Recommended Posts

Salve galera, preciso de conselhos da galera mais experiente. A minha história é a seguinte, em janeiro próximo vou fazer dois anos de treino de luta livre. Logo no meu primeiro ano, me sentindo muito bem com o que vinha aprendendo, lutei um campeonato de LL na branca e venci. Depois perdi na segunda luta da Copa Budokan, que aliás é um torneio dificílimo, pretas, marrons, roxas e eu, todos juntos. No terceiro campeonato do ano, lutei de azul um campeonato de jiu-jitsu sem kimono e venci. No final do ano fiz o exame e me graduei faixa-azul de Luta Livre com folga, segundo meu mestre.

Acho que foi um ano bom para mim, presumo que vocês também concordam, certo? Mas agora em 2011, queria vir pra arrebentar, lutar todos campeonatos possíveis de LL e JJ sem kimono, me sentia muito bem contra todos os azuis que já havia treinado, portanto, era só ir lá e ganhar as medalhas. Claro, nunca é tão simples assim. No começo do ano lutei um campeonato de LL e ganhei três lutas duras para ser campeão, sendo que na última com finalização - a primeira em campeonatos. Isso foi em maio e segundo o meu planejamento, a próxima peleja seria o campeonato estadual de JJ sem kimono, da federação do Robson Gracie. Queria muito lutar esse campeonato, porque no ano anterior havia caído no aniversário da minha esposa e não pude ir. Mas aí começaram os meus problemas no trabalho, prazos estourando, tudo atrasado, chefes reclamando e eu saindo quase sempre na hora que já era pra estar no tatame da academia treinando. Resultado, fiquei mais de três meses parado, exatamente no período em rolavam todos os campeonatos que poderia lutar (de agosto a outubro). Bateu aquele desânimo e quando as coisas acalmaram, voltei aos treinos meio devagar, quer dizer, querendo ir devagar, sem lembrar de quase nada de posição e tal, mas lá na academia não tem muito disso não, é só barra pesada.

Porém, estranhamente voltei bem. Diria que até melhor do que antes, comecei a dar dificuldade a quem não dava e finalizar mais nos treinos. Enfim, parecia que estava mais solto. Isso foi em novembro e o exame de faixas lá da academia geralmente é em dezembro. Daí o faixa-marrom que puxa um dos meus dois treinos na semana (isso aí, só treino em dois horários durante a semana, a noite), me disse para fazer o exame pra roxa, que eu estava bem e poderia fazer tranquilo. Eu pensei que talvez seria muito cedo, afinal, não são nem dois anos de tatame, mas aí tirei como parâmetro um outro roxa pesado que tem na academia e treina todo dia, quando a gente rola, me sinto bem com ele e até consigo levar vantagem na maioria das vezes. Na técnica, acredito que sou melhor, mas ele equilibra na força (qualquer pesado atlético é mais forte que eu). Lembrei também, de um treino entre amigos no meu tatame (tenho um pequeno tatame na casa do meu pai), no meio do ano. Esse treino foi quando eu achava que iria participar do Estadual Sem Kimono, e um amigo meu levou um marrom pesado para treinar comigo. A ideia era pegar um pouco do jogo que os caras poderiam fazer no campeonato, pois vocês podem não achar, mas o estilo entre JJ e LL se diferencia muito. Treinei com ele e finalizei no pé (a reta, essa vale na azul do jiu-jitsu) e depois de dois rolas pegados onde ninguém finalizou ninguém, ele me pegou em um arm-lock de braço.

Claro que um ou dois treinos não servem como parâmetro de nada, mas sou um cara que sabe treinar e mesmo alguns graduados (já treinei com vários, do jiu e LL) não me bagunçam a muito tempo. Por isso aceitei e fui fazer o exame na última sexta-feira.

Ontem foi o primeiro treino como roxa, e logo no segundo rola, cai com um faixa-preta de LL até famoso, que tem mais de 20 lutas de MMA nas costas. O cara tava com os seus 82kg, é atlético, forte. Eu tenho os meus 115kg, sou rápido pro peso, porque sou grande (1,93m), mas não muito forte. Logo no começo eu fui pra cima, peguei as costas, mas ele se livrou muito rápido e chamou na meia, passei e cai nos 100kg, ele escapou e a partir daí foi só festa... Pra ele! Fui finalizado quatro vezes no pescoço, dois tipos de triângulos de braço, guilhotina (o filho da mãe tem uma força nesse golpe, absurdo) e katagatame. E pior, pra guilhotina eu tinha defesa boa, pro katagatame também, mas não teve como, mesmo sendo mais forte o cara me pegou. Fiquei meio pensativo após isso, se mereço a roxa ou não, se poderia ter dado mais dificuldade a ele. O que vocês acham?

Por um lado, já vi algo positivo, mesmo sendo ainda um iniciante, não tomava um coro assim há tempos. Agora fiquei com vontade de enfim dar mais ênfase a minha parte física, mais explosão, mais tudo. O cara que me pegou era bem mais leve, mas se fossemos medir, o triângulo de braço dele deve ter bem mais força que o meu. Essa pressão dele, é fruto de um treinamento profissional de isometria e etc. O que eu puder buscar perto disso, buscarei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, que bom que você foi escovado e isso serviu de incentivo...

Acho que os questinamentos acerca de merecer ou não a faixa são desnecessários, a faixa já é sua.

Uma observação, você falou muito em se aprimorar fisicamente mas eu acho que o foco maior deve ser sempre a evolução técnica...

Bons treinos e parabéns pela faixa!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, tu tá reclamando de ter levado uma escovada de um preta com 20 lutas de mma nas costas? você queria o que? amassar ele com 2 anos de treino??

Po, vc talvez esteja se cobrando demais!! Já tá muito bom pegar roxa com esse tempo de treino, eu tenho 4 anos e ainda tou na azul (parei varias vezes).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, apanhar de um preta e ainda profissional não é nenhum absurdo... Mas parabéns pela evolução. eu acompanhava seu blog, em que você relatava suas experiências e até me incentivou a começar a treinar BJJ também. Eu tenho pouco mais de um ano, mas como parei muito nesse meio tempo, não consegui evoluir tanto. Só agora que estou conseguindo dar uma boa sequência de treinos 3 x por semana, desde setembro. Espero estar competindo, assim como você, até o segundo semestre do ano que vem. Ainda me falta muito gás, sou muito podre ainda.

Editado por RicardoBJJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando Cromado, meu filho... Larga essa luta livre esportiva que não vai te levar a nada... isso não presta meu filho....

Pronto, depois de te sacanear agora posso falar. Em primeiro lugar parabéns pelo seu desempenho. Pegou a roxa bem rapido até. Mas se vc se desenvolveu bem no esporte não tem o porque não merecer. Congrats!

Agora vem o seguinte: podemos dizer que há dois tipos de faixas. Dos que competem profissionalmente e dos meros mortais. Voce pode ter até a parte técnica boa, porém voce se comparar fisica e tecnicamente com um cara que treina profissionalmente, faz preparação fisica e tá no tatame pelo menos 2 xs por dia trabalhando o dia inteiro e fazendo um treino só por dia? Vc tem que ter um DOM muito grande pra coisa. Mas acho bacana que voce corra atras de mais treino e de melhor preparação fisica. Voce lutou com um cara pro que com o peso que tem é muito mais forte e explosivo que voce e não é por acaso. Ele treina bem mais que vc e isso é fato. E na hora da porrada isso aparece com mais facilidade. Eu sou preta há quatro anos e sei que se eu pegar um marrom top do meu peso hoje eu vou suar frio. Isso se não bater. Sou pior que ele? acho que não. Mas a parte fisica dele vai estar muito melhor do que eu. treinei há pouco com o Jackson Sousa lá da academia, que esse ano só ficou abaixo do João Gabriel e do alexander Trans na marrom. Se for contar na pontuação perdi o treino. E NEM LIGO! Não tenho mais idade pra ter marra.

Conselho? treina, procura fazer uma preparação fisica mais adequada ao seu esporte que é provavel que voce melhorando a parte fisica a técnica vc tenha uma melhora significativa.

Hendo se despede dizendo... sai dessa porra.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

:lol: :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, que bom que você foi escovado e isso serviu de incentivo...

Acho que os questinamentos acerca de merecer ou não a faixa são desnecessários, a faixa já é sua.

Uma observação, você falou muito em se aprimorar fisicamente mas eu acho que o foco maior deve ser sempre a evolução técnica...

Bons treinos e parabéns pela faixa!!

Valeu pela força jo.hendrix, eu mencionei a parte física porque muitas vezes sinto desvantagem neste aspecto. Alguns caras com o mesmo peso que o meu, mas com menos técnica, digamos assim, podem me vencer por conta de sua maior força. Pode ser também que com mais conhecimento técnico eu consiga suplantar essa diferença de força aí, é um caminho também. Só citei a parte física, porque é um lado ao qual eu ignoro completamente, já na parte técnica sou viciado. Quando não estou treinando posição, estou vendo vídeos.

Editado por fernando_gracie

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de pegar a roxa também, da mesma forma, com dois anos de treino. Fico achando que não mereço a faixa também. Sei lá. Eu ganhei os campeonatos que disputei, vou bem nos treinos, não falto, ajudo todo mundo.

Vc também começou a treinar tarde, né? Eu tô com 32, eu acho que isso influenciou, não sei. A faixa tá na cintura, tô dando meu melhor para honrá-la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana seu tópico.

Parabéns e desencana da faixa...Se o teu professor/treinador lhe concedeu a faixa, o que tem a fazer é somente honrá-la. Vou pegar a roxa este ano, depois de algumas indas e vindas no Jiu Jitsu, finalmente passarei para roxa (05 anos). Mas assim como você, estou me sentindo muito bem e preparado.

Desencana do "sacode", isso é motivador, haja visto o exposto por você. Parabéns e bons treinos. Ahh, aliás treinei um vez com uns 02 caras da LL, foi quando fui treinar wrestling com uma Fábio Duarte/Memorial(na academia Sangue Jovem em Santos). Isso faz uns 03 anos, aliás o galera foi muito bacana e inclusive fiz um rola com um americano que estava lá aprimorando a parte de chão.

Bons treinos.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Treinei com ele e finalizei no pé (a reta, essa vale na azul do jiu-jitsu) e depois de dois rolas pegados onde ninguém finalizou ninguém, ele me pegou em um arm-lock de braço.

Tranquilo, esse tipo de armlock é o mais difícil de defender! :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, tu tá reclamando de ter levado uma escovada de um preta com 20 lutas de mma nas costas? você queria o que? amassar ele com 2 anos de treino??

Po, vc talvez esteja se cobrando demais!! Já tá muito bom pegar roxa com esse tempo de treino, eu tenho 4 anos e ainda tou na azul (parei varias vezes).

Valeu Skalt, esse tipo de força é muito importante. Eu gosto de cobrar muito, ajuda nos resultados, mas é como você falou, ele é preta e tal... O lance é que era mais leve, por isso achei que deveria ter ido melhor, mas já devo ficar feliz por ganhar a faixa neste curto período de treino, nada mais. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente, apanhar de um preta e ainda profissional não é nenhum absurdo... Mas parabéns pela evolução. eu acompanhava seu blog, em que você relatava suas experiências e até me incentivou a começar a treinar BJJ também. Eu tenho pouco mais de um ano, mas como parei muito nesse meio tempo, não consegui evoluir tanto. Só agora que estou conseguindo dar uma boa sequência de treinos 3 x por semana, desde setembro. Espero estar competindo, assim como você, até o segundo semestre do ano que vem. Ainda me falta muito gás, sou muito podre ainda.

Salve Ricardo, eu lembro que você chegou a comentar lá no blog, mas tive que congelar a ideia porque parti para um projeto maior exatamente por causa dele. Com os primeiros escritos por lá, tomei gosto pela coisa e comecei a escrever sobre outros assuntos que curto também. Juntei uns amigos e assim nasceu a Feedback Mag., na qual acabei ficando como editor. Lá tenho que editar ou mesmo escrever todos os dias, daí ficou ruim de manter o DiárioFight. Mas o projeto de escrever sobre o cotidiano dos treinos continua na seçãorelatos da revista, outro dia, inclusive, publiquei uma história por lá. O Gadernal aqui do PVT também conta suas histórias nesta seção as vezes. Enfim, só o formato que mudou um pouco, passa lá e confere quando tiver um tempo. Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora