Entre para seguir isso  
pipo

O que vem a seguir no UFC para Conor McGregor, Francis Ngannou e Nate Diaz?

Recommended Posts

 

Conor McGregor é a maior estrela dos esportes de combate. Francis Ngannou é o homem mais malvado do planeta. Nate Diaz é um dos lutadores de agulhas mais amados do UFC.

Toda vez que um deles entra no octógono, os fãs ficam animados. Mas agora, todos os seus futuros no UFC estão no limbo.

McGregor, ex-campeão de duas divisões do UFC, está se recuperando de uma fratura na perna sofrida em julho passado , deixando o momento de seu retorno em questão. Ngannou, o campeão peso-pesado do UFC e um nocauteador de tirar o fôlego, brigou com seu contrato e pode não retornar ao UFC . E Diaz tem apenas uma luta restante – como o UFC pode aproveitar ao máximo?

Marc Raimondi e Brett Okamoto olham para o futuro e tentam descobrir o que vem a seguir para esses três pilares do UFC.


Como Nate Diaz e o UFC chegaram a esse ponto?

 

 

Raimondi: Diaz faturou muito depois de finalizar McGregor no UFC 196 em março de 2016. Ele assinou um contrato massivo de cinco lutas com o UFC antes da revanche de McGregor no UFC 202 em agosto do mesmo ano. Diaz perdeu a luta para McGregor por decisão majoritária, mas o bad boy de Stockton, Califórnia, só aumentou em popularidade. Quanto mais tempo de tela Diaz recebeu nos últimos anos, mais brilhante sua estrela brilhou - independentemente do resultado.

Neste contrato de cinco lutas, Diaz está 1-3 liderando a luta final de seu contrato. Uma dessas lutas foi um sucesso de bilheteria no Madison Square Garden contra Jorge Masvidal pelo mítico título da BMF, que se seguiu à vitória sobre o ex-campeão dos leves Anthony Pettis . Ele quase terminou entre os meio-médios Leon Edwards em sua luta mais recente no UFC 263, mas fora desse momento, Edwards dominou e a luta resultou em uma derrota por decisão unânime.

 

Embora ele não esteja mais em seu auge, Diaz, fumante de maconha e assaltante, ainda tem seguidores cult. Ele completa 37 anos este ano, e sua reputação como um verdadeiro lutador que vai lutar - dentro ou fora do cage - com qualquer um ainda se mantém. Diaz é imprevisível e politicamente incorreto, e é por isso que muitos fãs o amam.

A questão agora é, ele vai continuar sendo aquele cara do UFC, ou vai seguir em frente? Diaz é uma estrela de bilheteria e ganhará um interesse significativo como agente livre se escolher esse caminho. O UFC estendeu o tempo de seu contrato por seis meses no final de 2021, depois que Diaz supostamente recusou uma luta, o que a promoção pode fazer contratualmente. Portanto, é improvável que vejamos Diaz no octógono até o verão, no mínimo. Essa será a luta final de seu contrato e crucial para o seu futuro.

Contra quem deve ser a última luta do contrato de Diaz com o UFC?

Okamoto: Conor McGregor. Diaz queria disputar seu contrato no final do ano passado e início deste ano, mas o UFC está sendo seletivo sobre a luta final de seu acordo. A trilogia McGregor-Diaz é uma luta enorme , e o UFC não quer perder a oportunidade de fazê-la. Agora, a promoção também não pode esperar que Diaz fique sentado e espere para sempre, e quando se trata da agenda de McGregor, nunca há garantias. Mas, por enquanto, essa é a luta que o UFC quer fazer para Diaz, e ninguém pode culpar a promoção por se sentir assim. É a luta a fazer.

Raimondi: Dustin Poirier . Diaz quer essa luta, e Poirier também. O UFC também está interessado. No momento, é apenas uma questão de tempo. O UFC estendeu o contrato de Diaz, então tecnicamente não precisa oferecer a ele outra luta até o final da primavera ou início do verão. Diaz e Poirier deveriam lutar no MSG em 2018, mas a luta fracassou. Há sangue ruim lá. E uma vitória sobre Diaz ajudaria Poirier a se recuperar da derrota para Charles Oliveira . Para Diaz, Poirier representa um cara que ele não gosta e um grande nome que venceu McGregor duas vezes no ano passado.

O UFC ficará muito tentado a fazer McGregor x Diaz 3. Mas ainda há dúvidas sobre a saúde de McGregor, pois ele fraturou uma perna contra Poirier em julho passado. Ele disse que poderia treinar em abril, mas ainda não há um prazo real para seu retorno. Além disso, se Diaz quiser atingir o mercado aberto, ele estaria em extrema demanda por uma vitória na trilogia sobre McGregor. Faz parte do negócio da luta mandar embora um lutador de saída com a luta mais desafiadora possível. Mas o UFC pode ser seduzido pelo dia de pagamento da trilogia McGregor-Diaz.

Como será a vida de Diaz se ele deixar o UFC?

Okamoto: Lucrativo. De qualquer forma, o futuro de Diaz é atraente, mas ele não precisa do UFC para ser pago. Qualquer promoção de MMA adoraria tê-lo e poderia até estar disposta a assiná-lo para acordos de uma luta, se for preciso. O interesse em Diaz não estaria atrelado apenas aos Estados Unidos ou ao MMA.

Uma luta de boxe contra Jake Paul é uma possibilidade óbvia, mas não a única. A vida fora do UFC provavelmente envolveria Diaz em parceria com o maior lance, provavelmente em acordos de curto prazo que lhe dariam a liberdade de buscar as oportunidades mais lucrativas à medida que se apresentassem. Isso significaria lutas menos relevantes para ele em termos de aspirações de campeonato, mas muito dinheiro e flexibilidade.

Raimondi: Diaz vai comandar um monte de dinheiro, independentemente do que acontecer na luta final de seu acordo. Ele é um dos maiores nomes do MMA e um dos maiores nomes dos esportes de combate. As lutas de Diaz contra McGregor estão entre os pay-per-views mais vendidos da história do UFC. O que quer que ele faça a seguir, Diaz é um headliner pay-per-view viável como lado A ou lado B.

É improvável que Diaz vá para algum lugar como a PFL (Professional Fighters League) ou o Bellator, pelo menos não em um contrato de longo prazo. Mas Diaz e seu irmão Nick têm um bom relacionamento com o presidente do Bellator, Scott Coker, desde os dias de Nick lutando pelo Strikeforce.

O boxe faria muito sentido. Diaz é um parceiro de treinamento de longa data do ex-boxeador Andre Ward , e Ward elogiou a habilidade de Diaz no círculo quadrado. Ele poderia se desafiar lá, talvez contra Jake Paul, o que seria um dos eventos pay-per-view mais significativos do ano se acontecesse. Pode-se imaginar Diaz boxeando a lenda do UFC Anderson Silva , que fez 2-0 como boxeador em 2021.

Previsão: Como isso termina para Diaz?

Okamoto: Acho que Diaz vai voltar a assinar com o UFC. A trilogia Diaz-McGregor acontecerá em 2022 e, antes dessa luta, Diaz e o UFC chegarão a um novo acordo. Diaz quer lutar em uma organização de primeira. Explorar outras opções será tentador, mas no final ele assinará novamente.

Raimondi: Diaz tenta a sorte no boxe. Talvez com Triller, talvez contra Paul. Talvez ambos. A restritividade do UFC nem sempre funciona bem com Diaz, que é de espírito livre e prefere fazer as coisas do seu jeito. O boxe lhe permitiria maior flexibilidade e contratos mais curtos. Os grandes dias de pagamento também não vão doer.


Como Conor McGregor e o UFC chegaram a esse ponto?

Okamoto: McGregor assinou um contrato massivo de seis lutas com o UFC em 2018, pouco antes de sua luta pelo título de grande sucesso contra Khabib Nurmagomedov . Desde então, McGregor lutou quatro vezes e recentemente confirmou duas lutas restantes em seu contrato.

Como McGregor chegou a esse ponto em seu contrato? A pandemia e o ano perdido de 2020 tiveram um papel. McGregor entrou naquele ano com conversas sobre uma "temporada ". Ele disse que queria ser ativo e, embora algumas coisas que o irlandês diga sejam fanfarronadas, nos bastidores, houve muito apoio para apoiar o que ele estava dizendo. Ele estava em um bom lugar. Ele estava motivado.

 

Houve frustração quando a pandemia chegou e ele não conseguiu marcar lutas em tempo hábil. Sua luta em janeiro de 2021 contra Dustin Poirier foi uma que McGregor tentou forçar o UFC a fazer um booking anunciando de antemão que pretendia fazê-lo para caridade fora da promoção.

Também vale a pena notar os rumores de Manny Pacquiao que surgiram antes da luta contra Poirier um ano atrás. Se McGregor tivesse vencido Poirier, há uma forte chance de ele ter lutado contra Pacquiao no final do ano.

Quem sabe que impacto esses fatores teriam no status de seu contrato? Do jeito que está, foram dois anos relativamente inativos e decepcionantes para McGregor, levando às duas últimas lutas de seu acordo.

Contra quem deve ser a última luta do contrato de McGregor com o UFC?

 

 

Okamoto: Depende de como será sua próxima luta. Se McGregor retornar de sua lesão na perna para uma luta de trilogia contra Diaz e vencer, o UFC provavelmente o reserva para uma luta pelo título dos leves. Isso é injusto com o resto da divisão de 155 libras, mas é a realidade. McGregor contra Charles Oliveira, Justin Gaethje , Islam Makhachev , Beneil Dariush – honestamente, não importa quem seja. Alguns desses confrontos seriam maiores do que outros, mas se é McGregor tentando vencer uma luta pelo campeonato pela primeira vez desde 2016, é dinheiro no banco.

Se ele perdesse para Diaz, seria encontrar um oponente para McGregor que ganhasse mais dinheiro. Se o UFC estiver em uma situação em que resta apenas uma luta com McGregor, espere que a promoção queira lucrar o máximo possível. Talvez Jorge Masvidal ou Max Holloway ?

Raimondi: Há tantas variáveis aqui. Quando McGregor volta de uma perna quebrada? Quem é o seu primeiro adversário de volta? Parece que há um grande interesse em fazer McGregor-Diaz 3 para a luta de retorno de McGregor, mas não há bloqueio. Vamos dizer que é o único, por causa do argumento. Se McGregor vencer essa luta, é enorme, e ele pode chamar sua chance. Mais do que provável, o UFC o contrataria em uma luta pelo título naquele momento.

A razão é dupla. Primeiro, McGregor é a maior estrela da história do esporte, e sua luta pelo título é um sucesso de bilheteria infalível. Se McGregor vencer e se tornar campeão -- boom, a cláusula dos campeões do UFC entrará em vigor e a promoção estenderá seu contrato.

Essas duas coisas são provavelmente o melhor cenário para o UFC. Se McGregor enfrentar Diaz em seguida e perder, espere que o UFC renegocie um novo acordo com McGregor ou o reserve em uma luta muito dura para a luta final de seu contrato. Além disso, não descarte uma potencial quarta luta contra Poirier em algum lugar, já que McGregor provavelmente sente que há negócios inacabados.

Como será a vida de McGregor se ele deixar o UFC?

 

 

Okamoto: Uma luta de boxe por ano, talvez. Se McGregor deixar o UFC, não vejo um mundo onde ele compita regularmente no MMA para qualquer outra promoção. As lutas por dinheiro não existem para ele fora do UFC. Não me entenda mal: qualquer coisa que McGregor toca vira ouro, mas ouro não é suficiente hoje em dia. As únicas lutas de MMA que fazem sentido para McGregor em termos de prestígio, valor do nome e comercialização estão no UFC. Se ele lutasse por seu contrato, o caminho mais provável seria uma luta de boxe extremamente lucrativa a cada 12 a 18 meses.

Raimondi: McGregor Sports & Entertainment decola. McGregor pode se tornar um promotor de lutadores como Floyd Mayweather tem feito há anos. Ele poderia construir seus cartões de luta no MMA ou no boxe e emprestar seu nome e voz a eles como um homem de frente. Uma ou duas vezes por ano, ele poderia competir nos eventos principais para sua promoção contra adversários que ele poderia escolher a dedo. McGregor Sports & Entertainment já é uma entidade e foi um dos promotores de McGregor para a luta Mayweather vs. McGregor. O negócio do irlandês é, sem dúvida, algo que ele gostaria de crescer no futuro, seja no UFC ou fora dele.

Haveria algumas lutas de boxe lucrativas para McGregor. Paul já o chamou várias vezes. A certa altura, parecia provável que McGregor lutaria contra Pacquiao. Caramba, Mayweather vs. McGregor 2 pode até entrar no redil se McGregor for um agente livre. McGregor teria a capacidade de ganhar uma quantia obscena de dinheiro e, como alguém que valoriza a lista da Forbes dos atletas mais bem pagos todos os anos, isso poderia ser atraente.

Previsão: Como isso termina para McGregor?

Okamoto: Re-assina com o UFC. McGregor e o UFC tiveram problemas ao longo dos anos, mas continuam relativamente positivos como parceiros por causa do relacionamento mutuamente benéfico. Se McGregor ainda tiver vontade de boxear, o UFC poderá apoiar sua ambição novamente, e acredito que o faria novamente nas circunstâncias certas. Não vejo nenhum lado se afastando do outro depois que este contrato terminar.

Raimondi: McGregor vale muito para o UFC. Seria chocante se McGregor fosse para outro lugar. E honestamente, apesar de alguns altos e baixos ao longo dos anos, McGregor também parece muito feliz com o UFC. Eles têm sido excelentes parceiros um para o outro. Há um mundo em que ambos os lados podem ficar satisfeitos com um acordo futuro que permita a McGregor lutar boxe. Talvez McGregor até consiga essa participação no UFC que ele pede desde 2016.


Como Francis Ngannou e o UFC chegaram a esse ponto?

 

 

Raimondi: A animosidade entre o UFC e Ngannou vem se acumulando há anos.

Em 2018, após a perda do título de Ngannou para Stipe Miocic , o presidente do UFC, Dana White, disse em entrevistas que o ego de Ngannou começou a tirar o melhor dele. Ngannou não era fã desses comentários e os dois não se entenderam desde então.

A relação ficou ainda mais tensa depois que Ngannou conquistou o título dos pesos pesados do UFC de Miocic no UFC 260 em março de 2021. O UFC queria que Ngannou se virasse e defendesse o título em agosto passado contra Derrick Lewis no UFC 265. Ngannou já havia planejado uma viagem para sua casa país de Camarões no final da primavera e início do verão, porém, e ele não estaria pronto para uma data no início de agosto.

Em vez de esperar por Ngannou, que disse que poderia lutar em setembro, o UFC decidiu que Lewis lutaria contra Ciryl Gane pelo título interino dos pesos pesados. Isso não agradou a Ngannou, que havia acabado de ganhar o título cinco meses antes e ficou sentado esperando por sua luta pelo título conquistado por mais de um ano, enquanto Miocic e Daniel Cormier decidiam sua trilogia. Nos bastidores, o contrato de Ngannou estava chegando ao fim, sem prorrogação.

Gane acabou vencendo Lewis, estabelecendo uma luta pelo título entre Ngannou e Gane - um par de ex-companheiros de equipe em Paris - no mês passado no UFC 270. Na preparação para a luta, Ngannou sentiu que o UFC não lhe fez nenhum favor . Ele disse que achou que a promoção o levou a passar pelo ex-técnico de Gane e Ngannou, Fernand Lopez, no Madison Square Garden em novembro passado para criar drama para a luta. O incidente foi capturado em vídeo, com Ngannou andando e ignorando Lopez e Gane. Então, imagens de sparring entre Ngannou e Gane surgiram, fazendo com que Gane ficasse bem. Ngannou disse que achava que o UFC estava brincando com ele novamente.

Se Gane tivesse derrotado Ngannou no mês passado, Ngannou teria sido um agente livre. Mas como ele venceu, a cláusula dos campeões do UFC entra em vigor e Ngannou permanece sob contrato por um ano ou três lutas, o que ocorrer primeiro. O nocauteador de 35 anos tem sido inflexível sobre querer lutar boxe antes de se aposentar, e esse é um dos vários pontos de discórdia com o UFC. Ngannou disse que está disposto a esperar o ano e não competir novamente sob este contrato. Para mais coisas enlameadas, Ngannou entrou na luta Gane com um MCL rasgado e ACL danificado, o que exigirá cirurgia . Ngannou ficará fora por pelo menos nove meses.

Contra quem deve ser a última luta de Ngannou?

 

Toque

 

 

 

Okamoto: Podemos já ter visto a última luta de Ngannou no UFC. Se ele não assinar um novo contrato no ano que vem, não o vejo mais caminhando para o octógono. Então, é difícil responder a essa pergunta -- ou é simples, dependendo de como você olha para isso. Se ele não ficar no UFC, a resposta para essa pergunta em particular é Gane, e isso já aconteceu. Ele não terá uma grande despedida da "última luta".

Raimondi: Pode já ter acontecido contra Gane. Ngannou disse que não vai competir novamente sob este contrato atual com o UFC, que paga apenas US$ 600.000 garantidos por luta. Então, ele pode esperar o ano e se tornar um agente livre. Ele disse na semana passada no "The MMA Hour" que deixou cerca de US$ 7 milhões em ofertas do UFC na mesa porque aceitar isso significava adicionar mais lutas ao seu contrato com o UFC.

Ngannou também disse que o UFC enviou um e-mail para seu agente, Marquel Martin, ameaçando processá-lo na noite da luta de Ngannou contra Gane. A alegação do UFC, observou Ngannou, é que Martin teve conversas impróprias com a equipe de Jake Paul sobre boxe enquanto Ngannou estava sob contrato com o UFC.

Os dois lados não estão em termos sólidos agora, e com Ngannou enfrentando um longo tempo na prateleira por causa da lesão no joelho , parece que há uma boa chance de ele entrar na free agency sem lutar novamente. Se ele voltar a lutar pelo UFC, será sob um contrato recém-negociado - tornando esta questão amplamente discutível.

Como será a vida de Ngannou se ele deixar o UFC?

Okamoto: Essa é uma pergunta interessante, pois ele recusou várias ofertas do UFC para um novo acordo. Acredito que a vida fora do UFC incluiria a única coisa que Ngannou parece querer mais do que tudo: uma luta de boxe de alto nível. Acho realista ele marcar uma luta contra alguém como Tyson Fury ou Deontay Wilder em 2023. Além disso, fica um pouco nublado. Ngannou é um competidor fantástico e o melhor peso pesado de MMA do planeta, mas não, não gosto muito das chances dele contra um boxeador peso pesado experiente. Acho que a luta de boxe poderia muito bem ser lucrativa, e então o veríamos de volta ao MMA. Uma organização como o PFL poderia ser uma boa opção.

Raimondi: Esta é uma pergunta fácil de responder. Basta ouvir as entrevistas de Ngannou. O sonho do homem, voltando ao seu tempo cavando minas de areia em Camarões, era se tornar o campeão mundial de boxe. É por isso que ele deixou Camarões para o Marrocos e por isso ele pulou em uma jangada perto do Estreito de Gibraltar a caminho da Europa. Ngannou estava procurando alguém para treiná-lo no boxe, e o MMA foi apenas uma sugestão para ele em Paris pelo ex-técnico Didier Carmont. Acontece que ele era muito bom nisso - bom o suficiente para se tornar o campeão dos pesos pesados do UFC.

Mas o coração de Ngannou sempre esteve no boxe, e ele parece inflexível que vai lutar boxe antes de se aposentar. Fury já o chamou nas redes sociais. Mesmo que Ngannou fosse um grande azarão, isso poderia ser uma luta real. Ngannou é um nome grande o suficiente e ele certamente parece ter uma briga com Fury, Wilder ou Anthony Joshua. Ganhe ou perca, o dia de pagamento será enorme. Fury está ganhando US$ 32 milhões para sua próxima luta contra Dillian Whyte, e Ngannou tem um nome mais proeminente que Whyte.

Previsão: Como isso termina para Ngannou?

 

Okamoto: Sempre fui bastante otimista de que Ngannou e o UFC acabariam por descobrir e ele assinaria um novo contrato. Mas depois de ouvi-lo falar na coletiva de imprensa pós-luta do UFC 270, estou menos. Ele não parecia apenas alguém disposto a deixar o UFC; Ngannou soou como alguém que estava resignado com a possibilidade de deixar o UFC. Não há pressa agora para finalizar uma decisão, já que Ngannou está sob contrato até 2022 e ele não pode lutar de qualquer maneira por causa de uma lesão.

Muita coisa pode mudar ao longo de um ano, dando aos dois lados tempo para discutir algo. Esta situação é impossível de prever. Mas tomando minha liderança do que Ngannou disse no UFC 270, colocarei suas chances de deixar o UFC em 51%. De qualquer forma, parece que estamos caminhando para uma luta pelo título interino dos pesos pesados. Dada a incerteza em torno do futuro de Ngannou e o fato de ele precisar de uma cirurgia no joelho, uma luta pelo título interino faria sentido. E a luta pelo título interino seria Stipe Miocic x Jon Jones .

Raimondi: Ngannou vai lutar boxe. A questão é se é com a benção do UFC ou como agente livre. Qualquer coisa pode acontecer, embora pareça que neste momento Ngannou e o UFC estão de fora, especialmente devido às ameaças legais a Martin, na noite da luta, nada menos. Isso não quer dizer que este é um negócio feito. Há tempo de sobra para o UFC e Ngannou fazerem um acordo. Mas se não o fizerem, seria de esperar que a próxima luta de Ngannou fosse em um ringue de boxe em 2023 contra um grande nome dos pesos pesados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coincidentemente estava pensando em algo assim ontem. Ano passado um desses repórteres conceituado do esporte, não lembro se o Brent ou Ariel, noticiou que diversos figurões ligados aos esportes estavam estruturando um projeto pra 2023, seria uma liga com a estrutura semelhante a de outros esportes americanos e que dividiria o lucro 50/50 com os atletas. Justamente no ano que provavelmente esses grandes nomes do esporte estariam livres caso não renovem com o UFC. 

Connor por si só já é de certa forma maior que o UFC, tem totais condições de fazer muito dinheiro promovendo as próprias lutas, mais ou menos como o Floyd fazia. Qualquer outro evento aceitaria fazer co-promoção com o Irlanda. Ele nem precisa vencer pra continuar vendendo muito. Mesmo não vencendo ninguém relevante a anos continua sendo de longe o maior nome do esporte. 

Todo o cenário criado pela ascensão do Jake Paul também favorece muito a vida desses caras fora do UFC. 

Masvidal também já não deve ter muitas lutas restantes com o UFC. 

Talvez o próximo ano seja o início de mudanças bem importantes na estrutura do esporte e talvez o fim desse praticamente monopólio do UFC. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 horas atrás, kachorro_loko disse:

Coincidentemente estava pensando em algo assim ontem. Ano passado um desses repórteres conceituado do esporte, não lembro se o Brent ou Ariel, noticiou que diversos figurões ligados aos esportes estavam estruturando um projeto pra 2023, seria uma liga com a estrutura semelhante a de outros esportes americanos e que dividiria o lucro 50/50 com os atletas. Justamente no ano que provavelmente esses grandes nomes do esporte estariam livres caso não renovem com o UFC. 

Connor por si só já é de certa forma maior que o UFC, tem totais condições de fazer muito dinheiro promovendo as próprias lutas, mais ou menos como o Floyd fazia. Qualquer outro evento aceitaria fazer co-promoção com o Irlanda. Ele nem precisa vencer pra continuar vendendo muito. Mesmo não vencendo ninguém relevante a anos continua sendo de longe o maior nome do esporte. 

Todo o cenário criado pela ascensão do Jake Paul também favorece muito a vida desses caras fora do UFC. 

Masvidal também já não deve ter muitas lutas restantes com o UFC. 

Talvez o próximo ano seja o início de mudanças bem importantes na estrutura do esporte e talvez o fim desse praticamente monopólio do UFC. 

Masvidal x Connor fora do UFC seria muito mais rentável pros dois que dentro do UFC…. O Masvidal x Jake Paul tb venderia mais que Jake x Asken ou Woodley… pros lutadores todo esse cenário é positivo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso