Caliani

O boxe de Floyd Mayweather: um bom encaixe no UFC?

Recommended Posts

O boxe de Floyd Mayweather: um bom encaixe no UFC?

hi-res-168163662_crop_north.jpg?w=650&h=440&q=75

Floyd Mayweather é uma figura que divide opiniões, especialmente nas comunidades de MMA.

Por um lado, nenhum outro boxeador tirou tanto proveito de sua imagem através de inatividade e concorrência escolhida a dedo (nas poucas ocasiões em que ele efetivamente luta). O homem simplesmente esperou a poeira baixar quando do falatório sobre um possível combate contra Manny Pacquiao, deixando de ganhar uma grande bolada e evaporando as chances de realizar a única luta para a qual os fãs casuais de boxe realmente se importam.

Por outro lado, Mayweather é um verdadeiro mestre científico do boxe - ele tem umas das melhores razões de socos-conectados-para-socos-recebidos na história do boxe, e é sempre uma maravilha técnica, mesmo que seja um pouco demandante de assistir.

Embora a ideia de que Floyd Mayweather participe de uma luta de MMA tenha sido ventilada anteriormente e seja improvável, além de estúpida - porque ele está ganhando muito dinheiro nas suas lutas de boxe - certamente existem alguns aspectos de seu estilo que valem estudo para qualquer lutador que queira derrubar ou trocar no MMA.

O propósito deste artigo não é de fomentar a pilha de lutas dos sonhos analisadas em demasia, mas de brevemente examinar por que o estilo particular de Floyd Mayweather pode ser especialmente conveniente no MMA se empregado num lutador com jogo versátil.

Mayweather não é ótimo por seus reflexos ou atributos físicos - ele raramente joga longas combinações com grande velocidade de mão, e costuma fazer grandes esforços para conseguir machucar muitos de seus oponentes com socos. Ele é um sucesso graças à sua ciência, seu timing e sua experiência.

hi-res-78340231_crop_exact.jpg?w=650&h=440&q=85

Punch-and-Clutch

Agora, eu acho que é uma aposta razoavelmente segura dizer que um bocado de gente vai ler o título e vir somente para comentar: "Floyd seria derrubado em um segundo de luta no MMA!". Pois essa afirmação é absolutamente correta: como Miguel Torres reparou há algum tempo, o estilo de boxe de Mayweather é na verdade bastante voltado ao clinche, o que seria contraproducente para alguém que deseja evitar quedas.

Mas pense no outro lado da moeda: se mais e mais wrestlers pudessem ser ensinados alguns macetes e formas de grudar como as que Mayweather usa, poderíamos nos deparar diante de uma nova geração de artistas marciais.

Mayweather é famoso por frequentemente atacar com power punches ao invés de se aproximar por trás de um jab. Agora, muitos comentaristas vão colocar esse procedimento como uma prova de velocidade, mas é na verdade é uma demonstração de pura ciência.

Mayweather entra com um soco forte, normalmente uma mão direita ou um gancho de esquerda, e imediatamente se move para uma posição de clinche ou para prevenir retaliação do adversário. Se Mayweather sente que conectou um bom soco, ele imediatamente cruza o rosto para fora do clinche e acerta o oponente, enquanto estes tentam agarrá-lo.

Uma olhada na luta de Mayweather com Ricky Hatton revela maestria neste tipo de técnica. Mayweather retrai, provoca Ricky a andar na sua mão direita, e então agarra. Se ele sente que causou dano, se desvencilha e continua a atacar:

FM1_original.png?1368073411

Mayweather conecta uma mão direita pesada.

FM2_original.png?1368073507

Mayweather imediatamente mergulha para dentro e coloca o underhook no braço da frente de Ricky. Daqui ele clincha e previne retaliação.

Clinchar após um ataque solto de mão direita pode ser feito de duas maneiras: a cabeça pode ser mantida à esquerda ou à direita do underhook, ao se aproximar corpo-a-corpo ao oponente; ou a cabeça pode ser colocada abaixo da mão esquerda dele:

FM3_original.png?1368073620

Mayweather conecta uma mão direita em Shane Mosley.

FM4_original.png?1368073665

E imediatamente abaixa a cabeça, antecipando uma resposta.

FM5_original.png?1368073729

Mayweather joga a cabeça atrás do braço da frente de Mosley e daqui pode jogar ganchos de direita, girar ou simplesmente segurar.

Agora imagine o quão eficaz esta técnica poderia ser no contexto do MMA. Não é completamente desconhecida no meio: Fedor Emelianenko costumava agarrar ou derrubar seus oponentes após jogar a mão direita o tempo todo. Mas desde a aposentadoria de Fedor, ainda é bastante raro de se ver.

Muitos grapplers e wrestlers que entram no MMA são ensinados boxe pouco refinado - voltado para o jab - quando na verdade mostra-se contra-intuitivo para suas intenções de clinchar.

Vejam King Mo vs. Roger Gracie e percebam como o jab sólido de Roger apenas serve para manter a distância entre os dois lutadores, quando ele na verdade quer encurtá-la. O simples jab-e-mergulhe ou jab-e-clinche simplesmente não funciona mais no alto nível, a menos que você seja um Kevin Randleman da vida e possa cobrir metade do diâmetro de um ringue com seu mergulho.

As táticas de Mayweather sempre remetem a posicionar-se longe demais para ser acertado ou perto demais para acertar com eficiência na transição entre essas duas distâncias, e essa habilidade vale a pena ser estudada por qualquer lutador.

Dê uma olhada neste pequeno highlight maravilhoso de alguns dos truques de Floyd, e apenas perceba o quão voltado é o jogo do melhor boxeador do mundo para wrestling com socos:

hi-res-90979018_crop_exact.jpg?w=650&h=440&q=85

O jab no corpo

Uma fantástica característica no jogo de Mayweather que continua sendo subvalorizada em boxe, e quase que completamente ausente em MMA, é o body jab (ou jab no corpo). O body jab é um soco pouco respeitado por vários treinadores, porque estes acreditam que um lutador deveria estar com o condicionamento físico em dia para não ser incomodado por um golpe que não deveria carregar muita potência consigo.

Um lutador que toma o tempo para estudar o jab no plexo solar e desenvolve boa velocidade, potência e precisão, no entanto, pode tornar muito desagradável a vida para um adversário. Floyd Mayweather e Sugar Ray Robinson são excelentes exemplos de lutadores que se empenharam em aprender o body jab.

FM7_original.png?1368074355

Mayweather acerta Corrales com um jab firme no corpo - note as mãos de Corrales.

Agora, é claro, para começar, um lutador não deveria deixar suas mãos fora de posição ou começar a golpear para baixo no momento em que um oponente vem com um body jab, mas é sempre surpreendente ver como tantos boxeadores profissionais e disciplinados podem ser frustrados e cometer erros com este soco, que serve mais de incômodo do que como golpe potente.

Mayweather usou o body jab perfeitamente contra o atrasado Diego Corrales. Até mesmo um boxeador disciplinado de elite mundial como Corrales virou suas atenções para a sua defesa, e eventualmente, assim que Mayweather agachou - para o que Diego assumiu que seria um body jab, ele se viu caindo no tablado depois de ser acertado por um gancho de esquerda na mandíbula.

Clique aqui

Mayweather combinou o body jab com diretos de direita na cabeça e ganchos de esquerda e obteve resultados semelhantes.

Um bom body jab pode ser tremendamente eficaz em deixar até o mais disciplinado dos adversários fora de posição, e também pode ser visto na luta de Mayweather com Mosley.

Mayweather é conhecido pela sua excelente defesa stone-wall/shoulder-roll/philly-shell (a terminologia está longe de ser uniformizada), onde jabs e ganchos são bloqueados com a mão de trás, ao passo que o ombro da frente toma conta dos ataques de direita. Mas o uso repetido do jab de Mosley no esterno eventualmente encontrou Mayweather, o sempre perfeccionista, que teve de se esticar para defletir os jabs baixos, porém acabara sendo acertado por uma boa direita na cabeça:

FM8_original.png?1368074545

Mayweather foca em defletir o jab no corpo.

FM9_original.png?1368074608

E permanece com a postura ereta quando Mosley segue com um direto de direita.

Agora, com as luvas menores e a falta de disciplina defensiva em MMA, o body jab carrega o potencial de ser uma arma ainda mais eficaz. Assim como Fedor foi o único lutador de MMA de elite a demonstrar punch-and-clutch em qualquer grau de aptidão, Júnior dos Santos talvez seja o único lutador de MMA de elite a ter aperfeiçoado o body jab.

JDS_3_crop_exact.png?w=650&h=433&q=85

JDS usando o body jab para armar golpes na cabeça em Frank Mir.

Ver as mãos dos adversários de Cigano começarem a baixar enquanto comem jab atrás de jab no plexo solar, mesmo sabendo que uma bomba arqueada no crânio está por vir a qualquer a momento, é uma das coisas que o faz ser tão prazeroso de assistir.

Não vamos nos esquecer que o atual campeão dos pesos pesados, Cain Velasquez, foi provocado a golpear para baixo como forma de retaliar os jabs no corpo e diretos de Cigano em seu primeiro encontro. Quando tentou responder, Cigano foi por cima com uma mão direita, e ficou por isso. Se é capaz de desorientar o atual campeão dos pesos pesados, o body jab é uma técnica que merece reavaliação meticulosa no MMA.

Mayweather nunca terá uma luta profissional de MMA - a não ser que ele realmente entre em desespero nos últimos anos - mas fazer de conta que um lutador de MMA não pode absorver nada sobre suas técnicas é absoluta demência.

http://bleacherreport.com/articles/1632852-floyd-mayweathers-boxing-a-good-fit-in-the-ufc

arrttist arrttist arrttist arrttist arrttist

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo em partes com o autor do texto, acho que o body jab não funciona muito no MMA, primeiro porque as luvas sao pequenas, ou seja pra acertar o soco numa região que faça o oponente sentir é bem mais difícil, no boxe as luvas são maiores, ou seja um body jab pega toda a região do abdômen, com isso incomoda muito mais do que com a luva de MMA.. O que eu acho que deveria ser usado mais vezes no MMA sao os cruzados na linha de abdômen, esses sim incomodam bastante, e quando pega em cheio tem grandes chances do oponente sentir!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeuzão, jovem. Comentem mais, senão eu paro de fazer. (Não é birra de criança, crio os tópicos pra gerar discussão; o comentário do Rafael foi interessante, por exemplo).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei bem interessante essa ideia: ao invés do cara encurtar para queda jabeando, fazer isso mandando o cruzado, assim que ele falou, lembrei do Fedor, ele, de fato fazia muito isto.

Outro que encurta na base do cruzado é o Shogun, só que dificilmente, ele se aproveita disto para quedar.

Só que o cara precisa ser bem rápido para aplicar esta técnica como facilitador da queda.

Editado por brunogandhi88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Valeuzão, jovem" hahahuaahuaha! ri demais.

Aqui já virou mania chamar as pessoas de jovem, apesar da ironia. Elas ficam lisonjeadas de qualquer forma, sejam jovens ou não (porque aí a autoestima vai lá pro céu :lol:). Então todo mundo fica feliz. :D

Achei bem interessante essa ideia: ao invés do cara encurtar para queda jabeando, fazer isso mandando o cruzado, assim que ele falou, lembrei do Fedor, ele, de fato fazia muito isto.Outro que encurta na base do cruzado é o Shogun, só que dificilmente, ele se aproveita disto para quedar.Só que o cara precisa ser bem rápido para aplicar esta técnica como facilitador da queda.

Pois é. Em outro extremo, tem um cara como o Phil Davis, que tinha essa tática manjada de fintar o jab e mergulhar na hora. Contra o Minotouro ele fez isso direto.

67s70o_medium.gif

2u5t9nl_medium.gif

Por isso ele ainda tem um aproveitamento de quedas tão pífio prum wrestler do nível dele. Só conseguiu as quedas acima porque é muito rápido e a base de canhoto do Minotouro ajudou. Mas é péssimo porque o cara geralmente tem que cobrir muita distância.

Olha ele falhando antes, mesmo com a vantagem de velocidade/força:

2uidocw.gif

Já o Rashad é mais inteligente, varia os golpes e provoca o contragolpe antes da entrada:

rashad-rampage.gif

Fedor:

23+Fedor+Emelianenko+vs+Antonio+Rodrigo+Nogueira+III_xvid_009.gif

É uma diferença gritante, não é?

Editado por Caliani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fedor fez isso diversas vezes contra o Minota mesmo...

Essa finta do jab com mergulho nas pernas nem deveria funcionar mais, o cara tem que ser rápido e ter explosão pra mergulhar e cobrir um bom espaço.

Além de gastar muita energia.

O jab no corpo é pouco usado mesmo e eu acho que a luva pequena faz um bom estrago, ou pelo menos incomoda bastante o adversário, ajudando a baixar a guarda e diminuir velocidade/explosão.

Mas cruzados no corpo o Nick Diaz usa bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo em partes com o autor do texto, acho que o body jab não funciona muito no MMA, primeiro porque as luvas sao pequenas, ou seja pra acertar o soco numa região que faça o oponente sentir é bem mais difícil, no boxe as luvas são maiores, ou seja um body jab pega toda a região do abdômen, com isso incomoda muito mais do que com a luva de MMA.. O que eu acho que deveria ser usado mais vezes no MMA sao os cruzados na linha de abdômen, esses sim incomodam bastante, e quando pega em cheio tem grandes chances do oponente sentir!

Mas ao mesmo tempo, quanto menor a superfície de contato maior a pressão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui já virou mania chamar as pessoas de jovem, apesar da ironia. Elas ficam lisonjeadas de qualquer forma, sejam jovens ou não (porque aí a autoestima vai lá pro céu :lol:). Então todo mundo fica feliz. :D

kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Gifs. Agora o que dá agonia é ver faixa-preta como o Vinny Pezão sequer conseguir encurtar para quedar, mas, realmente, saber usar a trocação para encurtar é um facilitador enorme nas quedas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O foda é que tem que ser um puta jab para incomodar, mas acho que o real motivo para esse jab é a finta mesmo.

Mesmo que não incomode tanto acho que é instintivo se posicionar de modo a absorver o impacto ou até mesmo bloquear, nessa hora que a finta entra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O boxe de Floyd Mayweather: um bom encaixe no UFC?

hi-res-168163662_crop_north.jpg?w=650&h=440&q=75

Floyd Mayweather é uma figura que divide opiniões, especialmente nas comunidades de MMA.

Por um lado, nenhum outro boxeador tirou tanto proveito de sua imagem através de inatividade e concorrência escolhida a dedo (nas poucas ocasiões em que ele efetivamente luta). O homem simplesmente esperou a poeira baixar quando do falatório sobre um possível combate contra Manny Pacquiao, deixando de ganhar uma grande bolada e evaporando as chances de realizar a única luta para a qual os fãs casuais de boxe realmente se importam.

Por outro lado, Mayweather é um verdadeiro mestre científico do boxe - ele tem umas das melhores razões de socos-conectados-para-socos-recebidos na história do boxe, e é sempre uma maravilha técnica, mesmo que seja um pouco demandante de assistir.

Embora a ideia de que Floyd Mayweather participe de uma luta de MMA tenha sido ventilada anteriormente e seja improvável, além de estúpida - porque ele está ganhando muito dinheiro nas suas lutas de boxe - certamente existem alguns aspectos de seu estilo que valem estudo para qualquer lutador que queira derrubar ou trocar no MMA.

O propósito deste artigo não é de fomentar a pilha de lutas dos sonhos analisadas em demasia, mas de brevemente examinar por que o estilo particular de Floyd Mayweather pode ser especialmente conveniente no MMA se empregado num lutador com jogo versátil.

Mayweather não é ótimo por seus reflexos ou atributos físicos - ele raramente joga longas combinações com grande velocidade de mão, e costuma fazer grandes esforços para conseguir machucar muitos de seus oponentes com socos. Ele é um sucesso graças à sua ciência, seu timing e sua experiência.

hi-res-78340231_crop_exact.jpg?w=650&h=440&q=85

Punch-and-Clutch

Agora, eu acho que é uma aposta razoavelmente segura dizer que um bocado de gente vai ler o título e vir somente para comentar: "Floyd seria derrubado em um segundo de luta no MMA!". Pois essa afirmação é absolutamente correta: como Miguel Torres reparou há algum tempo, o estilo de boxe de Mayweather é na verdade bastante voltado ao clinche, o que seria contraproducente para alguém que deseja evitar quedas.

Mas pense no outro lado da moeda: se mais e mais wrestlers pudessem ser ensinados alguns macetes e formas de grudar como as que Mayweather usa, poderíamos nos deparar diante de uma nova geração de artistas marciais.

Mayweather é famoso por frequentemente atacar com power punches ao invés de se aproximar por trás de um jab. Agora, muitos comentaristas vão colocar esse procedimento como uma prova de velocidade, mas é na verdade é uma demonstração de pura ciência.

Mayweather entra com um soco forte, normalmente uma mão direita ou um gancho de esquerda, e imediatamente se move para uma posição de clinche ou para prevenir retaliação do adversário. Se Mayweather sente que conectou um bom soco, ele imediatamente cruza o rosto para fora do clinche e acerta o oponente, enquanto estes tentam agarrá-lo.

Uma olhada na luta de Mayweather com Ricky Hatton revela maestria neste tipo de técnica. Mayweather retrai, provoca Ricky a andar na sua mão direita, e então agarra. Se ele sente que causou dano, se desvencilha e continua a atacar:

FM1_original.png?1368073411

Mayweather conecta uma mão direita pesada.

FM2_original.png?1368073507

Mayweather imediatamente mergulha para dentro e coloca o underhook no braço da frente de Ricky. Daqui ele clincha e previne retaliação.

Clinchar após um ataque solto de mão direita pode ser feito de duas maneiras: a cabeça pode ser mantida à esquerda ou à direita do underhook, ao se aproximar corpo-a-corpo ao oponente; ou a cabeça pode ser colocada abaixo da mão esquerda dele:

FM3_original.png?1368073620

Mayweather conecta uma mão direita em Shane Mosley.

FM4_original.png?1368073665

E imediatamente abaixa a cabeça, antecipando uma resposta.

FM5_original.png?1368073729

Mayweather joga a cabeça atrás do braço da frente de Mosley e daqui pode jogar ganchos de direita, girar ou simplesmente segurar.

Agora imagine o quão eficaz esta técnica poderia ser no contexto do MMA. Não é completamente desconhecida no meio: Fedor Emelianenko costumava agarrar ou derrubar seus oponentes após jogar a mão direita o tempo todo. Mas desde a aposentadoria de Fedor, ainda é bastante raro de se ver.

Muitos grapplers e wrestlers que entram no MMA são ensinados boxe pouco refinado - voltado para o jab - quando na verdade mostra-se contra-intuitivo para suas intenções de clinchar.

Vejam King Mo vs. Roger Gracie e percebam como o jab sólido de Roger apenas serve para manter a distância entre os dois lutadores, quando ele na verdade quer encurtá-la. O simples jab-e-mergulhe ou jab-e-clinche simplesmente não funciona mais no alto nível, a menos que você seja um Kevin Randleman da vida e possa cobrir metade do diâmetro de um ringue com seu mergulho.

As táticas de Mayweather sempre remetem a posicionar-se longe demais para ser acertado ou perto demais para acertar com eficiência na transição entre essas duas distâncias, e essa habilidade vale a pena ser estudada por qualquer lutador.

Dê uma olhada neste pequeno highlight maravilhoso de alguns dos truques de Floyd, e apenas perceba o quão voltado é o jogo do melhor boxeador do mundo para wrestling com socos:

hi-res-90979018_crop_exact.jpg?w=650&h=440&q=85

O jab no corpo

Uma fantástica característica no jogo de Mayweather que continua sendo subvalorizada em boxe, e quase que completamente ausente em MMA, é o body jab (ou jab no corpo). O body jab é um soco pouco respeitado por vários treinadores, porque estes acreditam que um lutador deveria estar com o condicionamento físico em dia para não ser incomodado por um golpe que não deveria carregar muita potência consigo.

Um lutador que toma o tempo para estudar o jab no plexo solar e desenvolve boa velocidade, potência e precisão, no entanto, pode tornar muito desagradável a vida para um adversário. Floyd Mayweather e Sugar Ray Robinson são excelentes exemplos de lutadores que se empenharam em aprender o body jab.

FM7_original.png?1368074355

Mayweather acerta Corrales com um jab firme no corpo - note as mãos de Corrales.

Agora, é claro, para começar, um lutador não deveria deixar suas mãos fora de posição ou começar a golpear para baixo no momento em que um oponente vem com um body jab, mas é sempre surpreendente ver como tantos boxeadores profissionais e disciplinados podem ser frustrados e cometer erros com este soco, que serve mais de incômodo do que como golpe potente.

Mayweather usou o body jab perfeitamente contra o atrasado Diego Corrales. Até mesmo um boxeador disciplinado de elite mundial como Corrales virou suas atenções para a sua defesa, e eventualmente, assim que Mayweather agachou - para o que Diego assumiu que seria um body jab, ele se viu caindo no tablado depois de ser acertado por um gancho de esquerda na mandíbula.

Clique aqui

Mayweather combinou o body jab com diretos de direita na cabeça e ganchos de esquerda e obteve resultados semelhantes.

Um bom body jab pode ser tremendamente eficaz em deixar até o mais disciplinado dos adversários fora de posição, e também pode ser visto na luta de Mayweather com Mosley.

Mayweather é conhecido pela sua excelente defesa stone-wall/shoulder-roll/philly-shell (a terminologia está longe de ser uniformizada), onde jabs e ganchos são bloqueados com a mão de trás, ao passo que o ombro da frente toma conta dos ataques de direita. Mas o uso repetido do jab de Mosley no esterno eventualmente encontrou Mayweather, o sempre perfeccionista, que teve de se esticar para defletir os jabs baixos, porém acabara sendo acertado por uma boa direita na cabeça:

FM8_original.png?1368074545

Mayweather foca em defletir o jab no corpo.

FM9_original.png?1368074608

E permanece com a postura ereta quando Mosley segue com um direto de direita.

Agora, com as luvas menores e a falta de disciplina defensiva em MMA, o body jab carrega o potencial de ser uma arma ainda mais eficaz. Assim como Fedor foi o único lutador de MMA de elite a demonstrar punch-and-clutch em qualquer grau de aptidão, Júnior dos Santos talvez seja o único lutador de MMA de elite a ter aperfeiçoado o body jab.

JDS_3_crop_exact.png?w=650&h=433&q=85

JDS usando o body jab para armar golpes na cabeça em Frank Mir.

Ver as mãos dos adversários de Cigano começarem a baixar enquanto comem jab atrás de jab no plexo solar, mesmo sabendo que uma bomba arqueada no crânio está por vir a qualquer a momento, é uma das coisas que o faz ser tão prazeroso de assistir.

Não vamos nos esquecer que o atual campeão dos pesos pesados, Cain Velasquez, foi provocado a golpear para baixo como forma de retaliar os jabs no corpo e diretos de Cigano em seu primeiro encontro. Quando tentou responder, Cigano foi por cima com uma mão direita, e ficou por isso. Se é capaz de desorientar o atual campeão dos pesos pesados, o body jab é uma técnica que merece reavaliação meticulosa no MMA.

Mayweather nunca terá uma luta profissional de MMA - a não ser que ele realmente entre em desespero nos últimos anos - mas fazer de conta que um lutador de MMA não pode absorver nada sobre suas técnicas é absoluta demência.

http://bleacherreport.com/articles/1632852-floyd-mayweathers-boxing-a-good-fit-in-the-ufc

arrttist arrttist arrttist arrttist arrttist

Alto Nível essa análize meu amigo..já tinha dito no outro tópico que estava sentindo falta das suas traduções.Outro boxeador que utiliza muito bem essa guarda " Shoulder Roll " é o James Toney , e o fazia muito bem.Jab no tronco...num sei não me parece funcionar mais como golpe de encontro afim de frustrar um ataque do oponente ou como finta para outro golpe, não causa grande dano ( ao contrário do direto no plexo que já vi fazer muito nego arriar)..não utilizo com frequnecia fazendo sparring nem ensino com frequencia tbm.Um cara que chuta bem ao vc se abaixar para soltar o Jab no tronco repetidas vezes ele pode ter marcar dar um HighKick de direita n cabeça pelo lado contrário do soco ..pois sua cabeça vai estar mais baixa na hora que desfere o jab ,ideal para o sujeito só subir a perna direita e chutar com vontade..situação que tanto presenciei como executei em sparring .Contudo luta é luta e treino é treino, um boxeador de alto nível como o Cigano deve saber a hora certa de executa-lo e com a pegada de monstro dele deve incomodar bastante.

Agora utilizar o direto para derrubar como Fedor fazia...pow...era demais ver ele fazendo aquilo e como derrubava todo mundo...foi o melhor..sem mais..srrsrrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A analise foi otima do Jack Slack, mas nao da esse quoete que o topico fica enorme =T

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A analise foi otima do Jack Slack, mas nao da esse quoete que o topico fica enorme =T

Ele pode!

Aproveito pra perguntar tardiamente ao professor se ele acredita que o Rockhold poderia ter entrado com os diretos de canhota visando a queda, ao invés de ficar só chutando de longe (mesmo que chutes assim incomodem o Belfort, como ficou comprovado tantas vezes).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora