Entre para seguir isso  
Dubfire

VOCE: guardeiro ou passador?

Recommended Posts

Depende demais do cara.... Pra nego mais leve, melhor ser guardeiro, pros pesados melhor passar... Meu palpite!
o marcelinho garcia é de guardeiro ? com ceteza né ?

o cara é leve

esse lance de ser guardeiro ou passador acho que é menos da categoria e mais do biotipo... longilíneos são mais guardeiros e brevilíneos mais passadores como regra geral...

O Marcelinho Garcia é uma das exeções, brevilíneo, o peso dele habitual era de +ou- 84kg e ele perdia peso pra lutar de médio, até 79kg... só que ele é bem baixo pro peso dele...

eu já acho q é muito mais difícil ser passador do q guardeiro simplesmente pq hj vc ve muito mais lutadores guardeiros...num campeonato de faixa azul ou de faixa roxa é muito comum vc ver 2 caras puxando pra guarda ao mesmo tempo e ficam ali embromando até um aceitar vir pra guarda do outro

no ultimo mundial da cbjje eu lutei na azul e nao lutei com nenhum passador, só com guardeiro, e eu me incluo na lista dos guardeiros pq eu raspei todos os q eu puxei pra guarda e quando caia por cima só ficava esperando um momento de levantar pra puxar de novo pra guarda, e assistindo as lutas eu vi q todo mundo faz isso, a nao ser q seja muito superior tecnicamente...

depois desse campeonato eu passei a treinar muito passagem de guarda, é um puta de um diferencial...

edit: esqueci de dizer, lógico q pro meu peso (pena) vc vai achar muito mais guardeiros do q passadores pelo biotipo da galera, obviamente conforme vc vai subindo de peso até chegar no pesadissimo deve ter mais passadores

eu tbm me fodo muito qdo tenho que passar a guarda em campeonato...

comecei guardeiro total, não abria por nada, no máx pra encaixar triângulo, ficava quebrando a postura e variando estrangulamento, arm-lock, kimura, omoplata e triângulo, nem tentava raspar.. só lutava pra pegar da guarda... o tempo passou comecei a tantar guarda aberta, e meia-guarda o que aumentou meu repetório de raspagens, melhorou minha técnica e conhecimento de posições, mas eu simplesmente comecei a finalizar mto menos. Depois decidi que não poderia passar a vida inteira só sendo guardeiro e resolvi começar a treinar queda e passagem, o que fez com que eu me fudesse bastante no começo, mas uma vez melhorei meus recuros, mas percebo que a pressão que eu tinha na guarda fechada já não exista mais, e eu continuo sem uma finalização pra geral.. fikei um meia boca em tudo.. ultimamente tenho voltado a treinar mais guarda fechada pra pegar... e algumas pessoas me falam que eu tenho uma guarda chata de passar

A real é que pra mim meu jj tá estagnado, mas meu professor fala que não, q eu acho isso pq ainda tô moldando meu jogo e que isso é bom pq eu aumento meu repetório de luta e que se eu ficar um mês só treinando guarda fechada pra pegar de novo fica igual antes... eu percebo a maior evolução do jogo lutando com as pessoas que eu não treino mto, só é foda q eu sou pena e as vezes uns caras mais fortes de meio-pesado pra cima não deixam o jogo fluir e ficam matando na força bruta...

Editado por K.O

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu era passador até os 35 anos. Depois, o joelho abriu o bico e eu tive que correr pra guarda. Hoje, aos 43, o jeito é jogar com as costas no chão mesmo....

KO: pra melhorar o jogo embaixo, pára de fechar a guarda. Eu fiquei tomando ferro um ano seguido, mas não fechava a guarda de jeito nenhum. O que acontece é que vc começa a jogar muito na meia guarda, fica mais liso, com o quadril mais solto. Você vai girar mais, precisar de mais velocidade, mas vai fazer menos força. Porque senão, sua guarda fica chata de passar mas não fica muito ofensiva, acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guardeirissimo.........magro com perna comprida ai ja viu ne

...mas gosto de guarda aberta , mesmo sendo mais perigoso........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu era passador até os 35 anos. Depois, o joelho abriu o bico e eu tive que correr pra guarda. Hoje, aos 43, o jeito é jogar com as costas no chão mesmo....

KO: pra melhorar o jogo embaixo, pára de fechar a guarda. Eu fiquei tomando ferro um ano seguido, mas não fechava a guarda de jeito nenhum. O que acontece é que vc começa a jogar muito na meia guarda, fica mais liso, com o quadril mais solto. Você vai girar mais, precisar de mais velocidade, mas vai fazer menos força. Porque senão, sua guarda fica chata de passar mas não fica muito ofensiva, acho.

eu fico até sem jeito de responder pq vc tem pelo menos 8 anos de jj pelo post, muito mais do que eu... concordo com o q vc falou, e fiquei um pouco mais de um ano treinando bastante guarda aberta e meia guarda... mas perdi a pegada de finalização que eu tinha na guarda fechada... apesar de ser guarda fechada era um jogo ofensivo (eu achava) mta velocidade na transição da quebra da postura para ataques sempre diferentes, tentava as raspagens só mto raramente, qdo tava mto fácil. Era um jogo de pouca variação mas chato e eficiente pq era blitz de ataque o tempo inteiro... como meu prof dizia, enquanto vc tiver atacando não precisa se defender e não corre o risco de perder... por incrível que pareça era bem eficiente e dava pra fazer jogo duro com caras mais graduado e não mto mais fortes...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guardeiro. Comecei passador, passando bem até, com facilidade..

Mas sempre achei o jiu-jitsu de guardeiro, um jiu-jitsu mais fino. Lógico, não falo do cara que é só guarda, falo do cara que quando tem a oportunidade joga pra pegar, quando dá, ele raspa.

Acho errado é ser uma coisa só.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado GCM

Guardeiro, passador e acima disso: GUERREIRO

Monto minha tática de luta em cima do adversário. Sou como uma jibóia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Passador. Fiquei com trauma de tomar cem quilos e joelho na barriga então nunca mais aceito ficar por baixo.

isso é um problema brother...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comecei treinando Judô e tambem sou pesado, então, quando comecei a treinar jj só jogava por cima. Hoje isso não me preocupa tanto, salvo quando ja conheço o jogo do cara. Se um cara tem uma guarda muito boa e eu sei disso puxo pra guarda antes; se é passador troco em cima pra tentar a queda e jogar por cima e por ai vai.

No jogo de guarda prefiro puxar pra meia guarda ou de la riva.

falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comecei treinando Judô e tambem sou pesado, então, quando comecei a treinar jj só jogava por cima. Hoje isso não me preocupa tanto, salvo quando ja conheço o jogo do cara. Se um cara tem uma guarda muito boa e eu sei disso puxo pra guarda antes; se é passador troco em cima pra tentar a queda e jogar por cima e por ai vai.

No jogo de guarda prefiro puxar pra meia guarda ou de la riva.

falow

eu não gosto muito de meia guarda não, posição muita arriscada pra se puxar na minha opinião, visando minha habilidade nela, na minha equipe é dificil ver o pessoal raspando assim desse jeito, é um jj bem técnico, mas não tem tanta firula, mas de la riva é muito bom, se deixar eu encaixar, ferro, hehehehehehe, raspo facil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu sempre tentei jogar na guarda, quando comecei no jiu jitsu jogava por baixo por cima, mas quando vc pega experiência vc acaba vendo que ou vc é passador ou guardeiro, sei me virar tanto passando quanto fazendo guarda, me acho um bom guardeiro, só rolo com casca grossa e dou muito trabalho pra eles passarem minha guarda, tenho 1,82 de altura e 84 kilos, acho que pra ser um bom guardeiro tem que ter jogo de cintura, ser bom pra raspar e ter muitas finalizações na manga, eu sempre finalizo na chave de braço, triangulo ou arm-lock, mas na lateral sou muito bom pra finalizar com a lapela ou com um ezequiel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Passador! E os golpes que mais gosto são: arm lock e estrangulamentos da montada e das costas.

Editado por Bombeiro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era guardeiro, mas agora tô treinando direto com um preta que é guardeiro fudido... aí tô virando passador na marra! Mas trabalho bastante a meia guarda pre raspar ou pegar as costas.

Gosto muito de estrangulamento de lapela quando estou emborcado por cima... na guarda eu normalmente vou pro joelho "Toquinho style".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

procuro ser os dois, depende mais do meu gás na hora e principalmente do meu adversário. se eu to mto disposto, vo q nem um touro louco por cima mesmo, agarrando as pernas e passando pro 100kg. se jah to mais cansado, tento ser mais técnico, fazer guarda aranha ou aberta e tentar raspar e cair por cima. se tiver ruim, fecho a guarda e tento raspar dakele jeito q jah cai montado, qndo o cara dá mole e 'descansa' sob seus calcanhares (sou bom nisso, dou uma explosão usando a força do abdômen).

enfim, acho q meu objetivo naum eh ser específico em nada. prefiro ser bom em tudo do q o 'melhor melhor do mundo' em algo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso