Entre para seguir isso  
funakoshi

A entrevista perdida bruce lee ja antecipava vale tudo

Recommended Posts

O Bruce Lee pensador das artes marciais realmente é uma figura digna de nota, agora, o Bruce Lee atleta, lutador, é foda de engolir...

Algumas lendas começam a ser promovidas sem nenhum fundamento, chega a ser até ridículo. É tudo na base do "ouvi dizer".

Argumentos do tipo "tinha várias lutas, mas não lutou em campeonatos pq não acreditava em regras", já me fazem ver com bastante descrédito qualquer coisa que venha a seguir.

Desculpem, mas não tem como levar a sério uma coisa dessas... parece aquelas hostorias de mestres do kung fu que não entram em campeonatos de uma modalidade tal pq o estilo de luta dele é mortal e ele não querem machucar ninguem...wacko.gif

Como lutador, o Van Damme tem muito mais crédito que o Bruce Lee, pois já foi campeão europeu de Kickboxing (e tem registro de suas lutas).

Não duvido nada que daqui há alguns anos o Seagal seja o próximo a encabeçar esse rol de lutadores superpoderosos do cinema.

Cara, pra vc ter uma idéia das tais lendas q envolvem o Bruce Lee, tem histórias de q ele era capaz de, literalmente, flutuar por alguns segundos bem como parar no ar para aplicar golpes.

Sério, tem q ser muuuuuuuuito inocente pra acreditar nessas bravatas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem (a)lutadores e (b)mestres em artes marciais, quem sabe toda esta discussão do topic esteja nessa diferença.

Realmente concordo com aqueles que dizem que o Bruce Lee não pode ser vangloriado e endeusado como lutador/atleta por não ter um histórico comprovado de suas lutas. Mas da mesma forma que não podemos trata-lo como um nada, não temos parâmetro. Nem derrotas, nem vitórias. É uma incógnita.

Contudo, acredito que como artista marcial ele tinha um grau de conhecimento elevadíssimo, se conseguiria aplicar em um combate real, nunca saberemos. Por isso, Bruce Lee é um MITO e não uma LENDA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho se ele fosse realmente um lutador ele teria colocado luvas e lutado com pelo menos um tailandês,já q ele sabia vários estilos.

Kimura foi registrado em vídeo ,mas o Lee q era um astro e conhecia cinegrafistas não o foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca ouvi essas histórias de que o Bruce Lee flutuava ou parava no ar para aplicar golpes, até procurei aqui no google e nada.

Se for ver o método do Jeet Kune Do de um modo geral, é MUITO parecido com MMA. Não era um "estilo de kung fu", o conceito do Jeet Kune Do (que não é uma arte marcial em si, só um conceito para a aplicação das mesmas) é simples: usar o que servir para uma situação real nas artes marciais e deixar o resto pra lá... é o que muitos artistas marciais fazem (exemplos: Anderson Silva com o Tae Kwon Do, Roy Nelson com o Xiao Hong Quan, Chang Sung Jung com o Hapkido, existem muitos, muitos exemplos).

Até aquela movimentação de pés famosa do Bruce Lee, não vem do "kung fu" (por sinal, kung fu é um nome genérico para artes marciais chinesas, não uma arte marcial em si).

É sabido que Bruce Lee já lutou algumas vezes, mas não existe um cartel ou vídeos, apenas histórias de quem viu o ocorrido. Quanto a acreditar ou não, depende do indivíduo. Temos vários exemplos assim:

Jigoro Kano não tem um cartel de vale tudo.

Gichin Funakoshi não tem um cartel de vale tudo.

Mas Oyama não tem um cartel de vale tudo.

Imi Lichtenfeld não tem um cartel de vale tudo.

Mitsuyo Maeda não tem um cartel e nem vídeos, apesar de ser sabido que competiu diversas vezes em NHB.

O conceito do "vale tudo" é antigo aqui no Brasil, mas lá fora não existia nada assim definido. É inócuo exigir um cartel de vale tudo (e vídeos!) para qualquer artista marcial que estivesse em atividade antes dos anos 60 (caso do Bruce Lee).

O grande problema na minha opinião com a ocidentalização das artes marciais, é que o respeito que sempre foi cultivado no leste asiático está sendo aos poucos abandonado (temos como exemplo recente o vídeo do faixa-preta com o peladão).

Eu não gosto do Aikido por exemplo, mas não vou ridicularizar a arte marcial por não possuirem competições ou atletas com sucesso no MMA. O tempo de arte marcial x vs. arte marcial y já se foi, MMA é um esporte e praticamente uma arte marcial isolada hoje em dia. Com tanta enfase no atletismo do praticante, é lógico que como esporte de combate será o mais realista e "empolgante". Mas isso não tira a validade de outras artes marciais que, muitas vezes, se focam em golpes "sujos" (uma idéia válida no conceito do Jeet Kune Do). Hélio Gracie mesmo não era a favor de usar o jiu jitsu como esporte em competições, e disse isso não foi uma ou duas vezes. Me entendam, não estou dizendo que ele bateria em qualquer lutador de MMA existente, ou mesmo da própria categoria de peso, mas que ele inovou em muitos conceitos que na época eram tabus, isso não se pode negar.

É como o Lyoniki disse, ele é um mito (no quesito lutas), pois não se pode provar.

Mas sobre seus feitos físicos e conhecimento marcial em geral, nada pode ser negado, pois existem diversas provas.

Novamente, recomendo o documentário "How Bruce Lee Changed The World" do History Channel. Não é difícil de achar na internet e tem legendas em português.

Abraços a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou fã do Bruce Lee inconidicionalmente.

Se qualquer um aqui ver seus filmes, seus documentários e um pouco de sua vida verá que nada é por acaso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha eu acho que tudo que esses fãs do bruce falam aí é verdade.o cara deu pau no chuck norris,quer mais?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não duvido que ele tenha realizado algumas lutas em portas fechadas, o que não consigo acreditar é naquele soco de uma polegada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não duvido que ele tenha realizado algumas lutas em portas fechadas, o que não consigo acreditar é naquele soco de uma polegada.

O Bruce Lee nem era expert nessa técnica, tinha muito a melhorar.

Teve um sifu de Pek Siu Lum que dá aulas (ou pelo menos dava) em Minas que mostrou de maneira ainda mais absurda. Eu tenho o vídeo aqui, vou ver se coloco no youtube amanhã e posto no tópico.

Mas não é nada de mágico... é como o dim mak chinês, a prática de quebrar telhas de diversas artes marciais ou como os golpes alguns karatecas quebram galos de garrafa de cerveja com um hadari shuto uchi sem derrubar.

Seria muito difícil aplicar numa situação real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq?

Porque exige tameshiwari em geral exige timing, concentração, respiração, contração... uma série de fatores que em uma situação de combate real, com a adrenalina lá em cima são difíceis de se alcançar:

Lembrando que Francisco Filho foi grande nome do K-1 nos anos de ouro...

Se ele conseguisse aplicar isso em situação de combate, duvido que o cara levantasse.

Existem muitos vídeos de feitos absurdos de artistas marciais do leste asiático em geral. Procura "hard qi gong" ou "tameshiwari" no youtube e dê uma olhada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É sabido que Bruce Lee já lutou algumas vezes, mas não existe um cartel ou vídeos, apenas histórias de quem viu o ocorrido. Quanto a acreditar ou não, depende do indivíduo. Temos vários exemplos assim:

Jigoro Kano não tem um cartel de vale tudo.

Gichin Funakoshi não tem um cartel de vale tudo.

Mas Oyama não tem um cartel de vale tudo.

Imi Lichtenfeld não tem um cartel de vale tudo.

Mitsuyo Maeda não tem um cartel e nem vídeos, apesar de ser sabido que competiu diversas vezes em NHB.

O conceito do "vale tudo" é antigo aqui no Brasil, mas lá fora não existia nada assim definido. É inócuo exigir um cartel de vale tudo (e vídeos!) para qualquer artista marcial que estivesse em atividade antes dos anos 60 (caso do Bruce Lee).

Todos esses que voce citou (tirando o tal de Imi, que eu não conheço), existem várias e várias referencias históricas a respeito de cada um. Existem relatos fontes indoneas e imparciais (livros, revistas e jornais da época), não só de amigos ou fãs.

O que é estranho é um cara tipo o Bruce Lee, um ator, que tinha fácil acesso a uma máquina de filmagem, não ter em vídeo nenhum registro desses combates. Por favor, não venha me falar que eles não reistrou pq ele era muito sábio e não queria que usassem suas técnicas para o mal da humanidade...

E pô... comparar Kano com Bruce Lee é sacagem... o que Kano começou a desenvolver vemos até hoje no BJJ, que apesar de ter melhorado e aperfeiçoado bastante a técnica de solo, tem sua raiz em Kano. Isso sem contar o sambô.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E pô... comparar Kano com Bruce Lee é sacagem... o que Kano começou a desenvolver vemos até hoje no BJJ, que apesar de ter melhorado e aperfeiçoado bastante a técnica de solo, tem sua raiz em Kano. Isso sem contar o sambô.

Kano não desenvolveu as técnicas que vemos hoje, ele compilou e aperfeiçoou várias escolas de ju jutsu, ou seja, as técnicas(ou a grande maioria delas) já existiam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso