Hugo Krug

Até que ponto o tamanho é documento?

Recommended Posts

Até que ponto o tamanho é documento?

“Não brigue com seu irmão, pois ele é pequeno”. Ainda soa em minha cabeça esta frase que era constantemente repetida pela minha mãe durante minha infância.

Obviamente meu irmão (três anos mais novo) se favorecia desta condição em benefício próprio!

Na época eu nunca entendi o que o tamanho tinha haver com o fato de eu estar certo (na maioria das vezes) e ele errado. A única coisa que ficava clara era que pessoas maiores tinham vantagens sobre pessoas menores.

Inicio este artigo desta forma para perguntar....Até que ponto o tamanho faz alguma diferença?

No passado lembro que se cogitou em estabelecer categorias por altura no vôlei, obviamente esta idéia não vingou por vários motivos. O maior deles era que o atleta menor compensava sua baixa estatura com maior velocidade, sendo que na maioria das vezes ocupava a importante tarefa de levantador onde a altura não fazia grande diferença.

Pois bem, o MMA comparado a outros tantos esportes populares, é relativamente novo e ainda está em constante adaptação para se tornar mais atrativo para o grande público e vendável para a mídia.

Mas um ponto que só agora alguns estão se atentando é pela forma em que as categorias são divididas. Obviamente o peso é o parâmetro universal aplicado a praticamente todos os esportes de contato. Mas algo que já deveria estar sendo observado seria a definição de uma altura máxima e mínima para cada divisão de peso.

Na prática, inúmeros lutadores de categoria intermediárias, “cortam peso” para lutarem em categorias de baixo, pois sabem que irão recuperar parte deste peso e no dia da luta estarão em vantagem física sobre o oponente. Neste caso os lutadores mais altos são favorecidos por terem uma maior envergadura se comparado com os mais baixos.

Lembro que nosso campeão Acelino Freitas também utilizava este recurso, cortando peso e lutando duas categorias abaixo de seu peso habitual. Desta forma enfrentava boxeadores menores tornando-se assim Campeão, mas quando se aventurou na categoria de cima, não obteve o mesmo sucesso.

Entre os pesados do MMA, a maioria das organizações trabalham com a faixa de 95 kg até 120 kg. São 25 kg de diferença que poderá haver entre dois lutadores desta mesma categoria!

É uma diferença absurda levando em consideração que nas demais categorias a diferença é inferior a 10 kg!

Neste caso, o critério velocidade não se aplica, pois o lutador mais pesado poderá ser bem mais alto do que o mais leve, e assim a velocidade ser compatível. Desta forma, temos um combate desigual onde a diferença física faz toda a diferença!

Há pouco tempo atrás vimos à queda de um mito! Emilianenko Fedor perdia a segunda luta consecutiva de sua carreira para o gigante até então pouco conhecido Antônio “Pezão” Silva. Sem querer tirar os méritos do vencedor, mas o fato é que a diferença física entre os atletas era gritante.

Fedor é um atleta com a estatura de meio pesado que luta entre os pesados por escolha própria.

O oposto acontece com nosso campeão Anderson Silva que “corta” peso para enfrentar atletas menores quando sua categoria de direito seria entre os meio pesados.

Acho inaceitável para o esporte moderno a condição do lutador poder escolher em que categoria lutar!

Entendo que já passou da hora de haver uma faixa de altura juntamente com a de peso onde o lutador tenha que necessariamente lutar na sua real categoria.

Desta forma quem “é bom” irá se garantir entre os atletas de sua estatura.

Por fim lembro que na infância eu falava para meu irmão: ”- Um dia você ainda vai crescer e daí a gente conversa”. Hoje ele tem 1.91 enquanto eu parei de crescer aos 1.78...Fico feliz por ele não ter uma boa memória.

Diógenes Fernandes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assunto polêmico!

Creio que faixa de altura não seja tão necessária, mas talvez uma pesagem extra 1 ou 2 semanas antes da

luta...sei lá...

O Charles do Bronxs por exemplo é alto para sua categoria, porém me parece que o peso natural dele é esse msmo

devido a sua estrutura física!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado alexandrepmr

Há pouco tempo atrás vimos à queda de um mito! Emilianenko Fedor perdia a segunda luta consecutiva de sua carreira para o gigante até então pouco conhecido Antônio “Pezão” Silva. Sem querer tirar os méritos do vencedor, mas o fato é que a diferença física entre os atletas era gritante.

Fedor é um atleta com a estatura de meio pesado que luta entre os pesados por escolha própria.

Antes da luta, Fedor ia passar o carro, ganhar o gp, humilhar o pezão...agora esse mimimi. Lutadores como o royce já venceram pessoas com o dobro de seu peso. Fedor tb já lutou com lutadores bem maiores e venceu. Fedor está decadent, vive às custas da mídia e ponto final!!!1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho complicado esse negócio de existir muita diferença de peso.

Porém a solução é não seria a grosso modo complicada. É só a organização avaliar todos os lutadores com lutas marcadas, fazendo o teste anti-doping no período de treinos e também avaliando o peso do cara.

Porém deve-se salientar que, em alguns esportes, como o MMA, existe o fator de melhor rendimento em uma determinada faixa. As vezes, não é que o Anderson Silva, por exeplo, queira levar vantagem dos adversários nesta categoria, mas sim que ele se sente melhor nessa faixa de peso e lutou sempre nesta faixa.

Em OFF e no período de treino leve, ele pesa fácil 100 kilos. No treino pesado ele baixa um pouco, mas nunca teve problema, como Paulo Filho por exemplo. Não existe uma logica tabelada para determinar qual faixa o lutador X se encaixa. Nenhuma comissão vai obrigar um lutador a lutar em uma categoria acima ou abaixo, somente porque eles o consideram "inapto" para aquela faixa de peso. Vai somente gerar mais polemica, visto que sempre foi assim no Boxe, por exemplo.

Poderia sim ser interessante, visto que MMA não é boxe, não precisa seguir nada que venha do Boxe, nem ficar preso a qualquer comissão atletica, que sempre teve uma tendência forte pelo boxe, mas por enquanto, eles dão as cartas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estatura já é complicado..

algo que tem que ser discutido é a categoria dos pesados..

criar um super pesado seria o ideal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer... quando Fedor venceu Zuluzinho, Hong Man Choi, Tim Sylvia e até mesmo Brett Rogers, esse assunto nem se quer foi mencionado... bastou o padeiro perder pro Pezão para que o assunto viesse a tona.

Dividir as categorias por peso é sim a maneira ideal, por que não colocam uma pesagem no dia da luta? Resolveriam o problema.

Eu sou um defensor do MMA das antigas, open weight, mas concordo que a divisão por categorias contribuiu para o sucesso e crescimento do MMA moderno.

Se começarem a querer igualar cada vez mais o perfil dos lutadores, a graça acabará... vai ficar tudo muito chato, igual boxe, onde salvam-se apenas lutas de determidados lutadores.

MMA, ou vale-tudo, sempre obteve sucesso devido a mística de Davi e Golias, onde a técnica e habilidades se sobrepoem a força... se o MMA perder isso... perderá o sentido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer... quando Fedor venceu Zuluzinho, Hong Man Choi, Tim Sylvia e até mesmo Brett Rogers, esse assunto nem se quer foi mencionado... bastou o padeiro perder pro Pezão para que o assunto viesse a tona.

Dividir as categorias por peso é sim a maneira ideal, por que não colocam uma pesagem no dia da luta? Resolveriam o problema.

Eu sou um defensor do MMA das antigas, open weight, mas concordo que a divisão por categorias contribuiu para o sucesso e crescimento do MMA moderno.

Se começarem a querer igualar cada vez mais o perfil dos lutadores, a graça acabará... vai ficar tudo muito chato, igual boxe, onde salvam-se apenas lutas de determidados lutadores.

MMA, ou vale-tudo, sempre obteve sucesso devido a mística de Davi e Golias, onde a técnica e habilidades se sobrepoem a força... se o MMA perder isso... perderá o sentido.

Complicado comparar os nomes citados com o Pezão. O Pezão é um lutador de grande qualidade técnica onde o tamamho na minha opinião pode ser um grande diferencial...

Também não lembro de lutadores terem muita dificuldade com o Giant, mas comparar o Giant com o Pezão é dose né!

Eu particularmente acredito que está é uma tendência, da mesma forma que aconteceu na F-1...Quanto mais próximos os lutadores estiverem fisicamente, maior será o crédito de quem vencer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria bom saber separar uma argumentação que faz sentido de "choradeira". O fato do problema estar sendo discutido devido a luta do Fedor x Pezão não tira o mérito do argumento. É evidente que é muita diferença de peso.

Além disso, sempre achei essa possibilidade de cortar peso algo errado. Cada um que lute na categoria a qual realmente pertence, não consigo entender o motivo de insistir nisso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A categoria dos pesados trabalha com 95 a 120 kg porque se resolvesse subdividir essa categoria, quantos lutadores digamos acima de 110kg realmente bons haveriam?

HOJE temos Pezão, Lesnar, Brett Rogers...Mas se o fizessemos 5 ou 10 anos atrás, teriamos uma categoria com a nata dos pesados e a outra com Bob Sapp, Tom Eriksson, Giant Silva e um monte de sumotoris.

Se essa tendência de gigantes com técnica se confirmar, pode-se pensar numa outra categoria, os SUPER PESADOS.

MAs por enquanto, deixa como está.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vc esqueceu de considerar que existem diferentes biotipos, tem gente que tem 1.80m, ombro estrito, membros compridos, perfil longilíneo... esse cara dificilmente passará dos 80Kg sem esteróide. E tem cara de 1.80m compacto, que parece um bloco, vide arona, fedor, esses caras chegam aos 95-100Kg, pra dividir considerando peso e altura, seria um sem número de categorias, até chegaria a perder a graça... o que pode ser feito é fazer a pesagem no dia da luta, mas considerar peso e altura eu acho inviável.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vc esqueceu de considerar que existem diferentes biotipos, tem gente que tem 1.80m, ombro estrito, membros compridos, perfil longilíneo... esse cara dificilmente passará dos 80Kg sem esteróide. E tem cara de 1.80m compacto, que parece um bloco, vide arona, fedor, esses caras chegam aos 95-100Kg, pra dividir considerando peso e altura, seria um sem número de categorias, até chegaria a perder a graça... o que pode ser feito é fazer a pesagem no dia da luta, mas considerar peso e altura eu acho inviável.

E tem cara que é baixinho mas se vira bem pra categoria, tipo Fedor, Paulão, o Tyson, no boxe.

Só pra dar um exemplo. No seu auge o Kevin Randleman era um peso pesado perigoso. Não era tão grande mas era muito forte e MUITO RÁPIDO pra categoria, ganhando de um monte de gente boa: Cro Cop, pedro Rizzo, etc...Quando baixou de peso, não foi tão bem sucedido, porque não era mais rápido que os outros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe a categoria de super-pesados há anos.

E para mim Sylvia que lutou contra o Fedor ganharia do Pezão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara vc esqueceu de considerar que existem diferentes biotipos, tem gente que tem 1.80m, ombro estrito, membros compridos, perfil longilíneo... esse cara dificilmente passará dos 80Kg sem esteróide. E tem cara de 1.80m compacto, que parece um bloco, vide arona, fedor, esses caras chegam aos 95-100Kg, pra dividir considerando peso e altura, seria um sem número de categorias, até chegaria a perder a graça... o que pode ser feito é fazer a pesagem no dia da luta, mas considerar peso e altura eu acho inviável.

explica bem que a questao da altura eh irrelante esta foto :

dominic_filiou.jpg

514px-osaka07_d5a_usain_bolt.jpg

e ai?eles tem a mesma altura 1.96m...um pode lutar categorias abaixo,outro eu duvido que pese menos de 125 kg...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que o melhor do mundo é o que vence qualquer um independente da diferença de peso

na rua niguem fica perguntando qualo é a diferença de epso pra sair na porrada

sou old school,sou do vale tudo,sem limite de tempo,sem juiz pra mandar a luta voltar em pé,sem limite pra peso..só assim é possivel saber realmente quem é o melhor

esse negocio do cara explodir por 5 minutos e descansar e voltar mais 5 minutos e a luta trava um pouco no chao e o juiz manda voltar em pé,e o cara corta 10 kgs pra bater o peso....vai contra o que eu entendo por vale tudo

a diferença de peso pode impedir a vitoria do mais leve ,mas a luta antes de qualquer coisa é uma forma de sobrevivencia,se o cara de 70 kgs lutar 30 minutos com um cara de 100 kgs e sobreviver,ele é um grande vencedor e acho que isso é possivel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora