Mark Twain

[ UFC 166] Cain Velásquez vs Junior Cigano

Recommended Posts

Pra mim havia ficado muito claro na segunda luta, que o Cigano não tem jogo pra bater o Velasquez. Dependeria totalmente de um lucky-punch tal como ocorreu no primeiro encontro (as chances de acontecer não eram desprezíveis, porém a luta estava longe de ser "50-50%" como alguns teimavam em acreditar).

Como postaram por ai, o Cigano até evoluiu em alguns aspectos (melhorou a defesa de quedas e foi menos ridículo no chão, além de ter sido mais agressivo quando pôde em pé), porém esteve longe de apresentar uma grande ameaça pro campeão. A verdade é que ele não teve tempo hábil pra melhorar o jogo a ponto de buscar a vitória "em pé de igualdade" com o Cain, que é mais lutador. Como eu imaginava, o brasileiro acabou sendo o maior prejudicado com essa revanche tão rápida, e agora vai demorar bastante tempo pra conseguir outra oportunidade se o chicano permanecer como campeão...

Obs: Mas por outro lado, com a quantidade de abobrinhas que o JDS vinha falando, acho que ele mereceu levar logo outra surra. Tomara que agora ele acorde e aprenda a enxergar a verdade ao invés de inventar mil desculpas.

Ainda tinha esperanças pelo primeiro round da segunda luta. O Cigano defendendo muito bem as quedas, circulando... Achei que com essa movimentação e castigando nos socos levaria.

EDIT: Como que tem colega ainda defendendo a guarda baixa... Putz... No mesmo evento rolou o gordinho vs Cormier, que tem estilo parecido com o Cain

Olha se o Nelson saiu com o mesmo estrago na lataria...

Editado por Kyo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim ficou claro que o Cigano já tava cansado antes de acabar o primeiro round... e isso pra quem esta disputando um cinturão e numa luta que pode ter 5 rounds é uma vergonha sim!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda tinha esperanças pelo primeiro round da segunda luta. O Cigano defendendo muito bem as quedas, circulando... Achei que com essa movimentação e castigando nos socos levaria.

EDIT: Como que tem colega ainda defendendo a guarda baixa... Putz... No mesmo evento rolou o gordinho vs Cormier, que tem estilo parecido com o Cain

Olha se o Nelson saiu com o mesmo estrago na lataria...

Exemplos não faltam...

O engraçado é q os defensores da guarda baixa nunca mais postaram.:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa guarda baixa do Cigano enquanto leva bomba na cara virou motivo de piada total... Não tem como defender, pqp...

Mesmo com a justificativa de que o intuito era auxiliar na defesa de quedas (como o winstrol citou), apanhando feio daquele jeito não tem condições! Bizarro!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso dar minha opinião, senhores?

Ufa, que bom!

Pra mim, as pessoas ficam procurando achar um lugar onde o Cigano se sairia favorável: -"olha, em pé o Cigano troca mais, então o jogo dele tem que ser assim, assim e assado".

NÃO! Cigano não é melhor Striker que Cain!

Cain superou o Cigano EM PÉ também! Não foi só lutando grudado, mas em pé foi onde ele principalmente superou o Cigano.

"Ah, mas o Cigano tem a mão mais pesada porque nocauteou no primeiro round e tal...".

NÃO! Quem sabe se o Cain estava mal? Se já estava grogue? Se pegou num ponto -ou de um jeito- mais fatal?

Ou ainda: quem sabe o Cigano não tem o QUEIXO melhor que o Cain, mas não a mão mais pesada?

Acredito que também nisso Cain leva vantagem.

Mas, onde eu quero chegar?

Pra mim, a análise da luta é simples: Cain troca melhor, tem um wrestling melhor, luta mais rápido, tem a mão mais pesada e raciocina mais durante a luta. ELE É MELHOR -por enquanto- EM TUDO!

Custa aceitarem isso?

Se Cigano tem chances? Sim, muita! Com aquela inteligência toda que ele tem, tem capacidade para tornar-se o maior HW do Planeta, mas por enquanto, Cain é o melhor.

É isso.

É simples...

Quem não concorda, tudo bem. Pode disputar o troféu Groselha de Ouro com o Luciano Andrade...

O Cigano tem muito mais punch que o Cain; basta ver todas as lutas dele no UFC.

Devido à sua versatilidade, o americano infunde temor a trocadores porque pode tentar derrubar a todo momento. Ele não é melhor striker que o Cigano de jeito nenhum. É o mesmo que falar que o Couture é melhor striker que o Vítor. O Cain fez a festa porque esgotou todas as energias do Cigano. O Cain vencer apenas confirma a lógica: o lutador mais completo vence, a menos que ocorra uma zebra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, considero o Cigano melhor striker puro que o Cain, acredito que numa luta somente de striking o Cigano nocautearia.

A questão é que isso é MMA e a estratégia do Cain foi ótima, foi a mesma estratégia que o GSP usou contra o BJ na segunda luta entre eles.

Ela consiste em colocar o cara nas grade e cansa-lo no clinche, obrigar o cara a fazer força para deixar seus braços pesados...esse tipo de trabalho isometrico deixa o cara fudido na hora de trocar.

Pelo que percebi foi uma evolução da estratégia anterior, na segunda luta o Cain ficou muito exposto nas entradas no centro do octagon e dessa vez decidiu a jogar a luta na grade e trabalhar as quedas dali.

O principio foi o mesmo, não dar espaço, tirar a distancia do Cigano e pressionar o tempo todo.

Só que ao invés de fazer as entradas no centro do octagon ele mudou a estrategia e jogou o tempo todo na grade.

Pelo que vi na luta o Cigano treinou muito essa caminhada para trás batendo achando que o Cain lutaria da mesma forma...mas é muuuuuuito dificil acertar um cara que faz muito bem a mudança de nível como o Cain.

Além do chicano ser um lutador melhor a equipe dele também é melhor, traçou novamente uma ótima estratégia que fudeu com qualquer chance do Cigano.

Acho bem por aí.

O Cain é um melhor lutador tecnicamente, a equipe construiu uma estratégia melhor que ele conseguiu seguir além de ter um preparo físico muito melhor.

O Cigano com a guarda alta ou baixa não teria muita chance ali pregado na grade, o Cain colava nas mão dele e o Cigano tentava tourear mas não conseguia, se tivesse com a guarda alta seria quedado com muita facilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O TUPAC cantou a bola, não era nem pro Cigano ter vencido a 1a luta.

Não acho que é por aí. Na primeira luta o Cain errou a estratégia... e perdeu. Nas outras duas veio com estratégia muito melhor, e venceu. Méritos dele, mas ambos são lutadores de ponta.

A segunda luta até deu pra entender, Cain é top, veio com a estratégia certa e venceu. Se bem que era de se esperar essa estratégia, mas ok. O complicado é o cara repetir a mesma coisa, falar abertamente antes da luta o que ia fazer, e mesmo assim o Cigano ter chegado despreparado pra lidar com essa estratégia, DE NOVO. Aí é f...

Os caras falam sobre o quanto investem no CAMP... investe um pouco mais então e monta um camp COMPLETO.

Como algum forista disse, Cigano só ganha do Cain de novo quando se reinventar como lutador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois que acaba a luta é facil dizer o que deveria ser feito. É o famoso engenheiro de obra pronta. Mas é o que eu vou fazer agora. Vou jogar um monte de "ses" que eu fiquei pensando hj.

Se o Cigano lutasse no centro do Octagon o Velasquez não teria a grade.

Se o Cigano lutasse com a guarda alta não iria tomar aquelas bombas.

Se ficasse mais esperto no clinch não tinha tomado tanta porrada.

Se tivesse procurado derrubar e finalmente usar o seu Jiu-jitsu o Cain ficaria com uma pulga atrás da orelha. Ele é Wrestler e Wrestlers não sabem lutar de costas no Chão.

Mas a grande e verdadeira verdade, a que incomoda mais, é que to chupando essa manga até agora. Ta foda, tava na torcida pro cigano.

Mais do que outras vezes, pois sei como era importante ele trazer essa cinta pro brasil, nesse ano de 2013 que foi desastroso para o Brasil no MMA. Shogum perdeu pro "SONNAM" que nunca ganhou de ninguém, o AS perdeu pro Weidman, um cara que tava pregado no 2 round, o Cigano toma duas atropeladas monstro do Velasquez. ta foda. É como disse o Cigano, "só dói no coração"

Mas o Cain é fudido mesmo, tem que respeitar o cara.

Mas não acho que ele seja essa máquina de MMA, também tem falhas e basta apenas estar em um mal dia ou entrar um golpe, para que tudo isso que estão falando seja esquecido, exatamente como aconteceu com o Cigano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Exemplos não faltam...

O engraçado é q os defensores da guarda baixa nunca mais postaram.:lol:

Nego tá confundindo baixar a guarda para se defender das entradas, com lutar de guarda baixa 100% do tempo, independente da distância e situação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô Pegaleve, tem que pegar leve :)

Tu é um cara sempre bem humorado no off.

Acho que é mais desabafo, pois muitos estavam torcendo pelo Cigano. Lógico que não da para deixar escapar uma tiradinha de vez em quando também, neh? :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nego tá confundindo baixar a guarda para se defender das entradas, com lutar de guarda baixa 100% do tempo, independente da distância e situação

editado. tópico errado!smmooke

Editado por FCB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pô Pegaleve, tem que pegar leve :)

Tu é um cara sempre bem humorado no off.

Acho que é mais desabafo, pois muitos estavam torcendo pelo Cigano. Lógico que não da para deixar escapar uma tiradinha de vez em quando também, neh? :lol:

É a dificuldade em saber argumentar e ter argumentos.

Qdo isso falta, só resta a apelação.

Obviamente q num debate, depende dos foristas, pode gerar um atrito e troca de farpas se levarmos em conta as personalidades dos envolvidos. Natural e levo de boa... até pq tb não sou o cara mais paciente do mundo.

Eu, errado ou certo, tendo a postar, algumas vezes, com certa "certeza" do q estou dizendo, exatamente pela convicção q tenho da minha opinião.

Já levei owned por isso, já dei owned tb... ja discuti por dezenas de páginas, mas nesse tópico, apesar da minha opinião convicta, direta, sem rodeios, não ofendi ninguém, e deixei claro q apesar de tudo, era um debate. Inclusive o tinha encerrado dizendo "Ok, não vamos chegar a lugar algo, cada um com sua opinião".

Mas tem forista q acha q isso aqui é um ringue.. q se gritar mais alto "vai ganhar", mesmo q seja apelando e SEM QUALQUER ARGUMENTO!!!

Meus posts estão ai, e como devem ter percebido, a MAIORIA concorda com eles, inclusive os corners do Cigano.:lol:

Isso é um fórum de MMA... conteste meus ARGUMENTOS não a minha pessoa!;)

Obs: não sou santo, e tão pouco sou viadinho de querer pagar de vítima... sou esquentado, posto com convicção, mas NESSE TÓPICO, não insultei ninguém.

Editado por FCB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

op7w40.jpg

thumbdown

Desnecessário é ofender os outros pq não concorda com os argumentos dele. Ainda mais se tratando de foristas antigos aqui no fórum!giveup[1].gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente temos visões completamente distintas sobre a guarda do Cigano!!!

Como eu mencionei, ele sofreu mais danos ficando em pé do q nas vezes q foi levado pro chão.

;)

Ponto!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora