Marcos Lamenha

Joe Moreira faixa coral 8º grau?

Recommended Posts

http://portaldovaletudo.com.br/br/noticias/item/1966-joe-moreira-ministra-curso-de-arbitragem-na-ufsbjj

Será que alguém pode me explicar como é isso? Como é que alguém que pegou a faixa preta em 1984 (segundo informação do proprio site dele http://www.joemoreirabjj.com/joemoreira.html) já chegou no 8º grau? Nas minhas contas era pra ele ser faixa preta 6º grau, ainda faltando 3 anos pra pegar o 7º grau...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da 1 pra 2 3 anos

da 2 pra 3 3 anos

da 3 pra 4 5 anos

da 4 pra 5 5 anos

da 5 pra 6 5 anos

da 6 pra 7 7 anos

da 7 pra 8 7 anos

Total 35 anos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

da 1 pra 2 3 anos

da 2 pra 3 3 anos

da 3 pra 4 5 anos

da 4 pra 5 5 anos

da 5 pra 6 5 anos

da 6 pra 7 7 anos

da 7 pra 8 7 anos

Total 35 anos

achei que todos levavam o mesmo tempo. De 3 em três anos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não bate não... são 3 anos por grau até o terceiro grau, depois 5 anos por grau até o sexto grau, 7 anos por grau pro sétimo e oitavo, portanto:

Faixa preta em 1984

Faixa preta 1º grau em 1987

Faixa preta 2º grau em 1990

Faixa preta 3º grau em 1993

Faixa preta 4º grau em 1998

Faixa preta 5º grau em 2003

Faixa preta 6º grau em 2008

Faixa vermelha/preta 7º grau (seria em 2015)

Faixa vermelha/preta 8º grau (seria em 2022)

Portanto a conta não bate não... aí tem aqueles que vão dizer que tem professor que não segue a regra de graduação da CBJJ, bom, se não segue então nem deveria se importar com a graduação né...? Pois se você tá seguindo uma determinada graduação é porque alguém instituiu essa graduação, e até onde eu sei que disciplina isso é a CBJJ há pelo menos uns 15 anos e antes disso a federação do RJ. Se não liga pra graduação, faça então igual mestre Carlson Gracie, que poderia usar a faixa vermelha 9º grau, no entanto usava a faixa preta normal, sem graus... tava nem aí pra graduação, pra regras, pra tempo de faixa, pra nada!

Não to dizendo que devemos desprezar a graduação, eu mesmo sou um dos que valoriza isso, mas se é pra seguir a graduação, então façamos isso direito né! Tomo por exemplo o mestre De La Riva, que é faixa preta 6º grau, e no entanto o Ricardo Libório, que pegou a preta depois do De La Riva, uns 2 anos atrás teve a infeliz idéia de receber a faixa coral de um tal "mestre Índio", que graduou ele muito antes do tempo... ou seja, desrespeitou totalmente as regras da graduação, e isso tudo pra que? Pra receber uma determinada faixa? E do que vai valer aquela faixa? Admiro muito o Libório, mas nesse caso ele pisou feio na bola, tanto é que soube que na época foi duramente criticado por muitos faixas preta no Brasil e até "desistiu" da graduação que tinha recebido. O mesmo ocorreu com Rigan Machado, que no panamericano de 97 ou 98 (não lembro o ano exato) subiu ao pódio de faixa preta 3º grau, e hoje é faixa vermelha/preta 7º grau... ou seja, os caras tão criando seus proprios criterios de graduação, baseado em que eu não sei.

Um fato que tenho conhecimento e que até poderia "atenuar" essas graduações é que antigamente, mas antigamente que eu me refiro é há mais de 10 anos, o espaçamento entre as graduações era menor, salvo engano o tempo do sexto pro sétimo grau era de 5 anos, e não de 7 anos como é hoje, mas mesmo assim essas faixas que citei aqui (Joe Moreira, Liborio e Rigan) foram obtidas nos ultimos anos, portanto já estariam dentro da nova regra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aquele negócio... quem realmente controla isso?

Quem fez as contas pra graduar o Royler faixa coral? Dizem que foi o Rolker... mas ele puxou o saco do irmão? Não sei... não sei também se ele respeitou esse prazo da CBJJ (ou IBJJF, que dá no mesmo). Mas a faixa coral 7o grau da faixa preta, na cintura do Royler, é merecida por tudo o que ele já fez!

Eu acho que o Joe Moreira não conta como a CBJJ não, até porque ele e o presidente da confederação não se bicam! Carlos Gracie Jr. odeia o Moreira porque acha que ele é um charlatão... na verdade, é dor de cotovelo, porque o Joe invadiu a área dos Gracie quando eles estavam se expandindo na América... então, é birrinha de criança.

Em contrapartida, duvido muito que o Joe Moreira se importe com o que vão dizer da faixa coral dele!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aquele negócio... quem realmente controla isso?

Quem fez as contas pra graduar o Royler faixa coral? Dizem que foi o Rolker... mas ele puxou o saco do irmão? Não sei... não sei também se ele respeitou esse prazo da CBJJ (ou IBJJF, que dá no mesmo). Mas a faixa coral 7o grau da faixa preta, na cintura do Royler, é merecida por tudo o que ele já fez!

Eu acho que o Joe Moreira não conta como a CBJJ não, até porque ele e o presidente da confederação não se bicam! Carlos Gracie Jr. odeia o Moreira porque acha que ele é um charlatão... na verdade, é dor de cotovelo, porque o Joe invadiu a área dos Gracie quando eles estavam se expandindo na América... então, é birrinha de criança.

Em contrapartida, duvido muito que o Joe Moreira se importe com o que vão dizer da faixa coral dele!

Cara, aí é que tá... o cara pode até não seguir as regras de graduação estabelecidas pela CBJJ, sei que tem gente que realmente faz isso... mas é no mínimo "estranho" o cara ignorar as regras, mas seguir a mesma graduação. Como eu disse, mestre Carlson Gracie era um que era legitimamente faixa vermelha 9º grau, porém lembro de diversas fotos e entrevistas em que ele usava a preta, ou seja, esse realmente não tava nem aí pra regras de graduação!

Quanto ao fato de picuinha entre Carlinhos Gracie e Joe Moreira, por mais que eu critique muita politicagem que existe na CBJJ e seja contra várias atitudes do Carlinhos, não vou dizer que Joe Moreira é charlatão ou nada parecido, afinal o cara realmente tem uma ficha de serviços prestados a favor do jiu-jitsu, porém acho que esse "curso" que Joe Moreira vai ministrar dá bem o tom do que o Carlinhos critica, quem tiver curiosidade acessa lá o site pra ver como é... curso de 3 dias custando R$ 600,00(seiscentos reais) e você "ganha" os "diplomas" de professor de jiu-jitsu e MMA, além de "diploma" de árbitro, pow é brincadeira uma coisa dessas né...? A CBJJ nesse sentido há anos vem fazendo cursos regulares de arbitragem Brasil afora, inclusive com prova prática e prova teórica e só ganha certificado de arbitro quem for aprovado, aí chega alguem cobrando 600 paus pra lhe "diplomar" professor de jiu-jitsu, MMA e ainda arbitro? Na boa, alguém leva a sério um diploma desse? Eu sou um faixa roxa por exemplo, pago os 600 reais e vou ser diplomado pra tudo...? Assim não dá né!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele que deu a preta pro Ruas, e parece que ele nunca usou kimono.

Rolles não foi quem começou isso...

Pô, mas comparar o jiu-jitsu do Ruas com o do Rashad também é complicado né... Kimono o Ruas já botou sim, tem até video dele de kimono de jiu-jitsu.

já o Rashad sequer tenta aplicar finalizações, mesmo estando em posição de dominação (isso já depois da black belt).. o Rolles deu a faixa pro Rashad só porque ele era famoso e rico, além de "dar trabalho" nos rolas - obviamente por ser um top wrestler com conhecimento razoável (faixa azul no máximo) de chão.

Veja, não estou defendendo a preta do Ruas, mas apenas afirmando que a comparação foi meio indevida.

Editado por thomaz.andrade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
porque o Joe invadiu a área dos Gracie quando eles estavam se expandindo na América

Porque alguns não somente se acham donos do Jiu, mas da America também. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, aí é que tá... o cara pode até não seguir as regras de graduação estabelecidas pela CBJJ, sei que tem gente que realmente faz isso... mas é no mínimo "estranho" o cara ignorar as regras, mas seguir a mesma graduação. Como eu disse, mestre Carlson Gracie era um que era legitimamente faixa vermelha 9º grau, porém lembro de diversas fotos e entrevistas em que ele usava a preta, ou seja, esse realmente não tava nem aí pra regras de graduação!

Quanto ao fato de picuinha entre Carlinhos Gracie e Joe Moreira, por mais que eu critique muita politicagem que existe na CBJJ e seja contra várias atitudes do Carlinhos, não vou dizer que Joe Moreira é charlatão ou nada parecido, afinal o cara realmente tem uma ficha de serviços prestados a favor do jiu-jitsu, porém acho que esse "curso" que Joe Moreira vai ministrar dá bem o tom do que o Carlinhos critica, quem tiver curiosidade acessa lá o site pra ver como é... curso de 3 dias custando R$ 600,00(seiscentos reais) e você "ganha" os "diplomas" de professor de jiu-jitsu e MMA, além de "diploma" de árbitro, pow é brincadeira uma coisa dessas né...? A CBJJ nesse sentido há anos vem fazendo cursos regulares de arbitragem Brasil afora, inclusive com prova prática e prova teórica e só ganha certificado de arbitro quem for aprovado, aí chega alguem cobrando 600 paus pra lhe "diplomar" professor de jiu-jitsu, MMA e ainda arbitro? Na boa, alguém leva a sério um diploma desse? Eu sou um faixa roxa por exemplo, pago os 600 reais e vou ser diplomado pra tudo...? Assim não dá né!

É que pra quem é ou era da GB, como eu, Carlinhos Gracie e CBJJ são uma coisa só! Eu fiz cursos com ele, estive em eventos da GB e vi de perto como é o sistema... por isso tenho um pé atrás. Mas concordo que os cursos da CBJJ são mais "dignos" que esses tantos que surgem do nada, mesmo ministrados por caras do calibre do Joe Moreira.

Agora, questão de graduação... faixa é pra amarrar kimono. Se ele acha que é coral 8o grau, bom pra ele... Mestre Hélio não passou a usar faixa azul em protesto? Então...

Porque alguns não somente se acham donos do Jiu, mas da America também. :lol:

Não sei se você conhece os bastidores da Gracie Barra, mas é pior do que aparenta!!!! Estive na GB Huntington Beach no ano passado.. na época, eu ainda fazia parte da equipe... sou faixa marrom e só porque eu vim do Brasil, queriam que eu treinasse no nível fundamental... acharam que meu "nível de marrom" não dava pra treinar com eles lá! Simplesmente peguei minhas coisas e fui embora! Estão se achando os reis da América mesmo!!! Interessante que um dia antes eu treinei com o Saulo Ribeiro em San Diego!! Saulo Ribeiro, não o Filipe Jerry... pequena diferença!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês estam se esquecendo de um nome....o Conan foi graduado faixa coral junto com o Libório....isso mesmo, o Conan SIlveira!!!! Ele pulou da faixa azul para preta para lutar no Extreme Figth (aquele evento em que ele foi nocauteado pelo Mourrice Smith). Como alguém que pegou a preta depois de 1996 pode ser faixa Coral?

Concordo com uma opinião....se você ligar para faixa e para graus etc, deve seguir o regulamento da CBJJ. Querendo ou não ela é a maior Confederação de Jiu Jitsu do Mundo.

Sobre a faixa dada pelo Joe Moreira ao Marcos Ruas, em uma mesa redonda no passando a guarda o próprio Ruas disse que não fazia questão nenhuma de usar faixa preta de jiu jitsu,pois a arte marcial dele é o Ruas Vale Tudo. O Carlson tinha ficado indignado com a faixa preta dada ao Ruas e com a recusa dele em enfrentar o Belfort (na época faixa azul). Mas Carlson e Ruas se cumprimentaram e colocaram fim nas polêmicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês estam se esquecendo de um nome....o Conan foi graduado faixa coral junto com o Libório....isso mesmo, o Conan SIlveira!!!! Ele pulou da faixa azul para preta para lutar no Extreme Figth (aquele evento em que ele foi nocauteado pelo Mourrice Smith). Como alguém que pegou a preta depois de 1996 pode ser faixa Coral?

Concordo com uma opinião....se você ligar para faixa e para graus etc, deve seguir o regulamento da CBJJ. Querendo ou não ela é a maior Confederação de Jiu Jitsu do Mundo.

Sobre a faixa dada pelo Joe Moreira ao Marcos Ruas, em uma mesa redonda no passando a guarda o próprio Ruas disse que não fazia questão nenhuma de usar faixa preta de jiu jitsu,pois a arte marcial dele é o Ruas Vale Tudo. O Carlson tinha ficado indignado com a faixa preta dada ao Ruas e com a recusa dele em enfrentar o Belfort (na época faixa azul). Mas Carlson e Ruas se cumprimentaram e colocaram fim nas polêmicas.

Cara, quando eu citei Liborio e Rigan, eu me lembrei sim do Conan mas não quis nem cita-lo pois considero ele um cara inexpressivo em termos de jiu-jitsu, diferentemente de Liborio e Rigan que são notadamente dois grandes mestres de jiu-jitsu! Esse lance de pular da azul pra preta eu desconheço, e acho inclusive que você pode estar enganado, porém não tenho certeza... naquela época o Carlson tava bem ativo, acompanhando de perto seus alunos que estavam iniciando no vale-tudo, e acho muito difícil que isso tenha acontecido... dos alunos top do Carlson, o único que teve faixa "pulada" foi o Belfort, que saiu da roxa direto pra preta, mas fora ele não lembro de nada nesse sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora