Entre para seguir isso  
He4v3n

Pimentel desmistifica a preparação física

Recommended Posts

Essa outra declaração dele explicando o ocorrido soou mais por educação do que por própria vontade de esclarecer o assunto. Enfim, cada um com sua opinião.

^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2. Outra coisa, ele entrou nessa onda de internet do pessoal falar que o Alejarra inventou alguma coisa, ou o próprio Benkei. Eu NUNCA ví o Alejarra ou Benkei falar que inventaram alguma coisa, qualquer coisa nesse sentido é mera interpretação nossa (fã/internauta).

"Ou interpretacao do entrevistador. Ja notei nas entrevistas do Alejarra que eh o reporter que insiste com esse papo de "metodo inovodar...nova tecnica implementada...etc"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
duas coisas : camara hiperbarica ajuda na recuperacao pos treino , e vou dizer , se eu tivesse grana comprava uma pois ir ao colorado e bem mais caro e tambem sao duas coisas distintas , a camara hiperbarica fornece mais oxigenio que o normal , nao sei se vc pode regular a camara para fornecer menos o2 o que seria o mesmo que ir para o colorado , mas para ter o mesmo efeito de ir ao colorado vc teria que viver dentro da camara 24 hs por dia durante 2 semanas , enfim , impossivel usar a camara hiperbarica para ter os mesmos fins de ir para um lugar de alta altitude para treinar, mas como disse , ajuda na recuperacao pos treino o que e muito bom. e a mesma situacao do snorkel , para ter efeito similar ao de treinar em alta altitude vc teria que usar o snorkel 24 hs por dia por 2 semanas no minimo. enfim , ainda nao inventaram nada que substitua o treino em alta altitude ou que tenha o mesmo resultado.

quanto a perda de peso , isso e facil , basta jogar o cara dentro da sauna e fazer perder o peso , a grande jogada e , como fazer recuperar o peso de maneira correta , e isso meu amigo , o benkei e fera , saber como combinar os suplementos nas medidas exatas nao e pra qualquer um , tem que entender.

eu conheco o pimentel do tempo da btt , excelente pessoa e profissional , nunca fiz preparacao com ele mas via o murilo fazer e o murilo sempre tava bem preparado nas lutas , treinei com o alejara em poa , gostei muito do estilo dele me fazia jogar 200kg no supino pra cima 8 vzs mole.

tambem trabalhei com benkei , me amarrava no trabalho de pliometria e arranque que faziamos . enfim , otimos profissionais .

eu acho que o lutador tem que fazer preparacao com alguem com quem ele se identifique e o preparador tem que adaptar a preparacao ao biotipo do atleta , eu nunca fui um cara para correr uma maratona , mas fazia 100 metros razos em 13s ou abaixo e fui campeao estadual de arremesso de peso e disco, enfim , esportes que exigem explosao mais que resistencia , por mais que eu tentei trabalhar minha resistencia , nunca consegui muito bons resultados , os melhores foram qdo aliei muito peso com pouco intervalo e pliometria. mas esse e meu biotipo.

minha opiniao pessoal e que tudo que voce faca radicalmete nao te fara bem a longo prazo , todos os profissionais que eu me lembre que tiveram a coisa toda mais equilibrada , desde treino , dieta etc , tiveram uma carreira longa e continua , aqueles que abusaram de algo de alguma forma , chegaram ao pico rapido mas tambem desceram rapido .

grande abraco a todos

é bem por ai Pega Leve..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pontos de vista diferentes de preparadores diferentes. Ele deu uma alfinetada e sempre q se faz isso vai parecer recalque e etc. Mas uma polemica de vez em quando faz bem para esquentar o caldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pontos de vista diferentes de preparadores diferentes. Ele deu uma alfinetada e sempre q se faz isso vai parecer recalque e etc. Mas uma polemica de vez em quando faz bem para esquentar o caldo.

Perfeito.

Não acho que ele tenha sido antiético. O problema é que Benkei e Alejarra são tão bem sucedidos em sua área de trabalho que ficaram associados - pelo pioneirismo ou pelos resultados de seus atletas - a determinados métodos de preparação física, isto é, Benkei à perda/recuperação de peso nas vésperas da luta e Alejarra à câmara hiperbárica ou ao treino com snorkel.

Daí a dificuldade do Pimentel, pois ao criticar esses métodos com que ele não concorda, parece que está criticando os profissionais que os realizam (Benkei e Alejarra). Quem conhece o cara, sabe o caráter dele. E todos que entram aqui no PVT sabem que estes métodos são controversos e geram muita polêmica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguem tem a entrevista completa? Se puder postar ae agradeço!

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A preparação física é um dos fundamentos mais importantes nos treinamentos de um atleta, principalmente quando ele vai entrar num ringue ou octagon de MMA. Com a experiência de já ter treinado grandes nomes como Shaolin, Murilo Bustamante, Paulão, Toquinho, Flávio Canto e Léo Leite, Márcio Pimentel conversou com a TATAME sobre os treinos na BTT, sua história e analisou o atual panorama da preparação física no MMA, sem papas na língua sobre as novidades que surgem ao redor do mundo.

Fale um pouco do time de atletas que são preparados por você?

Hoje estou trabalhando na parte de Vale-Tudo mais com o Toquinho, Vitor Pimenta, Capoani, Antoine Jaoude e costumo sempre dar uma orientação para a galera da BTT que não tem preparador físico, e quando a galera fica meio perdida eu ajudo. Tem o pessoal do Jiu-Jitsu, o Léo Leite, a Kyra Gracie, e sou técnico e preparador físico da equipe de Judô, antiga Gama Filho, que hoje virou Universidade Castelo Branco.

Algum atleta que você treina vai lutar em breve?

Como eu trabalho com uma diversidade de lutas, Judô, Jiu-Jitsu e MMA, nós estamos sempre tendo eventos. Rolou agora o Grand Slam de Judô, no Maracanãzinho, onde tivemos três atletas da Castelo Branco, que são meus alunos. O Capoani ia lutar o Shine, em agosto, mas infelizmente sofreu uma lesão no ombro e acho que não vai mais lutar. Todo mês tem algum atleta no foco. Daqui a dois meses tem o ADCC e eu vou focar com a Kyra, que vai lutar, então a gente está sempre focado em algum objetivo para vários atletas.

Você tem alguma preparação nova que esteja trazendo para os atletas? Muito se fala lá fora de câmara hiperbárica, tecnologias... Isso funciona ou não?

A diferença lá de fora para o Brasil é de recursos. Há dez anos atrás eu tinha uma parceria com o Paulo Caruso e o Alejarra vinha do Sul para trabalhar com a gente, e ele sempre comenta que começou treinando com o Caruso, e ele usa muita coisa que aprendeu lá com a gente. O que acontece é que, por exemplo, se eu estiver na Academia da Praia, onde eu treino alguns atletas, não temos espaço para desenvolver um trabalho com pneus e bolas, para fazer uma preparação especifica para as lutas. Nós ficamos sem o espaço físico ideal para implementos ideais, para fazer a mesma preparação que eles têm lá fora. Nós não temos esse recurso financeiro e técnico tão especifico.

Nada disso é desculpa, esse papo de “ah, o cara tem uma câmara hiperbárica”... E daí? Os caras da ATT vão para Colorado Springs e o efeito é o mesmo, entendeu? Eu vejo muitos caras querendo se vender como se tivessem inventado coisas que, na verdade, não têm nada de novo. A literatura, internet, o mundo globalizado do jeito que está não tem novidades, todo mundo, seja Brasil, China ou Estados Unidos tem acesso a tudo que é novo em termos de literatura. Agora, acesso aos implementos e condição financeira para montar a estrutura que os caras têm, é o que nós não temos. Esse negócio de que inventou alguma coisa, ou que é o mago da balança, é brincadeira, me desculpa... Os judocas e lutadores de Luta Olímpica perdem dez quilos para lutar há dez anos. Eu sou judoca há 32 anos e perco peso desde os 13 anos, perdia seis, sete quilos para competir, e é o seguinte: no Judô, você pesa às 7 da manhã e vai lutar às 9. O cara perder dez quilos com 24 horas de prazo... O pessoal do Judô dá risada disso. O Antoine perde 10 quilos de véspera...

Não existe mago, existe é um tipo de marketing para se vender, o que eu acho desleal e forçado. Ou você está chamando os outros de burros ou de bobos. Para um leigo o cara pode até parecer um gênio, mas para o cara que tem acesso, para o professor, o profissional, pelo amor de Deus, vamos ser coerentes, mais sensatos, mais honestos. Tenho visto muitos preparadores que estão querendo aparecer mais do que os atletas... O dono do espetáculo é o lutador, nós somos apenas o suporte. Se ele ganhar, eu estou ganhando, se ele perder eu perco também, porque eu faço parte daquela preparação.

Qual o valor da equipe para um atleta?

Eu sou um cara totalmente focado em times e sou muito associado à imagem do Murilo Bustamante, que foi o cara que eu mais treinei durante muito tempo e que teve muito sucesso no MMA. Quando ele perde eu fico puto, chateado, porque eu perdi também, alguma coisa na nossa preparação deu errado. E se ele ganha eu fico feliz, porque ajudei o cara a ganhar. Apesar de o lutador ser a estrela, tem que pensar na equipe. Eu não posso querer aparecer mais do que A, B ou C.

E essa perda de 10 quilos que os atletas perdem de um dia para o outro, como é que é feito isso? Quais são os efeitos que o atleta sofre com o passar do tempo?

É muito difícil o atleta perder 10 quilos em 24 horas, e recuperar 13 quilos em 24 horas, como eu já ouvi falar. O que ele ganhou foi peso corporal. Ele teve uma ingestão de alimentos, de líquidos, que estão dentro dele e que fez com que ele ficasse mais pesado, mas as células de água que foram desidratadas... Ninguém pega célula por célula do corpo e reidrata, isso é mentira, puro marketing. Ele ganhou 13 quilos de energia? Vai ficar mais forte? Não vai, cara, isso aí é papo furado. Nada substitui uma dieta equilibrada para o atleta chegar bem no peso.

Dizem que o Thiago Pitbull é um caso recorde na ATT, dizem que ele perde cerca de dez quilos e recupera 13, só que a maioria das lutas que ele fez foram de três rounds. Agora ele vai lutar cinco com o St. Pierre... Você acha que ele, perdendo tanto peso, vai chegar bem para fazer os 5 rounds?

O Thiago é um atleta excepcional e tem uma condição física muito boa, treina muito, é jovem, então a perda de peso talvez não influencie tanto. Agora eu repito: ele não vai perder dez quilos em 24 horas e recuperar 13, isso aí eu não acredito que ele faça. O Shaolin é um cara que perde 10, 15 quilos, mas ele vem durante dois meses e meio perdendo esse peso todo e, na semana da luta, ele perde três ou quatro quilos e recupera seis ou sete. No caso do Thiago, vai depender muito do adversário. O GSP vai exigir muito dele, resta saber quanto de perda e ganho de peso ele vai utilizar a ponto de isso interferir na luta. Acho que a tática e a estratégia é que vai definir o caminho dele, e não o ganho e perda de peso.

Dos inúmeros atletas que você já trabalhou ao longo de sua carreira, quem você destacaria?

Cada vez eu vou me surpreendendo mais... Quando eu comecei, o Flávio Canto sempre foi um atleta muito exemplar e um cara que sempre se destacou por treinar demais, mas todo atleta tem um defeito. Ele é um cara que sempre treinou muito, mas nunca foi comprometido com horário, então ele embolava um treino no outro e às vezes não rendia tanto. O Léo Leite é um monstro de forte, o Shaolin é um cara que treina muito, extremamente disciplinado com horário, mas às vezes peca um pouco porque se alimenta de forma inadequada. O Paulão foi um dos caras mais fortes que eu já treinei, o Murilo é outro cara que, se tem uma luta para daqui a dois meses, ele entra no foco de treinamento, de lutas, muito disciplinado.

O cara que atualmente tem me surpreendido é o Toquinho, ele é um cara excepcional, que escuta, treina muito, segue à risca o planejamento, é pontual, se alimenta bem e treina bastante... Tenho que tomar até cuidado porque senão ele passa do ponto, se empolga. Às vezes tenho que falar que é para treinar mais leve. Nos meus quase 15 anos de carreira como preparador físico, ele é o cara que mais me impressiona.

Quem você destacaria na categoria até 70kg, 77kg, 84kg, 93kg e nos pesados?

Até 70kg, acredito muito que o Shaolin vai dar a volta por cima. Não digo que vai ser o número um porque é uma categoria muito equilibrada, que tem o BJ (Penn), o (Takanori) Gomi que, se voltar à velha forma, é um grande lutador... O Shaolin vai ter um teste de fogo contra o Aoki, que é uma luta que eu acho que vai ser muito boa, e aposto no Shaolin a médio prazo estar dominando esse peso. Na 77kg, acredito muito no Thiago Pitbull. Acredito que ele vai vingar nessa categoria, independente do resultado da luta contra o GSP. Acho que eles são os dois melhores.

Na 84kg é o Anderson, mas acho que o Toquinho vai chegar bem nessa categoria, é só questão de tempo, não sei se a médio ou longo prazo, mas acredito que ele possa vir a ganhar do Anderson e até mesmo substituí-lo. Na 93kg, o Lyoto está imbatível e acredito que ele vai dominar a categoria por um bom tempo, por causa do estilo de luta dele, a característica de jogo. É muito difícil achar ele no ringue. Eu estava vendo as estatísticas dele e ele foi o cara que menos foi atingido na historia do UFC, é um cara muito difícil de acertar. No peso-pesado é dureza... O Brock Lesnar é um mutante e tem qualidade para ser o número um durante muito tempo, ele é forte, explosivo, tem uma mão pesada, tem um bom ground and pound, está treinando Jiu-Jitsu com o Comprido, que é excelente tecnicamente, então ele vai melhorar no chão e está mostrando que quer se tornar um lutador completo e, se ele conseguir, vai ser difícil de ser batido.

Quem você acha que hoje é o cara, ele ou o Fedor?

Atualmente é o Fedor, mas é difícil prever uma luta entre os dois, é algo que acho que dificilmente vai acontecer. Para mim, o Russo é o número um, mas eu vejo o Lesnar como um cara que vai explodir. Ele já é uma realidade, acho que ele vai se firmar e vai concretizar o que está dizendo de ser o número um em breve, mas para ganhar do Fedor, vou te falar... Não basta botar ele com as costas no chão. O problema é que ele fica à vontade em todas as situações de luta. Eu já o vi tomar uma queda do Kevin Randleman, cair de nuca, ficar por baixo, inverter e pegar o braço... Ele é um cara muito completo, estava perdendo pro Arlovski e entrou um soco do nada e encerrou a luta. Ele tem uma visão de luta muito boa, basta uma oportunidade para ele acabar com a luta e ele acaba. Hoje, o Fedor já é uma realidade, eu aposto no Brock para o futuro, que vai vir a ser o número um por um tempo, assim como o Fedor é hoje.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
pra mim o melhor é lutar no peso original! treina e luta no msmo peso! se o cara tem 100 kg e tem medo de lutar na categoria dos pesados.. sei la, ou faz uma dieta pra descer "pra sempre" ou abandona luta! esse negócio de perder/ganhar peso mto rapidamente não pode ser saudável!!! exceto q sejam 2 ou 3 kg

é a minha opinião.. filosofia Fedor "eu não fico me pesando.. meu corpo se adequa naturalmente ao treinamento"

ai acontece igual GSP vs BJ pen, gsp pesando 84/85 kilos totalmente bem condicionado e o bj pen mesmo se tivesse muito gas com 77 kg...

Assim como um 70 kg condicionado vai poder chegar a enfrentar um cara bem condicionado com 78kg e isso é MUITAAAA diferença... ou até mesmo no caso "maximo" que é um cara lutando até 77kg me pesando 90 kilos no dia da luta.... é uma pancada " bem " diferente sim....

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ai acontece igual GSP vs BJ pen, gsp pesando 84/85 kilos totalmente bem condicionado e o bj pen mesmo se tivesse muito gas com 77 kg...

Assim como um 70 kg condicionado vai poder chegar a enfrentar um cara bem condicionado com 78kg e isso é MUITAAAA diferença... ou até mesmo no caso "maximo" que é um cara lutando até 77kg me pesando 90 kilos no dia da luta.... é uma pancada " bem " diferente sim....

abraço

Para evitar isso existem as divisoes de peso, se ele quer subir de categoria tem que estar alheio a essas coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da entrevista completa do Márcio Pimentel, inclusive eu acho que falta hoje entrevistas e artigos focados em mma porém mais nessa parte técnica e menos informativa para interar a galera e quebrar muitos dos mitos que existem.

Seria muito bom o PVT arrumar uma entrevista com algum especialista em doping/anti-doping e mais entrevistas falando de treinamento como essa.

"e é o seguinte: no Judô, você pesa às 7 da manhã e vai lutar às 9. O cara perder dez quilos com 24 horas de prazo... O pessoal do Judô dá risada disso. O Antoine perde 10 quilos de véspera..."

:rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso