Silva não gostou.

“Falei pessoalmente com Joe Silva em Tóquio, no Japão, em um dos eventos. Ele me ouviu reclamando com um dos fãs sobre meu próximo oponente. Ele disse: 'Kyle, qual é o problema?'

"E eu disse: 'Joe, estou feliz que você esteja aqui. O problema é que ninguém sabe quem é Glover, e ele poderia facilmente ser o campeão do UFC. Ele poderia ser o campeão da nossa categoria. Eu sei o quão bom ele é." é. Treinei com os treinadores dele. Os treinadores me conhecem bem. Eles conhecem meu estilo. E eu ficaria feliz em enfrentar qualquer outro'", lembrou Kingsbury.

"E então ele me disse o slogan de sempre: 'Você tem que lutar com Glover. Se você não gosta dessa luta, não vai gostar da próxima'".

Joe Silva pergunta, não estamos ‘mexer com Pat Barry’ certo?

 

Embora vários outros casos nesses documentos divulgados mostrassem como o UFC mantinha os lutadores trancados rotineiramente, as mensagens de texto também mostravam um raro momento em que um lutador foi autorizado a ser dispensado de seu contrato. Um bate-papo em grupo com os principais executivos do UFC mostra Joe Silva perguntando se eles estão “mexer com Pat Barry” ou não, porque ele gostaria de permitir que ele mudasse para o kickboxing depois de perder várias lutas recentes no UFC.

"Não estamos brincando com Pat Barry, estamos?" Silva perguntou a seus chefes. “Eu disse a ele que iria soltá-lo para que ele pudesse voltar ao kickboxing. Ele está com 4-7 nos últimos 11. Ele é um cara muito legal e um péssimo lutador de MMA.”

 

Bate-papo em grupo de executivos do UFC discutiu Pat Barry

 

Bate-papo em grupo de executivos do UFC discutiu Pat Barry

UFC estendeu contratos por recusar lutas e lesões

 

Outro tema discutido no processo antitruste são os contratos restritivos do UFC e as polêmicas cláusulas de pedágio que foram se estendendo. Inúmeros documentos mostraram o UFC implementando ou ameaçando prorrogações durante negociações ou mesmo por lesões curtas.

Lutar contra Jon Jones ou ficar de fora e estender seu contrato?

 

Em um e-mail com Joe Silva, o representante de Vladimir Matyushenko perguntou se havia outras opções além de Jon Jones para que ele pudesse apresentar todas elas ao seu cliente. O matchmaker do UFC então respondeu dizendo “você realmente não tem múltiplas escolhas” e ameaçou estender o contrato de Matyushenko, deixá-lo de lado e “esperar até outro show para lutar” se ele não aceitasse.

 

Lutar contra Jon Jones ou ficar de fora e estender seu contrato?

 

Lutar contra Jon Jones ou ficar de fora e estender seu contrato?

No seu depoimento, Joe Silva admitiu que dá “múltiplas escolhas” a outros lutadores, com a ressalva de que o faz “se eu tivesse opções”.

Matyushenko, de 39 anos, acabou aceitando a luta. Ele foi nocauteado em menos de dois minutos pela futura lenda do UFC, Jones, que tinha 10-1 e 23 anos na época.

O UFC estendeu o contrato de Jon Jones por recusar a revanche com Gustafsson?

 

Uma de suas maiores estrelas não ficou imune a esse estilo de negociação, pois ele também foi vítima dele. Em 2014, Jones foi convidado a defender seu título novamente contra Alexander Gustafsson, aparentemente sabendo que ele recusaria. Também não foi apenas Joe Silva, pois foram Ike Lawrence Epstein e Michael Mersch que conduziram essas negociações.

“Precisamos enviar a ele uma carta oferecendo formalmente a luta de Gustafson (sic) e dando-lhe um prazo específico para aceitar ou rejeitar. Quando ele disser não, precisamos estendê-lo”, escreveu Epstein por e-mail.

A próxima luta de Jones seria contra Daniel Cormier, e a revanche de Gustafsson só aconteceria anos depois, em 2018. Então, é seguro dizer que o UFC estendeu Jones após essa troca de e-mails?

 

O UFC estendeu o contrato de Jon Jones por recusar a revanche de Alexander Gustafsson?

 

O UFC estendeu o contrato de Jon Jones por recusar a revanche de Alexander Gustafsson?

Joe Silva queria cortar Nogueira por recusar luta

 

Em troca de e-mail, Joe Silva manifestou desejo de cortar Antonio Rogério Nogueira por recusar luta contra Daniel Cormier. Ele diz que a única razão pela qual não o fez foi para impedi-lo de competir no Bellator depois. Lorenzo Fertitta também lhe disse explicitamente "Não corte nog" depois.

 

Joe Silva queria cortar Lil 'Nog por recusar uma luta no UFC.

 

Joe Silva queria cortar Lil 'Nog por recusar uma luta no UFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem vindos ao mundo dos negócios e do show business.

Na minha caminhada, já presenciei muita coisa do tipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caras como esses, tipo o Dana, são caras que tem um egoísmo e egocentrismo muito acima da média. É óbvio que ele é um cuzão sem dimensão. Não vale ter como amigo. Mas se quiser alguém que vai brigar, cortar a garganta alheia e fazer dinheiro, ta aí. E como ele mesmo falou no e-mail, ele ama isso. 

Editado por cisao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será que a saída de Joe Silva tem a ver com essas negociações ou foi usado como boi de piranha(sabendo que viria à tona)?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que, pelo menos na frente das câmeras, muitos lutadores falavam bem do Joe Silva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso