Entre para seguir isso  
Lugano

Como é feita a troca de faixa em sua academia?

Recommended Posts

Convidado Blues

Po não concordo muito com apenas "finalizar" alguém acima da sua faixa. O mais correto seria creio eu mostrar superioridade ou igualdade perante ao cara que você estiver lutando. Eu sou branca e já finalizei alguns roxas em chaves básicas no pano, aproveitando meu peso e força. Pode acontecer com qualquer um creio eu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A cerimonia que tem la é passar no corredor

a mudança de faixa é uma coisa natural, quando vc começar a finalizar quem estiver acima de vc, ai vc fica apto a trocar de faixa

tipo um branca finalizando varias vezes os faixa azul este ja merece a azul

um azul finalizando varias vezes os faixas roxa merece uma roxa

o roxa finalizando marrom merece a marrom

sem contar que tem que treinar praticamente todos os dias, não pode beber nem fumar se quiser evoluir

imagine um faixa roxa finalizando um faixa preta

Um verdadeiro faixa preta jamais podera ser finalizado por um de nivel inverior, se acontecer isso não é preta

to falando de faixa preta de verdade, tem muitos ai que usam faixa preta e não merecem, merecem no maximo uma faixa roxa

tem que ser muito bom para merecer uma faixa preta

nimguem pode ganhar um faixa preta de JJ baseados em resultados no MMA

JJ é um tipo de luta

MMA é outro tipo de luta

PODEM SER FAIXA PRETA DE MMA, não de JJ

UM VERDADEIRO FAIXA PRETA DE JJ, JAMAIS PODE SER FINALIZADO POR ALGUEM INFERIOR

Ser um verdadeiro faixa preta em JJ vai muito além de finalizar ou ser finalizado.

Editado por Guilherme Wolverine

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A cerimonia que tem la é passar no corredor

a mudança de faixa é uma coisa natural, quando vc começar a finalizar quem estiver acima de vc, ai vc fica apto a trocar de faixa

tipo um branca finalizando varias vezes os faixa azul este ja merece a azul

um azul finalizando varias vezes os faixas roxa merece uma roxa

o roxa finalizando marrom merece a marrom

sem contar que tem que treinar praticamente todos os dias, não pode beber nem fumar se quiser evoluir

imagine um faixa roxa finalizando um faixa preta

Um verdadeiro faixa preta jamais podera ser finalizado por um de nivel inverior, se acontecer isso não é preta

to falando de faixa preta de verdade, tem muitos ai que usam faixa preta e não merecem, merecem no maximo uma faixa roxa

tem que ser muito bom para merecer uma faixa preta

nimguem pode ganhar um faixa preta de JJ baseados em resultados no MMA

JJ é um tipo de luta

MMA é outro tipo de luta

PODEM SER FAIXA PRETA DE MMA, não de JJ

UM VERDADEIRO FAIXA PRETA DE JJ, JAMAIS PODE SER FINALIZADO POR ALGUEM INFERIOR

Quer dizer que esse preta aí não evolui nunca? Nunca vai poder treinar umas técnicas novas, umas guardas novas, umas saídas novas, pq ele corre o risco de ser finalizado e deixar de ser preta? Sei lá... não concordo não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ciclone, qual a sua grad no jj? abrsss man!!

treinei uns 3 anos sem parar, ate estourar meu joelho

mas comecei o JJ muito tarde com 28 anos treinei sem parar ate os 31 quase 32

quando eu ia pegar a roxa estrourei o joelho direito, ligamento externo

foi fazer um rola com um faixa preta me empolguei demais e me fudi

as vezes apareço la na academia recebo umas broncas do mestre, me chama de aluno cometa so aparece uma fez por ano

hehehehehehe

tambem tem o trabalho o dia todo

e a verdade é que não sinto muita firmeza no joelho , porque quando piso com força no tatame, parece que ele esta meio que solto

eu me considero um bom faixa azul no meu peso é claro

Po não concordo muito com apenas "finalizar" alguém acima da sua faixa. O mais correto seria creio eu mostrar superioridade ou igualdade perante ao cara que você estiver lutando. Eu sou branca e já finalizei alguns roxas em chaves básicas no pano, aproveitando meu peso e força. Pode acontecer com qualquer um creio eu

certo seu biotipo deve ser peso pesado ai fica complicado né amigo

pega um azul do teu peso se finalizar ja merece a faixa azul

Editado por ciclonesurf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não tenho certeza mas tem gente que pula da azul para a preta

Quer dizer que esse preta aí não evolui nunca? Nunca vai poder treinar umas técnicas novas, umas guardas novas, umas saídas novas, pq ele corre o risco de ser finalizado e deixar de ser preta? Sei lá... não concordo não.

é simples então é so rolar com faixa preta, para não se expor hehehehehe

mestres, eu não sou nada no JJ apenas dei minha opinião e o que eu via la na academia mais nada

e respondendo a todos o verdadeiro faixa preta de JJ:

é o que o Xande ribeiro falow no premier combate em entrevista atual, ali ele falou o que é ser faixa preta de verdade

se alguem tiver o link da enrevista posta ai, foi no premier combate e foi estes dias ai

falow

Editado por ciclonesurf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ser faixa preta vai além de ser finalizado ou não.É claro que nenhum graduado gosta de ser finalizado por um aluno menos graduado,e nao ligar de ser finalizado pode ate acabar atrapalhando o seu treino,mas vc treina o dia todo,durante vários anos com os mesmos parceiros de treino ,querendo ou não ,vc pega o jogo do cara.Mesmo quando eu era menos graduado faixa roxa,marrom fazia treino duro com a maioria dos pretas até pegava alguns.Mas eu sabia que nao tava no nível deles ainda.O lance da graduaçao é dedicação,conhecimento,perseverança.E não quem finaliza quem.

No treino vc pode ser finalizado mil vezes ,campeonato uma vez que batucou acabou o campeonato pra ti.

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho a mesma opinião de você.

Treino JJ desde 1996, ja vi muitas pessoas serem finalizadas por outras menos graduadas. Treino é treino, competição é competição.

Tem também os que só são pontuadores mais não são finalizadores.

Lá na academia tem faixa-preta que trabalha o dia todo, que não disputa campeonato, treina por esporte, e nem por isso vai deixar de ser faixa-preta.

Eu sempre fui muito pesado e ao contrário dos do meu peso, sem fui guardeiro. Gosto de finalizar e ja finalizei faixa-preta quando eu era azul, roxa, e nem por isso merecia a faixa-preta.

Respondí para o ciclonesurf, esqueci de quotar.

Outra coisa, Jiu-jistu é com kimono, sem kimono não é jiu-jitsu, é submission.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não tenho a mesma opinião de você.

Treino JJ desde 1996, ja vi muitas pessoas serem finalizadas por outras menos graduadas. Treino é treino, competição é competição.

Tem também os que só são pontuadores mais não são finalizadores.

Lá na academia tem faixa-preta que trabalha o dia todo, que não disputa campeonato, treina por esporte, e nem por isso vai deixar de ser faixa-preta.

Eu sempre fui muito pesado e ao contrário dos do meu peso, sem fui guardeiro. Gosto de finalizar e ja finalizei faixa-preta quando eu era azul, roxa, e nem por isso merecia a faixa-preta.

Respondí para o ciclonesurf, esqueci de quotar.

Outra coisa, Jiu-jistu é com kimono, sem kimono não é jiu-jitsu, é submission.

Então vc acha que normal um faixa preta ser finalizado por um faixa azul ????????

isso não me interessa não apenas dei minha opinião pode estar errada

repito para mim o verdadeiro faixa preta é o que o Xande ribeiro falou na entrevista no premier combate

entendeu

po que faixa preta é esse que é finalizado por um azul ?

Editado por ciclonesurf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nada er essa parada de faixa preta nao poder bater para um menos graduado

é claro q isso é maior ignorancia que vi escrita aqui nos ultimos tempos

treino com pelo menos 2 ou 3 faixas preta que sao finalizados constantemente por menos graduados

eles tem mais idade quase senhores e nem por isso deixam de ser faixa preta e ser finalizado tira o mérito deles e da faixa deles

o objetivo deles é outro

não importa se o cara entra no tatami e é finalizado ou finaliza

nao são competidores e nem estão em uma competição

então no tatami muitas vezes para tirar o estress e se destrair

Gostam das amizades que aqui fizeram a muito tempo

faço questão de quando luto com eles nao finalizalos e as vezes permitir que me finalizem

tbm sou faixa preta tenho 26 anos e nao tenho que provar nada pra ninguem

por isso a faixa preta aqui é pra poucos

por isso eles são faixas preta de verdade mesmo sendo finalizados pelos menos graduados no outro dia estão no tatami treinando com a mulekada e nao se escondendo atraz da idade ou de uma lesão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acho normal, mais que pode acontecer pode, ainda mais quando o menos graduado é muito mais pesado e forte.

Isso não vai tirar o mérito nem a faixa-preta da pessoa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado rambo1

dizem que o CASSIO CARDOSO, e LIBORIO na azul, pegavam os pretas do carlson , e SERGIO PENHA, único fazer frente ao rei do jiu jitsu RG,na verdade era roxa quando luto com esse, dizem que ele pegava todos os pretas do rolls, mesmo sendo roxa na época

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, minha opiniao sobre esse lance de faixa:

a faixa serve para segurar Kimono. Alem disso, ela representa a experiencia e o caminho percorrido dentro da arte. Existe um feeling atras de cada faixa, e o que separa um azul de preta é a maturidade que a conduz.

Sobre ser finalizado ou quedado, algo aprendi nesses anos de tatame: Nao importa se finaliza ou é finalizado, quando um graduado esta lutando com um iniciante e este aplica uma tecnica bem feita, que acabou de aprender durante o treino, entao porque nao ceder? Isso serve como incentivo para o iniciante, claro que isso nao é algo que ocorre todos os dias, mas porque nao deixar um garoto menos experiente e mais leve que executou um triangulo da guarda ou um armlock basico, deixa-lo entrar a tecnica e dar tres tapinhas??? Isso vai ferir o orgulho? pois se ferir é porque tem algo errado, e se continuar assim nunca vai evoluir.

Eu por exemplo, quando estou lutando com um menos experiente, e inclusive mais leve, eu nao vou passar o carro, eu apenas desligo a chavinha "força" e deixo ligado semente a "tecnica". Se encaixou uma tecnica muito bem executada, e mesmo que posso defender, eu deixo o garoto finalizar pois é so um treino, isso vai servir de incentivo para o inexperiente e nao vai ferir meu orgulho, porque nao tenho que provar nada para ele e se o caldo esquentar, do conta do recado.

Agora quando o treino é com mais graduados, a coisa é diferente, a luta é intensa ponderando força x tecnica sempre buscando boas posiçoes, evitando ser finalizado e procurando a finalizaçao.

Bom, por isso que acho importante o que o Rickson Gracie tem em mente agora, passar uma educaçao para dentro das academias, isso falta muito no jiu jitsu, ter disciplina e humildade, no jiu tem muitos atletas que sao marrentos e a evoluçao desses "lutadores" sera gradativamente lento. Essa ideia do Rickson é muito importante na formaçao do carater do aluno, fazer do ambiente da academia menos hostil e mais familiar, com ramificaçoes de quem é competidor e de quem é esportista, fazer do Tatame a segunda casa e os amigos de treino a segunda familia.

essa é minha opiniao! abrss

Editado por play

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.cbjj.com.br/graduacao.htm

SISTEMA DE GRADUAÇÃO DA IBJJF

CAPITULO PRIMEIRO

Sistema de faixas e idades correspondentes

I . BRANCA – Iniciante, qualquer idade

II. CINZA – 04 a 06 anos

III. AMARELA – 07 a 15 anos

IV. LARANJA – 10 a 15 anos

V. VERDE – 13 a 15 anos

VI. AZUL – 16 anos ou mais

VII. ROXA – 16 anos ou mais

VIII. MARROM – 18 anos ou mais

IX. PRETA – 19 anos ou mais

X. VERMELHA E PRETA

XI. VERMELHA

4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

Branca

Cinza

Amarela

Laranja

Verde

Azul

Roxa

Marrom

Preta

Parágrafo Primeiro – Todas as idades a serem observadas a seguir devem ser calculadas pelo ano do nascimento. Logo a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente.Obs :- Para obter a faixa roxa aos 16 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 2 anos

> Para obter a faixa roxa aos 17 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 1 ano e azul por 1 ano

> Caso o atleta seja graduado da faixa verde direto para a roxa o tempo de carência para a marrom passa a ser de 2 anos

> Para obter a faixa preta aos 19 anos o atleta tem que ter sido marrom por 1 ano

CAPÍTULO SEGUNDO

Sistemas de faixas e seus tempos mínimos obrigatórios

AZUL PARA ROXA – 2 ANOS

ROXA PARA MARROM – 1 ANO E ½

MARROM PARA PRETA – 1 ANO

Os tempos acima devem ser contados a partir do dia do cadastro do atleta na IBJJF em cada faixa.

O tempo que o atleta vai levar para ser graduado fica a critério de cada professor, devendo ser respeitada apenas a carência mínima em cada faixa.

CAPITULO TERCEIRO

Sistemas de faixas e graus

Parágrafo primeiro – As faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom possuem 5 níveis de graduação: faixa lisa e mais 4 graus, sendo de responsabilidade do professor conceder esses graus em cada uma dessas faixas.Parágrafo segundo – A faixa preta se subdivide em sete diferentes níveis de graduação: faixa preta lisa e mais 6 graus que serão concedidos exclusivamente pela IBJJF, mediante o seguinte critério:

1. O atleta somente está apto a ser faixa preta a partir dos seus 19 anos de idade.

2. Para requerer o diploma de faixa preta e necessário estar filiado a IBJJF no ano corrente, apresentar curso de primeiros socorros e ter sido aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

3. O faixa preta pode requerer o 1º grau depois de 3 anos na faixa. Para tal o mesmo precisa ter carteira da IBJJF renovada anualmente durante esse período, apresentar curso de primeiros socorros e ser aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

4. O faixa preta pode requerer o 2º ou 3º graus 3 anos após ter obtido o grau anterior se tiver renovado a carteira da IBJJF anualmente durante esse período e tiver sido aprovado no curso de arbitragem dentro do período de 12 meses.

5. O faixa preta pode requerer o 4º, 5º, ou 6º graus, 5 anos após ter obtido o grau anterior. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 5 anos.

> ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro do período de 12 meses. - constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 5 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2º grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 5 anos

6. O Faixa preta pode requerer a faixa vermelha e preta 7º grau 7 anos após ter obtido o 6º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF anualmente durante esse período.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF no período de 12 meses.- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um faixa preta no mínimo 2º grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos

7. O Faixa vermelha e preta 7º grau pode requerer a faixa vermelha e preta 8º grau 7 anos após ter obtido o 7º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 7 anos.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro do período de 12 meses- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2 grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 7 anos

8. O Faixa vermelha e preta 8º grau pode requerer a faixa vermelha 9º grau 10 anos após ter obtido o 8º grau. Para isso e preciso:- ter renovado a sua filiação na IBJJF nesses 10 anos.- ter sido aprovado no curso de arbitragem oficial da IBJJF dentro de um período de 12 meses- constar como professor responsável ou professor auxiliar de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 10 anos OU entregar o formulário de troca de grau, assinado por um professor faixa preta no mínimo 2 grau diplomado que seja professor responsável de uma academia que tiver renovado a agremiação junto a IBJJF nesses 10 anos.

9. O ano que o atleta não renovar a carteira da IBJJF e/ou agremiação da qual é responsável, não contara como tempo para obtenção de grau.

10.A faixa vermelha décimo grau é conferida apenas aos pioneiros do Jiu-Jitsu: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio Gracie, conhecidos como irmãos Gracie.

CAPÍTULO QUARTO

Professores aptos a graduar

A ficha de filiação de um atleta graduado nas faixas cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom deve ser assinada por um faixa preta diplomado pela IBJJF (com exceção de alguns paises - ver capitulo quinto). A ficha de filiação de um atleta graduado faixa preta deve ser assinada por um faixa preta que tenha no mínimo 2 graus e seja diplomado pela IBJJF.

CAPÍTULO QUINTO

Professores e instrutores

Em alguns paises a IBJJF aceita que atletas que não sejam faixas pretas assinem como professores. Esses atletas são considerados instrutores.

Os instrutores poderão ser faixa roxa e marrom ou somente marrom dependendo do pais. Caso o instrutor seja faixa roxa, ele só poderá graduar ate a faixa azul; caso ele seja faixa marrom, poderá graduar somente ate a faixa roxa.

Essa medida é temporária e so sera aplicada nos paises que ainda não possuem um numero suficiente de faixas pretas diplomados para o desenvolvimento do esporte. Uma vez alcançado esse numero minimo, o uso do status de instrutor será suspenso.

http://www.cbjj.com.br/graduacao.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqci de destacar q obviamente tem o corredor polones, todos graduados de azul a preta passam sem a aprte de cima do kimono no corredor de faixada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a tradição no Jiu Jitsu é de que não haja exame de faixa: o aluno é avaliado no dia a dia, e o professor, de surpresa, gradua-o quando achar que ele tem nível para ostentar uma nova graduação.

Não que ache ruim essa forma de graduação: fui graduado assim na faixa roxa e na marrom e foi bem emocionante. Mas, acho que a graduação como é feita no Judô, por exemplo, é mais interessante para o desenvolvimento do esporte e para dar uma organizada no Jiu Jitsu, esporte naturalmente desorganizado. Só faço ressalva no Judô quantos aos valores cobrados. Conheço uns 10 faixas marrons dos bons, que não fizeram exame por falta de dinheiro, já que este custa por volta de R$ 1,000,00, salvo engano.

Sobre a graduação na minha academia, vejamos:

Gostaria de saber como funciona e que critérios seus professores usam para graduação?

Avaliação do atleta ao longo dos treinamentos e competições, caso seja um competidor. Conduta extra tatame;

Tem uma cerimônia em um dia marcado?

Em regra, as graduações acontecem no mês de dezembro de todo ano. Excepcionalmente, quando tratar-se de alguém que represente a equipe no exterior ou outras situações atipicas, a graduação é feita em outras datas

Troca só de faixa ou de grau em grau?

Faixa e grau

Tem de apresentar golpes, conhecimento de regras e coisas deste tipo?

A depender da faixa que esteja sendo "pleiteada", o exame envolve aquecimento, alongamento, defesa pessoal, primeiros socorros, didática de aula, simulação de golpe e simulação de combates

Tem de pagar pelo certificado de aumento de graus ou só pelo de troca de faixa? ou não paga?

O exame é pago, com valor proporcional a nova faixa

Não concordo que a faixa seja somente para amarrar quimono. Eu acho que quando os mestres dizem isso, eles fazem menção ao pensamento em que o graduado deve ter, de não ser vaidoso com sua graduação, não se achar invencível, melhor do que os menos graduados, ser sempre, como dito, um faixa branca na mente, apto a aprender e melhorar suas habilidades.

Penso que a faixa representa muito, em condições normais. Demonstra quanto a pessoa já se esforçou dentro de um tatame, o quanto ela já viveu de experiencia ali dentro e o que ela pode passar para os seus colegas, mais ou menos graduados. Deveria também espelhar a conduta moral da pessoa, mas isso via de regra, não existe no nosso esporte.

Peço que a galera continue debatendo o tema, pois a discussão esta interessante.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso