Entre para seguir isso  
UnfinishedFugue

Wrestling é o fundamento mais importante?

Recommended Posts

Muito se fala sobre JJ vs MT aqui no pvt (talvez porque sejam as artes mais praticadas no Brasil), porem eu penso que o Wrestling eh disparado a ferramenta mais importante no MMA hoje em dia. Principalmente porque o Wrestling te permite decidir onde a luta vai ocorrer, assim, voce pode ter diferentes estrategias para cada luta. Um lutador que nao seja muito bom no wrestling, nao tem o luxo de mudar de estrategia no meio da luta, ja que se ele ta apanhando em cima, nao consegue levar a luta para o chao, ou se esta apanhando embaixo, nao consegue manter a luta em pé.

Olhando para as categorias do UFC, eh nitido que sao dominadas por lutadores fortissimos no wrestling, a unica excessao seria o Anderson Silva que apesar de ter uma boa defesa de quedas, nao eh la essas coisas. Alias, a categoria MW é meio que uma excessao a essa regra.

HW:

Lesnar

Carwin

Velasquez

LHW:

Rashad

Rampage

Shogun (nao defende quedas muito bem, mas é otimo no wrestling ofensivo)

Lyoto (Defesa de quedas muito boa)

E tem a grande revelacao que é o Jon Jones

WW:

GSP

Fitch

Koscheck

LW:

BJ

Edgar

Se for ter alguma discussao de qual arte eh a mais importante (apesar de ser uma discussao inutil), Wrestling é mais importante que JJ e MT. smmooke

Editado por AllTheWay

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bruno é vc ?

wrestling nao é fundamento mas uma das tecnicas de queda

existem outras

e nao existe essa de fundamento mais importante

é o conjunto de fundamentos que faz a diferença e nao um só

cada um tem sua importancia

as quedas servem pra determinar onde a luta ocorrerá e só

mas se ao determinar um terreno o lutador nao se garantir lá de nada valerá

quantas lutas, quantas ja vimos o lutador determinar o terreno e perder mesmo assim

entao nao tem porque valorizar mais um fundamento do que outro se é preciso mais do que o dominio de um

pra garantir o sucesso

hw = ta cru, nao tem dominio de ninguem ainda

lyoto = tem defesa baseada no sumo e nao tem nada a ver com wrestling

a defesa dele é importante pra determinar que a luta ocorrerá em pé mas é seu karate que tem feito a diferença

Editado por Dóki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acredito que atualmente o Wrestling tem feito a diferença, quando acompanhado de outras habilidades. Estamos numa era em que os lutadores treinam tudo, estão ficando bons em todos os fundamentos, quande se chega a esse nível, o Wrestling passa a fazer a diferença, o melhor Wrestler geralmente dita onde a luta vai acontecer, e convenhamos que o melhor Wrestler tem mais chances de cair por cima, e sempre é uma vantagem estar por cima, quando se está por cima vc pode finalizar ou nocautear, sendo que quando se está por baixo é quase impossível nocautear.

Temos 5 campeões no UFC: dentre os 5, 3 são wrestler ou lutam como Wresltler

Lesnar ganhou suas lutas principalmente derrubando e marretando

GSP ganha suas lutas derrubando e amassando

Frank Edgar é um Wrestler

Enfim, acho que atualmente o melhor Wreslter tem levado vantagem, o Wrestling não é a única luta que te ensina a quedar, mas e a arte marcial que melhor aprimora esses fundamentos, sem contar a questão força e condicionamento que o Wrestling ajuda muito. Não sou nenhum fá das lutas de Wrestling, inclusive as acho chatas, mas os fatos estão ai para que quiser ver.

Os grandes destaques da categoria são bons Wrestles, com exceção do AS, e justamente por essa deficiência não considero o AS essa cara imbatível, mas o colega trouxe o fato mais importante, analisando os melhores lutadores de cada categoria percebemos que ele tem um bom jogo de quedas ou defesa de quedas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Wrestling é só mais uma coisa que deixa o atleta mais completo.

Mas numa ordem de importância eu colocaria o Wrestling em 4° lugar.

Editado por Andrewo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o Bas Rutten foi perguntado qual é o fundamento mais importante no MMA e se fosse para escolher uma arte marcial para começar a treinar qual seria ? Ele disse q o wrestiling porque cm wrstiling vc pode ditar aonde a luta vai ficar , tipo se eu for lutar com um lutador de chao eu deixo a luta em pe e nocauteio , se eu for lutar com um traocador eu bota pra baixo e fasso um ground and pound e nocauteio ou finalizo entao sei la deve muito importante como base o wrestling.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na minha opiniao, sim. Pelos motivos que vc citou. Inclusive isso é algo que ja comentei algumas vezes em outros tópicos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, sempre vi e ainda vejo o Wrestling como a base mais importante para o MMA, simplesmente você pode escolher o terreno da luta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, principalmente para lutadores de jiu-jitsu. Sem impor o jogo, o terreno onde a luta vai se desenrolar fica a mercê.

Mestre Carlson Gracie batia muito nessa tecla.

Editado por Stallone Kobra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

So o jiu jitsu realmente nao salva.

Mas acredito que so o wrestling salvara o jiujiteiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ninguém está aqui para dizer que o Wrestling sozinho resolve, mas num nível em que todos sabem um pouco de tudo o Wrestling se tornou o diferencial, se pegarmos 2 lutadores que tenham a mesma habilidade em pé e no chão, a tendência é prevalecer o melhor Wrestler pq este ficará por cima, ou o que tem o melhor jogo de quedas, afinal nem sempre é um sinônimo, existem lutadores com ótimas quedas que não são wrestles, é o caso do Fedor que utiliza as quedas do Judo.

Editado por brunogandhi88

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara o Bas Rutten foi perguntado qual é o fundamento mais importante no MMA e se fosse para escolher uma arte marcial para começar a treinar qual seria ? Ele disse q o wrestiling porque cm wrstiling vc pode ditar aonde a luta vai ficar , tipo se eu for lutar com um lutador de chao eu deixo a luta em pe e nocauteio , se eu for lutar com um traocador eu bota pra baixo e fasso um ground and pound e nocauteio ou finalizo entao sei la deve muito importante como base o wrestling.
Sim, sempre vi e ainda vejo o Wrestling como a base mais importante para o MMA, simplesmente você pode escolher o terreno da luta.
sim, principalmente para lutadores de jiu-jitsu. Sem impor o jogo, o terreno onde a luta vai se desenrolar fica a mercê.

Mestre Carlson Gracie batia muito nessa tecla.

Não adianta ditar se a luta vai se desenvolver no chão ou em pé se vc não sabe o que fazer nesses terrenos.

Minha ordem de importância:

-Boxe

-JJ

-Condicionamento físico

-Muay Thai

-Wrestling

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não adianta ditar se a luta vai se desenvolver no chão ou em pé se vc não sabe o que fazer nesses terrenos.

Minha ordem de importância:

-Boxe

-JJ

-Condicionamento físico

-Muay Thai

-Wrestling

Não adianta ser ótimo em pé ou no chão, se não consegue ditar onde o terreno da luta acontecerá. Acho que você entendeu errado, eu pelo menos não quis dizer que é SÓ o Wrestling que vence luta em MMA, Wrestling é a base mais importante, depois disso você complementa com um Striking muito bom ou um BJJ muito bom. Condicionamento físico é importante, mas não é estilo de luta, e complementando, quem vem do Wrestling, normalmente apresenta um condicionamento físico muito bom, devido a frequência de lutas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria dos campeões de MMA são wrestlers. Um wrestler só precisa aprender um básico de porrada e chaves e se torna completo. O mair importante em uma luta é controlar o adversário, e a o que o wrestling se propõe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo. O Wrestling faz toda a diferença hoje dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem gente achando que o Alltheway disse que o wrestler puro é a melhor coisa para se vencer a luta, o que não foi dito.

Para mim o wrestler é o primordial, já um tempinho, exemplo temos o Liddell, que já treinou wrestler, mas não usava para derrubar e sim para manter a luta em pé. O wrestler era o complemento da sua principal arma. Agora o Liddell sem o wrestler teria a metade das vitórias que tem hoje, teria sido derrubado por Ortiz, Couture ... em todas as lutas e apanharia muito.

Outro exemplo é o Maynard, que contra o Huerta brincava de derrubar e contra o Diaz não deixava ser derrubado nenhuma hora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso