Entre para seguir isso  
pipo

Astro do Jiu-Jitsu Brasileiro, Renato Canuto, e seu oponente foram flagrados em testes antidoping após luta de MMA

Recommended Posts

LAS VEGAS – Renato Canuto enfrenta um obstáculo em sua busca pela grandeza no crossover.

Astro do jiu-jitsu brasileiro que migrou para o MMA em maio de 2025, Canuto (4-0) tem um cartel de quatro vitórias em quatro lutas profissionais – mas uma dessas vitórias pode estar prestes a ser anulada. A Comissão Atlética de Nevada confirmou em uma reunião mensal na quarta-feira que Canuto foi suspenso temporariamente após testar positivo para modafinil, um estimulante proibido, em seu exame antidoping relacionado à sua vitória por nocaute técnico em menos de dois minutos sobre Dylan Aparis no Tuff-N-Uff 152, em 13 de março.

O NAC revelou que Aparis (2-3) também testou positivo, resultando em uma suspensão temporária. Sua análise de urina detectou a presença de metabólitos de testosterona administrados exogenamente.

Antes da confirmação pela comissão na quarta-feira, Canuto anunciou a notícia da reprovação em uma publicação no Instagram. Ele negou ter tomado conscientemente qualquer substância para melhorar o desempenho. 

"Gostaria de abordar a recente notificação de minha suspensão temporária emitida pela Comissão Atlética de Nevada após um exame antidoping relacionado à minha luta de 13 de março de 2026", escreveu Canuto. "O exame identificou a presença de modafinil e seu metabólito. Quero deixar claro: não contesto esses resultados e aceito integralmente o processo da Comissão e qualquer consequência que se siga. Notifiquei a Comissão de Nevada por escrito hoje. No entanto, é muito importante para mim afirmar que nunca usei, de forma consciente ou intencional, qualquer substância proibida, nem busquei obter qualquer vantagem injusta."

"Com base na minha própria análise e em informações subsequentes, acredito que o resultado foi causado por um suplemento alimentar que eu havia usado anteriormente. Como muitos atletas, dependo de suplementos para auxiliar no treinamento e na recuperação, e fiz o que considerei escolhas cuidadosas e responsáveis — revisando os rótulos e confiando nas informações do site da empresa de que o produto estava em conformidade com os padrões antidoping. Isso incluía até mesmo o logotipo da Agência Mundial Antidoping no site. Infelizmente, agora parece que o produto pode ter contido um composto relacionado ao modafinil que não foi claramente divulgado."

"Ao longo da minha carreira, após conquistar meus títulos mundiais e em minhas lutas anteriores de MMA, passei por diversos testes. Assumo total responsabilidade pelo que consumo. Essa experiência reforçou a importância de ir além dos rótulos e das promessas de marketing quando se trata de suplementos. Aprendi com isso e implementarei medidas de segurança mais rigorosas daqui para frente. Gostaria também de enfatizar que o suplemento em questão foi ingerido dias antes da minha luta e que eu não tinha nenhuma intenção de melhorar meu desempenho de forma indevida."

"Continuo totalmente comprometido com a competição limpa e com a manutenção da integridade do esporte. Agradeço o apoio que tenho recebido e continuarei a cooperar plenamente com a Comissão à medida que este processo avança. Obrigado."

Nem Canuto nem Aparis chegaram a um acordo com a comissão sobre qual punição enfrentarão. Os assuntos foram adiados para uma reunião futura, enquanto as discussões sobre suspensões, multas, etc., continuam nos bastidores. Independentemente dessa decisão, o resultado da luta quase certamente será alterado para "sem resultado", como é o protocolo.

Canuto, de 29 anos, é um lutador de grappling altamente condecorado, com vitórias em torneios que vão desde a IBJJF até a KASAI, passando pela UAEJJF e o Marianas Open. Mais recentemente, ele competia no UFC BJJ, onde tinha um cartel de 1-1.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Modafinil, talvez ajude na perca de peso antes da luta. Na luta em si, é perigoso ser impulsivo e se lascar 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso