Convidado kampfer

A Historia do Vale Tudo na TV.

Recommended Posts

Convidado kampfer

A historia a seguir narra o sucesso que o vale tudo ja teve na TV em horario nobre, você pode estar achando absurdo mais foi isso mesmo! o vale tudo ja teve programa de enorme audiencia na TV.

Mas por força do destino o vale tudo perdeu em pouco tempo tudo aquilo que havia conquistado, saiba como isso tudo aconteceu, qual o motivo e o declinio do vale tudo ,da noite para o dia , da fama ao abismo:

A historia do vale tudo começou no Brasil no inicio dos anos 30 com o mestre Helio Gracie.Depois de ele aprender com seu irmão mestre Carlos Gracie o Jiu-Jitsu e sair desafiando todos os estillos Brasil a fora para provar que o Jiu-Jitsu era a melhor arte marcial de auto defesa.....

Vale tudo, das glorias da fama ao escuro do abismo:

Em 1959 o vale tudo estava tão popular que uma das grandes rede de televisão da época TV Continental(A TV Continental foi uma extinta emissora de TV do Rio de Janeiro, transmitida pelo canal 9 entre 1959 e 1972. Sua sede ficava na Rua das Laranjeiras quase esquina com a Rua Soares Cabral. A sede possuia o maior teatro do Rio. Seu palco era tão grandioso que possuia uma piscina olímpica para apresentações de dança.)resolveu apresentar um programa de vale tudo comandado pelos grandes mestres Carlos Gracie e Helio Gracie(O programa de TV "Heróis dos Ringues")

O programa era transmitido direto para todo o pais, e apresentava 5 ou 6 lutas, os lutadores todos alunos da academia Gracie eram confrontados com representante dos outros estilos como: Capoeira,Boxen, luta livre.... As lutas eram nas regras do Vale-Tudo ( 3 round à 5 minutos) em um ringue na escola de futebol do

Flamengo no Rio de janeiro.

Além de Carlson Gracie havia ainda Jão Alberto, o melhor faixa preta de Helio Gracie na época e sparring n°1 de Carlson Gracie ele era a grande estrela do programa sua luta era sempre a principal do evento.

Depois de quase 6 meses de sucesso uma luta iria marcar o destino do Vale-Tudo na tv como programa de grande audiencia. Com o sucesso e crescimento do programa, resolveu-se realiza-lo no maracanazinho, onde a capacidade e conforto do estadio daria ao vale- Tudo um status de gigante.

A grande luta era entre Jão Alberto 74 Kg( Helio Gracie) X Soares Vinagre 86 Kg(reconhecido uns dos melhores lutadores da luta livre na época) essa luta poderia ter sido o fim para o Jiu-Jitsu e Vale-Tudo no Brasil

Inicio do combate..., luta eletrizante..., troca de socos..., Soares Vinagre encurralado no corner é quedado por João Alberto que rapidamente passa a guarda e encaixa uma americana, Soares Vinagre tenta resistir, o golpe estava bem encaixado, João Alberto se volta para o Arbitro do combate e diz: vai quebrar!!! o arbitro deixa correr... Soares então tenta sair do golpe girando o corpo, mas acabou girando para o lado errado e teve seu braço quebrado, fratura exposta.

A cena de Soares Vinagre se contorcendo de dores com o braço quebrado ao vivo em horario nobre(22h) chocou o publico local, jornalistas, reporteres e milhares de espectadores que acompanhavam em seus lares a luta ao vivo, o que se ouvia era:selvageria,covardia.... o jornal de maior circulação no Rio na época( O Globo) trazia a seguinte manchete: " Ele tentou resisitir e mesmo assim o outro quebrou seu braço". a partir desse epsódio a midia começou a criticar de forma contundente o Vale-Tudo e jornalistas conhecidos a pedir a sua proibição.

O programa perdeu todos os patrocinadores e foi tirado do ar, assim era o fim da fase de ouro e de um grande e respeitado programa de Vale-Tudo na midia.

Essa luta marcou o fim para o Vale-Tudo e o Jiu-Jitsu passou de mocinho a vilão ,durante as decadas de 60 e 70 o Vale-Tudo sobreviveu por entre as sombras até sua ressureição em 1980, mas esta é uma outra historia a ser narrada.

Creditos a:

Marcelo Alonso( Revista Tatame)

Mestre Jão Alberto Barreto( hoje um respeitado psicologo e professor universsitario)

Arquivo Pessoal Gracie

Fernando Pinduca( faixa preta e grande nome do Jiu-Jitsu nacional).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, eu nem fazia ideia q aconteceu isso, valeu mesmo por colocar aki, agora sabemos pq o vale tudo é tao criticado ate hj aqui no Brasil, mas isso tem q mudar, o dificil é as emissoras querer mudar, teve uma epoca q passou se eu nao me engano Belfort vs Liddell no SBT, foi massa! , mas Silvio Santos pão duro da porra, num continuou pq não lucrou muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Estêvão_MMA

Interessante e triste.... se não fosse isso o brasil hoje poderia ter os melhores eventos de vale tudo do mundo... foi muito pioneiro... tudo isso por causa de um braço quebrado hein... tsc tsc tsc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po cara, se possível, continua depois a história, a partir da década de 80, q foi foda tb.

Valeu!

PS: meu antigo mestre de JJ, o falecido Monir Salomão, lutou algumas vezes nesse heróis do ringue.

Editado por curandeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Bukowski

n vai demorar pra vir um péla pra estragar mais esse tópico de interesse geral do Kampfer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado kampfer

Po cara, se possível, continua depois a história, a partir da década de 80, q foi foda tb.

Valeu!

domingo que vem eu posto a historia seguinte, mas vem mais por ai, historias como:

Waldemar Santana x Helio Gracie ( o porque desta luta)

Rickson X Rei Zulo I e II

Rei Zulu a lenda viva

Marcu Ruas o divisor de aguas...

e muito mais.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado xapakent

Interessante e triste.... se não fosse isso o brasil hoje poderia ter os melhores eventos de vale tudo do mundo... foi muito pioneiro... tudo isso por causa de um braço quebrado hein... tsc tsc tsc

Excesso de violencia,e falta de regras.Ou se faz MMA para todo mundo ver,ou Valetudo so para a galera com sang nos oio.Eu explicando para os gringos porque nao pode aplicar cervical nos campeonatos de BJJ,pelo risco(alto)de algum imbecil nao bater e ficar aleijado.Ate hoje eu fico pensando o que aconteceria se o Roger tivesse arrochado o armlock no Jacare(balancado,sacudido na maldade)ao inves de liberar.Ia ficar dependuradoo braco do Jaca,ia ser Campeao,mas ia queimar o filme do BJJ.Sera que alguem ja pensou nisso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUando o SBT passou a luta Belfort X Liddell, a emissora teve 14 pontos de audiência. Isso é muito pro horário q foi transmitida..

Não sei pq não passam a porra, sabendo que tem audiência..

Deve ser medo da mídia cair matando com aquelas belas críticas..

Até imagino Leão Lobo falando sobre MMA..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E a galera ainda pensa que a parada da Globo fuder com a imagem do vt eh coisa de agora...

Lembrando que o vt tb já teve alguns outos estalos de apariçoes em horário nobre, vide alguns IVC que a band passava no extinto Faixa Nobre do Esporte....eita tempinho baum...!!

Essa parte tb merecia um texto mais carinhoso, naum achas Kampfer?!?

Soh lembrar de Gurgel X Kerr e Wand X Arthur Mariano já compensa...rsrs

Editado por felipe.carminatti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado kampfer

E a galera ainda pensa que a parada da Globo fuder com a imagem do vt eh coisa de agora...

Lembrando que o vt tb já teve alguns outos estalos de apariçoes em horário nobre, vide alguns IVC que a band passava no extinto Faixa Nobre do Esporte....eita tempinho baum...!!

Essa parte tb merecia um texto mais carinhoso, naum achas Kampfer?!?

Soh lembrar de Gurgel X Kerr e Wand X Arthur Mariano já compensa...rsrs

Concordo mas a historia precisa ser narrada desde o começo, e bem resumida em texto curtos pois o contrario tira o interesse sobre os acontecimentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boaaaa Kampfer, se eu soubesse dessa história antes, teria aproveitado na minha monografia. Parabéns

Pooooooo pensei a mesma coisa!!!!!!!! muito muito bom esse tópico...

Agora detalhe, se essa infelicidade não acontece, putz hj a história poderia estar muito diferente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande trabalho. Vamos ver quantas páginas dará. Lembro sempre, com muita tristeza, que este é um País sem memória :lol: . Em todas as áreas de atuação. :lol:

Mais valeu. Um dia a coisa mudará. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessas paradas não vlw aew Kampfer, : muito bom post .

Se eu não me engano rolou uma vez um campeonato de MMA na CNT uns anos atrás .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora