Entre para seguir isso  
dookie

Preço da Graduação

Recommended Posts

Não paguei quando peguei a azul

Mas me tirem uma dúvida e o dinheiro q o cara paga a federação?

Por exemplo na academia onde treinava o cara tinha pagar 1 k pra federação pra pegar a preta.

Issoé normal no resto do Brasil?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não paguei quando peguei a azul

Mas me tirem uma dúvida e o dinheiro q o cara paga a federação?

Por exemplo na academia onde treinava o cara tinha pagar 1 k pra federação pra pegar a preta.

Issoé normal no resto do Brasil?

para pegar o certificado/filiar-se a CBJJ sao R$ 125,00. Se nao tiver pago da branca a marrom tem q pagar as q ficaram pra tras tbm.. Fora curso de primeiro socorros + atestado medico, nao sei qto vai pagar aih no brazil...

dah uma olhada no link abaixo, tem bastante informacoes.

http://www.cbjj.com.br/filiar.htm

abraco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, ok.. entao vc acha q cobrar pelo exame, certificado e faixa eh extrosao? eh desculpa para tirar dinheiro dos alunos??

Eu convido vc entao a olhar em uma outra perspectiva...

Soh no brazil que o jiu-jitsu nao eh valorizado como deveria e nao cresce na velocidade que cresce aki fora por ser tratado desta forma, amador. Vc sabia q a GB a um longo tempo atras se tornou franquia? Da uma goggleada,,,, eles fazem selecao igual qualquer uma outra franquia, tem regras e exigencias iguais.. virou negocio. Vc tbm acha q eles estao extorquindo dinheiro pq tao usando o BJJ pra vender franquias? Qual a finalidade da expansao da franquia? Nao precisa ser tao ixperto pra saber q TAMBEM eh pra fazer dinheiro, soh q ajuda muito o BJJ a chegar em tantos lugares. Nao sou GB mas admiro muito o trabalho do Carlinhos.

Tem outra meu amigo, na America muitas academias TOP TEAM introduziram faixas entre a branca e a azul para adultos. Pq? para extorquir os alunos? para criar um pretexto e fazer mais grana? Se olhar da forma como vc classificou acima seria..Mas se nao for tao imediatista vai ver que alem de fazer mais grana com 2 exames extras a academia vai manter muitos alunos, pq muita gente desiste de treinar pq nao troca de faixa na mesma frequencia q em outras artes marciais... tem gente q se apega em faixa e desta forma q eles criaram dah uma amenizada. O que vc acha? Eles estao mudando as regras da IFBJJ? No final das contas eu soh respeito. Cada um cada um.

Eu respeito sua opiniao bem como a dos outros foristas que nao concordam, mas quem esta aki fora sabe q eles (os gringos) nao se importam tanto em pagar qto nos brasileiros. Aki eles pagam mas kerem ver evolucao, exigem um trabalho bem feito. vide website, academia em ordem, equipamentos e uma outra serie de coisas q soh a mensalidade nao daria pra pagar. O BJJ soh vai deixar de ser amador qdo for devidamente valorizado.

Oss

Ivam vc vai me desculpar mais a parte em negrito vc fez a pergunta e respondeu mesmo criar faixas entre a branca e a azul para adultos pra mim wild007 é sim uma forma de ganhar mais grana e enganar os alunos aonde o professor vai colocar um aluno faixa amarela adulto para disputar um campeonato? na branca? na azul? ou entre as criancinhas? se os caras desistem por que treina há um ano por exemplo e é faixa branca imagine ele sendo faixa amarela, laranja e perder pra um branca em campeonato esse aluno continuaria estimulado?

Abraço..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ivam vc vai me desculpar mais a parte em negrito vc fez a pergunta e respondeu mesmo criar faixas entre a branca e a azul para adultos pra mim wild007 é sim uma forma de ganhar mais grana e enganar os alunos aonde o professor vai colocar um aluno faixa amarela adulto para disputar um campeonato? na branca? na azul? ou entre as criancinhas? se os caras desistem por que treina há um ano por exemplo e é faixa branca imagine ele sendo faixa amarela, laranja e perder pra um branca em campeonato esse aluno continuaria estimulado?

