Entre para seguir isso  
Marcos Lamenha

Quem é a melhor lutadora de jiu-jitsu do mundo?

Recommended Posts

Sempre discutimos sobre os homens, quem é mais técnico, quem é mais completo, que fatura mais títulos... porém sobre as mulheres pouco falamos.

Não quero nem citar os nomes que podem vir a cabeça de muitos, pois com certeza esses nomes seriam baseados prioritariamente na exposição que as atletas tem na mídia... porém tem uma atleta que na minha opinião é a melhor do mundo, e não se trata de mera avaliação pessoal, os numeros falam por si só.

Bianca Andrade Barreto!

Quem...? Bianca Andrade Barreto. Com certeza muitos de vocês nunca nem ouviram falar nela, pois ela não é da família Gracie, não mora no Rio de Janeiro e não tem as belas curvas e o belo rosto de algumas das lutadoras que sempre estão nas revistas especializadas de lutas.

Antes que alguem diga que estou sendo bairrista, pois ela é de Alagoas e eu também, gostaria de esclarecer que sou da equipe De La Riva, arqui-rival da equipe dela (Gracie Barra) aqui no estado de Alagoas, portanto sou completamente isento pra fazer esse tipo de comentário.

Até o ano de 2001 meu professor fazia parte da equipe dela (que na época ainda nao carregava a bandeira da Gracie Barra), apesar de treinarmos em academias diferentes de vez em quando participávamos do mesmo treino, sempre a encontrava em campeonatos e treinos coletivos das academias que faziam parte da equipe e durante um bom tempo eu tinha um certo convívio com ela... em 2001 meu professor saiu da equipe que ela até hoje faz parte (e que posteriormente passou a representar a Gracie Barra) devido a divergencias com o lider da equipe, e desde entao passou a representar o mestre De La Riva aqui no estado de Alagoas... meu contato com a Bianca diminuiu a partir de então e passamos a nos encontrar apenas em campeonatos e algum outro evento que tivesse a ver com luta. Porém pelas informações que eu tenho ela sempre continuou com a mesma garra, a mesma disposição pros treinos, a mesma dedicação ao jiu-jitsu... as principais qualidades dela a meu ver são o ótimo preparo físico, a explosão durante as lutas e a estratégia de luta que é quase sempre perfeita.

Mas muitos de vocês podem estar pensando que até agora eu não apresentei nada concreto para justificar o porquê ela seria a melhor do mundo... pois aqui vai a relação dos seus principais títulos:

2009 - Campeã brasileira preta/pena adulto

2008 – Campeã mundial preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/ pena adulto

2007 – 3º lugar mundial preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/absoluto adulto

2006 – vice-campeã mundial preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/absoluto adulto

2005 – Campeã mundial preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/absoluto adulto

2004 – Campeã mundial preta/pena adulto

Campeã brasileira preta/pena adulto

Vice-campeã brasileira preta/absoluto adulto

2003 – Campeã brasileira preta/pena adulto

Vice-campeã brasileira preta/absoluto adulto

Campeã mundial preta/pena master

Campeã mundial preta/absoluto master

2002 – Campeã brasileira preta/pena adulto

3º lugar no brasileiro preta/absoluto adulto

2001 – Campeã mundial preta/pena adulto

2000 – Campeã brasileira marrom/pena adulto

Vice-campeã brasileira marrom/absoluto adulto

1999 – Campeã panamericana roxa/marrom/preta leve

Vice- campeã brasileira marrom/pena adulto

3º lugar no brasileiro marrom/absoluto adulto

1998 – 3º lugar no mundial leve (todas as faixas)

De acordo com as minhas contas são 11 titulos brasileiros na faixa preta adulto (8 no peso e 3 no absoluto), 4 titulos mundiais na faixa preta adulto, sem contar os vice-campeonatos e 3º lugares.

Ah, e tem um "pequeno" detalhe que eu nao mencionei até agora... Bianca tem hoje 36 anos! Isso mesmo, 36 anos e ainda compete (e vence) na categoria adulto...

Acabei de ver a noticia na Tatame que ela mais uma vez está na final do mundial na faixa preta pena. Se ela vai vencer de novo eu nao sei, mas mesmo que seja vice, diante de tudo que eu relatei acima não tenho dúvida em afirmar: Bianca Andrade Barreto é a melhor lutadora de jiu-jitsu do mundo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia falar isso, Lamenha: A Kyra é excelente, mas seu nome pesa demais na hora de algumas analises. Se formos olhar resultados, com certeza a Bianca figura como a melhor do mundo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra constar... a Bianca mais uma vez levou o ouro, agora são 5 titulos mundiais na faixa preta. Enquanto isso a Kyra, que tem metade dos titulos da Bianca, tem 10 vezes mais exposição na mídia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bianca eh uma fera! Meus professores falaram q quando vc treina com ela e para pra pensar, 'como eh q devo treinar com ela?' ela ja te bateu hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bianca eh uma fera! Meus professores falaram q quando vc treina com ela e para pra pensar, 'como eh q devo treinar com ela?' ela ja te bateu hahaha

kkkk sinistro...

porra.... Hillary queria ter a facilidade que vc teve pra aprender portugues, mas ao contrário pra aprender

inglês... tá escrevendo melhor q eu!

eu desconhecia essa lutadora legal ficar sabendo disso parabéns pelo tópico Marcos Lamenha!

algumas fotos pra ilustrar!

biancaandradebarreto.jpg

biancaandradebarreto2.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, tem outro detalhe que eu esqueci de comentar... antes de treinar jiu-jitsu, lá pra meados dos anos 90, ela era bodyboarder profissional, chegando a ser campeã do circuito brasileiro e venceu uma etapa do mundial de bodyboard também, só nao lembro qual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado sickus

É daquelas esportistas natas, admiro muito essas pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado é que eu já cruzei com ela várias vezes, e você fica olhando assim, porra, é uma mulher 5x campeã mundial de jiujitsu, talvez a mais técnica do mundo. E eu já apertei a mão dela, haha. Aqui em Alagoas, você não ve nada na tv, falando dela, triste, ajudaria muito a crescer o esporte aqui.

Eu não sou da Gracie Barra, mas admiro ela como lutadora. Mas já ouvi algumas coisas bizarras sobre ela e o marido dela, Diojones.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pena com tantos titulos

e não ser conhecida..

òtimo tópico e parabéns a bianca

por mais um mundial!!!!

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Skalt como assim??? que coisas bizarras vc ficou sabendo deles????

não entendi?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Skalt como assim??? que coisas bizarras vc ficou sabendo deles????

não entendi?

Po cara, muitas pessoas saem da GBAL porque brigam com eles, e depois contam histórias, mas eu prefiro não falar, até porque eu não sei as 2 faces da história, e comigo pelo menos, eles (bianca e diojone) foram gente boa, nos momentos que conversamos.

Editado por skalt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheci o Diojone e a Bianca no inicio de 97, e até o inicio de 2001 eu fazia parte da equipe deles pois meu professor era aluno do Diojone... até que meu professor teve alguns desentendimentos com o Diojone e acabou saindo da equipe e passou a ser aluno do mestre De La Riva, com quem já tinha treinado várias vezes no Rio. Nessa época o Diojone ainda não era Gracie Barra, portanto quando os alunos dele iam no Rio treinavam em academias diversas, e foi na academia do mestre De La Riva que meu professor conseguiu uma maior evolução tecnica, além de ter sido muito bem recebido lá... então quando meu professor decidiu sair da equipe (decisão que já vinha sendo amadurecida há mais de 1 ano), o De La Riva assumiu ele como aluno e deu a bandeira dele pro meu professor representar no estado.

Meu professor era o principal aluno do Diojone nessa época, juntamente com o Charlão, que na mesma época tambem saiu da equipe mas montou a propria equipe sob a bandeira da Aliance aqui no estado.

Nessa época houve muitos desentendimentos, muitos problemas, algumas confusões em campeonatos... eu pessoalmente presenciei várias atitudes do Diojone que discordei totalmente, tudo isso devido a rivalidade entre as equipes. Chegou a ter época em que meu professor e ele nem se falavam, quando tinha alguma situação pra resolver era eu quem ia representando a minha equipe, pois se meu professor e o Diojone fossem discutir algum assunto, sabe-se lá o que poderia acontecer.

De uns anos pra cá considero que o Diojone amadureceu bastante, nos ultimos 4, 5 anos em feito um bom trabalho a frente da federação de jiu-jitsu daqui... não sou amigo dele mas temos um relacionamento cordial, onde um respeita o outro e não existe motivos pra brigas ou confusões. A ultima vez que encontrei com ele acho que faz uns 2 anos (estou afastado das competições há um bom tempo) e inclusive foi numa situação em que houve um principio de confusão numa luta de vale-tudo que eu fui arbitro, mas a confusão ia sendo protagonizada por alguns alunos dele, porém ele pessoalmente em momento nenhum me desrespeitou ou teve qualquer atitude agressiva comigo, pelo contrario, tentava acalmar os ânimos da galera.

Já presenciei vários acontecimentos que considero reprováveis da parte dele, mas isso é coisa que já ficou no passado... pelo que me consta ele tem lidado com as coisas de maneira bem mais profissional nos ultimos anos do que há 8, 9 anos atras, quando a rivalidade estava no auge e sempre existiam problemas entre ele e a equipe do meu professor.

As tais "historias" que o skalt citou, eu sei de muitas e algumas delas inclusive eu presenciei, mas acho que não se ganha nada revivendo problemas e intrigas que ficaram no passado e inclusive parabenizo a postura do skalt aqui por nao ficar disseminando intrigas ou fofocas.

Só acho ridiculo as vezes a postura de alguns faixa azul, faixa roxa, que tem menos de 5 anos de treino, nao sabe o que rolou na historia do jiu-jitsu alagoano e ficam querendo fazer intriga, falando mal de lutadores ou professores de equipes rivais, como se tivese algum motivo pra isso ou como se tivesse vivido aquela época em que rolava problema direto... ou seja, o cara fica comprando barulho de situações que aconteceram quando ele nem treinava jiu-jitsu ainda e que já estão devidamente sepultadas.

Essa mesma postura raramente acontece entre os faixas preta, pois são atletas mais antigos no esporte e viveram aquela época, por isso sabem que nao vale a pena ficar revivendo brigas do passado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre discutimos sobre os homens, quem é mais técnico, quem é mais completo, que fatura mais títulos... porém sobre as mulheres pouco falamos.

Não quero nem citar os nomes que podem vir a cabeça de muitos, pois com certeza esses nomes seriam baseados prioritariamente na exposição que as atletas tem na mídia... porém tem uma atleta que na minha opinião é a melhor do mundo, e não se trata de mera avaliação pessoal, os numeros falam por si só.

Bianca Andrade Barreto!

Quem...? Bianca Andrade Barreto. Com certeza muitos de vocês nunca nem ouviram falar nela, pois ela não é da família Gracie, não mora no Rio de Janeiro e não tem as belas curvas e o belo rosto de algumas das lutadoras que sempre estão nas revistas especializadas de lutas.

É verdade...sempre falam de homens porém deve ser porque neste esporte há mais homens do que mulheres. Concordo com vc com respeito à existencia de quantidade de ótimas lutadoras: técnicas e com garra. Bianca é show de bola mas a media só fica focado na família Gracie. Neste mundial percebi uma pequena mudança com respeito as fotos das lutadoras...até achei bonitinho. (http://www.graciemag.com/news/121/ARTICLE/14537/2009-06-06.html).

Outra lutadora nota 10000000 é a Luana, da Alliance.....um exemplo para todas as mulheres que treinam Jiu-jitsu.

http://www.tatame.com.br/2009/06/13/Luana-...che-contra-Kyra

Considero que a mídia tem que dar maior importância/atenção as mulheres lutadoras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kyra!

hahahahahahahhaha depois de um topico desse o cara ainda tem coragem.... engraçado

não deve nem ter lido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hahahahahahahhaha depois de um topico desse o cara ainda tem coragem.... engraçado

não deve nem ter lido

Concordo com vc....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso