Recommended Posts

Mestre Alm, se possível para o Sr., gostaria que definisse em breves linhas esses três Gracies:

Hélio, Rolls e Rickson.

Gostaria de saber também se o Sr. teve contato direto (treinos, rolas etc) com o Carlson e com o Róbson. Depois coloco algo mais aqui. Desde já agradeço eventual resposta.

Abraços

Editado por (RVMS)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alm,

num outro tópico você falou sobre seminários na Polônia e lembrei do Gigi Paiva alertando os professores de BJJ que pretendiam ir dar aulas nessas regiões da Europa sobre as possíveis dificuldades que encontrariam por conta do tamanho e força física dos caras.

Então, queria que você falasse mais sobre essa experiência

Foi duro,fiz um circuito há uns 12 anos atrás pelo Leste da Europa,ainda não havia uma escola de jj naquela área,na Polonia hoje vemos atletas ganhando campeonatos europeus de jj,este ano de 2009 alguns brilharam,mas naquela época estava sendo visto ainda com descofiança,dei um seminário certa vez em um ginásio e depois de algumas horas já no final um grandalhão me desafiou,só tinha cara grande,era uma cidade portuária Gdanski,ao norte,chamei o cara para um seminário em Varsóvia,no centro do país no dia seguinte,torci muito para o cara não aparecer,mas ele apareceu e antes de começar o seminário lembrei os velhos desafios dentro da academia,a gente tirava a parte de cima do kimono e partia para a porrada,sempre tinham "convidados de fora",valia tudo,menos dedo no olho,o cara era boxer e tinha uma noção de luta livre,mas o velho e bom jj não me abandonou.

Gigi deve ter sofrido lá também,nunca mais me aventuro nestas paradas,me lembro meu primeiro desafio tinha uns 12 anos e fui passar uns dias de verão em Paquetá,para quem não sabe é uma ilha dentro da baía de Guanabara,lugarzinho pequeno,certa dia meu pai me levou em tatame atrás da farmácia e ele disse que tinha uns caras que treinavam lá,coisa e tal o professor botou o melhor aluno dele,era o entregador da farmácia,para dar um rola comigo.Eu com 12 anos,faixa verde e sem nada na cabeça peguei o cara várias vezes,depois o cara falou para fazer um pega,valendo soco de mão aberta,me surpreendi dando uns sopapos no cara.Quando está no sangue desde pequeno qual seria a diferença do cara de Gdanski para o entregador da farmácia?

Não sei responder meu amigo,mas é que nem andar de bicicleta,monta e sai andando.

Grande abraço e obrigado pela força que você me deu no tópico mais difícil que eu abri aqui no Portal,a morte de Helio Gracie,Rolker Gracie me ligou e disse "papai morreu",fala com a imprensa,eu não conheço quase ninguem portanto abri o tópico,antes de qualquer site de lutas ou imprensa aberta nós aqui do Portal já tínhamos a notícia,foram muitas pa´ginas de comentário e você sem duvidar da minha fonte garantiu a permanência do tópico,para mim foi uma dolorosa notícia,mas para nós do Portal foi o maior furo de todos os tempos.

Grande abraço meu amigo,

Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezado mestre Alm, obrigado pelas respostas. Mais uma: em um outro tópico sobre rachas em academias, conversávamos, dentre outras, sobre a academia Carlson Gracie. Apontaram o mestre Manimal como o sucessor do Carlos a frente da academia. Expliquei que, ate onde sabia, ele nao fazia mais aprte do time. Gostaria de saber do senhor quem esta a frente do time. Sera que tem alguem a frente? Me aprece que nao... Nao é estranho que uma academia como a do Carlson (que prezava tanto por esse espirito de equipe) esteja assim hoje em dia? Sem uma lideranca e presença forte em campeonatos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ola Alm,

Sou um grande admirador do JJ das antigas e o tópico esta ficando ótimo!

Já treinei com um faixa preta do Royler e hoje treino com o Barbosinha aqui em SP. Gostaria de saber sua opnião sobre o JJ de São Paulo.

Ah, outra coisa... tem um cara que treina com a gente que pode ser que vc conheça o "Marcão" sobrinho do (falecido) Pedro Hemetério, ele é desta época e conta mtas histórias p gente.

Um abraço!

Você está em ótimas mãos,Barbosinha é uma jóia rara do jj como lutador e mestre.Vi Pedro Hemetério algumas vezes na academia do Helio,era mais baixinho que o Carlos Gracie,este era um grande lutador da família Gracie,foi a primeira geração de alunos dos Gracies,não conheci este sobrinho dele.

JJ em São Paulo,hoje é junto com o Rio e Manaus(o Jair vai ficar puto comigo),os maiores centro de jj do Brasil,caraca bicho abrir uma academia em SP é ganhar dinheiro na certa,tem $$,muita gente para se refinar e criar uma equipe,SP é um grande celeiro hoje do jj.

Abraço,

Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mestre Alm, se possível para o Sr., gostaria que definisse em breves linhas esses três Gracies:

Hélio, Rolls e Rickson.

Gostaria de saber também se o Sr. teve contato direto (treinos, rolas etc) com o Carlson e com o Róbson. Depois coloco algo mais aqui. Desde já agradeço eventual resposta.

Abraços

RVMS,

Já trocamos alguns posts por aí meu amigo,

vamos lá:

Helio:

Conheci Helio ele devia ter uns 60 anos,era uma máquina ainda,treinava duro com todos,amarrava a mão na faixa e dizia,"passa a guarda Alm"...que dureza...qualquer dúvida a gente perguntava a ele,era um cara durão,somente com Carlos ele mudava,tratava o irmão com uma gentileza fina,quase como um pai,isso é inegável.Helio pai do jj,um semideus para o esporte nacional.

Rolls:

Um grande lutador,grande professor,tinha uma vida além de seu tempo,curtia a natureza,a alimentação natural e regrada,era poliglota,sempre que se dirigia a um aluno era com palavras que elevavam a autoestima do cara,um visionário.

Rickson:

Muitos o consideram um fanfarrão,pelas 460 lutas,pelo sorriso de lado,pelas brigas na praia,mas Rickson sofreu muito em sua vida desde pequeno,desde adolescente,casou-se muito novo e perdeu sua principal referencia no jj muito novo també,ficou na linha de frente de uma família de lutadores e encarou o serviço transformando-se no maior lutador de pano que o mundo já viu.

Treinei no Carlson muitas vezes e para ele eu era um cara casca grossa.Com um físico bem dotado para aquela época Carlson gostava do meu estilo.Carlson era um boi manso,tranquilo,cheio de amigos e seguidores foi o maior formador de lutadores da história do jj.

Robson aparecia na academia sempre,destemido,raçudo e amigo de seus amigos,seu maior legado são seus filhos e a firme determinação de manter o nome do jj.Tem muitas críticas para Robson por aí,mas eu me reporto a ele sempre.

Valeu,

Alm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mestre Alm, muito bom topico! Nao sabia que voce faz parte da academia do Dede.

Por favor fale mais sobre esse projeto de jiu-jitsu em Manaus.

Nao sei se voce sabe, eu tambem sou Amazonense, e irmao de equipe, pois recebi minha faixa preta das maos do Shaolin.

Hoje tenho meu proprio time e espaco, mas sempre levanto a bandeira da Nova Uniao.

Abracos,

Alex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mestre Alm, muito bom topico! Nao sabia que voce faz parte da academia do Dede.

Por favor fale mais sobre esse projeto de jiu-jitsu em Manaus.

Nao sei se voce sabe, eu tambem sou Amazonense, e irmao de equipe, pois recebi minha faixa preta das maos do Shaolin.

Hoje tenho meu proprio time e espaco, mas sempre levanto a bandeira da Nova Uniao.

Abracos,

Alex.

Valeu Alex,

Tive a felicidade de conversar em certo momento com Dedé e ele me abriu as portas de sua academia para mim e minha família.

Sobre Manaus esta idéia do CT é de Marcos Loro,ele acha que poderia ter sucesso um CT em Manaus funcionando como uma grande peneira de talentos e mantendo os caras lá,sem necessidade de se transferirem para um grande centro(Rio/São Paulo).Loro enfrentou alguns insucessos no MMA e está se fixando nos EUA,mas isso deverá ser contornado,tenho em Ronnys,Zé Aldo,Walber(Teté) e George Clay que está em Manaus e já foi conversado com ele sobre esta possibilidade de se tocar este projeto.Repare que Manaus está próximo dos EUA,com uma base bem consolidada teríamos uma ponte para envio de lutadores para lutar com menores condições de custo,mas tudo isso ainda não saiu do plano de idéias,estamos abertos para definirmos isso em breve.

Valeu Alex,

Alm

Valeu Alex,

Tive a felicidade de conversar em certo momento com Dedé e ele me abriu as portas de sua academia para mim e minha família.

Sobre Manaus esta idéia do CT é de Marcos Loro,ele acha que poderia ter sucesso um CT em Manaus funcionando como uma grande peneira de talentos e mantendo os caras lá,sem necessidade de se transferirem para um grande centro(Rio/São Paulo).Loro enfrentou alguns insucessos no MMA e está se fixando nos EUA,mas isso deverá ser contornado,tenho em Ronnys,Zé Aldo,Walber(Teté) e George Clay que está em Manaus e já foi conversado com ele sobre esta possibilidade de se tocar este projeto.Repare que Manaus está próximo dos EUA,com uma base bem consolidada teríamos uma ponte para envio de lutadores para lutar com menores condições de custo,mas tudo isso ainda não saiu do plano de idéias,estamos abertos para definirmos isso em breve.

Valeu Alex,

Alm

Para complementar não sei com está a NU em Manaus,mas certamente tudo isso passaria por uma análise do Dedé que afinal é o líder da NU e eu entraria como empresário e idealizador,mas acho que este projeto tem boa possibilkidade de dar certo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Prezado mestre Alm, obrigado pelas respostas. Mais uma: em um outro tópico sobre rachas em academias, conversávamos, dentre outras, sobre a academia Carlson Gracie. Apontaram o mestre Manimal como o sucessor do Carlos a frente da academia. Expliquei que, ate onde sabia, ele nao fazia mais aprte do time. Gostaria de saber do senhor quem esta a frente do time. Sera que tem alguem a frente? Me aprece que nao... Nao é estranho que uma academia como a do Carlson (que prezava tanto por esse espirito de equipe) esteja assim hoje em dia? Sem uma lideranca e presença forte em campeonatos?

Mengão,

O time Carlson rachou há muitos anos,Manimal não representava de forma unanime as pessoas do time.Com a ida de Carlson para Chigaco,as coisas ficaram sem rumo,com a morte dele...seria mais fácil se Carlson Jr. de forma pública definisse as coisas,mas nunca vi nada a este respeito,portanto concordo com você é muito estranho e triste o abandono deste time atualmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Alm,

primeiro dizer que tá muito legal o tópico, sobretudo suas respostas.

Muito legal também seu conselhos sobre o que os faixas brancas e azuis devem saber. Treino Thai, mas em 2010 entrarei no JJ e seus posts são bons para saber o caminho que se deve seguir.

Parabéns!

Shogun contra Minotouro,Shogun foi refinado,espetacular jj,lutou muito no chão e venceu o touro surpreendendo todo mundo.

Por conta da luta que acontecerá daqui a uma semana entre Lyoto e Shogun, estava revendo a luta de ambos e quando assisti novamente essa luta citada, fiquei impressionado com o jj do Mauricio. Principalmente por dois motivos:

1- O Minotouro, junto com seu irmão, é considerado um dos maiores expoentes do jj no MMA, inclusive de ninguém querer ir p/ baixo com os caras, porém Shogun o levou várias vezes ao chão confiando no seu excelente jiu.

2- Quantas vezes o Minotouro ficou próximo de pegar o braço do Shogun e ele foi magistral e se saiu muito bem.

Não sei se vc concorda comigo sobre isso.

Quais outros exemplos vc pode citar sobre o excelente jj que o Shogun mostrou nessa luta?

Bem, sou leigo no jj mas entrando no clima da superluta que vai acontecer na próxima semana, queria que vc respondesse outra coisa:

O Shogun tem muito mais jj que Lyoto?

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ciclonesurf,

Caraca bicho,não me vejo parado,sem treinar,há uns anos atrás vi meu sócio (+/_ a minha idade) definhando,trouxe ele para o jj,ele treinou um ano e parou,mas estava sedentário e o jj abriu o esporte para ele,hoje joga tenis e corre,participa sempre dos eventos de corrida meia maratona e maratona aqui no Rio,é um novo homem.Lutei muito,as vezes volto e faço uma luta senior,tive alguns adversários duros,perdi por pontos para o Sergio Penha certa vez,acho que fiz uma boa luta,ele era melhor que eu,treinava mais,certa vez mais recentemente fiz uma final no supersenior no estadual,ganhei com uma americana da meia guarda,,gosto tammbém de atacar do 100 quilos,variando pescoço e braço,uma simples americana,da guarda fechada me sinto bem à vontade e vario bastante o triangulo para a omoplata,raspando ou finalizando.Com 40 anos você tem certamente a garantia que o jj vai te proporcionar uma condição física acima do normal,conjugue musculação e alongamento,o jj trava um pouco a musculatura,com isso você garante uma saúde 100%.Uma dieta é funadamental,sou um radical,nada de álcool,uma dieta baseada em comida japonesa,carne vermelha pouco,cada vez menos,muita fruta e principalmente uma atitude positiva na sua vida.

Grande abraço,

Valeu obrigado, pelas respostas Mestre ALM

o alcool é uma merda mesmo, mas minha alimentação graças a deus é balanceada na media do possivel

"gosto também de atacar do 100 quilos,variando pescoço e braço,uma simples americana,da guarda fechada me sinto bem à vontade e vario bastante o triangulo para a omoplata,raspando ou finalizando"

me ensinaram que não se ataca com a guarda fechada, mas eu ataco, ja consegui finalizações de estrangulamento e america tambem, quando meu oponente esta com a guarda fechada vc aconselha atacar?

é isso ou entendi errado? vc so pode atacar a amaricana estando por cima se atacar por baixo é complicado

veja esta foto o cara que esta por baixo esta com a guarda fechada e o loiro esta dentro da guarda, certo? esse loiro poderia atacar? minha pergunta é essa

guard.jpg

ele pode atacar nesta situação ou deveria tentar passar a guarda?

Editado por ciclonesurf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu obrigado, pelas respostas Mestre ALM

o alcool é uma merda mesmo, mas minha alimentação graças a deus é balanceada na media do possivel

"gosto também de atacar do 100 quilos,variando pescoço e braço,uma simples americana,da guarda fechada me sinto bem à vontade e vario bastante o triangulo para a omoplata,raspando ou finalizando"

me ensinaram que não se ataca com a guarda fechada, mas eu ataco, ja consegui finalizações de estrangulamento e america tambem, quando meu oponente esta com a guarda fechada vc aconselha atacar?

é isso ou entendi errado? vc so pode atacar a amaricana estando por cima se atacar por baixo é complicado

veja esta foto o cara que esta por baixo esta com a guarda fechada e o loiro esta dentro da guarda, certo? esse loiro poderia atacar? minha pergunta é essa

guard.jpg

ele pode atacar nesta situação ou deveria tentar passar a guarda?

ahn? Na minha humilde opinião quem ta fazendo guarda tem 10x mais alavanca do que quem ta tentando passar, mas que responda de uma maneira melhor e mais contundente o mestre Alm já que a pergunta foi direcionada pra ele!

Aproveitando o espaço vou fazer outra pergunta ao Mestre Alm...

Hoje em dia falando em % , o que tu dirias que prevalece num campeonato de jiu jitsu, faça uma comparação entre a % de antigamente e hoje... em relação a técnica... força.... preparo físico...

Muito obrigado

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ahn? Na minha humilde opinião quem ta fazendo guarda tem 10x mais alavanca do que quem ta tentando passar, mas que responda de uma maneira melhor e mais contundente o mestre Alm já que a pergunta foi direcionada pra ele!

man mas eu perguntei o seguinte: É correto atacar de dentro da guarda?

tipo uma america ou estrangulamento?

as minhas perguntas são essas

valeu pela ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ciclone, acredito que quando o alm se referiu a americana da guarda fechada ele no caso estaria por baixo fazendo guarda. Se bem que eu nunca vi americana da guarda - só americana invertida mesmo, a kimura.

por isso perguntei a ele, como ele é mais experiente que todos nós, talvez ele pudesse esclarecer

americana invertida é outra historia, acho que sakuraba torou o braço do royler assim

mas ele estiver por baixo como vai aplicar uma americana? posso estar falando merda mas não entendi so isso, aprendi que nunca devo atacar quando eu estiver na guarda de alguem e sim tentar passar, mas sou faixa azul to quase para ser roxa então estou no ginasio do JJ ainda, não sou nimguem para afirmar nada, quero so tirar esta duvida, ou então foi eu que não entendi

Editado por ciclonesurf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
por isso perguntei a ele, como ele é mais experiente que todos nós, talvez ele pudesse esclarecer

americana invertida é outra historia, acho que sakuraba torou o braço do royler assim

mas ele estiver por baixo como vai aplicar uma americana? posso estar falando merda mas não entendi so isso, aprendi que nunca devo atacar quando eu estiver na guarda de alguem e sim tentar passar, mas sou faixa azul to quase para ser roxa então estou no ginasio do JJ ainda, não sou nimguem para afirmar nada, quero so tirar esta duvida, ou então foi eu que não entendi

Na humilde opinião (de faixa azul), o que faltou foi ler a vírgula: "...uma simples americana, da guarda fechada...", ou seja "uma simples americana" e as outras posições que ele se refere (tringulo, omoplata...) da guarda fechada...

Foi o que eu entendi, mas talvez eu esteja errado. Valeu. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

recentemente fiz uma final no supersenior no estadual,ganhei com uma americana da meia guarda,,gosto tammbém de atacar do 100 quilos,variando pescoço e braço,uma simples americana,da guarda fechada me sinto bem à vontade e vario bastante o triangulo para a omoplata,raspando ou finalizando

Me expressei de forma incompleta,foi por baixo eu fazendo a meia e peguei uma americana invertida(kimura),do 100 quilos eu faço um ataque com variações,estrangulando descendo o cotovelo,mas as vezes dominando por trás da nuca eu pego o pulso do oponente(do outro lado) e vou para a americana,(uma simples americana)é só se desembaraçar da cabeça e finalizar a posição.depois da vírgula mencionei os ataques da guarda fechada,triangulo,omoplata,não se deve fazer ataques quando você está dentro da guarda fechada,o risco é grande,existe uma variação do ezequiel com gola que alguns gostam de arriscar de dentro da guarda,eu mesmo as vezes faço mas com o objetivo de exigir que o oponente se movimente a meu favor.

Vale frisar que os ataques da guarda(você fazendo guarda) fechada devem ser feitos com bastante cuidado,nunca se abre a guarda,você deve movimentar as pernas para cima fechando o laço de suas pernas nos ombros de seu oponente,aí é só variar triangulo,braço e omoplata,não façam a chave de braço da guarda colocando o pé no quadril do adversário,ele vai passar a sua guarda ou se distanciar de você,para abrir a guarda e tentar as raspagens você deve sentar ou fazer a guarda aranha,ou até mesmo a guarda do dela riva.Um segredo básico é segurar os pulsos de seu oponente,ou as mangas,e trabalhar puxando e empurrando paara obter a posição do triangulo(minotauro é perfeito nisso).Ter força e flexibilidade no quadril é fundamental.Respondendo a definição percentual,sobre ontem e hoje acredito que a parte física hoje é fundamental,para qualquer atividade esportiva,o jj hoje exige muito das pernas,quadril,é certo o que afirmaram acima a posição da guarda é muito forte,portanto devemos nos dedicar à fazer mais exercícios para as pernas,quadris e abdomen(que fortalece o lombar),o sucesso do praticante de jj é ter um preparo objetivo para o jj,antes fazia 2 séries para as pernas e 8 para os braços e tronco,hoje é exatamente meio a meio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.