Abraço..

É mais ou menos o que eu penso também. Ninguém falou que seria fácil, é uma longa caminhada para pegar a azul, e a caminhada vai ficando maior na medida que o cara vai avançando de faixa.

Essas faixas motivacionais para segurar aluno, é bom negócio apenas para a academia, não é para o aluno, e nem para o Jiu Jitsu. Minha opinião.

Um abraço e que a discussão continue saudável e respeitosa.

Editado por Aminoácido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É mais ou menos o que eu penso também. Ninguém falou que seria fácil, é uma longa caminhada para pegar a azul, e a caminhada vai ficando maior na medida que o cara vai avançando de faixa.

Essas faixas motivacionais podem segurar aluno, é bom negócio apenas para a academia, não é para o aluno, e nem para o Jiu Jitsu. Minha opinião.

Um abraço e que a discussão continue saudável e respeitosa.

Aí vou ter que discordar um pouco com vocês.

O jiu-jitsu perde muito em relação as outras artes marciais por essa diferença gigantesca de nivel entre a faixa branca e a azul.

Se estamos falando de um aluno que pretende seguir em competição e ser atleta tudo bem, a jornada da branca a azul é longa mas muito gratificante....agora vamos falar em business, quem paga as contas de uma academia no final do dia? Será que são os atletas de competição ou os que treinam apenas por hobby ou recreação?

O cara que está indo lá na academia pra fazer um exercicio e se divertir mas não tem intenção de competir provavelmente vai ficar frustrado com a espera para passar de faixa e isso é um tipo de coisa que pesa muito no subconciente das pessoas. Tenho certeza que isso acaba custando muito dinheiro para os professores de jj mundo a fora todos os anos com a saida de alunos por frustração.

O colega da recreação e do hobby não quer passar dois anos falando pros amigo que ainda é faixa branca de jj...os amigo deles nem devem saber qual a ordem de faixas no jj mas certamente sabem que ser faixa branca quer dizer que vc está somente no começo da jornada.

Também acho que é complicado não ter uma faixa intemediaria em questão de competição. Se houvesse uma faixa intermediaria acho que se teria uma divisão de nivel muito mais justa no tatame e não haveria a possibilidade de um atleta com 2 anos de experiencia competindo com um que acabou de começar. O que segura as calças deles é da mesma cor, mas o nivel de habilidade é incomparavel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca fiquei desmotivado enquanto era faixa branca, pelo contrário, eu ficava mais motivado pra me graduar. Conheço muita gente q depois q passa de faixa some do treino...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aí vou ter que discordar um pouco com vocês.

O jiu-jitsu perde muito em relação as outras artes marciais por essa diferença gigantesca de nivel entre a faixa branca e a azul.

Se estamos falando de um aluno que pretende seguir em competição e ser atleta tudo bem, a jornada da branca a azul é longa mas muito gratificante....agora vamos falar em business, quem paga as contas de uma academia no final do dia? Será que são os atletas de competição ou os que treinam apenas por hobby ou recreação?

O cara que está indo lá na academia pra fazer um exercicio e se divertir mas não tem intenção de competir provavelmente vai ficar frustrado com a espera para passar de faixa e isso é um tipo de coisa que pesa muito no subconciente das pessoas. Tenho certeza que isso acaba custando muito dinheiro para os professores de jj mundo a fora todos os anos com a saida de alunos por frustração.

O colega da recreação e do hobby não quer passar dois anos falando pros amigo que ainda é faixa branca de jj...os amigo deles nem devem saber qual a ordem de faixas no jj mas certamente sabem que ser faixa branca quer dizer que vc está somente no começo da jornada.

Também acho que é complicado não ter uma faixa intemediaria em questão de competição. Se houvesse uma faixa intermediaria acho que se teria uma divisão de nivel muito mais justa no tatame e não haveria a possibilidade de um atleta com 2 anos de experiencia competindo com um que acabou de começar. O que segura as calças deles é da mesma cor, mas o nivel de habilidade é incomparavel.

Ora Tiago se o cara tá indo pra academia para fazer um exercicio, se divertir ele não deveria ficar tão preocupado com a faixa e sim com a qualidade de vida, geralmente este tipo de pensamento ("de pô aindo tô na branca, azul, pô quando vai chegar a roxa") é o cara que quer se aparecer dizer que o fodão e tal.. querendo mostrar para a gatinha que pode bater no carinha ali ("só por que faz jiu") entende.. Esse será o mesmo cara que veremos nos jornais queimando quem realmente gosta do jiu com a matéria "Lutador de Jiu Jitsu agride fulano na balada.."

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ivam vc vai me desculpar mais a parte em negrito vc fez a pergunta e respondeu mesmo criar faixas entre a branca e a azul para adultos pra mim wild007 é sim uma forma de ganhar mais grana e enganar os alunos aonde o professor vai colocar um aluno faixa amarela adulto para disputar um campeonato? na branca? na azul? ou entre as criancinhas? se os caras desistem por que treina há um ano por exemplo e é faixa branca imagine ele sendo faixa amarela, laranja e perder pra um branca em campeonato esse aluno continuaria estimulado?

Abraço..

Boa, essa foi a mesma pergunta q eu fiz pra mim mesmo qdo vi esse método de graduação ainda qdo cheguei aki em 2006. Só para deixar claro, eu não concordo com este método! Usei como exemplo apenas, como eu disse, não uso com meus alunos apenas respeito quem os faz, meu ponto e que isso não pode ser classificado como extorsão ou um jeito de tirar grana dos alunos.

Abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aí vou ter que discordar um pouco com vocês.

O jiu-jitsu perde muito em relação as outras artes marciais por essa diferença gigantesca de nivel entre a faixa branca e a azul.

Se estamos falando de um aluno que pretende seguir em competição e ser atleta tudo bem, a jornada da branca a azul é longa mas muito gratificante....agora vamos falar em business, quem paga as contas de uma academia no final do dia? Será que são os atletas de competição ou os que treinam apenas por hobby ou recreação?

O cara que está indo lá na academia pra fazer um exercicio e se divertir mas não tem intenção de competir provavelmente vai ficar frustrado com a espera para passar de faixa e isso é um tipo de coisa que pesa muito no subconciente das pessoas. Tenho certeza que isso acaba custando muito dinheiro para os professores de jj mundo a fora todos os anos com a saida de alunos por frustração.

O colega da recreação e do hobby não quer passar dois anos falando pros amigo que ainda é faixa branca de jj...os amigo deles nem devem saber qual a ordem de faixas no jj mas certamente sabem que ser faixa branca quer dizer que vc está somente no começo da jornada.

o que deveria desmotivar era o kra se graduar em pouco tempo e tomar pau dos menos graduados, depois daria brecha pra falarem mal do jiu jitsu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo plenamente.... uma arte marcial de 5 faixas...(adulto) se o cara não tem o mínimo de técnica e capacidade de luta não pode graduar... é exatamente o diferencial do jiu jitsu para outras artes marciais e digo mais... a diferença das academias tops para as outras... e por isso são vitoriosas..

Cada faixa é uma responsabilidade maior... Branca é branca, vai la treina não incomoda, não tem responsa... 

O azul já tem uma responsabilidade de postura, de ter um nivel tecnico razoável e dominar o basico e um pouco do intermediário. Além de tudo tem que dar exemplo pro branca e ajudar ele a desenvolver pra virar azul.

O roxa já tem uma GRANDE responsabilidade na minha ótica. A grande maioria já ficou 4,5 anos treinando pra chegar nessa faixa que é a grande formadora do atleta. É na roxa que se evolui pra reta final (a marrom). Tem que dar total exemplo, ajudar azuis e brancas, endurecer pros marrons e começar a incomodar pretas. Faixa roxa em uma época ja foi instrutor ou com filial em quase todas academias.

A marrom pra mim é só um passo pra preta. Amadurecimento técnico e um tempinho pra virar professor. Responsa total. Se o cara não tem essa responsa, esse discernimento, morre o resto da vida na marrom. 

Preta é boina preta, faca na caveira. Professor. 

Caralho Lemos, leu meu pensamento, é exatamente a mesma visão que eu tenho (e meu professor também), sobre a responsabilidade de cada faixa.

O pulo do gato , está na roxa, é alí que se forma o casca grossa, e é ali na minha opinião que o professor não pode cometer a cagada, um azul tomar passada de carro de branca casca grossa vc pode até dar uma tolerada, um cara que tá ali faz 3 anos ralando na branca, não tem um talento natural, mas vc vê que é esforçado, vc pode até motivar o cara graduando para a azul, mas o mesmo não é válido para a roxa, ali o buraco é mais embaixo, não pode colocar azulzinha de roxa não, pq o risco de lesão aumenta exponencialmente, com branca nego treina na leveza, na azul dá uma endurecida, dá roxa pra cima a combatividade já é nível de competição, um preta vai rolar sério com um roxa, pelo menos assim deveria ser.

O cara pode ficar 10 anos na roxa mas só pode sair dali quando definitivamente for um roxa casca grossa que já finaliza marrom, minha opinião. Infelizmente a gente vê muito roxa mequetrefe por ai.

Eu sou azul e ainda tenho uma longa caminhada até a roxa, mas vamo que vamo, joelinho podre já, mas nem ligo, só paro de treinar quando morrer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aí vou ter que discordar um pouco com vocês.

O jiu-jitsu perde muito em relação as outras artes marciais por essa diferença gigantesca de nivel entre a faixa branca e a azul.

Se estamos falando de um aluno que pretende seguir em competição e ser atleta tudo bem, a jornada da branca a azul é longa mas muito gratificante....agora vamos falar em business, quem paga as contas de uma academia no final do dia? Será que são os atletas de competição ou os que treinam apenas por hobby ou recreação?

O cara que está indo lá na academia pra fazer um exercicio e se divertir mas não tem intenção de competir provavelmente vai ficar frustrado com a espera para passar de faixa e isso é um tipo de coisa que pesa muito no subconciente das pessoas. Tenho certeza que isso acaba custando muito dinheiro para os professores de jj mundo a fora todos os anos com a saida de alunos por frustração.

O colega da recreação e do hobby não quer passar dois anos falando pros amigo que ainda é faixa branca de jj...os amigo deles nem devem saber qual a ordem de faixas no jj mas certamente sabem que ser faixa branca quer dizer que vc está somente no começo da jornada.

Também acho que é complicado não ter uma faixa intemediaria em questão de competição. Se houvesse uma faixa intermediaria acho que se teria uma divisão de nivel muito mais justa no tatame e não haveria a possibilidade de um atleta com 2 anos de experiencia competindo com um que acabou de começar. O que segura as calças deles é da mesma cor, mas o nivel de habilidade é incomparavel.

nada haver cara, tipo se o cara so treina por hobby ele nao deveria se preocupar com faixa e sim com sua saude e seu corpo afinal aquilo é 1 hobby e faixa nao pode ser dada por pena nao! tem que ser dada por merecimento ja pensou se vira moda dar faixa azul pros cara nao sairem da academia nao ficarem frustados nem desmotivados, isso seria a ruina total do jiu jitsu porque ai se esquece o esporte e vira apenas 1 negocio($$$) sem falar que o nivel ia la pra baixo

nao sei o pesamento da galera mas seu eu pegar 1 faixa q eu nao pudesse sustentar ai sim eu ficaria frustado e desmotivado

faixa nao é so pra amarrar kimono e tirar foto nao!

Editado por Bruno_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ora Tiago se o cara tá indo pra academia para fazer um exercicio, se divertir ele não deveria ficar tão preocupado com a faixa e sim com a qualidade de vida, geralmente este tipo de pensamento ("de pô aindo tô na branca, azul, pô quando vai chegar a roxa") é o cara que quer se aparecer dizer que o fodão e tal.. querendo mostrar para a gatinha que pode bater no carinha ali ("só por que faz jiu") entende.. Esse será o mesmo cara que veremos nos jornais queimando quem realmente gosta do jiu com a matéria "Lutador de Jiu Jitsu agride fulano na balada.."

Abraço.

Sempre vai ter valentão e gente metida a besta onde quer que você vá, mas a associação de jj com a atitude de "pitboy" é algo que me parece muito mais comum aqui no Brasil que no exterior. Mas nesse caso não acho nem que é tanto nessa linha de pensamento, acho que é mais o caso de auto afirmação. Do aluno receber uma confirmação de que ele está aprendendo mais e que ele não está estagnado no mesmo lugar.

Só acho que ao facilitar o "desenvolvimento" (nesse caso graduação) você consegue segurar o aluno por um tempo para que ele pelo menos não desista do esporte antes de ter o tempo para conhecer ele o bastante para ver se aquilo realmente é algo que ele quer para ele.

Imagino a situação de um aluno que chega lá no primeiro dia e vê outros faixas brancas lá no mesmo tatame que ele e vai trocar uma idéia, só para descobrir que tem gente na mesma faixa que ele treinando a mais de 2 anos.

O sistema de graduação no jiu jitsu se diferencia muito do aplicado na maioria das artes marciais, e não acho isso errado. Acredito que é parte por causa desse sistema que se consegue garantir a manutenção do nivel dos atletas. Mas também acho que existem pequenas modificações que podem ser feitas para melhorar o lado do jiu jitsu business e que não prejudicariam a parte técnica.

Eu não estou falando de adicionar meia duzia de faixas entre a branca e a azul para o adulto, só acho que pelo nivel técnico seria possivel se colocar uma faixa intermediaria entre as duas.

Acho que vale sempre a pena olhar para os lados e ver o que os outros estão fazendo e o que funciona para eles e o que pode ser incorporado positivamente para você.

nada haver cara, tipo se o cara so treina por hobby ele nao deveria se preocupar com faixa e sim com sua saude e seu corpo afinal aquilo é 1 hobby e faixa nao pode ser dada por pena nao! tem que ser dada por merecimento ja pensou se vira moda dar faixa azul pros cara nao sairem da academia nao ficarem frustados nem desmotivados, isso seria a ruina total do jiu jitsu porque ai se esquece o esporte e vira apenas 1 negocio($$$) sem falar que o nivel ia la pra baixo

nao sei o pesamento da galera mas seu eu pegar 1 faixa q eu nao pudesse sustentar ai sim eu ficaria frustado e desmotivado

faixa nao é so pra amarrar kimono e tirar foto nao!

Sim, concordo com a sua posição. Mas ela é baseada em um sistema que gradua o aluno pela primeira vez a principio depois de um dou dois anos de treino.

Não estou falando em se dar faixa para aluno que não tenhas os meritos necessarios, mas sim na possibilidade de se inserir uma graduação intermediária de forma a diminuir um pouco a diferença que existe entre a branca e a azul.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Discordo plenamente.... uma arte marcial de 5 faixas...(adulto) se o cara não tem o mínimo de técnica e capacidade de luta não pode graduar... é exatamente o diferencial do jiu jitsu para outras artes marciais e digo mais... a diferença das academias tops para as outras... e por isso são vitoriosas..

Cada faixa é uma responsabilidade maior... Branca é branca, vai la treina não incomoda, não tem responsa... 

O azul já tem uma responsabilidade de postura, de ter um nivel tecnico razoável e dominar o basico e um pouco do intermediário. Além de tudo tem que dar exemplo pro branca e ajudar ele a desenvolver pra virar azul.

O roxa já tem uma GRANDE responsabilidade na minha ótica. A grande maioria já ficou 4,5 anos treinando pra chegar nessa faixa que é a grande formadora do atleta. É na roxa que se evolui pra reta final (a marrom). Tem que dar total exemplo, ajudar azuis e brancas, endurecer pros marrons e começar a incomodar pretas. Faixa roxa em uma época ja foi instrutor ou com filial em quase todas academias.

A marrom pra mim é só um passo pra preta. Amadurecimento técnico e um tempinho pra virar professor. Responsa total. Se o cara não tem essa responsa, esse discernimento, morre o resto da vida na marrom. 

Preta é boina preta, faca na caveira. Professor. 

Não discordo dos pontos que você está colocando Lemos.

Acho que realmente as transições de faixas de azul a preta no jiu jitsu são feitas de forma a garantir que o esporte mantenha a sua qualidade, mas acredito também que a transição de branca a azul no adulto pode criar algumas dificuldades para a entrada e manutenção de novos alunos.

Aqui no Brasil muita gente sabe o que é jiu jitsu e respeita o processo que involve a graduação e tudo mais. Mas vai pra um país que não tem a menor noção do que é o esporte e você pode enfrentar uma barreira por essa razão.

Tive a experiência de conversar com algumas pessoas no exterior nas minhas viagens, e muitos preferiam ir a artes marciais tradicionais a experimentar o jj ao saberem que a graduação era tão demorada. Isso é coisa séria, não vou criticar o cara por isso, mas quem sabe se houvesse possibilidade de graduação mais rápida alguns deles tivessem se mantido no esporte e estariam no minimo ajudando no sustento de um professor lá fora.

Eu sei que o que eu estou falando parece uma abominação para todos que estão sendo criados dentro do sistema atual, mas eu estou vendo isso com olhos de alguém de fora e que tem acompanhado um pouco das dificuldades que alguns professores enfrentam ao entrarem em mercados novos.

e é exatament epor ser uma luta que as faixas são faceis que o tae kwon do tem faixa preta de 10 anos de idade...

Mas aí vai muito da analise que você faz do esporte.

Por mais que isso seja um problema isso certamente foi um facilitador que ajudou o tae kwon do se difundiu mundo a fora e hoje ter o mérito de ser um esporte olimpico.

PS: Só para deixar bem claro...não acho que ninguém aos 10 anos de idade é capaz de ter dominado arte marcial nenhuma ao ponto de merecer um grau preto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo bem cara... é tua opinião...

Eu já acho que jj é pra poucos mesmo... é treino casca grossa e tem que suportar muitas adversidades no dia a dia.... eu me formei como adulto dentro de um tatame de jiu jitsu, aprendi a lidar com varias situações adversar com o jiu jitsu, levo isso para minha vida pessoal...

Um exemplo, primeira vez que entrei para dar aula (faculdade), me lembrei das inumeras vezes que fui competir contra outro cidadão que queria minha cabeça em um ginásio lotado.... simplesmente fiquei tranquilo e imaginei que ali era mais fácil que no tatame (e era)..

Outro quando me deparo com derrotas ou situações de quase desistir... lembro das finalizações encaixadas, da evolução nos treinos, do quanto o monstro não é invencível...

Respiração, segurança, tranquilidade, calma... tudo aprendi em um tatame de jj...

Se nego pega uma faixa em 2,3 meses dá tanto valor quanto pra jóia nova que comprou, do carro, da mulher nova que conquistou... em dias depois ja esqueceu e quer algo novo...

Já calejando, sofrendo e batalhando, cada gota de suor, de sangue... cada bom dia e mal dia de treino, cada competição, tudo aquilo ta ali simbolizado na faixa (por isso não lavo).. as dificuldades, as superações... e por isso a graduação é um dia muito importante para um lutador de jiu jitsu...

Poucos e bons é melhor que muitos ruins..

Boooooooooaaaaaaaaaaaa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tbm sou a favor de continuar com a demora nas faixas mesmo.. isso valoriza a faixa e motra que o JJ não é igual a outras artes marciais, e não acho que a faixa seja o problema. Lembrem-se que o Boxe não tem faixa. :chuva:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso