FlavioRJ

Dillashaw vs Barão 2

Recommended Posts

Quantas vezes o Barao havia sido quedado ? Sabe que o Barao tinha a quinta melhor media em sucesso nas quedas ? Acima de 50%.

Ele podia sim quedar, como o fez, mesmo morto do jeito que estava. Ele e o Aldo tem um nivel excelente de wrestling. O grappling e os chutes eram a chance que ele poderia ter, mas preferiu ir na paraibagem.

Podia não e não fez.

Ele tem boa média, mas em números insignificantes de quedas tentadas, e a média dele e as tentativas foram quase todas em 3 lutas. Não serve pra parâmetro.

Números frios mentem, análises boas desmentem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estão botando culpa no Barão. O Dedé é mais culpado. Isso pq não enxergou que o TD conseguiu executar um jogo complexo que quase ninguém no mundo é capaz de fazer. TD é Gênio. Agora é arrumar um antijogo, um jogo pra anular o TD, e que seja possivel de ser executado pelo Barão. Acho que o Dedé é capaz. Não precisa do Barao sair da NU não, o Dedé é capaz. Mas tem que enxergar as coisas como são e não como gostaria que fosse. A última luta do Barão já mostrou que o adversário se espelhou no jogo do TD e o Barão fica perdido nesse jogo de velocidade. Barão rendeu pouco na última luta meses atrás.

Dedé mostrou seu dia ruim: fez péssima análise da 1ª luta entre os campeões.

Como assim ele continua a achar que o soco que o Barão tomou foi o que definiu a 1ª luta? Se continua achando isso, não fez bom diagnóstico, portanto não teve bom plano de jogo pra esta luta.

E foi isso o que ocorreu.

Como disseram: jogo de clinche favorece o Barão?

Fora que, bom diagnostico tivesse sido feito e não veríamos o Barão enorme nos treinos, teria sido feito trabalho de perda de massa muscular pra priorizar o gás em detrimento da força. Contra o TD o Barão tem que ter mais gás, não mais força. Isso ficou mostrado na 1ª luta. Dedé errou, tanto quanto ou mais que o Barão.

Recolocando:

Foram 27 golpes conectados de 42 desferidos, volume inacreditável. Faz isso na academia. É sempre aquele 1-4, respira. Sequencia de 8 são longas. Sequencia de 42 em alguns segundos, com aquela velocidade e com a precisão de conectar 27. É pra poucos. Pouquíssimos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não ocorreu a oportunidade. Semana que vem sou Glover contra St. Preux. Fui Dos Anjos x Pettis e errei Werdum x Velásquez, felizmente pois torco pro Fabricio. Ta falando sem saber, Roizman.

Se tu acha que foi bla bla bla coloca a tua opiniao tecnica contrária que vou gostar de ler tenha certeza disso.

Tb sou mto mais o Glover no sabado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse em meus outros posts .. TJ era favorito e o ponto forte além da superioridade em todas as áreas , o Gás que como todos da Alpha Male continua impecável .... Com 10 min de luta o Barão parecia que tinha sido atropelado !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de rever a luta. Destacarei alguns pontos:

1. Dizer que o Barão não melhorou nada é ser bem leviano. Ele tava consideravelmente mais leve do que na primeira luta com o Dillashaw, buscando aumentar a velocidade e movimentação pra tentar fazer frente ao campeão. Aplicou inúmeros chutes baixos pra diminuir a movimentação do TJ (prova disso é que no 2º round o TJ não tava mais pulando como de costume, além das várias vezes que o Barão chutou na base do campeão e ele caiu). A maioria dos chutes altos do TJ foram bloqueados pelo Barão (pelo menos até quando ele tinha gás). Barão tava se movimentando bem mais, no início tentou não buscar a curta distância, tentou colocar na grade quando pôde (o que eu achei uma estratégia errada, mas como já exploraram isso no post, vou passar).

2. Acho que a perda de peso afetou demais o Barão nessa luta, mais do que já normalmente afetava. Não estou descreditando a vitória do TJ de maneira nenhuma. Acho até que o Barão, nos pesos galos, não é oponente pro TJ.. Mas o Barão já tava cambaleando e demonstrando falta de gás na metade do primeiro round, e não tinha, até o momento, tomado muitos golpes limpos do TJ, além de o campeão não ter tamanha potência pra gerar isso.. O que me faz sinceramente pensar que talvez seja a hora de subir pros penas.. Discordei disso no começo, mas revendo algumas coisas, acho que é o caminho pro Barão.. As vantagens que ele tem na bantamweight (por ser bem maior que os outros e tendo mais envergadura) parecem trabalhar contra ele nessas lutas com o TJ.. Talvez seja o caso de esperar até o final do ano e ver se o Aldo vai ser derrotado pelo McGregor, situação em que faria mais sentido o Barão subir (apesar de eu achar que o Aldo vence). Barão seria TOP 10 da featherweight com facilidade, acho que até TOP 5.

3. No que se refere à técnica propriamente dita da luta, Dillashaw é, realmente, muito veloz pro Barão. Além disso, deu pra perceber que o Barão, no jogo em pé, não demonstrava tanto perigo pro TJ. Toda vez que Barão desferia um golpe que lhe é caracterrístico, como o chute rodado que ele deu no Wineland, ou o seu tradicional overhand, o Dillashaw telegrafava e simplesmente ria. O TJ, além de mais rápido, apresentou uma variedade muito maior de golpes, no que se refere ao boxe. O jeito pro Barão ganhar era dependendo da potência, rezando pra um cruzado ou um mata cobra daqueles balançar o TJ.. Era a única chance. Dificilmente Barão conseguiria derrubar o TJ, e toda vez que tentava grudar o americano na grade ele facilmente invertia e segurava o Barão, impondo aquele jogo exaustivo de segurar na grade de trabalhar dirty boxing.

4. Acho que o Dedé tem culpa exclusivamente por ter colocado como uma das estratégias grudar o TJ na grade. Vai fazer isso com um wrestler, que tá muito mais acostumado com esse estilo de jogo cansativo? Fora isso, acho que ele analisou bem o TJ. Aconselhou o Barão a usar low kicks, que claramente diminuíram a velocidade do TJ, e a melhor chance do Barão com certeza era no jiu-jitsu, mas acho que o Dedé não contava com a perda de gás tão prematura do Barão. Quem tá reclamando do Dedé consegue traçar uma estratégia melhor pra ganhar do TJ, tendo em conta as limitações do Barão ? Gostaria de saber uma melhor.

Editado por Caio Filipe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para vencer o Tj o Barão teria que usar uma estratégia de wrestler... Sem chance de trocar em pé em qualquer distância, Tj é muito mais rápido é técnico, a única arma que o Barão poderia usar seria umas combinações rápidas de socos com chutes baixos, jab direto e chute nas pernas, ou só um soco e chute nas pernas, tentando quebrar a movimentação do Tj. Mesmo assim a diferença de velocidade complica, Barão recebeu uma infinidade de contra golpes.

Acredito que o único caminho seria prensar o americano contra as grades e trabalhar cotoveladas, o dirty boxing e as joelhadas no corpo e rosto, o brasileiro acertou boas joelhadas nesses momentos. Trabalhando também as entradas de queda na grade, sem dar espaço pro Tj se movimentar. Mesmo nesse caso aparece outro problema, a preparação física. Para lutar dessa forma, durante 5 rounds, tem que ter gás infinito e o Barão já demonstrava cansaço no primeiro round, fico na dúvida se foi em decorrência dos golpes que ele sofreu ou se foi o corte de peso inadequado.

Enfim, o fato é que lutando como sempre lutou, não tem como recuperar a cinta.

Eu investiria num trabalho físico e tentaria chegar no peso com mais qualidade, me parecem estar pecando nisso em todas as lutas. Se não consegue chegar na luta bem físicamente, tem que subir e encarar caras como o Mendez e Frank que são muito rápidos e não cansam...

Cara concordo .. Mas sem Gás nada de técnica resolve .. barão tava morto com 10 min de luta .. Foi um massacre ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valderazzi, colocar os argumentos técnicos depois q o cara perde/ganha é fácil:

1º luta entre eles

Indo pra conjectura ANTES da luta acontecer, era só avaliar o histórico de ambos: Compare todas as lutas do Barão e todas do TJ (antes dos 2 combates entre ambos). Por exemplo vai em dizer q vc achava q o TJ era favorito na 1º vez q se enfrentaram? TJ nunca havia feito uma luta como aquela da 1º disputa de cinturão e foi disputar a cinta como 4º colocado (qdo era pro Raphael ser o desafiante).

2º luta entre eles

A apresentação do TJ voltou a ser COMUM após aquele combate com o barão, pegou um estranho (Soto) e sofreu pra vencer (inclusive esse mesmo Soto dps perdeu a luta seguinte pra outro estranho). Então dava pra acreditar q o Barão entrou de salto alto, além de rever o problema de peso e estudar mais o jogo do adversário para tentar derrubar pra finalizar (tem várias finalizações no hitórico) castigar no leg kick ou prensar na grade travando a movimentação do Dillashaw. Até aquele momento o TJ teve sei la 14 lutas na carreira e apenas 1x ele havia sido brilhante. O Barão ao contrário do q mts dizem, já sobreviveu a uma adversidade (basta ver a luta dele com McDonald, ele tava perdendo em cima e conseguiu derrubar e finalizar, contra o Gagnon idem então dava pra supor q se ele tomasse prejuízo em cima de novo, n subestimaria o TJ e levaria pra baixo visto q a N.U é diferente das outras academias e seus atletas são bons em wrestler tanto defensivamente como atacando). Isso sem falar no histórico de experiências, são mais de 30 lutas, mais experiência em confrontos de disputas de cinta, motivação por pegar um carrasco (na primeira luta n havia essa motivação) enfim fatores n faltavam pra crer q o Barão poderia sair com a cinta(aconteceu o oposto no final das contas, o TJ fez a segunda luta brilhante da carreira dele) enquanto seus comentários (q vc diz ser técnico) são apenas de ''o gringo vai trucidar'' (as vezes vc acerta pq é normal no UFC um lutador trucidar o outro mesmo q as análises n apontem isso). Vc tb disse sem nenhum embasamento técnico q o Cain destruiria o Werdum (eu achava q o Cain venceria mas n destruiria e expliquei os motivos na época). E tenho minhas dúvidas se vc apostou no Raphael na época (mas n tenho saco de averiguar arquivos passados).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi alguns comentários que o Barão não tentou quedar sufiente. Eu discordo. Pra mim o Barão tinha como estratégia quedar sim, mas pra isso funcionar contra um outro wrestling que troca como o TJ ele teria que trocar. É só pensar em como todos os lutadores que usaram wrestling fizeram contra lutadores tops que tinham defesa de quedas top+ trocação, como por exemplo Weidman x AS(guarda baixa ele aumenta muito o poder de defesa de quesda)/Lyoto. Um exemplo recente bem negativo de quem não usou nada de trocação e tentou quedar que nem louca foi a Carla Esparza, claro que a Joanna tem uma defesa de queda top, mas ficou facil pra ela sem finta nenhuma da Carla Esparza.

Além disso TJ é oriundo do wrestling, não vou entrar no mérito de quem é melhor ou pior entre os dois, mas aliado a velocidade bem maior que do Barão ele usou a guarda baixa também para ficar mais forte ainda no wrestling. Ou seja, pra mim Barão não tinha como vencer essa luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu sou um dos que achava que o Barão levaria, cheguei a cantar que ele levaria no segundo round.....

Rapaz... que atropelo o Barão levou. Acho que o Barão é um cara muito bom, ele luta muito e estava bem preparado, mas não deu pra ele né? Ele precisa melhorar alguns pontos no jogo dele, e principalmente ele precisa melhorar o trabalho da estratégia!!!

Durante os intervalos dava pra ouvir as orientações do Dedé no corner, o Barão não obedeceu nenhuma delas!!! Teve uma orientação super clara que o Dedé passou no fim do segundo round... "Barão... ele está vindo muito rápido, chuta a perna dele pra manter ele atrás!!!" - Alguém lembra de algum lowkick que o Barão deu pra segurar o TJ???

Barão era absurdamente mais lento, muitos aqui disseram que viram ele muito lento na luta que ele voltou sem a cinta, mas eu disse que era pq ele estava cauteloso, bem, manga pra mim! Achei que ele viria com fome de vitória, que iria atropelar, mas ele não foi nam cauteloso, nem ousado, ele foi mané!

Eu digo mané pq eu acho que o Barão é melhor do que isso que ele apresentou, eu acho que ele é um lutador melhor, mas não mostrou nada disso!

Infelizmente o Barão tomou uma surra, TJ estava limpo no fim da luta, aquela metralhadora de socos no final foi feio...

Barão... vai pra casa e repensa sua vida!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora