Entre para seguir isso  
NEOLEGION

Novas regras para o MMA?

Recommended Posts

20.08.2009

Novas regras para o MMA?

Antonio Menezes*

A cada 18 meses em média, a Nevada State Athletic Commission (Comissão Atlética de Nevada, órgão responsável pela regulação desportiva neste estado americano) reúne-se para debater possíveis mudanças nas regras. A última reunião foi dia 17 de agosto. Na pauta do MMA, algumas questões importantes e polêmicas, como a possibilidade de lutas que não valem título durarem 5 rounds e o uso de replay pelos juízes.

ufc58_06_st-pierre_vs_penn.jpg

BJ Penn contra St-Pierre.

A alternativa dos 5 rounds divide opiniões. Por um lado, há quem diga que isto poderia evitar que lutas muito equilibradas sejam decididas pelos juízes – o que aliás tem acontecido bastante, e com resultados bastante discutíveis. Numa luta de 5 rounds, a probabilidade de finalização ou nocaute é maior, assim como a chance de que algum lutador consiga claramente mostrar superioridade. Isto por si só já justificaria a aprovação da nova regra: quanto menos subjetivo for o resultado de uma luta, melhor. Além disso, há a questão do espetáculo – quem é que não gostaria de ver Minotauro x Couture em 5 rounds, ao invés de apenas 3?

Mas há quem critique a ideia, dizendo que o MMA ficaria mais parecido com o Boxe, ou seja, repleto de lutas lentas, arrastadas, demoradas. Uma das coisas que diferencia o MMA é justamente a explosão, a velocidade dos combates: o público quer ver lutadores que entram no octógono dispostos a ir para a guerra, lutadores que fazem de tudo para cobrir seus adversários de porrada, e não ficar de joguinho estratégico, esperando o tempo passar para conquistar uma vitória por pontos. O argumento tem lá a sua razão. Ainda assim, acho que os 5 rounds seriam uma boa novidade – desde que válidos apenas para o chamado “main event”, a luta principal da noite.

bonnar01.jpg

Quanto ao replay, a proposta é que os juízes possam ter acesso às imagens da luta para decidir se, por exemplo, golpes ilegais foram aplicados. A iniciativa é ótima, mas sinceramente, o que o MMA precisa com mais urgência não é de televisores para auxiliar os juízes – mas sim de juízes melhores, que saibam se posicionar corretamente no ringue, que não encerrem a luta sem necessidade (o que vem acontecendo com uma freqüência impressionante) ou deixem o combate continuar mesmo com um lutador nitidamente atingido de forma ilegal, como ocorreu na última luta do Cro Cop no UFC. Para este tipo de erro bizarro, não há replay que dê jeito.

**********

Não poderia deixar de comentar, ainda que brevemente, a bela vitória da Cris Cyborg sobre Gina Carano no Strikeforce. Pela primeira vez, um combate entre duas mulheres foi a luta principal da noite, e com um cinturão em jogo. Cyborg escreveu seu nome na história do MMA com a sequência avassaladora de socos que forçou a interrupção da luta nos instantes finais do primeiro round. Uma bela vitória, sobre uma bela adversária.

E será que finalmente o Mousasi vai ganhar o reconhecimento que já vem merecendo há algum tempo?

* Antonio Menezes é jornalista.

Fonte:Gracie Mag. Com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto ao replay, a proposta é que os juízes possam ter acesso às imagens da luta para decidir se, por exemplo, golpes ilegais foram aplicados. A iniciativa é ótima, mas sinceramente, o que o MMA precisa com mais urgência não é de televisores para auxiliar os juízes – mas sim de juízes melhores, que saibam se posicionar corretamente no ringue, que não encerrem a luta sem necessidade (o que vem acontecendo com uma freqüência impressionante) ou deixem o combate continuar mesmo com um lutador nitidamente atingido de forma ilegal, como ocorreu na última luta do Cro Cop no UFC. Para este tipo de erro bizarro, não há replay que dê jeito.

Ficou dúbio pra mim esse trecho. Qual luta do Crocop ele está se referindo, a do Al-Turk ou a do Cigano?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ficou dúbio pra mim esse trecho. Qual luta do Crocop ele está se referindo, a do Al-Turk ou a do Cigano?

Então, eu acho que ele deve estar se referindo a do Al-Turk...quando postei não reparei na data da noticia,pois o site da Gracie Magzine a trazia como destaque, mas mesmo assim, achei o tema interessante pra se discutir aqui, pois eu acho que as regras deveriam se unificarem pra que o MMA fique mais uniforme, e mais algumas outras mudanças aqui e ali pra ficar perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, eu acho que ele deve estar se referindo a do Al-Turk...quando postei não reparei na data da noticia,pois o site da Gracie Magzine a trazia como destaque, mas mesmo assim, achei o tema interessante pra se discutir aqui, pois eu acho que as regras deveriam se unificarem pra que o MMA fique mais uniforme, e mais algumas outras mudanças aqui e ali pra ficar perfeito.

Certo.

Na luta contra o Cigano, ironicamente, o Crocop pediu pra parar a luta de forma meio estranha, de modo que para algumas pessoas até pareceu que ele estava sinalizando um dedo no olho ou coisa do tipo. Aí eu pensei que já tinha gente comentando sobre isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ficou dúbio pra mim esse trecho. Qual luta do Crocop ele está se referindo, a do Al-Turk ou a do Cigano?

Foi contra o Cheik Kongo se bem me me lembro no UFC 75

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então, eu acho que ele deve estar se referindo a do Al-Turk...quando postei não reparei na data da noticia,pois o site da Gracie Magzine a trazia como destaque, mas mesmo assim, achei o tema interessante pra se discutir aqui, pois eu acho que as regras deveriam se unificarem pra que o MMA fique mais uniforme, e mais algumas outras mudanças aqui e ali pra ficar perfeito.

Claramente é do Al Turk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Certo.

Na luta contra o Cigano, ironicamente, o Crocop pediu pra parar a luta de forma meio estranha, de modo que para algumas pessoas até pareceu que ele estava sinalizando um dedo no olho ou coisa do tipo. Aí eu pensei que já tinha gente comentando sobre isso.

No dia da luta eu pensie que tivesse acontecido isso, mas como ele mesmo não falou mais nada e aceitou a derrota, acaou -se com as teorias de conspirações hehehe.Tipo como aconteceu com a luta do Vitor vs Couure 2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No dia da luta eu pensie que tivesse acontecido isso, mas como ele mesmo não falou mais nada e aceitou a derrota, acaou -se com as teorias de conspirações hehehe.Tipo como aconteceu com a luta do Vitor vs Couure 2.

Foi isso memso NEO... eu mesmo confesso que ficou confuso pra mim a forma como ele pediu pra parar, parecendo mesmo que acusava uma dedada no olho, e estava só esperando sair algo noticiado sobre isso. Lendo essa notícia, fiquei na dúvida. Mas me parece que tá claro agora, é a luta do Al-Turk a que o jornalista se refere.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foi isso memso NEO... eu mesmo confesso que ficou confuso pra mim a forma como ele pediu pra parar, parecendo mesmo que acusava uma dedada no olho, e estava só esperando sair algo noticiado sobre isso. Lendo essa notícia, fiquei na dúvida. Mas me parece que tá claro agora, é a luta do Al-Turk a que o jornalista se refere.

Mas e ai brother, quais as mudanças você acharia legal pra melhorar as regras do MMA?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só vi o Cro Cop dizendo "Eu não estou enxergando" ... e o juiz interrompendo a luta ... foi muito estranho ... mas acho que ficou bem claro que o Cro Cop não aguenta castigo ... Ele fugiu do Cigano como fugiu do Fedor a luta inteira ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho as lutas de 5 rounds bem interessante...ajuda quem ta perto da disputa de cinta a ja se preparar...tendo tambem o fator espetaculo como o texto diz...

o replay tambem seria uma boa ideia para alguns casos mas realmente ta faltando arbitros melhores...isso no momento eh mais importante do que os replays

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foi isso memso NEO... eu mesmo confesso que ficou confuso pra mim a forma como ele pediu pra parar, parecendo mesmo que acusava uma dedada no olho, e estava só esperando sair algo noticiado sobre isso. Lendo essa notícia, fiquei na dúvida. Mas me parece que tá claro agora, é a luta do Al-Turk a que o jornalista se refere.

Na entrevista recente do CC ele mesmo fala que o soco do Cigano cortou sua palpebra (teve que levar 4 pontos) indo sangue e suor dentro do olho, o que o cegou ali na hora, e ainda dentro da palpebra(?) algum osso quebrou, "Dos Santos hit me with hes fist in the eye and slashed my eyelid. Blood and sweet compliantly blurred my sight field, i stood like a blind man in the cage." " Later on it was reviled that the inside from my eyelid broke from the punch." .

Ou seja, nao foi golpe ilegal, fiquei confuso na hora da luta tambem.

Editado por Axe_Spartan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou a favor de nenhuma delas... todas lutas com 5 rounds, seria horrível... nego se poupando pra lutar 25 minutos ao invés de se matar pra lutar os 15...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ficou dúbio pra mim esse trecho. Qual luta do Crocop ele está se referindo, a do Al-Turk ou a do Cigano?

C a materia cita a luta da Cris soh pode ser CC x Turk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso