Entre para seguir isso  
Carateca

Duelo Lyoto x Muñoz deixa irmãos Gracie em lados opostos do córner

Recommended Posts

Duelo Lyoto x Muñoz deixa irmãos Gracie em lados opostos do córner

Rener e Ryron estarão com brasileiro e americano, respectivamente. O pai deles, Rorion, foi contra por ter mentalidade da segunda geração da família

Netos de Hélio Gracie e filhos de Rorion Gracie, o criador do UFC, os irmãos Rener e Ryron foram formados para ensinar jiu-jítsu e sempre o fizeram juntos. Neste sábado, no entanto, eles defenderão lados opostos. Rener vai estar no córner de Lyoto Machida, que enfrenta o americano Mark Muñoz, que por sua vez terá Ryron em seu córner. Lyoto e Muñoz, que são amigos e costumam treinar juntos, vão fazer a luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. Em entrevista ao Combate.com, Rener contou que não foi fácil chegar a essa decisão:

- A princípio, nós não iríamos fazer isso. Aí o Lyoto e o Mark nos pediram. Foi uma decisão muito difícil, porque eu também treino com o Mark, e o Ryron também treina com o Lyoto. Ou seja, nós dois treinamos com Lyoto e Mark. Foi bem difícil chegar a essa decisão - disse, por telefone.

lyoto_treinogracie_div_62.jpg

O que fez Rener e Ryron reconsiderarem a possibilidade da divisão no duelo foi a maneira como o MMA é tratado pela terceira geração da família Gracie, à qual os dois pertencem. O profissionalismo está acima de qualquer outra coisa.

- É interessante. Eu e meu irmão somos parte da terceira geração da família Gracie. Essa geração é bem diferente da segunda geração. Quando a segunda geração lutava, as lutas eram muito emocionais. Era caratê x jiu-jítsu, taekwondo x jiu-jítsu, wrestling x jiu-jítsu, então era a família Gracie contra o mundo inteiro. Toda luta era um grande desafio. Meu pai (Rorion), Royce e Rickson representavam a família Gracie contra outra arte marcial. Mas as coisas mudaram muito. Hoje, é um esporte, e não aquela coisa de defender a honra da família. É um esporte como futebol, basquete, é um jogo. E os caras são atletas profissionais nesse esporte que é o MMA, no qual se inclui o jiu-jítsu. São profissionais que precisam ganhar dinheiro, pagar as contas e ganhar o respeito por serem os melhores no que fazem - declarou Rener.

Não é assim que pensam os Gracies mais antigos, como o pai deles, Rorion. Segundo Rener, Rorion tem a mesma mentalidade de Royce e Rickson, por exemplo, acreditando que o jiu-jítsu é muito mais do que um simples esporte, e não apoiou a ideia:

- Quando contei ao meu pai que eu e Ryron estaríamos no córner um contra o outro, ele não gostou e disse: "Não façam isso. Não é uma boa ideia". Para ele, uma luta não é pelo esporte, e sim pela honra. Ele é da segunda geração e ainda acredita que isso é muito maior do que o esporte. Mas nós explicamos ao nosso pai que tanto Lyoto Machida quanto Mark Muñoz representam o jiu-jítsu Gracie. Os dois representam a nossa academia. Da mesma maneira, elas treinam juntos na academia e fazem sparrings muito duros. Agora eles vão fazer sparring e socar um ao outro dentro do octógono. É diferente. Se eles pudessem escolher, claro que optariam por não lutar. Mas não tiveram escolha, então vão lutar. Eles vão fazer do mesmo jeito que fazem na academia, a não ser pelas luvas um pouco menores e pelos socos um pouco mais fortes. Mas assim que a luta acabar, vamos todos jantar juntos.

renergracie_ryrongracie_academia_get.jpg_95.jpg

Rener Gracie disse que ele e Ryron estão igualmente comprometidos com o duelo deste sábado e ressaltou que não treina Lyoto para derrotar Muñoz especificamente, e sim para fazer o compatriota dar o melhor de si dentro do octógono:

- Quando eu vou lá treinar o Lyoto, eu não treino o Lyoto contra o Mark, eu treino o Lyoto para o Lyoto, entende? Não quero ver o Mark perder, o que eu quero é ver o Lyoto vencer e ter certeza de que, no dia da luta, vai entrar lá o melhor Lyoto Machida possível. Nós concordamos que, se eu vou treinar Lyoto, vou dar 100% da minha dedicação para ele, da mesma maneira que o treinei para enfrentar Phil Davis, Rashad Evans... Contra outros lutadores, vou fazer a mesma coisa e espero que ele dê o seu melhor. Não que eu queria ver Mark Muñoz perder, mas quero ver Lyoto dando seu melhor. E meu irmão está igualmente comprometido em dar a Mark Muñoz a mesma energia e a mesma dedicação.

O segundo filho mais velho de Rorion Gracie (o mais velho é Ryron) contou ainda que a afinidade foi o fator que decidiu quem, enter ele o irmão, ficaria com Lyoto e quem ficaria com Muñoz:

- Nós decidimos na moeda. Estou brincando (risos). Eu treinei mais o Lyoto do que meu irmão, não muito, mas foi um pouco mais. E ele treinou o Mark um pouco mais do que eu. Eu conheço melhor o Lyoto. Eu dou aula de jiu-jítsu para os filhos dele, é bem uma coisa de família. Meu irmão treina com o Mark há muitos anos, e eles também são bons amigos. Mas eu treino com Mark e meu irmão treina com o Lyoto também. Poderíamos muito bem ter jogado uma moeda para decidir. Não importa, contanto que eles entrem lá e façam uma boa luta, sem que ninguém se machuque muito.

Lyoto Machida e Mark Muñoz se enfrentam na luta principal do UFC Fight Night 30, em Manchester, na Inglaterra. O evento será realizado na tarde deste sábado, e o canal Combate transmite ao vivo a partir das 14h15m (de Brasília). O Combate.com acompanha tudo em Tempo Real e transmite ao vivo a primeira luta do card, entre Brad Scott e Michael Kuiper.

Fonte: http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/10/duelo-lyoto-x-munoz-deixa-irmaos-gracie-em-lados-opostos-do-corner.html#atleta-lyoto-machida

--------------

Lyoto, Mark Munoz, Rener e Ryron estão dando um bom exemplo para o MMA atual. Tem momentos que se deve ser profissional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

Todos precisam ganhar seu dinheiro, trabalhar. Tem que ser profissional

Acabando a luta, todos saem para jantar e beber juntos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

Todos precisam ganhar seu dinheiro, trabalhar. Tem que ser profissional

Acabando a luta, todos saem para jantar e beber juntos

Exato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

Todos precisam ganhar seu dinheiro, trabalhar. Tem que ser profissional

Acabando a luta, todos saem para jantar e beber juntos

Perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo.

Todos precisam ganhar seu dinheiro, trabalhar. Tem que ser profissional

Acabando a luta, todos saem para jantar e beber juntos

Perfeito, todos ganham com essa :)

Editado por andrec

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em homenagem aos reacionários que começaram a desaparecer...

Algum véio como eu está achando bizarra esta situação?

Estou por fora acerca de quem era os tradicionais treinadores de JJ e wrestling do Lyoto, mas o que falta a esse japa é a agressividade perdida lá atrás, com o Shogun e com o JJohnes.

Li um comentário bem interessante em um outro local: é como se ele estivesse num koto, num shiai, onde "valessem pontos" os golpes aplicados. Só que tais golpes, com tal contundência... pra convencer alguém... sei lá. Se for pra lutar em shiai no UFC, que seja

, com base nas raízes.

[]´s

Editado por Jaraqui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando um pouco da luta.

Lyoto é superior ao Munoz em todos os quesitos do MMA, inclusive na "amarração", por isso, pode até perder, embora o Phill Davis esteja num patamar bem superior.Sendo mais objetivo, se o Lyoto perder...Fudeuuuu!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Admiro o Rener e Ryron. Acho que eles mantém um equilíbrio entre o jiu jitsu old school que não é tão esportivo e a atual profissionalização da coisa toda. O trabalho dos irmãos Valente também é espetacular.

Sobre a luta acho que o Lyoto tem mais jogo que o Muñoz, mas a volta do Mark foi muito impressionante. Achei ele explosivo e com um ritmo forte. Espero que um dos dois caia e não façam uma luta para ser decidida na mão dos juízes.

Outro detalhe é o Rener e Ryron informarem o Rorion sobre a situação, mas tomarem suas decisões independentemente. Massa isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da postura e do trabalhos desses filhos do Rorion.

Não vejo problema nisso deles estarem em córners opostos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta, os filhos do Rorion tem a idéia meio separatista da familia tambem??? Tipo nunca vejo eles citando o Renzo por exemplo que defendeu a bandeira do Jiu Jitsu, ou o Carlson entre outros do lado do Carlos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta, os filhos do Rorion tem a idéia meio separatista da familia tambem??? Tipo nunca vejo eles citando o Renzo por exemplo que defendeu a bandeira do Jiu Jitsu, ou o Carlson entre outros do lado do Carlos!

Cara, tive a oportunidade de conversar com o mestre Carlos Gracie Jr algumas vezes sobre jiu jitsu, vida e família. Posso dizer com tranquilidade: existe um P!@#$% racha nessa família.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso