Recommended Posts

Tá doido cara... Se o mestre não quiser deixar você sair é creontagem??? hahahaha

Falou tudo.

Mas daí então eu faço uma pergunta:

-Diante da quantidade de atletas e professores irem para o exterior dar aulas, e "deixarem" suas academias aqui no Brasil, nas mãos de outros alunos, ficando apenas "supervisionando", o que vocês acham disso?

Olha, esse assunto é realmente delicado. Muitos mestres fazem isso. O Ruas abandonou a equipe dele e foi pros EUA ganhar uma grana e o Pedro atrasou a carreira dele defendendo o nome do mestre que o abandonou. O Rudimar abandonou a CB e virou político, mas quando tem algum atleta da CB em evento importante ele aparece, mesmo sem acompanhar os treinos de ninguém. O Bustamante foi atrás das verdinhas na América a abandonou o Toquinho e o resto da equipe, mas se o Toco ganhar alguma luta ele vai estar lá do lado fazendo marketing. Se o termo Creonte serve para aluno deveria servir para estes mestres.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pra mim aparecer para dar um treino não é creontagem...

Creontagem é se matricular em uma academia nova, sem aval do teu professor antigo...

A mudança por ser por N motivos... se o mestre aceita não é creontagem, se não aceita é creonte

Concordei.

Desse assunto eu entendo, já que eu já rodei por muitas academias nesses meus anos de JJ.

Pra mim o creonte é quem larga seu professor sem dar a menor explicação. Eu já tive vários professores, troquei varias vezes de equipe por N motivos. Principalmente por horario de trabalho. Mas por exemplo, eu peguei a preta em dezembro de 07 e sai da Gracie Tijuca em abril de 08. Pouco tempo até. Mas eu sentei com o meu professor mais de uma vez explicando meus motivos. Ele entendeu e eu saí numa boa.

Tenho contato até hoje com grande parte dos meus professores. O meu primeiro eu visito ate hoje de vez em quando. Sai de todas elas pela porta da frente e todo mundo que eu encontro na rua fala comigo numa boa. Pq eu sai pra procurar o que era melhor pra mim. Sempre fui um cara que vesti a camisa das equipes que eu estava. Mas eu precisava ter retorno. Não financeiro pq isso nao me interessa, mas apoio do professor, dos companheiros... motivação principalmente. Hoj estou muito feliz lá no Rico, mas não viro as costas pra nenhum professor antigo meu de forma nenhuma. Pois eles e meus companheiros de treino que ajudaram a escurecer a minha faixa. encontro a maioria nos campeonatos e faço questao de falar com um por um. A melhor coisa que tem é poder falar com as pessoas de cabeça erguida.

Se for melhor pra voce, senta e conversa com o cara. Se realmente seus problemas não tiverem solução. Procure. Ficar infeliz que não dá.

Nem casamento se mantém infeliz, vai ficar numa academia?????

Concordei 2x.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Creonte foi um termo criado pelo Carlson Gracie. Ele tirou o nome de um personagem de novela que era o maior traidor desonesto. Coisas do Carlson. Eu nunca ganhei bolsa, sempre paguei todas as academias que passei e já treinei com vários mestres. Não me sinto obrigado a ter qualquer fidelidade a alguma academia, pois a relação que tenho é profissional, eu pago e recebo e serviço, que são as aulas de jiu-jítsu muay-thai. Não existe espaço para traição, pois cada um recebe o que é devido. Em relação a amizade, notei que cada vez que troquei de academia vários atletas mudaram comigo e até alguns mestres também. Mas eles tem que entender que eu procurei as academias, fiz minha matrícula, comprei meu material e arranjei tempo pra treinar. Nunca nenhum deles me deu nada e por isso não podem me cobrar se troco de academia quando quero. No caso de alguma academia dar bolsa, material, condução pra ir treinar e etc eu acho que deve existir um respeito e uma lealdade do atleta.

De certa forma eu "discordo", no caso de voce se tornar um " graduado" de X escola eu acho que no minimo voce deve " levar o nome dela" com voce sempre, falar " minha base é de professor tal" isso é uma questao de moral / etica tb, não importa se voce pagou ou nao pela "aprendizagem".

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando eu mudei de cidade perguntie para meu mestre quais academias poderia treinar...

E ele me disse que só numa equipe.

Escola é escola. Respeito ao mestre é fudamental.

Não existe árvore forte sem raíz sólida.

Cara, não faz sentido isso...

Lógico que temos que ter respeito com nossa academia, com nosso professor e com nossos amigos de treino. Mas tudo depende das circunstâncias... Parece até que tu vendeu seu "passe" pra uma academia que você PAGA!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu sou um cara que respeito demais onde aprendi as coisas... não me sinto consumidor em um tatame de jiu jitsu, mas sim um aprendiz e um colega de treino..

Inclusive quando tiver meu tatame e algum aluno tiver essa atitude de EU PAGO EU POSSO, boto pra fora e ele que procure outra mercadoria...

Goste ou nao gostar, se a pessoa está pagando academia, ele é consumidor...ele é cliente e vc tem que manter o cliente. Academias são empresas. Vc é professor e empresário, o aluno é cliente. Como bom empresário, vc vai dar um bom serviço e um deles é aprender ouvir seus clientes pq eles estáo te pagando: vc come do dinheiro deles. offtopiccc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me, mas eu concordo com o south, voces possuem um valor " invertido" do que significa aprender arte marcial, é claro que a gente " PAGA" para aprender, afinal o mestre tem que viver bem não é verdade?

Agora voces consideram que estao pagando e são clientes, eu ja considero de forma diferente, " eu estou tendo a grande chance de pagar para aprender" ....... o dia que eu for professor e eu achar que o cara não tem a mesma opiniao que eu sobre isso eu vou ficar ensinando " tecnicas unicas" ou de " formas unicas" sendo que suei pra caralho, sangrei pra caralho, cansei pra caralho e "gastei" tempo pra caralho para aprender? porra nenhuma, vou ensinar o " que toda academia ensina" e não vou considerar isso nem um pouco anti etico, ja que ele é apenas um " cliente" eu vou ensinar como se fosse "só mais um" e não como um discipulo...

abraço

Editado por Sartori

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, esse assunto é realmente delicado. Muitos mestres fazem isso. O Ruas abandonou a equipe dele e foi pros EUA ganhar uma grana e o Pedro atrasou a carreira dele defendendo o nome do mestre que o abandonou. O Rudimar abandonou a CB e virou político, mas quando tem algum atleta da CB em evento importante ele aparece, mesmo sem acompanhar os treinos de ninguém. O Bustamante foi atrás das verdinhas na América a abandonou o Toquinho e o resto da equipe, mas se o Toco ganhar alguma luta ele vai estar lá do lado fazendo marketing. Se o termo Creonte serve para aluno deveria servir para estes mestres.

Falou tudo. E concordo com o South tambem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem clientes e clientes....Ser cliente não significa que vc vai fazer o que vc quiser. Só que se o cliente não está satisfeito com o serviço pode procurar outra instituição onde ele seja melhor atendido. offtopiccc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem clientes e clientes....Ser cliente não significa que vc vai fazer o que vc quiser. Só que se o cliente não está satisfeito com o serviço pode procurar outra instituição onde ele seja melhor atendido. offtopiccc

Se ele nao esta satisfeito com o " serviço" ai beleza, agora tem uma diferença enorme quando o cara aprendeu coisas que nao ia aprender com outros ou ia aprender de forma " pior" ( resumindo, voce formou oq ele é como lutador) e depois que ele vira uma " estrela" não lembrar de voce... afinal todos sabemos que normalmente o cara que se torna bom, fez treinos extras, entrou em um " grupo fechado" dentro da equipe e assim vai, ai depois ele sai fora e não traz os " brothers" ? para mim até um certo ponto isso seria traição sim.

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se ele nao esta satisfeito com o " serviço" ai beleza, agora tem uma diferença enorme quando o cara aprendeu coisas que nao ia aprender com outros ou ia aprender de forma " pior" ( resumindo, voce formou oq ele é como lutador) e depois que ele vira uma " estrela" não lembrar de voce... afinal todos sabemos que normalmente o cara que se torna bom, fez treinos extras, entrou em um " grupo fechado" dentro da equipe e assim vai, ai depois ele sai fora e não traz os " brothers" ? para mim até um certo ponto isso seria traição sim.

abraço

Concordo com vc. Só que no caso do cara sair, tem que analisar o por quê. (se é por distância, horário de trabalho, e bla,bla). Com certeza que cada academia tem "seus segredos", algum grupo fechado dentro da equipe, porém não é bom prejulgar: sempre é bom conhecer os 2 lados da história.

Mesmo assim, o tópico que o Bone abriu é diferente: treinar em outras academias (pq vc foi convidado por algum amigo) e não abandonar seu mestre ou ficar pulando e pulando de equipe por diversos fatores? Há anos que treino com o mesmo professor, tenho treinado em outras equipes sempre que fui convidada porém continuo com meu mesmo professor.

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cada um tem sua ótica...

Eu respeito meu mestrão, na volta dele to a uns 9 anos... treinei com ele 6 anos... respeito demais a sul que treinei mais uns 2 anos (entre paradas) ficou como familia mesmo...

Eu sou um cara que respeito demais onde aprendi as coisas... não me sinto consumidor em um tatame de jiu jitsu, mas sim um aprendiz e um colega de treino..

Inclusive quando tiver meu tatame e algum aluno tiver essa atitude de EU PAGO EU POSSO, boto pra fora e ele que procure outra mercadoria...

Cara, eu treinei por 11 anos com um mesmo professor, quando chegou num nível que eu não tinha como ultrapassar, até por falta de treinos e horários. Saí e fui pra outra maior e com mais horários pra treino. Entrei como faixa-marrom que inclusive já tinha lutado contra o top da academia em campeonatos estaduais... Entrei com uma puta desconfiança em cima de mim, fui amassado demais... Tranquilo, já esperava isso, e hoje tenho vários amigos lá.

Falar que esqueceu o treinador é uma coisa, mudar de academia, independente do motivo do aluno, é DIREITO dele!!!! Cada um faz o que quer, lógico que não vai ficar um clima legal, mas enfim...

Apesar de defender a mudança de academia quando o aluno quiser, sou uma pessoa que valoriza os professores onde treinei. Tanto que mesmo sendo graduado faixa preta na Gracie Barra, fui até meu primeiro professor, agradecer, levei um presente pra ele e tal... No final do ano passado, me formei e fiz questão de dar um par de convites para o meu primeiro professor comparecer ao meu baile de formatura (foi o único que pude convidar no meio do jj). Então cara, eu valorizo, e MUITO, quem nos ensinou os primeiros passos, mas sou totalmente contrário a esse pensamento de que o aluno não pode trocar de academia... Lógico que também não concordo do cara mudar de academia e nem avisar...

Eu mesmo já dei aulas, e se alunos meus viessem falar que iam trocar de academia, não precisava nem entrar em detalhes se não quisesse...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O kra q foi creonte onde eu treino, o meu professor ensinou TUDO pra ele ate a faixa roxa, formou ele inclusive campeao brasileiro da mesma. O kra vivia na academia, recebia ajuda financeira do meu professor, comia la, meu professor dxava td na mao dele, n pagava pra treinar(obvio) e ja ouvi historia q ate uma moto ele "ganhou" do meu professor. De presente, o kra saiu da academia, foi pra outra sem mais nem menos e eu descobri recente q ele falava mal do meu professor pelas costas. Dxou 1 divida bem alta na academia claro, ele foi pra uma equipe famosa e hj da aula pra lutador famoso nos EUA, ja eh fx preta inclusive. Isso sim pra mim eh ser creonte, td isso ocorreu qd eu ainda n treinava por la, ms o dia q eu for fx preta, pode anotar q eu pego ele. N pretendo divulgar o nome dele por enquanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aí sim uma definição perfeita do "creonte"... se for mesmo dessa forma, é o próprio! rs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um causo pra compartilhar com a galera... rs.

Na minha academia treinava dois primos, dois turcos, comecei os dois na branquinha, os dois primos eram durinhos, fortinhos e jovems.

Com quatro meses de treino, os primos sumiram da academia, eu liguei pra um deles e ele me disse que estava machucado e que nao iria treinar enquanto nao estivesse melhor, liguei pro outro primo e esse me disse que estava de viajem marcada e que passaria 3 meses fora.

Eu nem me liguei que os caras estavam vazando, achei que era aquilo mesmo que eles me disseram no telefone.

Oito meses depois, ja havia ate me esquecido desses turcos, um promotor de eventos me liga e pergunta se eu tinhha um lutador debutante de 83 kilos pra lutar Contra um tal de Kamal Naoseidasquantas, eu conversei com meus meninos e botei um dos meus garotos na fita.

Uma semana antes do evento fiquei sabendo que o tal de Kamal era um dos turcos que treinavam na minha academia, o mesmo que havia se machucado e estava esperando sarar.

Tambem fiquei sabendo que ele saiu de la, porque achava que nao estava crescendo e evoluindo treinando na minha academia.

No dia da luta, meu aluno deu um chute na cara dele de entrada, deu um quedao ala Matt Hughs, montou, bateu ate baguncar a cara do turco e ainda finalizou no mata leao.

Isso tudo rolou no Domingo, na Segunda feira, adivinha quem bateu na minha academia com o kimoninho na mochila? O turco safado que estava viajando...

Pediu desculpas, por ter mentido sobre a viajem, pediu pra treinar e disse que estava arrependido de ter deixado academia, que o primo que entrou na porrada, tambem queria voltar a treinar comigo e que assim que melhorasse da surra iria aparecer la.

Rapidamente, senti vontade de dar um tapa na cara do sujeito, me controlei, sorri e falei que ele era bem vindo.

Falei para os meu meninos que a ordem era ESTUPRAR o filho da puta.

Ele dentro da academia de kimono, agora era minha vez de mostrar tratamento VIP pra traidor safado.

Botei ele com os melhores garotos da aula, todos muito bem instruidos que era pra maltratar sem piedade.

Por ultimo eu mesmo, fui dar um rolinha com ele.

Turco foi apagado tres veses, saiu de la com a costela montada e braco estourado.

Esse mereceu uma surra de criar bicho pra aprender a nao virar a casaca.

Traidor e uma raca nojenta, aqui no meu tatame, so treina quem paga e nao tenho controle sobre onde as pessoas querem gastar seu dinheiro, mas sair daqui mentindo, ir treinar em outra academia, lutar contra meus alunos, tomar um pau, e querer voltar arrependido...

Tolerancia zero.

Abracos,

Alex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera olha um caso que aconteceu estes dias aqui na academia, o meu professor trouxe um outro faixa preta lá da cidade dele para ajudar ele nas aulas, resultado esse cara além de começar a falar mau do meu professor querendo derrubar a academia dele começou a dar aulas em um dos locais que o meu professor dava aula até aí beleza o meu professor cortou a amizade com o cara e falou para galera o que aconteceu então ficou bem claro que não era pra gente ir treinar ou visitar essa academia. Aí um bonitão some uns dias da academia e ontem a noite volta dizendo "pô professor fiz um negocio que acho que o senhor não vai gostar.... é que eu fui treinar lá com fulano e tal mas era só pra dar um rola mesmo" e veio que esse papo de desculpa, cara eu não sei o que meu professor vai fazer por que esse cara nem levou o kimono foi ver se podia treinar com a gente hoje, mas eu não engoli essa não não sei se vou ser extremo ao ponto de estourar um braço e tal mas se eu for rolar com ele vai ser duro pra ele. :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora