Cipó Muay Thai

Justiça Federal tira poder da CREF sobre artes marciais

Recommended Posts

Cipó, o problema é grave.

95% dos professores que conheço não sabem passar um aquecimento bom (estou me referindo ao jiu jitsu, que treino a 12 anos)

Quem dá um excelente treino, foi formado em ed fisica e PRINCIPALMENTE se esforçou muito pra aprender sobre isso. Só a faculdade não é nada sem o esforço.

Na minha opinião, o cara para puxar treino (ou ser um instrutor que ajude nas aulas) de jiu jitsu, precisa ter faculdade completa e ser pelo menos um roxa. dar uma boa aula de jiu jitsu não significa ser preta ou competidor, mas saber O QUE passar pros alunos e COMO ensinar isso... qq roxa esforçado sabe de cor e salteado o que um preta sabe, a diferença é a velocidade de execução e tarimba... que só com o tempo que se pega. Pra ajudar como instrutor, isso basta.

Eu já fiz 2 anos de full contact a muito tempo atrás e o aquecimento tb era daquele jeito... sem descanso planejado (o descanso muscular é importante tanto quanto o exercicio fisico), sem aquecimento eficiente e sem o esfriamento (volta ao estado normal).

Não adianta escolher entre os dois.. pro cara ser eficiente, precisa dos dois, diploma e faixa preta.

Já viu algum atleta profissional fazer a parte física em uma aula de jiu jitsu? eu não conheço nenhum.

Ps. Tb sou formado em ed fisica mas não exerço

Nos EUA para ser PERSONAL TRAINER de musculação você faz um curso que começa em +- 500 dólares, leva de 2 a 3 semanas, faz uma prova escrita e prática, se passar é certificado como personal e já pode puxar um treino.

Estudar 5 anos pra aprender a puxar aquecimento e fazer primeiros socorros? São conhecimentos que qualquer um adquire em 2-3 semanas!

Tou dentro de academia desde criança, vou para academia hoje em dia só uma vez por dia, mas já cheguei a ir treinar arte marcial 2x por dia e ainda ir treinar preparação física, e você chegar pra qualquer professor formado em educação física HOJE e disser "quero me preparar pra lutar", 95% não sabe nem pra onde vai, é a dura realidade!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Claro, 2 meses de primeiros socorros já servem para cobrir 4 anos de graduação.... Ah sério, desisti destes tópicos, perdi o tesão de comentar...

então o cara deve ser formado em medicina, ed fisica, fisica, biomedicina, biologia, etc neh

já que os 4 anos de graduação não cobrem tudo também

o cara que está dando aula de artes marciais sabe o que está fazendo já que foi graduado para isso

para algo mais avançado se usa uma equipe completa

médicos, preparadores físicos, treinadores, etc

claro, ter ed fisica é melhor

mas não deveria ser obrigatorio mesmo

éaté meio desrespeitoso com a história das artes marciais

@edit: di um quote errado

Editado por Pacotez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse argumento q estam usando q alguem vai passar mal e vai ter problemas é meio lamentavel, nunca vi nimguem morrer em academia ou sair na ambulancia por causa de algum mal estar e ja frenquento a mais de 25 anos, ja vi gente com a pressão caindo, alguns desmaios na luta, mas a pessoa vir a obito nunca

Bom, ja teve caso de uma mulher me SP que faleceu numa aula de musculação e quem tava ao lado dela era um professor formado emm educação física

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de passar mal em treinos aoontece....

O caso aí é até simples: fazer os devidos exames médicos antes de iniciar qualquer atividade física, inclusive artes marciais. Mas é raro no meio....

E mesmo assim, sempre tem casos em que não dá pra prever. Simplesmente acontece. Não é o caso (esse) de responsabilizar o instrutor, formado ou não. Desde é claro, que tenha tido todo o acompanhamento correto desde o início.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estudar 5 anos pra aprender a puxar aquecimento e fazer primeiros socorros? São conhecimentos que qualquer um adquire em 2-3 semanas!

Cipó, observe seu comentário... Reflita.

Então, eu posso me tornar um faixa-preta em 2 ou 3 semanas de treino!!! (Claro que não, nunca)

Tou dentro de academia desde criança, vou para academia hoje em dia só uma vez por dia, mas já cheguei a ir treinar arte marcial 2x por dia e ainda ir treinar preparação física,

Experiência e prática sempre serão valiosas, mas isso tem um limite... Graduar-se em Educação Física além de abrir portas do conhecimento, lhe proporcionarão maior comprometimento com algo que você faz com amor... Estudar sempre te colocará em planos mais altos... sempre.

e você chegar pra qualquer professor formado em educação física HOJE e disser "quero me preparar pra lutar", 95% não sabe nem pra onde vai, é a dura realidade!

Você está generalizando.

Qualquer ou todo mundo é quem?

De quem estamos falando? De uma classe trabalhadora toda? Peraí...

Profissionais da Educação Física tem formação básica na graduação (que é ótima por sinal), e depois, pra quem se interessar em algo mais específico recomenda-se a especialização, pode-se fazer em treinamento, em futebol, basquete, dança, fisiologia do exercício, nutrição, quiropraxia, atividade física adaptada, e inclusive, lutas...

A graduação na Educação Física permite de maneira ampla o Educador Físico trabalhar com seu objeto de trabalho o "Movimento Humano" ou o "Corpo Humano".

Não vou alongar a conversa, quem quer se destacar como um "Professor" de Artes Marciais vai buscar a graduação da Educação Física sim, por que será melhor para todos... simples assim.

Citaram que alguém estaria obrigando à cursar Educação Física, eu nunca vi isso, desconheço... O que eu sei é que se você for regulamentado pelo CREF você pode exercer sua profissão, apenas isso! Mas, obrigar a cursar Educação Física não.

Na verdade, daqui em diante (e acho que sempre foi...) não há espaço mais para amadorismos, quem quer se destacar deve procurar a regulamentação através da graduação, e subsequente especialidade... Vai ter mais credibilidade, vai ter mais oportunidades, vai estar à frente no mercado de trabalho, vai ganhar mais dinheiro se você quer saber...

Abraço amigo Cipó.

Bom, ja teve caso de uma mulher me SP que faleceu numa aula de musculação e quem tava ao lado dela era um professor formado emm educação física

Para qualquer aula esportiva ou educação física é necessário e obrigatório o exame médico...

Realmente pode acontecer com qualquer um...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cipó, observe seu comentário... Reflita.

Então, eu posso me tornar um faixa-preta em 2 ou 3 semanas de treino!!! (Claro que não, nunca)

zagolee, reflita no que você escreveu. Hora nenhuma falei que quem faz um curso de 3 semanas vira MÉDICO, e sim APTO a prestar primeiros socorros. Não força!

No curso de Ed. Física aqui da UFPE, considerado o melhor da região e pelo que sei um dos mais conceituados do Brasil, há UMA cadeira de socorros, de 45 horas. Caso queira checar, veja aqui. Uma pessoa aprende primeiros socorros em 2 semanas, sim, em MEIO expediente, de segunda a sábado. Caso queira, de tarde pode estudar COMO AQUECER, e você tem um intrutor de musculação, como é nos EUA.

De quem estamos falando? De uma classe trabalhadora toda? Peraí...

Infelizmente sim, o curso de Ed. Física no Brasil é voltado pra pessoa dar aula pra criança, a realidade é essa. Deveria, isso sim, existirem cursos técnicos, específicos, por exemplo para personal trainer de musculação com ênfase em bodybuiling ou powerlifting, treinador de atletismo, preparador físico para triatlon, técnico de volei, etc. A pessoa aí escolheria o curso de acordo com o esporte que quisesse trabalhar, e não ficaria 4 anos preso numa faculdade pra estudar filosofia, biologia, e um monte de coisa pra sair pra uma academia e dizer que agachamento profundo machuca o joelho, ou que terra é ruim pras costas, ou tantas bobagens que já ouvi, me contaram ou li...

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Nos EUA para ser PERSONAL TRAINER de musculação você faz um curso que começa em +- 500 dólares, leva de 2 a 3 semanas, faz uma prova escrita e prática, se passar é certificado como personal e já pode puxar um treino.

Estudar 5 anos pra aprender a puxar aquecimento e fazer primeiros socorros? São conhecimentos que qualquer um adquire em 2-3 semanas!

Tou dentro de academia desde criança, vou para academia hoje em dia só uma vez por dia, mas já cheguei a ir treinar arte marcial 2x por dia e ainda ir treinar preparação física, e você chegar pra qualquer professor formado em educação física HOJE e disser "quero me preparar pra lutar", 95% não sabe nem pra onde vai, é a dura realidade!

Tb tá errado...

Em 3 semanas não se aprende nem o básico... Como ele vai ter noções de anatomia, pra saber qual é o grupo muscular que está envolvido no exercício? Como ele saberá se aquele exercício que foi ensinado pra ele, que é novidade é bom ou ruim? Também envolve fisiologia, cinesiologia e nutrição, pra ter a noção de CORPO HUMANO, que é a ferramenta de trabalho dele.

Fazer um curso de 3 semanas de photoshop não de transforma em Hans Donner... mas em um 'piloto' de photoshop.

Vc disse que treina desde moleque... o que vc me responderia se criassem um curso de 3 semanas de Thai? seria completo como seu conhecimento? duvido...

Aí é o professor que não é esforçado... qualquer mané formado em ed fisica (obs, eu sou formado) tem capacidade de montar um treino p/ ganho de massa muscular, treino de cardio ou o que for, apenas assistindo um pouco do treino de thai... só que o cara precisa ser esforçado.

Aí estamos entrando em uma questão que não atinge só essa área... mas TODO o mercado, pois 95% das pessoas são mediocres... 5% querem algo a mais e se esforçam bastante pra isso. Na minha área está cheio de mediocre (desenvolvimento de software) pois são profissionais que não tem compromisso com o projeto, enrolam o cliente, fazem corpo mole, resolvem o problema de maneira porca e etc... Se o professor que te atendeu não soube te passar UM unico treino específico pra sua modalidade, na minha opinião ele está no grupo dos 95%

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
zagolee, reflita no que você escreveu. Hora nenhuma falei que quem faz um curso de 3 semanas vira MÉDICO, e sim APTO a prestar primeiros socorros. Não força!

Mas, Cipó... você está misturando a conversa, eu também não disse isso...

No curso de Ed. Física aqui da UFPE, considerado o melhor da região e pelo que sei um dos mais conceituados do Brasil, há UMA cadeira de socorros, de 45 horas. Caso queira checar, veja aqui. Uma pessoa aprende primeiros socorros em 2 semanas, sim, em MEIO expediente, de segunda a sábado. Caso queira, de tarde pode estudar COMO AQUECER, e você tem um intrutor de musculação, como é nos EUA.

Isso fou o outro colega que questionou...

Infelizmente sim, o curso de Ed. Física no Brasil é voltado pra pessoa dar aula pra criança, a realidade é essa. Deveria, isso sim, existirem cursos técnicos, específicos, por exemplo para personal trainer de musculação com ênfase em bodybuiling ou powerlifting, treinador de atletismo, preparador físico para triatlon, técnico de volei, etc. A pessoa aí escolheria o curso de acordo com o esporte que quisesse trabalhar, e não ficaria 4 anos preso numa faculdade pra estudar filosofia, biologia, e um monte de coisa pra sair pra uma academia e dizer que agachamento profundo machuca o joelho, ou que terra é ruim pras costas, ou tantas bobagens que já ouvi, me contaram ou li...

Não estou obrigando você à mudar suas opiniões, mas você está errado.

A Educação Física é dividida em licenciatura e bacharelado justamente para direcionar trabalhos diferenciados. Inclusive temos já à muito tempo a disciplina Esportes, Ciências do Esporte e as especialidades como já havia dito para assuntos mais específicos sobre biomecânica, fisiologia do exercício e a performance propriamente dita (e não à educacional ou participativa)

Cipó, trocando em miúdos, ninguém poderá falar nada se amanhã surgirem "mestres" disso ou aquilo (nem as Federações ou Conferederações terão este poder... acredite!), porque não existe critérios para a formação deste tipo de profissional... apenas isso. O orgão que regulamenta isso é o CREF e não é as Federações e Confederações... Pra concluir, um instrutor de artes marciais que quer se destacar e ter credibilidade perante o seu mercado de trabalho vai cursar Educação Física.

Abraço amigo.

Vc disse que treina desde moleque... o que vc me responderia se criassem um curso de 3 semanas de Thai? seria completo como seu conhecimento? duvido...

Perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

um técnico de futebol por exemplo, ele precisa ser formado em Ed. Fisica para treinar a equipe dele?

Não.

Mas, ele precisa sim de um bom preparador fisico de um excelente professor de Ed. Fisica

o q estou tentando escrever é q uma excelente equipe de artes marciais precisa de os tres.

Um excelente mestre artes marciais. Diplomado pela sua confederação. Não importa a arte marcial.

Um excelente preparador fisico.

Um excelente professo de Ed. Física.

repito a união faz a força.

Estou falando especificamente de artes marciais, so coloquei o futebol no bolo porque é o esporte nacional e um otimo exemplo.

Pouquissimos tecnicos de futebol são formados em Ed.Física

Mas na minha humilde opinião serve para todos os esportes.

Eu acho q uma equipe q se preze e q quer chegar ao topo, tem q ter um mestre faixa preta diplomado, um preparador fisico e um professor de educação física

e um ajudando o outro

Alguem acha q o Roger, Xande, Carcara, Jacare, e ect...

Não estam preparados para puxar um treino de JJ?

toda academia de artes marciais deveria ser obrigada a ter pelo menos um faixa preta diplomado

esses caras ministram seminarios pelo mundo inteiro, inclusive para professores de Ed. Física

agora sou terminante contra faixa roxa pra baixo sendo o único responsavel pela JJ da academia isso eu acho muita sacanagem

e nimguem vai conseguir me convencer nunca

conheço excelentes, muito bom mesmo mas são roxas e não são pretas diplomados

na minha opinião tem q ser preta diplomado para ser o responsavel pela equipe

ele pode ate ter axiliares, mas o preta é o responsavel direto por todas as decisões

e ele tem a conciencia de saber quem tem condições de puxar um treino na sua falta

so o faixa preta pode decidir mais nimguem

Ps: esqueci dos fisioterapeutas q são fundamentais e muito importantes tambem

então estes 4:

o mestre, preparador fisico, professor de educação fisica e fisioterapeutas

estes 4 são fundamentais em uma equipe de ponta

e continuo com a opinião q nenhum profissional de ed. fisica sera prejudicado em nada

ao contrario ele terá mais alunos para treinar tambem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara que eu conheço que mais manja de musculação e trabalha em uma academia TOP não é formado em Ed. Fisica, mas apesar de tudo isso ele tem o CREF, ele fez um curso aí que dava direito ao CREF, não sei direito que curso é, aliás nem sei se é o CREF, mas eu sei que ele tem o direito de dar aulas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como assim não perde nada?

olha o que perde

* Anatomia

* Anatomia dos Sistemas

* Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

* Atividade Motora Aplicada a Populações Especiais

* Atividades Complementares

* Atividades Práticas Supervisionadas

* Atletismo: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Basquetebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Bioestatística

* Biologia (Citologia)

* Biomecânica Aplicada à Atividade Motora

* Biomecânica Aplicada ao Esporte

* Ciências Sociais

* Comunicação e Expressão

* Crescimento e Desenvolvimento Humano

* Educação em Saúde (Optativa)

* Educação Física Adaptada

* Educação Física Integrada

* Educação Física Interdisciplinar

* Epidemiologia e Saúde Pública

* Estágio Obrigatório

* Estudos Disciplinares

* Filosofia e Dimensões Históricas da Educação Física

* Fisiologia Aplicada à Atividade Motora

* Fisiologia do Exercício

* Futebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Gestão e Empreendedorismo (Optativa)

* Gestão e Tendências em Academia

* Ginástica Artística

* Ginástica Geral

* Ginástica Laboral

* Ginástica Rítmica

* Handebol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Homem e Sociedade

* Interpretação e Produção de Textos

* Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

* Lutas: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Marketing Pessoal (Optativa)

* Medidas e Avaliação

* Metodologia do Trabalho Acadêmico

* Metodologia do Treinamento Físico

* Métodos de Pesquisa

* Natação: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

* Nutrição Aplicada ao Esporte

* Organização de Campeonatos e Eventos Esportivos

* Práticas de Gestão e Resultados (Optativa)

* Primeiros Socorros

* Produção Técnico-Científica Interdisciplinar

* Projeto Técnico-Científico Interdisciplinar

* Psicologia Aplicada ao Esporte

* Recreação

* Ritmo e Dança

* Tópicos de Atuação Profissional

* Treinamento Personalizado e Musculação

* Voleibol: Aspectos Pedagógicos e Aprofundamentos

concordo com vc, mas tenho certeza q vc não vai peder nada amigo.

Vc so vai ganhar mais alunos, para passar as suas experiências e ensinamentos q são muito importantes tambem :)

O cara que eu conheço que mais manja de musculação e trabalha em uma academia TOP não é formado em Ed. Fisica, mas apesar de tudo isso ele tem o CREF, ele fez um curso aí que dava direito ao CREF, não sei direito que curso é, aliás nem sei se é o CREF, mas eu sei que ele tem o direito de dar aulas..

ai Padrinho Corleone são ostros 500

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O cara que eu conheço que mais manja de musculação e trabalha em uma academia TOP não é formado em Ed. Fisica, mas apesar de tudo isso ele tem o CREF, ele fez um curso aí que dava direito ao CREF, não sei direito que curso é, aliás nem sei se é o CREF, mas eu sei que ele tem o direito de dar aulas..

Sim, ele tem porque deve ser das antigas, porque daqui em diante só terá CREF que for formado em Educação Física, um 2º momento será a melhor qualificação do profissional (medida natural mercadológica)...

A regulamentação em qualquer área é algo positivo, brigar por taxas ou valores são outras coisas...

um técnico de futebol por exemplo, ele precisa ser formado em Ed. Fisica para treinar a equipe dele?

Não.

Mas, ele precisa sim de um bom preparador fisico de um excelente professor de Ed. Fisica

o q estou tentando escrever é q uma excelente equipe de artes marciais precisa de os tres.

Um excelente mestre artes marciais. Diplomado pela sua confederação. Não importa a arte marcial.

Um excelente preparador fisico.

Um excelente professo de Ed. Física.

repito a união faz a força.

Estou falando especificamente de artes marciais, so coloquei o futebol no bolo porque é o esporte nacional e um otimo exemplo.

Pouquissimos tecnicos de futebol são formados em Ed.Física

Mas na minha humilde opinião serve para todos os esportes.

Eu acho q uma equipe q se preze e q quer chegar ao topo, tem q ter um mestre faixa preta diplomado, um preparador fisico e um professor de educação física

e um ajudando o outro

Alguem acha q o Roger, Xande, Carcara, Jacare, e ect...

Não estam preparados para puxar um treino de JJ?

toda academia de artes marciais deveria ser obrigada a ter pelo menos um faixa preta diplomado

esses caras ministram seminarios pelo mundo inteiro, inclusive para professores de Ed. Física

agora sou terminante contra faixa roxa pra baixo sendo o único responsavel pela JJ da academia isso eu acho muita sacanagem

e nimguem vai conseguir me convencer nunca

conheço excelentes, muito bom mesmo mas são roxas e não são pretas diplomados

na minha opinião tem q ser preta diplomado para ser o responsavel pela equipe

ele pode ate ter axiliares, mas o preta é o responsavel direto por todas as decisões

e ele tem a conciencia de saber quem tem condições de puxar um treino na sua falta

so o faixa preta pode decidir mais nimguem

Ps: esqueci dos fisioterapeutas q são fundamentais e muito importantes tambem

então estes 4:

o mestre, preparador fisico, professor de educação fisica e fisioterapeutas

estes 4 são fundamentais em uma equipe de ponta

e continuo com a opinião q nenhum profissional de ed. fisica sera prejudicado em nada

ao contrario ele terá mais alunos para treinar tambem

A equipe interdisciplinar não só pode como deve existir, mas um técnico de futebol com formação de educador físico é um profissional melhor que o que não tem a formação...

Ninguém me tira isso da cabeça!

Ninguém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tb tá errado...

Em 3 semanas não se aprende nem o básico... Como ele vai ter noções de anatomia, pra saber qual é o grupo muscular que está envolvido no exercício? Como ele saberá se aquele exercício que foi ensinado pra ele, que é novidade é bom ou ruim? Também envolve fisiologia, cinesiologia e nutrição, pra ter a noção de CORPO HUMANO, que é a ferramenta de trabalho dele.

Não aprende no Brasil, que nos EUA em 3 semanas você vira personal trainer, não de TUDO, mas de academia de musculação, como fazer supino, etc. O problema aqui é justamente isso, o cara faz um curso sem foco nenhum, acaba saindo com noção de tudo e sem especialização de nada...

Fazer um curso de 3 semanas de photoshop não de transforma em Hans Donner... mas em um 'piloto' de photoshop.

Exatamente, 3 semanas o cara não sai um Charles Glass, mas sai um instrutor iniciante, nível 1, para passar treino pra um iniciante, não pra treinar um avançado, essa é a idéia.

Vc disse que treina desde moleque... o que vc me responderia se criassem um curso de 3 semanas de Thai? seria completo como seu conhecimento? duvido...

Aí é o professor que não é esforçado... qualquer mané formado em ed fisica (obs, eu sou formado) tem capacidade de montar um treino p/ ganho de massa muscular, treino de cardio ou o que for, apenas assistindo um pouco do treino de thai... só que o cara precisa ser esforçado.

Seria ótimo um curso de 3 semanas de Thai, o que mais tem em TODAS ARTES MARCIAIS é o efeito "curso de educação física", a aluno fica um tempão sendo enrolado, o professor escondendo o jogo, vendendo faixa, remosando. Raciocine comigo, um treino de thai tem 1:30. De segunda a sexta, teremos 5x1:30, ou seja, 7:30. Treinando todo o ano, temos 50 semanas, então são 375h por ano, confere? Em três semanas, com aulas de manhã e de tarde, você tem 120h de treino. É a diferença do curso intensivo pro curso extensivo.

Aí estamos entrando em uma questão que não atinge só essa área... mas TODO o mercado, pois 95% das pessoas são mediocres... 5% querem algo a mais e se esforçam bastante pra isso. Na minha área está cheio de mediocre (desenvolvimento de software) pois são profissionais que não tem compromisso com o projeto, enrolam o cliente, fazem corpo mole, resolvem o problema de maneira porca e etc... Se o professor que te atendeu não soube te passar UM unico treino específico pra sua modalidade, na minha opinião ele está no grupo dos 95%

É isso aí!

Mas, Cipó... você está misturando a conversa, eu também não disse isso...

Disse, deixe de onda.

zagolee, to errado porra nenhuma, e outra, não sou do tipo de pessoa que fica reclamando sem fazer nada. Não tinha evento bom de MMA aqui, o que fiz? Fiz o Recife Fighting, que vai de vento em popa, todo mundo do MMA voltou a treinar, tá renascendo o MMA aqui, graças a Deus.

Ninguém sabe preparar adequadamente para MMA, o que tou fazendo? Organizando um curso de preparação física para MMA com um brother de Brasília que é top, já treinou pessoal do UFC e tudo mais. Então antes do RFC 4 em março, teremos o módulo um do curso de preparação física para MMA, tanto para professores, quanto treinadores e atletas.

Pode surgir mestre do que for cara, os CREF não fazem nada nem pra fiscalizar academia, vão fiscalizar mestre de alguma coisa? O Brasil tem síndrome de entidade, tem que ter entidade pra tudo, pelo amor de Deus. O cara fazendo-se de mestre basta você se matricular, ter umas aulas, e dar parte dele na delegacia como ESTELIONATÁRIO, como um amigo já fez aqui, e pronto.

Abraço amigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A equipe interdisciplinar não só pode como deve existir, mas um técnico de futebol com formação de educador físico é um profissional melhor que o que não tem a formação...

Ninguém me tira isso da cabeça!

Ninguém.

quantos tecnicos de futebol q são formados em Ed. Fisica foram campeões do campeonato brasileiro?

to fazendo esta pergunta porque eu não conheço nenhum?

vc podria citar exmplos de tecnicos vencedores e q são formados em educação física?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A equipe interdisciplinar não só pode como deve existir, mas um técnico de futebol com formação de educador físico é um profissional melhor que o que não tem a formação...

Ninguém me tira isso da cabeça!

Ninguém.

calma

não necessariamente

A não é melhor que B por ter Ed Fisica

entretanto

B com ed física é melhor do q B sem ed fisica

e isso não é motivo suficiente para OBRIGAR alguém a ter ed fisica para poder dar aulas de artes marciais

Editado por Pacotez

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora