Entre para seguir isso  
Mike-LA

Allan Góes critica guarda berimbolo e lembra dos primóridos do MMA

Recommended Posts

O Mestre P.M Strauch uma vez em uma aula disse. Se um golpe não serve para todos, complica

De fato, berimbolo eu com os meus 110kg não consigo fazer. Hoje em dia eu vejo faixa branca que não tem a base formada de passagem de guarda, arm-lock e outros golpes básicos, mas que ficam no youtube vendo 500 videos de berimbolo e 50/50

Minha opinião é que o básico você tem que ter consolidado, o resto vem com o tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Mestre P.M Strauch uma vez em uma aula disse. Se um golpe não serve para todos, complica

De fato, berimbolo eu com os meus 110kg não consigo fazer. Hoje em dia eu vejo faixa branca que não tem a base formada de passagem de guarda, arm-lock e outros golpes básicos, mas que ficam no youtube vendo 500 videos de berimbolo e 50/50

Minha opinião é que o básico você tem que ter consolidado, o resto vem com o tempo

É, e isso vai cobrar lá na frente quando forem roxas ou marrom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Gallan

Grande entrevista...

Por intermedio desse grande amigo tive a honra e o prazer de aompanhar os primordios do Vale Tudo (pos helio) e do crescimento do BJJ em competicoes, como o Sociedade Nastra em q o Vale Tudo de 91 foi elaborado depois da invasao do pessoal da LL no meio do Campeonato.

Tive a oportunidade de acompanhar os treinamentos pro Vale Tudo de 91, no qual Allan estava treinando para substituir o Marcelo Behring contra o Hugo (Allan tomou um soco por tras do Hugo numa Boite)mas a luta acabou cancelada.

Uma coisa interessante q o Allan falou eh a diferenca de mentalidade, quando eles faziam o q faziam por honra e defesa da arte, para a transicao pro profissionalismo e a mutacao incorporada com a adicao do cross training (cardio) e etc.

Hj o esporte eh outro, mas ateh as brigas do Ryan ( Nao q eu apoiasse, ao contrario) foram necessarias pra se chegar onde se chegou... Quam viveu entende.

Editado por The Last Samurai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por sinal, o Rodolfo foi aplicar essa raspada no Buchecha e se fodeu em uma das finais. O Carcará foi fazer isso no Xande e também se fudeu.

Podem anotar ai, ta pra nascer o cara que vai berimbolar o Xande, que tem o JJ mais old school ainda em atividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara , Realmente concordo com algumas coisas que ele falou ,etc .

Mas o que eu quero mesmo é ver o VIDEO da luta do Allan em que ele foi pular a corda e caiu apagado no ringue ,alguém tem isso,sempre quis ver ?

Abs,

Junior

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

Podem anotar ai, ta pra nascer o cara que vai berimbolar o Xande, que tem o JJ mais old school ainda em atividade.

Hahaha mas essa você se deu mal, mas bem relativo até.

O Xande na luta da podium com o Cornelius, entrou numas de estudar o jogo do maluco, até pra se preparar para futuras lutas (meio como fez com o lo no adcc, mas só que em ritmo BEM mais light). Ele foi dando botes e entradas, deixando o cornelius trabalhar para ver até onde ele ia.

Salvo me engano o Xande já havia raspado 2 vezes, acho que estabilizou uma passagem ou fez vantagem e o cornelius entrou no berimbolo, visivelmente o Xande aceitou a posição para ver onde aquilo ia parar, ele não estava em base sólida, ficou mais relaxado, e se bem lembro, o Cornelius fez uma variação dando um rapa no Xande, fazendo dois pontos, ou só fez o berimbolo até a cambalhota, sem ir para as costas.

Foi algo assim, o Xande foi deixando o cornelius jogar para ver até onde ele ia naquele jogo invertebrado dele (que é bem diferente) e numa dessas ele ficou tão solto na base que o cara voltou o quadril e deu uma capotada nele, no movimento do quadril de berimbolo. O Xande tenta voltar com a perna e acaba levando os 2 pontos sim.

Eu até achei que se fosse mundial, pan, etc. O Xande teria feito defesa de sacrifcio, de deixar o joelho ir pro pau, botar mão ou cabeça no chão, etc., mas como vencia a luta e ele estava mais pro estudo, não quis fazer isso. E o cornelius era marrom tb né?

Mas dá pra dizer que ele foi "berimbolado", apesar de nao ter sido com mão na faixa e parando nas costas, movimento perfeito etc. Só que como foi o cornelius e o jogo dele é basicamente berimbolo, foi sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

Podem anotar ai, ta pra nascer o cara que vai berimbolar o Xande, que tem o JJ mais old school ainda em atividade.

Tentei te enviar uma mp pra contar um causo mas tua caixa ta cheia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahaha mas essa você se deu mal, mas bem relativo até.

O Xande na luta da podium com o Cornelius, entrou numas de estudar o jogo do maluco, até pra se preparar para futuras lutas (meio como fez com o lo no adcc, mas só que em ritmo BEM mais light). Ele foi dando botes e entradas, deixando o cornelius trabalhar para ver até onde ele ia.

Salvo me engano o Xande já havia raspado 2 vezes, acho que estabilizou uma passagem ou fez vantagem e o cornelius entrou no berimbolo, visivelmente o Xande aceitou a posição para ver onde aquilo ia parar, ele não estava em base sólida, ficou mais relaxado, e se bem lembro, o Cornelius fez uma variação dando um rapa no Xande, fazendo dois pontos, ou só fez o berimbolo até a cambalhota, sem ir para as costas.

Foi algo assim, o Xande foi deixando o cornelius jogar para ver até onde ele ia naquele jogo invertebrado dele (que é bem diferente) e numa dessas ele ficou tão solto na base que o cara voltou o quadril e deu uma capotada nele, no movimento do quadril de berimbolo. O Xande tenta voltar com a perna e acaba levando os 2 pontos sim.

Eu até achei que se fosse mundial, pan, etc. O Xande teria feito defesa de sacrifcio, de deixar o joelho ir pro pau, botar mão ou cabeça no chão, etc., mas como vencia a luta e ele estava mais pro estudo, não quis fazer isso. E o cornelius era marrom tb né?

Mas dá pra dizer que ele foi "berimbolado", apesar de nao ter sido com mão na faixa e parando nas costas, movimento perfeito etc. Só que como foi o cornelius e o jogo dele é basicamente berimbolo, foi sim.

Realmente eu não lembrava dessa, mas cara essa luta o Xande não deu pressão nenhuma, eu achei que seria um atropelo, mas o Xande pareceu que lutou pro gasto, sem tesão nenhum, mas não sabia dessa história não.

Irmão limpei a a caixa de entrada manda la, abração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem mandou o promotor do evento pagar metade da bolsa adiantada ....

Pega Leve, começou, termina né, hehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conta mais sobre o Rodolfo berimbolando o teu brother Buchecha.

Conta mais sobre o Carcara berimbolando o Xande.

A meia verdade é sempre mentirosa.

A posição para o jiu jitsu esportivo funciona, mas ela exige extrema flexibilidade, coisa que regra geral os pesados não tem.

Mas se tu não considera a genética do Rodolfo um ponto fora da curva, aí eu já não sei. Se até mesmo o Carcará que é forte e de borracha se complicou na posição, não sei o que comprova.

A prova de que a posição é boa para leves e complicada para pesados é de que ela é reiterada e pega em todas as faixas até médio, já sobe pra meio pesado são raros que a fazem, pesado então praticamente ninguém, super ninguém, pesadíssimo então nem se fala.

Mas tu quer falar de exceção?

Visita tatames, quero ver o percentual de praticantes acima do meio-pesado que executam essa técnica com extrema tranquilidade. Começando por você que também não é um peso leve.

Eu já digo que sei dar a raspada apenas para demonstrar para ensino, porque não considero ela prática para mim e acho extremamente difícil pra os meus 105 kg.

Tem efetividade? Sim.

Agora vai me falar que qualquer pesado faz isso? Olha aqui a complexidade da posição. A maioria já começa que tem dificuldade de gancho de la riva, depois pra cambalhotar rápido, trocando pegadas (pré requisito que o mendes repete exaustivamente no video) é dificil, para velho, tá no mundo do willy wonka. Sem falar a flexibilidade nas cambalhotas.

Acredito num heavy fazendo o dela riva e jogando o cara pra trás, mas essa cambalhotagem toda? Um ou outro. Não vou citar nome mas já imagino pelo menos uns 10 competidores mundiais faixa preta, alguns até campeões e fico rindo eles fazendo essa posição toda.

Ate agora nao entendi uma cosia. O maluco ja consegue raspar com a posicao da la riva chutando e que me parece bem eficiente. Pq ele nao sobe pra ficar na meia-guarda e apartir dali trabalhar r pra outra posicao ao inves de fazer aquele negocio de rolamento confunso que por pouco nem para nas costas e nem com gancho estabelecido fica, e q nao consigo imaginar alguem fazendo em alguem com mais de 80kg ou com adversarios pernas de ganso?

Editado por spiderk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado south_Pitbull

Ate agora nao entendi uma cosia. O maluco ja consegue raspar com a posicao da la riva chutando e que me parece bem eficiente. Pq ele nao sobe pra ficar na meia-guarda e apartir dali trabalhar r pra outra posicao ao inves de fazer aquele negocio de rolamento confunso que por pouco nem para nas costas e nem com gancho estabelecido fica, e q nao consigo imaginar alguem fazendo em alguem com mais de 80kg ou com adversarios pernas de ganso?

É pra pegar as costas, esse é o grande mandrake da posição dos mendes e que os miyao aprimoraram, o cornelius tb.

E por incrível que pareça essa posição funciona com pesados, quando ele dá aquela giradinha de quadril ali, e fica numa posição de cadeirinha tipo de lado pra ti, antes de raspar, rola uma parada com quem tá passando, que é forçar o teu joelho ao limite. Não tem como manter a base, ou até tem, ferrando o joelho. O jogo de defesa é pressionar o gancho de la riva pra fora com teu joelho o tempo todo, não permitindo esse cara ajustar o quadril daquele jeito, aí ele nao entra nessa raspada.

Sem a raspada não tem berimbolo, mesmo que ele tenha matado tua faixa. A questao é ficar brigando o tempo todo de joelho com o de la riva dele, muitas vezes o cara te ganha, porque tu come mosca, mas se ele não ajustar esse quadril, ele não raspa.

Quanto ele ajusta, tu só volta esse joelho ferrando ele, faz uma pressão nele, e tu automaticamente quebra a postura, dói teu ligamento patelar e fica mole, aí ele te raspa.

Por isso essa raspada pega pesados.

Se tu tenta amassar ele explica ali a estratégia, é chutar com o pé na virilha, e quando chuta ja vem com o dela riva quebrando ta postura e ajeitando esse quadril.

Mas raspa pesado sim, só que mediante quebrar a base dele com essa pressão no joelho.

E depois berimbola (cambalhota) para pegar as costas.

O que os miyao e o cornelius faziam diversas vezes, que irrita todo mundo, é que ele param no meio do caminho nos campeonatos, entram na raspada, tiram o cara de base e catam a faixa. Aí ou não conseguem raspar, ou não conseguem cambalhotar (as duas coisas acontecem). E ficam ali catando a faixa as vezes por 7 minutos, 8 minutos. Com o cara em pé fazendo base, ou de bunda no chão.

Eles tentando terminar a raspada e cambalhotar, ou tentando já ir pras costas, e os caras tentando levantar pra fazer postura e trabalhar passagem ou sair fora no meio da cambalhota.

Vi umas quantas lutas assim.

Outra coisa e´os dois entrarem de carrinho, ja começando da cambalhota (famosa guarda cu de cachorro), aí ficam ambos os atletas meio cambalhotados, tentando um entrar nas costas do outro e nenhum tenta passar a guarda. Aí quando passa horas assim eles tentam um ataque de pé fake para ganhar vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre admirei o Allan, tremendo casca grossa, considerado um dos "Poderosos" do mestre Carlson, lembro de ter visto um video de um desafio contra um lutador de judo ( aluno do Lebel, acho que assim que escreve o nome do famoso treinador americano), os 2 de quimono e o Allan chama na guarda e finaliza no triangulo, lembro ele finalizando no triangulo em vale tudo bem antigo, acho que era o mesmo evento que o Ralph Gracie lutava, ele tinha uma guarda sinistra...A luta comentada com o Dan Handerson, eu assisti e foi o maior roubo da historia do UFC, ele passou o carro, estava nas costas arrochando o mata leao e o juiz parou para puni-lo, voltou em pé e deram pro americano na decisão, acho que nesse mesmo evento o Carlão lutou e perdeu na decisão pro Beneteu.

De muita risada com a perola: " A gente entrava na garagem e saia na porrada, hoje em dia o atleta esta mais Madona, quer marcar hora quando vai lutar. Samurai, você dorme samurai e acorda samurai, você não é samurai um dia e no outro é donzela" " Se tiver que brigar hoje, brigo agora com você, se tiver que brigar amanhã, brigo amanhã com você"....Essa era a mentalidade do jiu-jitsu da decada de 90.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre admirei o Allan, tremendo casca grossa, considerado um dos "Poderosos" do mestre Carlson, lembro de ter visto um video de um desafio contra um lutador de judo ( aluno do Lebel, acho que assim que escreve o nome do famoso treinador americano), os 2 de quimono e o Allan chama na guarda e finaliza no triangulo, lembro ele finalizando no triangulo em vale tudo bem antigo, acho que era o mesmo evento que o Ralph Gracie lutava, ele tinha uma guarda sinistra...A luta comentada com o Dan Handerson, eu assisti e foi o maior roubo da historia do UFC, ele passou o carro, estava nas costas arrochando o mata leao e o juiz parou para puni-lo, voltou em pé e deram pro americano na decisão, acho que nesse mesmo evento o Carlão lutou e perdeu na decisão pro Beneteu.

De muita risada com a perola: " A gente entrava na garagem e saia na porrada, hoje em dia o atleta esta mais Madona, quer marcar hora quando vai lutar. Samurai, você dorme samurai e acorda samurai, você não é samurai um dia e no outro é donzela" " Se tiver que brigar hoje, brigo agora com você, se tiver que brigar amanhã, brigo amanhã com você"....Essa era a mentalidade do jiu-jitsu da decada de 90.

Realmente O Frank Shamrock(empate), Henderson e Sakuraba(empate) eram pra constar como vitorias do Allan...

Fato q talvez o tivesse levado a diferentes rumos, mas enfim, como citado, outros tempos...

No JJ, o cara tem mais de uma centena de lutas e 2 derrotas( ele conta soh a do Gordo). Se eu nao me engano, teve uma na Azul (talvez ele fique ateh bolado q eu relembre, foi na bandeirada mas acho q foi, prum cara da Kioto mas q como nao tenho certeza, nao falarei o nome) e a outra foi pro Gordo, na preta. Nao me lembro mas acho q foi no peso, ou nao? A unica contabilizada na historia...

Editado por The Last Samurai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso