Entre para seguir isso  
Planeta

Depois de quase desistir, Jorge Santiago está agora entre os melhores

Recommended Posts

jorge-santiago.jpg

Traduzi do MMAJunkie, http://mmajunkie.com/news/13668/after-near...worlds-best.mma

Depois de quase desistir, Jorge Santiago está agora entre os melhores do mundo.

by John Morgan on Jan 08, 2009 at 6:35 pm ET

O American Top Team, localizado na Flórida, é uma academia cheia de campeões.

O mais recente lutador a conquistar um cinturão à galeria de trófeus da ATT -- o novo campeão dos médios do Sengoku, Jorge Santiago (21-7) -- conseguiu uma série de nove vitórias consecutivas para se afirmar como um lutador de elite na categoria dos médios.

Nada mal, para um lutador que quase desistiu do esporte dois anos atrás.

"Foi minha última luta (no UFC) contra o Alan Belcher, e eu perdi", Santiago contou hoje à Tagg Radio. "E eu pensava 'Cara, o que que eu vou fazer agora? Ou eu levo esse esporte muito a sério ou paro e começo a ensinar.'"

Apesar de quase ter pendurado as luvas de vez após perder duas seguidas no UFC, um novo membro na família de Santiago renovou sua paixao pelo esporte.

"Minha filha estava quase nascendo", diz Santiago. "E eu pensei 'Quer saber, vou começar a levar isto muito a sério'. Acho que foi esse fato que me deixou mais focado no esporte".

Esse foco renovado levou o brasilero a se manter invicto em 2007 e 2008 -- com vitórias sobre Kazuhiro Nakamura, Yuki Sasaki, Trevor Prangley, Sean Salmon e Jeremy Horn.

No dia 4 de Janeiro, Santiago começo seu 2009 com o pé direito com uma finalização no quinto round sobre Kazuo Misaki, e a conquista do título vago dos médios do Sengoku.

"Aquela foi a luta mais difícil que já fiz", conta Santiago. "O cara é muito duro. Eu não conseguia segurá-lo no primeiro ou no segundo round".

"Era mais um jogo mental que físico. Foi uma boa luta pra mim, uma boa experiência. Agora, sei que posso lutar cinco rounds".

Santiago, apesar de quase ter finalizado duas vezes Misaki anteriormente na luta, por arm bar, parecia destinado a perder por pontos quando a luta acabasse. Um esforço valioso garantiu a Santiago uma finalização técnica por rear naked choke. Misaki recusou-se a bater, e o árbitro interferiu quando o japonês parecia desacordado, faltando apenas 94 segundos para o fim da batalha de 25 minutos.

"No quinto round, eu sabia que estava atrás. Após o terceiro round, eu já estava atrás".

"Eu tinha conseguido um knockdown no segundo round, mas não significou muita coisa. Você está lutando na frente de fãs japoneses, contra um cara japonês. Sempre tive em mente que eu estava atrás, e que tinha que finalizar a luta".

Por mais que a seqüencia de nove vitórias de Santiago pareça impressionante, a única questão que pode ser levantada é sobre a qualidade dos seus oponentes no período. Ao vencer Misaki, Santiago respondeu essas perguntas e agora mira futuras conquistas.

"Ainda tem bastante gente tão dura quanto o Misaki. Na minha cabeça agora, tudo que quero é dar o próximo passo -- e de lá, focar os outros caras no Top 10. Eu quero pegar todos eles, e lutar com os lutadores top para firmar meu nome".

Santiago diz que precisa de um pequeno descanso, após ter lutado cinco vezes em oito meses. Mas espera voltar à ação o mais rápido possível.

"Tive uma pequena lesão no meu ombro e na minha mão. Portanto, vou tirar um mês de folga, deixar meu corpo se recuperar. Depois, vou voltar a treinar, porque quero é lutar".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Spinel

Eita, o que um filho não faz heim!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Santiago realmente é um caso fascinante. Parece que os nocautes no UFC realmente ligaram alguma coisa na cabeça dele e agora o cara voltou com determinação e foco incrível. Não sabia que ele tinha pensado em desistir, mas é uma consideração natural para alguém que leva dois nocautes seguidos. Mesmo se não voltar ao UFC, espero que ele continue sua bela sequência de vitórias. Além de ser gente boa, o jogo dele é muito técnico em todas as áreas, e dificulta para qualquer adversário.

Belo artigo. Valeu pela tradução.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom, foi um dos destaques de 2008 e consolidou no começo de 2009, e com a entrada do Akiyama no Sengoku terá um grande adversário pela frente.

Editado por pluspaul

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu planeta.

excelente tradução.

O Santiago é uma das provas que existe vida fora do UFC.

Mostrou qyue pode estar entre os tops sem estar na organização americana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

porra maluco 9 vitórias consecutivas são pouco os que conseguem o Jorginho tá de parabens pela persistencia de continuar e aprender esse esporte que todos gostamos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou

Esse eu acho casca grossa desde os tempos de UFC. E nos últimos 2 anos, com essa volta por cima, demonstrou mais um elemento essencial para o grande lutador: Coração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns para o Jorge Santiago! Um grande exemplo de persistência e dedicação!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu achava esse lutador muito fraco. Lembro duma luta dele num desafio de MMA Brasil 5 vs. 2 EUA, que ele finalizou o Horn, eu ainda pensei assim "Esse cara tá acabado", mas a vida dá voltas pra quem trabalha forte, como ele mostrou prabéns belo exemplo de superação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse tem coração..

pode ter certeza que vai pegar muita gente ainda.. luta muito...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa história

foi um sofrimento só, no pbp, e quase explodi quando ele conseguiiu pegar o Misaki no finalzinho.

parabéns e boa sorte pra ele

Editado por Dóki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um excelente lutador, que teve uma maré de azar no UFC, mas que conseguiu tomar o rumo certo agora. Até hoje fico inconformado com as lutas dele contra Leben e Belcher... tava ganhando as duas até ser nocauteado. Contra Leben que foi pior, Leben fechou os olhos e rezou pro soco entrar, coisa que conseguiu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso