Entre para seguir isso  
Guga Noblat

Brasil no topo do MMA

Recommended Posts

Coluna do Terra Magazine desta sexta-feira:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/...res+no+MMA.html

Brasil estará sempre entre os melhores no MMA

Por Guga Noblat:

Dois corpos tombados na lona. Dois nocautes. Uma noite para ser lembrada por Wanderlei Silva e Rodrigo Minotauro Nogueira. Se for com os erros que se aprende, eles devem manter viva na memória a imagem dos socos certeiros desferidos pelos seus rivais na madrugada do último domingo de 2008, em Las Vegas, Nevada, EUA.

Depois de um primeiro round em que por pouco não foi nocauteado, o peso-pesado Minotauro não agüentou a boa combinação de socos de seu oponente Frank Mir e desabou quase inconsciente.

Wanderlei, que luta na categoria meio-pesado (até 93 kg), não durou muito contra seu arquiinimigo Quinton Rampge Jackson. Aos 3 minutos e 21 segundos de combate levou um soco cruzado no queixo e mais três no rosto quando já estava na lona, nocauteado.

Minotauro e Wanderlei são dois dos maiores atletas brasileiros de vale-tudo – cada vez mais chamado de MMA, sigla em inglês para mistura de artes marciais. E estavam cotados para lutarem pelo cinturão do Ultimate Fitghing Championship – maior evento de MMA da atualidade.

Com as derrotas, o caminho pelo posto de número um do UFC fica mais longo para eles. Em especial para Wanderlei (32v, 9d e 1e), que vem de um retrospecto desfavorável em suas últimas lutas. Perdeu 4 de 5 combates. Já Minotauro (31v, 5d, e 1e) venceu três e perdeu dois.

Os pessimistas enxergam na fatídica noite de 28 de dezembro, dia em que os americanos Mir e Rampage derrotaram Wanderlei e Mionotauro, como o prenúncio do fim da supremacia brasileira no MMA. Ou como o inicio da supremacia americana.

A cena de Rampage uivando de alegria ao dar a volta por cima e nocautear o algoz de suas duas derrotas mais humilhantes retrataria, aos olhos dos pessimistas, a imagem perfeita da reviravolta americana no circuito do MMA.

O MMA é o esporte que mais cresce nos Estados Unidos e o investimento por lá em eventos e lutadores é cada dia mais maciço. O resultado lógico, seguindo um pensamento cartesiano, seria um maior preparo dos americanos e a conseqüente vantagem deles nas lutas. Mas tem um porém, o Brasil deu a largada a esse esporte e o nível dos lutadores de solo aqui, os de jiu-jitsu em especial, nunca será superado por nenhum outro país. Essa será sempre a grande diferença a favor dos brasileiros.

O MMA é uma herança dos desafios do jiu-jitsu e ser a pátria pai das lutas entre artes marciais e o país com os atletas mais versados em técnicas de jiu-jitsu são vantagens insuperáveis. Isso sempre garantirá uma boa safra de lutadores nacionais, apesar do pouco investimento em MMA no Brasil.

O Brasil é um verdadeiro celeiro de lutadores. Cada dia mais popular pelo mundo afora, foi aqui onde o MMA deu seus passos iniciais, ainda na década de 30.

À época, Carlos Gracie e seu irmão franzino Helio, mestres do jiu-jitsu - luta de solo em que são usados golpes de estrangulamento e torções nas articulações - passaram a desafiar lutadores de outras modalidades para provarem a supremacia de sua arte e ganharem mais alunos em suas academias.

Hoje em dia, os exércitos da Líbia, Emirados Árabes e EUA treinam o jiu-jitsu brasileiro – uma adaptação do jiu-jitsu original praticada há mais de dois mil anos por monges budistas indianos e popularizado pelos japoneses. Um japonês, o mestre Conde Koma, ensinou aos Gracies a chamada arte-suave (significado de jiu-jitsu em japonês).

O MMA surgiu a partir dos desafios da família Gracie. Rorion Gracie, um dos filhos de Helio, é o verdadeiro mentor do Ultimate Fitghing Championship. Ele se mudou na década de 70 para a Califórnia e passou a dar aulas de jiu-jitsu na garagem de sua casa. A fama do jiu-jitsu se espalhou e Rorion começou a ser desafiado por professores de outras artes marciais, como caratê e kickboxe.

Ali mesmo, na garagem onde dava aula, e sob o olhar atento de seus alunos, Rorion estrangulou e torceu braços e pernas de seus adversários dando inicio a era do jiu-jitsu brasileiro em terrenos internacionais.

Para ler o restante do artigo clique aqui:

http://terramagazine.terra.com.br/interna/...res+no+MMA.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa, ta ai

ja taum começando a chama d MMA!

Que tenha muito mais materias bem escritas como essa pra divulgar o esporte!

abrass

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

''O MMA surgiu a partir dos desafios da família Gracie. Rorion Gracie, um dos filhos de Helio, é o verdadeiro mentor do Ultimate Fitghing Championship. Ele se mudou na década de 70 para a Califórnia e passou a dar aulas de jiu-jitsu na garagem de sua casa. A fama do jiu-jitsu se espalhou e Rorion começou a ser desafiado por professores de outras artes marciais, como caratê e kickboxe.

Ali mesmo, na garagem onde dava aula, e sob o olhar atento de seus alunos, Rorion estrangulou e torceu braços e pernas de seus adversários dando inicio a era do jiu-jitsu brasileiro em terrenos internacionais. ''

pessoal,desculpe a impertinência,mas isso é realmente verídico,da forma como foi relatado?!

se for isso é impressionante,esta é a verdadeira essência do bushi,galgar cada passo apostando sua vida em sua crença, a sua arte.não por dinheiro ,não por volúpia e sim pelo simples fato disso ser sua vida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

2008 de maneira geral foi muito ruim pro MMA brasileiro, digo, para nossos atletas. Shogun perdendo pra Forrest. Paulao perdendo pro Sonen. Minota sendo nocauteado pelo Mir. Wand sendo nocauteado pelo Rampage. Quem se manteve firme e forte foi o Anderson, mas mesmo assim, de maneira geral foi muito ruim. Espero que o Brasil continue nas 'cabecas' por muito tempo, mas que eu fiquei com o pe atras fiquei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, sempre continuarei chamando esse esporte de Vale Tudo, pois na minha concepção não vale todos os golpes e sim todas as artes marciais.

O preconceito do leigo é achar que vale todos os golpes.

Esse artigo está muito bem escrito, mostrou que nem todos jornalistas é ignorante em relação ao nosso esporte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2008 de maneira geral foi muito ruim pro MMA brasileiro, digo, para nossos atletas. Shogun perdendo pra Forrest. Paulao perdendo pro Sonen. Minota sendo nocauteado pelo Mir. Wand sendo nocauteado pelo Rampage. Quem se manteve firme e forte foi o Anderson, mas mesmo assim, de maneira geral foi muito ruim. Espero que o Brasil continue nas 'cabecas' por muito tempo, mas que eu fiquei com o pe atras fiquei.

Shogun perdeu no UFC 76, em setembro de 2007. Faz tempo, :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Shogun perdeu no UFC 76, em setembro de 2007. Faz tempo, :)

Verdade, me confundi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2008 de maneira geral foi muito ruim pro MMA brasileiro, digo, para nossos atletas. Shogun perdendo pra Forrest. Paulao perdendo pro Sonen. Minota sendo nocauteado pelo Mir. Wand sendo nocauteado pelo Rampage. Quem se manteve firme e forte foi o Anderson, mas mesmo assim, de maneira geral foi muito ruim. Espero que o Brasil continue nas 'cabecas' por muito tempo, mas que eu fiquei com o pe atras fiquei.

HUhauhauhauh. A galera viaja demais. O brasil ainda continua nas cabeças com certeza!!!

Olha as lutas Lyoto vs Tito, Anderson vs Henderson, Minotauro vs Tim, Wand vs Jardine, Thiago pitt bull vs matt hughes e Josh Kosheck.. e por ai vai. E olha q eu só coloquei lutadores americanos conhecidos do publico.

Brasil no topo !!! Sempre!!!

Abç.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Topo do MMA é a Russia = Fedor :rolleyes:

Realmente temos os melhores lutadores, mas não o melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Shaolin B. Navigtor

que ótimo....

mas o Brasil tem q encarar com mais profissionalismo o esporte....

se naum , os americanos vão virar soberanos no MMA....

tb espero por boas safras de lutadores brazucas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A matéria esta muito boa, os brasileiro só prescisam ser mais profissionais por que o talento e o material humano nós temos e muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Realmente temos os melhores lutadores, mas não o melhor.

O melhor é o Anderson Silva!

p.s. tenho que puxar a brasa pra sardinha dos brasileiros...

Editado por kung fu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso