Entre para seguir isso  
pipo

Maiores lições do UFC 306: Sean O'Malley enfrenta uma jornada difícil de volta ao título

Recommended Posts

 

 

 

O que mais importou no UFC 306 no Sphere? Aqui estão algumas reflexões pós-luta…

* * * *

Defenda Esteban Ribovics e Daniel Zellhuber

 

Não poderíamos começar esta coluna sem um grande grito para a luta da noite entre Esteban Ribovics e Daniel Zellhuber , que foi sem dúvida uma das melhores lutas de 2024 até agora. Talvez até a melhor.

Os dois promissores pesos leves foram para a guerra por 15 minutos de uma maneira emocionante. Ambos se machucaram várias vezes na luta e tiveram que cavar fundo e fundo para chegar ao sino final, mas Ribovics (14-1 MMA, 3-1 UFC) e Zellhuber (15-2 MMA, 3-2 UFC) fizeram exatamente isso.

Noche UFC precisava de uma luta memorável como essa para ser uma vitrine do que poderia e deveria ser para este evento temático. Ribovics e Zellhuber entregaram, aproveitando ao máximo sua vaga no card principal do pay-per-view e aumentando seu valor como guerreiros eternos aos olhos dos fãs, mas talvez mais importante, dos chefões do UFC.

Diego Lopes não deixa dúvidas sobre sua posição

 

Diego Lopes cumpriu mais uma vez a tarefa que lhe foi confiada ao acrescentar uma vitória marcante ao seu currículo contra o ex-duas vezes desafiante ao título Brian Ortega na luta principal dos penas.

Lopes tem se mostrado muito bem em sua passagem pelo UFC até agora, com sua única falha sendo uma derrota de última hora para o invicto Movsar Evloev. Ele estava passando por essa competição na maior parte do tempo, mas Ortega representava um nível totalmente diferente – pelo menos no papel.

O brasileiro mostrou que está nesse nível com uma decisão unânime unilateral, onde machucou Ortega várias vezes, venceu as trocas de grappling e nunca se viu em perigo real. Não foi uma noite ruim para Lopes, que deve se encontrar na maioria dos cinco primeiros lugares do ranking de 145 libras na próxima semana, e está encarando o cano de uma luta que pode levá-lo a uma disputa de título.

A trilogia termina com um cara dominante

A trilogia de lutas entre Valentina Shevchenko e Alexa Grasso não produziu a emoção que muitos esperavam, mas aparentemente nos deu uma resposta definitiva sobre quem é a melhor lutadora.

Shevchenko (24-4-1 MMA, 13-3-1 UFC) essencialmente passou por Grasso (16-4-1 MMA, 8-4-1 UFC) com a ajuda de seu grappling a caminho de uma vitória por decisão unânime para se tornar a primeira bicampeã peso-mosca feminino na história do UFC. Foi decepcionante, em particular, para os fãs mexicanos que sintonizaram para ver Grasso brilhar neste palco, mas não podemos deixar que isso ofusque a grandeza de Shevchenko.

Ela pode ser a melhor lutadora feminina da história do MMA. É discutível. E a única razão pela qual é discutível é porque ela venceu essa luta. Se Shevchenko tivesse perdido e ficado sem vitórias contra Grasso em três tentativas, teria sido um golpe brutal para seu legado. Mas agora ela salvou seu lugar na história do MMA.

Agora olhamos para frente e vemos o que Shevchenko pode fazer com esse segundo reinado contra uma nova leva de concorrentes como Manon Fiorot, Natalia Silva, Rose Namajunas e Erin Blanchfield.

Merab Dvalishvili cancela 'The Sugar Show'

 

A jornada de Sean O'Malley para se tornar o próximo grande astro do UFC sofreu um golpe significativo quando seu reinado pelo título peso galo chegou ao fim, cortesia de Merab Dvalishvili .

Os medos de qualquer um que acreditasse na grandeza de O'Malley (18-2 MMA, 10-2 UFC) foram validados quando seu jogo defensivo de grappling foi exposto como não sendo bom o suficiente para parar Dvalishvili (18-4 MMA, 11-2 UFC), que é totalmente implacável e mostrou por que parecia ser um adversário tão ruim para "Sugar" no papel em uma decisão unânime que lhe rendeu o título .

Ele acabou se tornando aquele duelo de pesadelo na realidade também, e agora é difícil não se perguntar se o momento de O'Malley vai passar. Ele segurou o cinturão por 18 meses, defendendo-o uma vez para vingar sua derrota solitária para Marlon Vera. Não houve nada de sorte ou acaso sobre isso, no entanto, e vai ser muito mais difícil de vingar.

Mesmo que Dvalishvili perca o cinturão em sua primeira defesa contra Umar Nurmagomedov, essa não é uma luta menos difícil para O'Malley em um caminho prospectivo de volta ao cinturão. E qualquer contendor que ele tenha que enfrentar para tentar se recuperar em uma disputa de título, vai ser um matador que está faminto para tirar a influência restante de O'Malley.

É difícil ver O'Malley recuperando o título do UFC, honestamente. E isso não quer dizer que ele não seja habilidoso o suficiente para isso, mas 135 libras é tão profundo com talento, que qualquer um que tenha uma longa jornada no topo será quase irracionalmente desafiador.

Será Dvalishvili esse cara? Ou será Nurmagomedov? Ou talvez alguém depois dos dois? O tempo dirá.

 

A experiência Sphere oferece algo único

Vou ser honesto, por volta da primeira hora ou mais do card do UFC 306, eu me perguntei o que era todo esse alvoroço. A estrutura na arena era tudo o que você esperaria se tivesse algum conhecimento de Sphere, e o visual na tela no começo era legal, mas nada de alucinante.

Mas então a noite rolou, e a visão compartilhada tantas vezes pelo CEO do UFC, Dana White, começou a tomar forma. Eu estava assistindo a esse evento de casa, e quando White disse que o objetivo era fazer o espectador se sentir o mais próximo possível do Sphere, ficou claro que a promoção trabalhou duro nisso.

Claro que nada se compara a estar lá de fato, o que o cinegrafista do MMA Junkie Ken Hathaway teve o prazer de estar. Seu feedback, tanto em público quanto nos bastidores, foi amplamente brilhante, especialmente quando as coisas atingiram o pico para as maiores lutas da noite.

No começo, problemas com áudio, ângulos de vídeo e mais estavam espalhados pela transmissão. Essas coisas foram suavizadas em algumas lutas, e quando o card principal do pay-per-view chegou, a singularidade desse show estava em pleno vigor.

Eu disse tantas vezes quanto pude antes da noite da luta que sou a favor de o UFC fazer qualquer coisa fora de suas normas, considerando que quase todos os seus eventos seguem uma fórmula testada e comprovada para os espectadores em casa e no local.

A organização foi muito além dos limites para isso, e embora pudéssemos ficar aqui o dia todo criticando pequenas coisas, eu me pego lutando para criar sentimentos negativos só por fazer, apesar de White desafiar a mídia a trazer suas "críticas mais duras e brutais" após esse show histórico.

 

 

 

Fatos pós-evento do UFC 306: A sequência de Merab Dvalishvili atinge status histórico na vitória do título contra Sean O'Malley

 

 
 

O evento histórico do UFC no Sphere em Las Vegas no sábado produziu resultados históricos, porque o UFC 306 entrou na lista de eventos para coroar dois novos campeões na mesma noite

No evento principal, Merab Dvalishvili (18-4 MMA, 11-2 UFC) conquistou o título peso galo de Sean O'Malley (18-2 MMA, 10-2 UFC) em uma decisão unânime unilateral . Um resultado semelhante ocorreu no co-headliner, quando Valentina Shevchenko (24-4-1 MMA, 13-3-1 UFC) superou Alexa Grasso (16-4-1 MMA, 8-4-1 UFC) em uma decisão unânime em sua luta trilogia para recuperar o cinturão peso mosca feminino.

Para mais informações sobre os números do card completo, confira abaixo os fatos do MMA Junkie após o evento do UFC 306.

* * * *

Estatísticas do evento

 

O pagamento de conformidade com as diretrizes promocionais do UFC para o evento totalizou US$ 239.500.

Esteban Ribovics , Daniel Zellhuber , Ketlen Souza e Ignacio Bahamondes ganharam US$ 50.000 em bônus pela noite de luta do UFC 306 .

O UFC 306 atraiu um público anunciado de 16.024 pessoas, com uma arrecadação de US$ 22.000.000.

Os favoritos nas apostas foram 6-4 no card.

Os favoritos nas apostas aumentaram para 23-8 nas lutas principais do UFC este ano.

O tempo total de luta no card de 10 lutas foi de 2:27:04.

Merab Dvalishvili derrotou. Sean O'Malley

 

A sequência de 10 vitórias consecutivas de Dvalishvili no UFC no peso galo é a mais longa sequência ativa na divisão.

A sequência de 10 vitórias de Dvalishvili no UFC no peso galo é a mais longa da história da divisão.

Dvalishvili conquistou 14 de suas 18 vitórias na carreira por decisão. Isso inclui 10 de suas 11 vitórias no UFC.

As nove vitórias por decisão de Dvalishvili na competição peso galo do UFC o colocam empatado com Raphael Assunção como o maior número de vitórias na história da divisão.

Dvalishvili conseguiu 85 quedas em competições do UFC, o segundo maior número na história da empresa, atrás de Georges St-Pierre (90).

As 72 quedas de Dvalishvili na competição peso galo do UFC são a maior da história da divisão.

Dvalishvili aplicou 1.950 golpes no total na competição peso galo do UFC, o maior número da história da divisão.

O'Malley sofreu a primeira derrota por decisão de sua carreira.

Valentina Shevchenko venceu Alexa Grasso

 

Shevchenko é a primeira bicampeã peso-mosca feminino na história do UFC.

As nove vitórias de Shevchenko em lutas pelo título peso-mosca feminino do UFC são as maiores da história da divisão.

As nove vitórias de Shevchenko em lutas pelo título feminino do UFC são o segundo maior número na história da empresa, atrás de Amanda Nunes (11).

Shevchenko melhorou para 10-1-1 desde que caiu para a divisão peso-mosca do UFC em fevereiro de 2018.

As 10 vitórias de Shevchenko na categoria peso mosca feminino do UFC são as maiores da história da divisão.

Shevchenko completou pelo menos uma queda em 16 de suas 17 aparições no UFC.

As 47 quedas de Shevchenko na categoria peso mosca feminino do UFC são a maior marca da história da divisão.

Grasso caiu para 5-1-1 desde que subiu para a divisão peso-mosca feminino do UFC em agosto de 2020.

Grasso sofreu três das quatro derrotas de sua carreira por decisão.

Diego Lopes venceu Brian Ortega

 

A sequência de quatro vitórias consecutivas de Diego Lopes (25-6 MMA, 5-1 UFC) no UFC no peso-pena está empatada como a quinta maior sequência ativa na divisão, atrás de Movsar Evloev (sete), Ilia Topuria (seis), Lerone Murphy (seis) e Joanderson Brito (cinco).

Brian Ortega (16-4 MMA, 8-4 UFC) sofreu duas das quatro derrotas de sua carreira por decisão.

Esteban Ribovics derrotou. Daniel Zellhuber

 

Ribovics (14-1 MMA, 3-1 UFC) conquistou a primeira vitória por decisão de sua carreira.

Zellhuber (15-2 MMA, 3-2 UFC) sofreu as duas derrotas de sua carreira por decisão.

 

Ronaldo Rodriguez venceu Ode Osbourne

 

Ronaldo-Rodriguez-def.-Ode-Osbourne-UFC-

14 de setembro de 2024; Las Vegas, Nevada, EUA; Ronaldo Rodriguez do México (luvas vermelhas) luta contra Ode Osbourne Jamica (luvas azuis) durante o Riyadh Season Noche UFC 306 no The Sphere. Crédito obrigatório: Stephen R. Sylvanie-Imagn Images

 

Ode Osbourne (12-8 MMA, 4-6 UFC) caiu para 3-5 desde que caiu para a divisão peso-mosca do UFC em agosto de 2021.

 

Norma Dumont derrotou. Irene Aldana

 

Norma Dumont (12-2 MMA, 8-2 UFC) conquistou todas as suas oito vitórias no UFC por decisão.

Irene Aldana (15-8 MMA, 8-6 UFC) sofreu todas as seis derrotas no UFC por decisão.

Aldana aplicou 1.028 golpes significativos na competição peso galo feminino do UFC, o segundo maior número na história da divisão, atrás de Raquel Pennington (1.056).

 

Ignácio Bahamondes derrotou. Manoel Torres

 

Bahamondes (16-5 MMA, 5-2 UFC) conquistou 11 de suas 13 vitórias por nocaute na carreira. Isso inclui quatro de suas cinco vitórias no UFC.

Manuel Torres (15-3 MMA, 3-1 UFC) sofreu todas as três derrotas de sua carreira por interrupção.

Torres sofreu a primeira derrota por nocaute de sua carreira.

 

Ketlen Souza derrotou. Yazmin Jauregui

 

Yazmin Jauregui (11-2 MMA, 3-2 UFC) sofreu as duas derrotas de sua carreira por paralisação.

Jauregui sofreu a primeira derrota por finalização de sua carreira.

Joshua Van venceu Edgar Chairez

 

Joshua Van (11-2 MMA, 4-1 UFC) conquistou três de suas quatro vitórias no UFC por decisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diego Lopes pode ter garantido vaga reserva no UFC 308 de Dana White: “Faríamos qualquer coisa por esse cara”

 

Dana White gostou do que viu de Diego Lopes e pode dar ao lutador em ascensão dos 145 libras uma vaga reserva para a próxima luta pelo título dos penas do UFC.

 

Lopes estava em ação no card principal do UFC 306. Foi uma grande oportunidade para o membro do Lobo Gym, já que ele enfrentou o peso-pena número três do ranking, Brian Ortega. Haverá uma grande mudança quando chegar a hora de atualizar o ranking, já que Lopes, que estava em 13º lugar, derrotou “T-City” por decisão unânime.

 

Após a luta, Lopes fez questão de deixar claro para White que chegou a sua hora de lutar pelo ouro do UFC.

 

Diego Lopes pode ser opção reserva do UFC 308

Dana White falou com vários repórteres durante a coletiva de imprensa pós-luta do UFC 306. Ele revelou que Lopes pode entrar como o lutador reserva para a luta planejada pelo título peso-pena entre Ilia Topuria e Max Holloway (via MMAJunkie.com ).

“Nós faríamos qualquer coisa por aquele cara, mesmo que ele estivesse gritando comigo”, disse White na coletiva de imprensa pós-luta do UFC 306. “Eu realmente gosto dele, então sim, ele poderia ser.

“Normalmente ele é muito legal, mas hoje à noite ele estava gritando comigo: 'Me dê minha chance pelo título. Eu tenho a chance pelo título agora'”, disse White. “Ele estava muito bravo hoje à noite, ele não era o Diego Lopes despreocupado de sempre. Ele estava gritando comigo, ele estava todo animado hoje à noite.”

Dado o estilo de luta emocionante de Lopes e a sequência de cinco vitórias consecutivas, ele pode ter se encontrado nas boas graças da cúpula do UFC. Também ajuda que Lopes seja um rosto novo na divisão peso-pena, que tem sido dominada por Alexander Volkanovski e Max Holloway.

Com a ascensão de novos guardas, como o atual campeão dos 145 libras Topuria, alguns confrontos interessantes podem ser marcados na divisão dos penas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O recém-nomeado campeão do UFC Merab Dvalishvili nomeia um candidato digno, e não é Umar Nurmagomedov

 

O recém-nomeado campeão peso galo do UFC, Merab Dvalishvili, tem um concorrente à altura em mente, e não é Umar Nurmagomedov.

 

Dvalishvili agora é o rei da divisão dos 135 libras após destronar Sean O'Malley no evento principal do UFC 306 em Las Vegas. Foi a pressão e o grabbing de Dvalishvili que selaram o acordo a caminho da vitória por decisão unânime.

Muitos acreditam que, dada sua vitória recente sobre Cory Sandhagen, Nurmagomedov seria o oponente certo para Dvalishvili. Ele não é a primeira escolha do campeão, no entanto.

 

Merab Dvalishvili diz que Deiveson Figueiredo, e não Umar Nurmagomedov, o excita

Se dependesse de Merab Dvalishvili, ele preferiria lutar com Deiveson Figueiredo do que com Umar Nurmagomedov. Ele explicou o motivo ao falar com membros da mídia durante a coletiva de imprensa pós-luta do UFC 306 (via Bloody Elbow ).

“Com quem eles quiserem, eu vou lutar depois, mas eu quero falar com o Dana, eu quero virar amigo dele… Eu quero lutar com o topo do topo, sabe. Eu acho que o Figueredo seria meu quinto campeão, ele é mais perigoso, poder de nocaute, um bom Jiu-Jitsu faz as pessoas [irem] dormir.

“É por isso que essa luta me empolga, me dá motivação, me faz trabalhar duro... Umar está bem, mas eu estou dizendo a vocês, dos 15 melhores, ele só venceu uma luta.”

Os matchmakers do UFC precisarão tomar uma decisão nas próximas semanas e meses sobre contra quem Dvalishvili fará sua primeira defesa de título. O chefão dos 135 libras disse que reservaria Nurmagomedov contra Petr Yan para ver se ele pode vencer mais de um peso galo de alto nível antes de ter uma chance pelo título.

No final das contas, os figurões do UFC decidirão o que vem por aí para Dvalishvili, que certamente retornará para casa, na Geórgia, e será recebido com grande alarde.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Notas das lutas do UFC 306: Um A+ mágico, mas como foi a nota de Dvalishvili-O'Malley?

 

 

O CEO do UFC, Dana White, elogiou o Noche UFC at Sphere como "o maior evento esportivo de todos os tempos". No final da noite, o espetáculo de mais de US$ 20 milhões que serviu como uma carta de amor ao México foi absolutamente deslumbrante. Mas essa é a produção que pode ser controlada. As lutas são outra história completamente diferente.

Com duas lutas de campeonato no topo da lista, com a estrela em ascensão mais rápida do UFC ( Sean O'Malley ) e uma infalível integrante do Hall da Fama ( Valentina Shevchenko ), e um card de lutas destacando talentos mexicanos que vão do jovem Raul Rosas Jr., de 19 anos , à estrela emergente Diego Lopez , o Noche UFC cumpriu a promessa de White?

 
 

Após cada pay-per-view, nós dividimos e avaliamos a qualidade de cada luta e do card de lutas como um todo com base na habilidade demonstrada, competitividade e o que está em jogo. Também damos uma nota ao card e ao local em sua noite única.


Peso leve: Daniel Zellhuber vs. Esteban Ribovics

 

Resultado: Ribovics derrotou Zellhuber por decisão dividida

Nota: A

Vá assistir a essa luta. Agora mesmo. Zellhuber e Ribovics ofereceram dois rounds de golpes de alto nível e então decidiram pegar o tabuleiro de xadrez e esmagar um ao outro na cabeça com ele no round final. Em uma sequência divertida, Zellhuber derrubou Ribovics e viu o determinado argentino se levantar e desferir um golpe de direita que destruiu o equilíbrio de Zellhuber. As pernas de Zellhuber estavam transformadas em espaguete, mas ele tinha os meios para usar o movimento da parte superior do corpo para evitar uma enxurrada de socos de Ribovics. Uma vez firme, Zellhuber rugiu de volta no minuto final, colocando todos em Sphere de pé. Ribovics venceu com a força de um round final frenético, mas todos vão querer ver o que esses dois farão em suas carreiras.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso mosca masculino: Ronaldo Rodríguez vs. Ode' Osbourne

 

 

  • 1º dia ESPN

Se você procurar a definição de "resiliente", encontrará uma imagem de Rodriguez sorrindo de volta para você. Esta foi uma luta divertida que quase terminou minutos depois de começar. Osbourne pareceu colocar "Lazy Boy" para dormir com uma direita no início do primeiro round, mas cometeu o erro de acordá-lo com o ground and pound. Ainda assim, parecia que Rodríguez estava frito enquanto Osbourne despejava o ground and pound e apertava uma guilhotina apertada. Rodríguez perseverou, no entanto, e dominou o Round 2 com quedas e uma exibição impressionante de controle superior. E ele pressionou a ação no frame final para arrebatar o que parecia ser uma vitória certa para Osbourne. Foi uma vitória notável para um homem que estava à beira de ter a luta interrompida no início.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso pena: Brian Ortega vs. Diego Lopes

 

 

Resultado: Lopes derrotou Ortega por decisão unânime

Nota: B

Bem-vindo à festa de apresentação de Diego Lopes. Lopes era considerado um lutador em ascensão, mas sua brutalidade com um ex-candidato a duas vezes o coloca na lista de candidatos ao título. Quanto à luta em si, foi um tráfego de mão única desde o momento em que Lopes derrubou Ortega com uma direita no minuto inicial. A declaração foi pontuada quando o brasileiro também acertou "T-City" no minuto final. Ortega foi duro, mas não tinha respostas para o ataque explosivo de Lopes. Esta performance foi excepcional para o brasileiro que considera o México seu lar. Mas não foi particularmente competitiva, uma prova da habilidade de Lopes.

 


Peso leve: Ignacio Bahamondes x Manuel Torres

Resultado: Bahamondes derrotou Torres por nocaute técnico no primeiro round

Nota: B-

Bahamondes sabia que Torres iria forçar a ação e ele voltou essa agressão contra Torres, cortesia de duas mãos direitas perfeitamente cronometradas para ganhar uma parada no primeiro round. A primeira mão direita que derrubou Torres teria encerrado a noite para a maioria dos lutadores, mas Torres se recompôs e pressionou. No entanto, Torres pressionou muito e se viu no lado errado de uma segunda mão direita que o fez cair novamente. Ele não se levantaria dessa vez, e Bahamondes terminou o trabalho com uma performance impressionante e equilibrada.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso palha: Yazmin Jauregui x Ketlen Souza

Resultado: Souza derrotou Jauregui por finalização no primeiro round

Nota: B-

Com apenas uma finalização em sua carreira no MMA, não era esperado que Souza finalizasse Jauregui, que havia perdido apenas uma vez por nocaute. Mas Souza surpreendeu a mexicana com o final improvável. Um gancho de esquerda de Souza mandou Jauregui para a lona no meio do Round 1. A brasileira perseguiu Jauregui até o tatame e rapidamente arrebatou um mata-leão para a vitória. Uma performance impressionante da ex-campeã peso-mosca do Invicta FC.

 


Luta pelo título peso galo masculino: Sean O'Malley x Merab Dvalishvili

Resultado: Dvalishvili derrotou O'Malley por decisão unânime

Nota: C

Ninguém pensou que Dvalishvili faria algo diferente do que fez. Ele se esforçou mais, superou os músculos e foi mais esperto que O'Malley para arrancar a coroa do peso galo. O caminho para a vitória era óbvio, e O'Malley não tinha resposta para o que estava por vir. 

O'Malley tentou dar um jab no corpo e controlar o alcance, mas o movimento constante de Dvalishvili era avassalador. Foi emocionante? Não muito. E o drama foi sugado de Sphere com queda após queda. Dvalishvili nunca realmente ameaçou finalizar O'Malley, mas o ex-campeão não conseguiu nada significativo até que um chute frontal no abdômen do georgiano aparentemente causou algum dano com um minuto restante na luta. Infelizmente, a maioria dos fãs já havia deixado Sphere naquele momento.

Foi uma performance sufocante de Dvalishvili para conquistar o título, mas faltou a emoção que os fãs esperavam de uma luta pelo campeonato.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso mosca masculino: Édgar Cháirez x Joshua Van

 

 

Resultado: Van derrotou Cháirez por decisão unânime

Nota: C+

Um segundo round espetacular foi intercalado entre o primeiro e o terceiro rounds sólidos, mas nada espetaculares. Muito crédito vai para Van; o jovem de 22 anos aceitou a luta em cima da hora e lutou por 15 minutos contra um oponente durável. O segundo round foi memorável, com Van chegando ao fim, acertando Cháirez com golpes no corpo que quase dobraram o mexicano ao meio. Mas um punho giratório desesperado de Cháirez acertou em cheio no queixo de Van e fez o momento voltar a seu favor. Mas Van resistiu e venceu a luta em pé e no chão para garantir a vitória.

Assista a essa luta na ESPN+


Luta pelo título peso mosca feminino: Alexa Grasso x Valentina Shevchenko

Resultado: Shevchenko derrotou Grasso por decisão unânime

Nota: C-

Shevchenko era como uma jogadora de basquete veterana, usando um jogo de poste maldoso para recuar a oponente mais jovem e pontuar à vontade. Não foi bonito, mas foi eficaz para retomar o título que ela sentia que era seu por direito. Ninguém vai querer assistir a essa luta novamente, e Shevchenko não estava interessada em impressionar os fãs com sua performance. Foi simples e deixou Grasso em uma poça de frustração ao longo de cinco rounds. Shevchenko fez tudo certo e Grasso não tinha respostas para ela. Infelizmente, não foi uma luta memorável.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso galo feminino: Norma Dumont vs. Irene Aldana

 

 

Resultado: Dumont derrotou Aldana por decisão unânime

Nota: C-

Fora um corte vertical feio na testa de Aldana -- que se estendia da linha do cabelo até a pálpebra -- não houve muita emoção neste. Dumont superou Aldana com seus golpes, especialmente com um jab forte, e eventualmente abriu um corte assustador, amplificado pela tela enorme em Sphere. Aldana é dura como pregos, mas não conseguiu produzir uma performance que lembrasse seu barnburner com Karol Rosa em dezembro. Dumont venceu contra uma formidável ex-desafiante ao título, mas isso é tudo o que há para dizer sobre isso.

Assista a essa luta na ESPN+


Peso galo masculino: Raul Rosas Jr.

Resultado: Rosas derrotou Aoriqileng por decisão unânime

Nota: D

Rosas fez um esforço profissional para garantir a decisão unânime. Rosas não ofereceu nada chamativo, apenas algumas quedas e controlou seu oponente quando a luta chegou ao tatame. Esta luta não foi nada de especial, fora um breve tiroteio no meio do Round 2. Os fãs perdoaram a falta de ação depois de ficarem impressionados com o espetáculo visual dentro do Sphere. O jovem de 19 anos conquistou outra vitória, mas os fãs não vão se lembrar desta luta.

Assista a essa luta na ESPN+


Nota do card de luta do UFC 306: B-

O Noche UFC estava em alta até que os eventos principais e secundários sugaram a vida do prédio com sua falta de emoção. Antes disso, fomos presenteados com um candidato a luta do ano (Ribovics-Zellhuber), uma vitória de retorno impressionante (Rodríguez-Osbourne) e uma estrela emergente com uma performance de destaque (Lopes). Infelizmente, as duas lutas que todos esperavam não renderam fogos de artifício. Você não pode vencer todas.

Grau de esfera: A+

White disse que seria o maior evento esportivo de todos os tempos. Foi? Não se você contar as lutas. Mas em termos de produção? Foi um grand slam. A produção foi notável, e qualquer um que estava em Sphere testemunhou algo incrível.

Dos curtas-metragens de seis capítulos e 90 segundos às impressionantes saídas, este foi um dos eventos esportivos mais bem produzidos e únicos de todos os tempos. Os eventos principais e co-principais podem não ter correspondido ao hype, mas como White disse, "Você pode investir US$ 20 milhões em produção, mas não pode controlar as lutas. Elas são o que são." Todo o resto foi perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca vi esse lutador todo no Ortega. Não entendi pq o Diego era o azarão.

Vi muita gente feliz com a derrota do oMaley(eu sou um desses) mas já já estaremos torcendo contra o Merab 😂

Valentina teve um único descuido na primeira luta, foi garfada na segunda e veio pra mostrar o abismo que existe entre ela e as demais da categoria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UFC 306: O bom, o ruim e o deliciosamente bizarro do Noche UFC no Sphere

 

O UFC 306 nos prometeu um evento de MMA em que o próprio local seria a estrela. A maravilha tecnológica do Las Vegas Sphere ajudou a tornar isso possível. Mas os próprios lutadores principais também, que fizeram o suficiente para vencer sem nunca fazer tanto a ponto de ameaçar roubar os holofotes.

No evento principal, Merab Dvalishvili derrotou Sean O'Malley no grapple e por pontos para se tornar a nova campeã peso-galo masculina do UFC . E no co-principal, Valentina Shevchenko recuperou o título peso-mosca feminino que ela manteve por quase cinco anos consecutivos, finalmente se vingando de Alexa Grasso por decisão unânime.

Nenhuma das lutas ficará na história como uma das melhores de todos os tempos. Elas nem estavam entre as melhores lutas do UFC dos últimos seis meses. Normalmente, essa pode ser uma métrica injusta ou pelo menos pouco generosa de se aplicar, mas quando lhe prometem o maior evento esportivo de luta que alguém já viu, bem, você obtém o padrão que estabeleceu para si mesmo.

Primeiro, as coisas boas sobre a estreia (e despedida, ou assim nos disseram) do UFC no Sphere:

  • Quando alguém finalmente ligou o interruptor da coisa pouco antes da parte pay-per-view do card, os visuais eram bem impressionantes. De ruínas astecas cintilando à luz de tochas a calêndulas caindo do céu durante uma vinheta do Dia dos Mortos, a qualidade imersiva da Esfera foi bem aproveitada entre as lutas.

  • A equipe de produção do UFC também conseguiu andar na linha tênue entre apresentação hipnotizante e distração irritante. Os “capítulos” entre as lutas preparavam o cenário, então um visual estático assumia o controle como pano de fundo para cada luta sem nunca se tornar um incômodo insuportável.

  • Os lutadores do undercard apareceram em grande estilo, dando alguns golpes selvagens em lutas competitivas. A vitória de Esteban Ribovics sobre Daniel Zellhuber, junto com a vitória de retorno de Ronaldo Rodriguez sobre Ode Osbourne, foram os destaques da noite.

Agora para o ruim:

  • Nas primeiras horas do evento, a Sphere foi essencialmente um protetor de tela gigante. Mesmo nesse estado, ela conseguiu ser algo diferente e um tanto interessante. Mas depois de passar boa parte do último ano ouvindo o presidente do UFC Dana White obcecado por esse local, você pensaria que eles iriam querer usá-la com força total durante toda a noite, em vez de apenas uma parte.

  • O UFC parecia pensar que havia uma narrativa por meio de uma linha conectando essas vinhetas de vídeo entre as lutas, mas isso ficou bem obscuro no final. Era para ser sobre a história dos esportes de combate mexicanos, mas então estávamos assistindo a uma cena CGI de uma figura indistinta voando para o topo de uma paisagem urbana futurística e era difícil dizer o que isso tinha a ver com... qualquer coisa, na verdade. Visualmente, a apresentação foi ótima. Como uma história coesa, parecia alguém usando o ChatGPT para resumir a história do México.

  • Não importa o quão incrível seja o cenário, as pessoas ainda compram ingressos para uma luta do UFC para ver as coisas dentro do octógono. E quando o ápice de um show de sete horas (!!) são 10 rounds bem chatos espalhados pelas duas lutas finais? Bem, isso não faz com que as pessoas fiquem exatamente de olhos estrelados na noite de Vegas.

Essa última é só parte desse negócio. Mesmo que você marque os melhores confrontos possíveis entre todas as maiores estrelas disponíveis, você nunca pode garantir grandes lutas. Tudo o que você pode fazer é colocar as peças no lugar, trancar a porta da gaiola e torcer pelo melhor. Às vezes você ganha fogos de artifício. Às vezes você ganha fracassos.

O UFC 306 terminou com duas lutas que foram muito mais o último do que o primeiro. E assim vai. Se não nos tivessem prometido o maior show de esportes de combate ao vivo já visto (palavras reais de White), poderíamos ser mais indulgentes. Mas uma vez que você define essas expectativas, você tem que viver com elas.

O que não quer dizer que nada disso foi um erro do UFC. Tentar algo novo e forçar os limites criativos de sua própria produção ao vivo foi uma boa escolha. Espero que o UFC faça mais disso em outros lugares, mesmo quando não tiver a magia da Sphere para fazer isso.

Se esse evento nos mostrou alguma coisa, é que há diferentes maneiras de apresentar esse esporte. O UFC vem fazendo isso de uma maneira específica com tanto sucesso por tanto tempo que pode estar correndo o risco de esquecer isso. Um lembrete ocasional é uma coisa boa, mesmo que os resultados possam não corresponder totalmente ao hype.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo correu conforme o planejado no UFC 306 no Sphere — exceto as lutas em si

 

LAS VEGAS — Cinco anos atrás, o UFC foi à Cidade do México para prestar uma homenagem tardia ao Dia da Independência Mexicana com um card de luta encabeçado por Yair Rodriguez e Jeremy Stephens, de Chihuahua. Honestamente, não poderia ter sido pior se um milhão de gafanhotos tivessem descido na Arena da Cidade do México.

Um peso-mosca saído diretamente das páginas da literatura russa do século XIX chamado Askar Askarov lutou contra o mexicano Brandon Moreno em um empate de primos beijando na luta de swing naquela noite, logo antes de Alexa Grasso, de Guadalajara, levar uma surra sonolenta nas mãos de Carla Esparza. Se tudo isso não fosse chato o suficiente, Rodriguez — o herói prescrito da noite — cutucou Stephens no olho apenas 15 segundos depois do evento principal, deixando-o incapaz de continuar.

Foi quando as cervejas e pipocas começaram a voar a sério. Ainda me lembro dos comentaristas se abaixando para passar por baixo da mesa de transmissão para evitar serem atingidos.

Então, as palavras de Dana White em sua entrevista coletiva pós-luta do UFC 306 foram talvez as mais verdadeiras ditas no primeiro (e talvez último) evento do UFC no Sphere, em Las Vegas.

“Você pode colocar $20 milhões de dólares em produção, mas não pode controlar as lutas”, disse White. “Elas vão ser o que são, então não posso deixar que isso me deixe louco.”

Não, não pode fazer isso, como evidenciado por Valentina Shevchenko plantando Grasso na lona por 25 minutos para ganhar de volta seu título feminino de peso mosca. Controlar o caos só pode ser alcançado por aqueles que se envolvem nisso, e a lutadora quirguiz não estava prestes a se deixar levar por alguma "carta de amor" romântica.

Mesmo assim, o que o UFC conseguiu controlar foi incrível.

Estar no Sphere na noite de sábado foi ser jogado em uma experiência como nenhuma outra — um tributo vivo e pulsante ao México, que foi feito para sobrecarregar os sentidos. A atmosfera mudou com curtas vinhetas mexicanas que contavam sobre o espírito de luta do país em 160.000 pés quadrados de LEDs de pitch fino, antes de aterrissar em um ambiente para cada luta no card principal como se estivesse trabalhando em seus níveis em um videogame.

A grande luta entre Esteban Ribovics e Daniel Zellhuber aconteceu em uma praça da cidade temática do Dia De Los Muertos, com milhares de flores laranja e vermelhas, velas tremeluzentes e esqueletos tocando instrumentos. Quando Ronaldo Rodriguez lutou contra Ode Osbourne para abrir a parte pay-per-view do evento, foi com as ruínas maias legais como pano de fundo. E quando a grande estrela peso-galo do UFC, Sean O'Malley, fez a caminhada para sua defesa de título com Merab Dvalishvili, chegamos a algum ponto no futuro.

Havia naves espaciais em formato de macacos pairando no alto enquanto os fãs presentes ficavam totalmente impressionados, imaginando exatamente quando O'Malley iria soltar as mãos.

Acontece que ele só fez isso com cerca de 90 segundos restantes em uma luta de 25 minutos, tarde demais para arrancar a vitória das garras da derrota . Estar envolto em serapes digitais não ajudou "Suga" Sean a superar um lutador obstinado como Dvalishvili, que lutou exatamente a luta que precisava lutar para ganhar o título de 135 libras. Como acontece quando um grinder determinado anula um striker em um grande ponto, a maioria dos 16.000 presentes não ficou emocionada. Havia uma sensação de que uma era havia terminado antes que pudesse realmente começar.

(ufcstats.com)
 
(ufcstats.com)

O "Suga Show" não foi o melhor show do momento? Esse fator "isso" foi engolido por Dvalishvili do mesmo jeito que fios de ingressos são comidos nas máquinas do Chuck E. Cheese. Na mesma rua, na T-Mobile Arena, o boxeador Canelo Álvarez recebeu um oponente que teria que chocar o mundo para vencê-lo, Edgar Berlanga. Canelo prevaleceu como sempre faz nesses fins de semana do Dia da Independência do México , dando ao povo o que eles esperam.

Mas o UFC não é assim. Quando o jogo é construído com base no hype, o potencial para decepção compete fortemente com o potencial para fogos de artifício em cada luta. É tudo uma grande aposta emocional (e financeira). Não há garantias. Você pode ter uma briga como Ribovics-Zellhuber — que Joe Rogan chamou de "uma das melhores lutas que já vi na minha vida" — que personifica o significado da noite, apenas para ter Shevchenko silenciando a festa com uma das performances mais dominantes de sua carreira.

White declarou que o UFC Noche entregaria da melhor forma possível. Na verdade, suas palavras exatas foram: "Lembre-se de que eu disse isso a vocês hoje à noite: vou fazer o maior show de esportes de combate ao vivo que alguém já viu."

 

 

Ele fez isso?

Foi algo para se ver. Quando tantos eventos começam a se misturar, o UFC 306 se destacou como algo completamente e fantasticamente diferente , especialmente para os presentes. O México teve a festa épica que foi prometida, mesmo que a contagem final para os lutadores mexicanos no card tenha sido 3-6. No final, dois cinturões mudaram de mãos, com um lutador georgiano vencendo o evento principal, e um lutador quirguiz/peruano vencendo o co-principal. Nenhuma cerveja ou pipoca foi jogada porque tudo saiu conforme o planejado, exceto talvez os resultados.

De uma forma estranha, essa é a beleza do esporte. Você pode fazer uma produção de US$ 20 milhões, mas os lutadores nunca são obrigados a jogar junto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o compilado, Pipo.

Achei morno as lutas principais.  Alexa ainda conseguiu trazer uma pintada de entretenimento pelo oportunismo q tem nas finalizações, mas é decepcionante quando ocorre domínios tão grandes em lutas pelo cinturão como ocorreu nas duas. 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3 minutos atrás, Rappa Hemp disse:

Muito bom o compilado, Pipo.

Achei morno as lutas principais.  Alexa ainda conseguiu trazer uma pintada de entretenimento pelo oportunismo q tem nas finalizações, mas é decepcionante quando ocorre domínios tão grandes em lutas pelo cinturão como ocorreu nas duas. 

 

 


obrigado

Achei que juntar tudo seria melhor pra não criar vários tópicos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso