Cipó Muay Thai

Justiça Federal tira poder da CREF sobre artes marciais

Recommended Posts

q merda isso prova que não estamos preparados pra nada... quero ver um aluno passar mau e o professor naum saber o q fazer... essa doeu ate o saco...

a materia diz que naum precisa estar formado em ed fisica... mas temos varios instrutores que fazem cursos e são habilatos e possuem o cref

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou favorável ao CREF, pois sou prof. de Ed. Física. Apesar de estar há 10 anos na área escolar e, exatamente por isso, completamente por fora da área não escolar, entendo perfeitamente a importância do CREF.

Acho que deveria sim haver uma lei obrigando que o professor de artes marciais seja formado em Ed. Física e, sendo assim, o sujeito teria seu registro no conselho, pagaria a anuidade e teria todos os direitos e deveres de um educador físico. No entanto, acredito que essa lei deveria vigorar apenas para os futuros professores de artes marciais.

Os caras que já eram professores antes da lei deveriam apenas fazer um cursinho curto, básico e barato, que os habilitaria pelo CREF a serem instrutores apenas naquela arte marcial. E pagariam só o curso mesmo, sem anuidades.

Essa é minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Justiça Federal em sentença transitada em julgado garante que CREF não mais atua nas artes marciais

Segundo matéria veiculada na conceituada revista esportiva “COMBAT SPORT” de nº 54, p. 30-31, que é assinada pelo douto Advogado PAULO SÉRGIO CREMONA, OAB/SP 55.753, fica estabelecido que “as artes marciais em geral estão definitivamente livres da interferência dos Conselhos Federal e Regionais de Educação física em todo o Brasil”.

O caso teria sido julgado através do Processo nº 2003.61.00.016690-1, perante o MM. Juízo Federal da 19ª Vara Cível da Seção Judiciária de São Paulo, que garantiu que CREF não pode exigir registro nos seus arquivos, fiscalizar e ou cobrar quaisquer valores de entidades de artes marciais e de seus praticantes.

O Julgado teria sido submetido à apelação, insistindo na exigência de inscrição dos profissionais de artes marciais, contudo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, através da Egrégia Terceira Turma, por unanimidade, negara provimento à referida apelação, conforme acórdão nº 1333/2010. A decisão transitou em julgado em 05/05/2010, portando não cabe mais recurso.

Resumindo-se, podemos concluir que, em razão da decisão judicial, nenhuma entidade administradora de artes marciais (Confederação, Federação, liga, etc.), nenhuma associação, ou academia, ou clube, ou escola onde se pratica arte marcial, e por via de conseqüência, nenhum praticante, instrutor ou professor de arte marcial, estão obrigados a cursar faculdade de educação física ou registrar-se no Conselho Regional de Educação Física, bem como pagar quaisquer taxas ou emolumentos e muito menos sujeitarem-se à fiscalização dos referidos órgãos.

O texto integral do acórdão pode ser consultado e obtido no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (www.trf3.jus.br).

Teresina (PI), 05 de janeiro de 2011.

Acredito q isso deve se ao fato de muitos Faixas Pretas, mestre em Geral que não são formados em educação fisica, e teoricamente não poderiam ministrar aulas em academias q são credenciadas e regularizadas. Mas os mestres de artes marciais, são pessoas altamente capacitadas de tratar do bem estar de qualquer indivíduo, pois os mestres sabem com certeza os limites e evoluções de seus alunos, os proprios professores de educação fisica sabem q os Faixas Pretas de verdade, vou usar o JJ como exemplo mas pode ser qualquer arte marcial então: Faixas Pretas DIPLOMADOS q são filiados a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, são capacitados para ensinar desde o exercito, policiais, medicos, empresarios e etc.

Os professores de ED. Fisica devem aprovar esta ideia, e ver ter a visão de vanguarda e inovadora, porque não vai atrapalhar em nada o trabalho de vcs, muito pelo contrario, quando alguem se matricula na academia para alguma arte marcial, alguns tambem vão para parte de musculção e outras atividades fora do ramo da luta mas dentro da propria academia, então a luta pode render alunos para os professores de educação fisica tambem , e para quem ja é professor e faixa preta so tem a agradecer.

Na minha opinião todos acabam ganhando com esta lei, nimguem vai perder nada.

q merda isso prova que não estamos preparados pra nada... quero ver um aluno passar mau e o professor naum saber o q fazer... essa doeu ate o saco...

a materia diz que naum precisa estar formado em ed fisica... mas temos varios instrutores que fazem cursos e são habilatos e possuem o cref

amigo isso não existe, um Mestre sabe o q fazer em uma situação de risco

se vc for professor, acredite nimguem vai perder nada

Claro, 2 meses de primeiros socorros já servem para cobrir 4 anos de graduação.... Ah sério, desisti destes tópicos, perdi o tesão de comentar...

Juliano, conheço varios professores de ed fisicas, tem gente na minha familia q é professor

arte marcial é diferente, por isso q existe as graduções

um Mestre leva de 10 a 15 para ser diplomado

Palavras de PAULO SERGIO CREMONA - Advogado OAB/SP 55.753, Faixa preta 5º Dan de Aikido, titular da Cremona Dojo Aikido e

2º vice-presidente da FEPAI - Federação Paulista de Aikido

Traduzindo, em miúdos, em função da decisão judicial ora abordada, nenhuma entidade administradora do Aikido – confederação, federação, liga, etc –, nenhuma associação, academia, clube, ou escola onde se pratique o Aikido e, por via de conseqüência, nenhum praticante, instrutor ou professor da referida arte marcial, estão obrigados a cursar uma faculdade de Educação Física, ou registrar-se no Conselho Regional de Educação Física, bem como pagar quaisquer taxas ou emolumentos e muito menos sujeitarem-se à fiscalização dos referidos órgãos.

Portanto, o Aikido em especial, e as artes marciais em geral, estão definitivamente livres da interferência dos Conselhos Federal e Regionais de Educação Física, no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

www.combatsport.com.br/IMAGES/cref.pdf

1. É uma derrota para a Educação Física, para o Aikido e para todos os cidadãos brasileiros.

2. Uma batalha unilateral de uma Confederação Paulista não representa unanimidade de ideais, não tráz melhorias para as outras artes marciais, e pior, desta forma deixa de lado a regulamentação que é uma situação que promove, qualifica, evidencia, potencializa e humaniza as artes marciais que lutam para ser reconhecida como "profissionais".

3. Estou triste, mas juro que nunca vou deixar de lutar para as melhorias REAIS do esporte.

4. A luta para isenção de uma taxa deveria estudada melhor, a regulamentação envolve muito mais atributos como a educação e saúde da população. Um profissional qualificado representa mais, tem mais comprometimento, e tem respaldo de profissionais que passaram por crivo científico. Não se trata apenas de uma briga entre profissionais e amadores, mas entre o científico e o emprirísmo, o científico tem mais valor...

5. Sinto muito à todos os verdadeiros amantes das artes marciais, mas, quem quer o melhor para as artes marciais nunca faria isso...

CREF - SP

calma estamos falando de mestes graduados e não de leigos

RELAXE

Esse argumento q estam usando q alguem vai passar mal e vai ter problemas é meio lamentavel, nunca vi nimguem morrer em academia ou sair na ambulancia por causa de algum mal estar e ja frenquento a mais de 25 anos, ja vi gente com a pressão caindo, alguns desmaios na luta, mas a pessoa vir a obito nunca

comecei no Judo com 5 anos e ate hoje o maximo foi algumas vomitadas, mas nada

professores de ed. fisica acreditem que sera bom para todos q estam preocupados com o bem estar pessoal

Amigão concordo em tudo com vc.

Sou professor de Educação Física registrado e envergonhado perante os outros profissionais de saúde pois nunca vi profissão tão desmoralizada como a nossa.

Infelizmente, estamos caminhando para perder o espaço conquistado por direito, por culpa do próprio CREF.

Na minha cidade, fui um dos que denunciou ao conselho federal a situação das Academias de musculação na minha cidade. O CREF 10, depois de quase 1 ano resolveu aparecer. Marcaram uma reunião com todos os proprietários de Academias de Musculação e lógicamente eu fui.

Os caras que estavam errado, trabalhando ilegalmente ficaram recuados em um canto da sala, esperando a bomba.

No final quem levou a bomba fomos nós.

O CREF marcou esta reunião para dizer que se todos estivessem registrados poderiam aumentar o valor da mensalidade e justificar pelo registro. Depois propuseram um curso para ensinar a ganhar mais dinheiro.

Fui obrigados a ouvir dos ilegais, que nós professores de educação física somos vagabundos e não sabemos trabalhar com musculação. Me senti cara, humilhado e que tinha perdido cinco anos de minha vida.

Pedi ao final que eles viessem aqui para orientar e depois fiscalizar para nos defender. Eles disseram que aquilo era a orientação. Depois pedi que viessem fiscalizar, eles prometeram em 15 dias e já fazem mais de 2 meses.

os ilegais saíram sorrindo, nós saímos tristes.

Montaram uma academia do lado da minha, o cara cobra 15,00, eu disse 15,00. Ele baixa o preço se o cara malha na minha ou outra academia.

Ele tem um curso de futebol e um mine curso de BOXE. eu tenho graduação e especialização, fora 7 anos como profissional e vários anos estagiando e me preparando para trabalhar com musculação.

O CREF nem me deu atenção. A ele deu moral.

E então, o que fazer?

Eu não vou mais pagar anuidade e minha Academia tb não.

Se o CREF e CONFEF não saírem e mostrarem serviço acontecerá conosco igual aconteceu com os jornalistas.

É lamentável.

Amigão eu não sei de onde vc tirou que um professor de Educação Física vai dar aulas de artes marciais sem ter conhecimento.

estamos habilitados a trabalhar qualquer atividade ligada ao movimento, mais a logica diz que devemos conhecer o que fazemos.

Em escolas podemos tranquilamente trabalhar a iniciação. Formar mestres e graduar é outra história. Quer ser um mestre, procure um de respeito

e de preferencia faixa preta e vá treinar com ele.

Amigo, é cada um na sua como vc falou.

Eu amo Artes marciais, pratico JJ a mais de 10 anos, mais o que me proponho a trabalhar é a musculação. se um colega escolhe ser treinador de futebol ele se prepare para isso, se quer ensinar capoeira então seja capoeirista tb.

Eu nunca vi alguém sair da Universidade e montar academia de boxe ou Jiu jitsu sem ter noção do que faz.

Isso é fruto da imaginação de vcs.

Não é da CREF, é do CREF. (conselho regional de Educação Física)

parabéns, vcs merecem. A culpa é do CREF.

Pensando bem, o melhor é que acabassem com o CREF mesmo. São uns imorais.

Nós somos a profissão mais desprestigiada que existe.

Não façam Educação Física, acabem esta profissão.

Perdi 5 anos de minha vida.

Quem sabe eu faço o que minha mãe queria, Direito.

eu acredito q sera melhor para todos

nimguem vai tomar o lugar de vcs

Não vejo nenhum professor reclamando de alunos das artes marciais, pelo menos onde frequento ja tem ate professor treinando com agente e ate puxando uns alongamentos, acho q o bom senço é a melhor opção para todos, e os professores são muito respeitosos com os mestres diplomados

não fale mal da sua profissão porque foi dificil vc se formar, espero q tenham entendido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A grande maioria dos prof de jiu-jitsu nem diplomados são...

Trabalham a margem da lei, de forma irregular, pois deveriam ao minimo ser diplomados pela CBJJ.

Querer formação em Ed. Física, apesar de eu achar válido e um diferencial , só aumentaria o número de prof. irregulares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que cada um só pensa no seu próprio umbigo e não na situação como um todo! Terra Brasilis...fazer o que?

Essa decisão vai abrir precedentes para outras atividades também se achar no direito de não ser necessário o profissional de Educação Fisica.

Agora eu pergunto? Alguem aqui mora num predio construido por um Engenheiro 171 sem o CREA? ou entrega seu filho a um medico fajuto sem CRM?

Eu concordo que os caras que já faziam isso, devem poder continuar...mas os novos, se querem trabalhar com atividade fisica, que vá se especializar...

Eu sou jogador de Rugby a 15 anos...resolvi ser treinador e cursar Ed. Fisica...já passei por situações que o preparo de um profissional é a diferenciação sim.

Como num caso que um menino de 12 anos foi atingido e ficou desarcodado por quase 3 minutos...ou quando uma jogadora da equipe feminina quebrou o femur...

Isso sem contar sobre o desenvolvimento motor e cognitivo, vc consegue analisar seu aluno, ver suas defiencias e fazer com que ele melhore absurdamente...

Eu dava treino antes de ser prof. de Educação Fisica e vi a quantidade de merdas que fazia com os jogadores...só veio a me acrescentar e acho q isso serviria tambem para as artes marciais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A grande maioria dos prof de jiu-jitsu nem diplomados são... Trabalham a margem da lei, de forma irregular, pois deveriam ao minimo ser diplomados pela CBJJ.

Querer formação em Ed. Física, apesar de eu achar válido e um diferencial , só aumentaria o número de prof. irregulares.

verdade Totti, ai eu acho absurdo o cara treinar tanto tempo e depois não ter a coragem de tirar uma grana para se diplomar :D

sou a favor q Faixa preta Diplomado ministe aulas,

mas acho q o professoresw de ed. fisica não seram prejudicados de maneira nenhuma

acho q toda academia de artes marcais deve ter aulas so com faixa preta

como ja falei acho q o bom senço em tudo na vida é o ideal

e tambem o profissional de educação fisica competente e dedicado consegue viver da profissão

alias em qualquer profissãoa dedicação é tudo

na minha maneira de ver acho q nimguem sairá prejudicado

repetindo sou a favor q so faixas pretas diplomados ministrem aulas

acho q a diplomação custa 700 reais, eu falei eu acho

sei q não tem nada haver e tudo mas tem o seguinte:

Tecnico de futebol por exemplo tambem tem muitos q não são professores de ed. fisica

e treinam a equipe, mas é claro q sempre tem q ter um profisssional de ed. fisica em campo tambem

a união faz a força

a galera q vive de qualquer tipo de atividade fisica o ideal seria ter uma equipe forte, mestres, professores de ed. fisica e fisioterapeutas tem q trabalhar em harmonia pois so assim vai colher seus frutos

o profissional de ed. fisica não será prejudicado em nada

7679531.us_muricy_ramalho_fluminense_ig_esporte_350_500.jpg

:D

boa sorte a todos os q vivem de aperfeiçoar a saude das pessoas :)

d1343-bruce-lee.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é um retrocesso.

está cheio de professor de jiu jitsu que passa aquecimento errado (exercicios, alongamento, etc) e ser formado em ed fisica é um puta diferencial para a QUALIDADE do treino. previne lesões, fortalece os músculos da maneira correta e otimiza o treino.

a ed fisica não vai ensinar ninguem a dar armlock, mas vai melhorar o treino em 70%

Eu tenho pouco conhecimento sobre o assunto... mas eu pensei nisso qdo eu li a noticia...

penso que pelo menos um dos socios de uma academia deveria ser formado em Ed Fisica... Com certeza passa uma seguranca muito maior para o prepararo e integridade fisica dos atletas.... talvez nao fosse necessario todos os professores, mas um soh no local para assinar como responsavel...

imagina q as academias nao ensinam soh marmanjo nao... tem muita aula para crianca... ai se o cara nao tiver um conhecimento da fisiologia e do desenvolvimento das criancas pode fazer besteira...

E os pais dessas criancas confiam nas academias q elas vao cuidar do seu filhos, mesmo ele sendo jogado de um lado para o outro, sofrendo quedas no tatame.. etc... o moleque nao tem conciencia de Qualidade de treino... e se pegar um lugar em que os professores nao tem uma formacao correta, pode acumular ou ter problemas..

Editado por Blito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Claro, 2 meses de primeiros socorros já servem para cobrir 4 anos de graduação.... Ah sério, desisti destes tópicos, perdi o tesão de comentar...

eiauhuieahuueai foda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como assim não perde nada?

olha o que perde

* Anatomia

* Anatomia dos Sistemas

* Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

* Atividade Motora Aplicada a Populações Especiais

* Atividades Complementares

* Atividades Práticas Supervisionadas

* Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Bioestatística

* Biologia (Citologia)

* Biomecânica Aplicada à Atividade Motora

* Biomecânica Aplicada ao Esporte

* Ciências Sociais

* Comunicação e Expressão

* Crescimento e Desenvolvimento Humano

* Educação em Saúde (Optativa)

* Educação Física Adaptada

* Educação Física Integrada

* Educação Física Interdisciplinar

* Epidemiologia e Saúde Pública

* Estágio Obrigatório

* Estudos Disciplinares

* Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física

* Fisiologia Aplicada à Atividade Motora

* Fisiologia do Exercício

* Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Gestão e Empreendedorismo (Optativa)

* Gestão e Tendências em Academia

* Ginástica Artística

* Ginástica Geral

* Ginástica Laboral

* Ginástica Rítmica

* Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Homem e Sociedade

* Interpretação e Produção de Textos

* Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

* Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Marketing Pessoal (Optativa)

* Medidas e Avaliação

* Metodologia do Trabalho Acadêmico

* Metodologia do Treinamento Físico

* Métodos de Pesquisa

* Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Nutrição Aplicada ao Esporte

* Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos

* Práticas de Gestão e Resultados (Optativa)

* Primeiros Socorros

* Produção Técnico-Científica Interdisciplinar

* Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar

* Psicologia Aplicada ao Esporte

* Recreação

* Ritmo e Dança

* Tópicos de Atuação Profissional

* Treinamento Personalizado e Musculação

* Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
é um retrocesso.

está cheio de professor de jiu jitsu que passa aquecimento errado (exercicios, alongamento, etc) e ser formado em ed fisica é um puta diferencial para a QUALIDADE do treino. previne lesões, fortalece os músculos da maneira correta e otimiza o treino.

a ed fisica não vai ensinar ninguem a dar armlock, mas vai melhorar o treino em 70%

com certeza!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou formado em ed. fisica e faixa preta de judo, e pelomenos aqui no meu estado o cref so serve pra comer dinheiro das anuidades, pq nao fiscalizam ng, e nao fazem nd nem mesmo com denuncia, qto aos praticantes de artes marciais so a favor de nao precissar do cref, o cara luto a vida toda , esteve federado , participo de cursos promovidos pela federacao de sua modalidade, arbitro , foi tecnico, enfim viveu e muitas vezes sobreviveu se dedicando a sua modalidade, nao axu justo uma entidade que so faz recebe dinheiro e nao fiscaliza ng orbiga essas pessoas a serem formados em ed fisica. se eles querem ter o poder entao q as universidades incluam as modalidades , como boxe, muai thay , jiu jitsu e outras artes marcias na grade, e o cref fiscalize tds as academias pra ver se o treinador tem ou nao registro, caso contrario isso numca vai funciona e sempre vai ser so pra comer dinheiro e nd fazem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
As artes marciais são tradições milenares, e não há cabimento de um professor de Kung Fu ser sujeito a um órgão de educação física.

Caso o professor ensine alongamento errado, mude de professor.

No mais, estamos livres dessa porcaria de CREFs que não servem nem pra quem faz Ed. Física!

Cipó, o problema é grave.

95% dos professores que conheço não sabem passar um aquecimento bom (estou me referindo ao jiu jitsu, que treino a 12 anos)

Quem dá um excelente treino, foi formado em ed fisica e PRINCIPALMENTE se esforçou muito pra aprender sobre isso. Só a faculdade não é nada sem o esforço.

Na minha opinião, o cara para puxar treino (ou ser um instrutor que ajude nas aulas) de jiu jitsu, precisa ter faculdade completa e ser pelo menos um roxa. dar uma boa aula de jiu jitsu não significa ser preta ou competidor, mas saber O QUE passar pros alunos e COMO ensinar isso... qq roxa esforçado sabe de cor e salteado o que um preta sabe, a diferença é a velocidade de execução e tarimba... que só com o tempo que se pega. Pra ajudar como instrutor, isso basta.

Eu já fiz 2 anos de full contact a muito tempo atrás e o aquecimento tb era daquele jeito... sem descanso planejado (o descanso muscular é importante tanto quanto o exercicio fisico), sem aquecimento eficiente e sem o esfriamento (volta ao estado normal).

Não adianta escolher entre os dois.. pro cara ser eficiente, precisa dos dois, diploma e faixa preta.

Já viu algum atleta profissional fazer a parte física em uma aula de jiu jitsu? eu não conheço nenhum.

Ps. Tb sou formado em ed fisica mas não exerço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estamos aqui discutindo melhorias para as academias, professores e praticantes de arte-marciais, acho isso sensacional, deveríamos ter mais dessas discussões aqui no forum, que é especializado e possui membros de todas as áreas esportivas.

Mas ocorre que todo esse embroglio é somente visando o lado financeiro, as entidades que deveriam zelar e fiscalizar pelo bem do esporte só estão preocupadas com a parte financeira. O CREF quer arrecadar mais, e as Conferações e Federações nao querem dividir o bolo. Não há legislação específica e todo mundo corre atrás do seu, falando especificamente do Jiu-Jitsu, tem alunos que ainda na faixa roxa já estão dando aulas em suas proprias academias.

A CBJJ não é séria pq essa diplomação deles é somente visando arrecadar, até para dar grau eles cobram, levaram o campeonato mundial p fora do Brasil pq a inscrição é em dólar.

Então eu nao acredito nessas instituições, acredito na seriedade pessoal do professor, que procura se especializar e ensinar o melhor para o aluno.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu sou um professor de Muay thai com CREF

e isso pra mim é uma regresão pro esporte

boa cara

qndo eu treinava thai, tinha um exercicio do aquecimento, que eu nao fazia nem com reza forte, aquilo certamente detonava o joelho

nunca vi ninguem fazendo aquilo e tenho certeza que um prof de ed fisica faria uma avaliação previa do impacto do exercicio na articulação

principalmnte para quem era mais pesado

qndo falei pro meu prof ele dizia que fortalecia a panturrilha

o que adianta fortalecera panturrilha e te deixar aleijado?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora