Entre para seguir isso  
Gurkha

Verdades e mentiras sobre a Historia do Jiu Jitsu no Brasil

Recommended Posts

Alguem ja leu o livro de Drysdale que eles comentam? Gostei do que ele falou sobre o Conde Koma, ter se tornado muito mais famoso pelos Gracie.

 

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 6/18/2023 at 1:36 PM, Gurkha disse:

Alguem ja leu o livro de Drysdale que eles comentam? Gostei do que ele falou sobre o Conde Koma, ter se tornado muito mais famoso pelos Gracie.

 

Interessante  dizem que o Conde Koma nem era da escola do Jigoro Kano, e também existiam muitos melhores que ele no Japão,  não  me recordo se ele era da Kosen jiu jitsu  ou judô kano. Dizem que a escola  kosen era espetaculares em chão  , tanto que o mestre Osvaldo Alves em vida deu entrevista  enfatizando que concluiu o que faltava  do aprendizado de chão  nos 5 anos que  ficou no Japão nessa escola,  o mestre treinou judô e jiu jitsu  lá   mas enfatizou que o mestre Hélio era fenômeno  no chão  o chamando  carinhosamente  de "tio".

Voltando a figura do Conde  Koma , existem relatos que morou nos EUA e lá treinou muito catch wrestling,  existem fotos e tudo.

Aqui no Brasil  treinou muita capoeira  , já o  boxe não  me recordo se aqui ou nos EUA. 

No livro do Elton dizem que ele queria cria no Japão  o estilo  Koma Jiu jitsu,  com luva igual do MMA,  sem quimono e algum outro   adereço  o qual não  lembro.

Na verdade  muita coisa é cíclica outras não,  mas essa mistura de lutas existia  no Brasil  de maneira  muito forte.

O que mais se tem que exaltar no Hélio, George e etc, foi seu auto didatismo,  ele pegaram conhecimento e foram desenvolvendo  sozinhos , muita coisa, porém treinaram muita LL, catch com o pessoal  do judô que fazia chão e era tidos como muito bons.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, NEGO DÁGUA disse:

Drysdale

Como historia nao e' hard science e quando existem muitas versoes,  e muito interesse em criar narrativas por essa ou outra razao , elas tem de ser investigadas para que sejam mais criveis, principalmente quanto as fontes. Isto vale nao so a  versao dos Gracies mas tambem a do Drysdale.

Editado por Gurkha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RAPAZ, a real é que o povo mais antigo era obrigado a ser muito autodidata. Coisa da evolução nossa mesmo, que hoje ficou meio deixada de lado.

Já li que na realidade o nome do jiu jitsu, era Ju-Jitsu Do; como algo derivado do Judo mesmo. E no Brasil, virou "Jiu".

E complicado, que esse povo mais antigo (desde os romanos) aumentavam as coisas demais, até por nao ter fonte na época a ser pesquisada. Ai aparece unas distorções. E querendo ou não os Gracies, sempre endeusavam quem eles venciam.

Uma coisa bem peculiar do BR, bem mesmo, é que somos único pais de terceiro mundo, que é ponta em artes marciais ou desenvolveu uma arte moderna. E sequer fomos estimulados a isso. EUA e URSS, aplicam isso desde o berço por serem países competitivos em tudo que fazem, além de serem belicosos.

Japão, de expoente e berço das artes marciais, figura lá atrás qdo se pensa em atletas de ponta.

A real é que em vista das condições difíceis da época, o povo antigo era muito phoda mesmo.  Eu fico ate fazendo analogia comigo mesmo, qdo muleque. Não tinha internet nem fonte de pesquisa. A gente pegava informações picadas sobre qq assunto com varias pessoas e "criava" algo.

acho que rolava algo assim. curiosidade e necessidade

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso