Entre para seguir isso  
combatente nacional

Entrevista Bustamante

Recommended Posts

1220904704.g.jpgA luta entre Rousimar Toquinho e Dan Henderson no UFC 88 era de longe a mais aguardada pelos fãs brasileiros, que apostaram alto na vitória do faixa-preta da BTT. No entanto, a luta foi amarrada e o americano acabou saindo com a vitória. Líder da Brazilian Top Team e com a experiência de já ter enfrentado Henderson em duas oportunidades, Murilo Bustamante concedeu uma entrevista exclusiva ao site TATAME, onde analisou a estréia de seu faixa-preta e criticou a postura de Henderson na luta. “...o Henderson fez uma luta feia, ele fez um anti-jogo... Tenho certeza que se o Henderson soltasse o jogo, o Rousimar teria finalizado a luta”, criticou Bustamente em entrevista que você pode conferir abaixo.

O que você achou da luta do Toquinho contra o Dan Henderson?

O Henderson teve méritos por ter feito a estratégia certa. Ele foi salvo pelo gongo no primeiro round, porque ele ia bater no leg-lock, e teve sorte no segundo assalto quando escapou da chave-de-calcanhar. O Rousimar lutou com o dedo do pé quebrado e ainda machucou o joelho no meio da luta. Mas isso não é desculpa, o Rousimar cometeu alguns erros que nós vamos corrigir.

Vocês esperavam um Henderson mais cauteloso?

A luta foi boa, o Rousimar é praticamente um iniciante ali no UFC e enfrentou um cara que vem de duas disputas de cinturão no Ultimate. O Rousimar cometeu alguns erros, mas o Henderson fez uma luta feia, ele fez um anti-jogo. O que nós vimos foi um iniciante indo para cima o tempo todo. O Rousimar tomou a iniciativa da luta e se o Henderson soltasse o jogo, eles poderiam ter feito a melhor luta do evento.

Você acha que faltou um pouco mais de Boxe para o Toquinho na luta?

O Rousimar já melhorou muito a parte em pé dele. Na final do GP do Fury ele conseguiu um knock down no Daniel Acácio, um cara duro, muito respeitado e com uma larga experiência internacional. Ele tem a mão pesada, tem boas habilidades em pé, mas tem que ser melhor ajustado. O Boxe dele já vem sendo trabalhado, mas o objetivo não é fazer o Rousimar um trocador e sim usar o Boxe para ele se aproximar do adversário e colocar para baixo.

Colocar o Toquinho contra um cara experiente como o Henderson em sua segunda luta no UFC foi uma decisão acertada da equipe?

Acho que fizemos o certo. O Henderson foi salvo pelo gongo no primeiro round e correu da luta o tempo todo. Tenho certeza que se o Henderson soltasse o jogo, o Rousimar teria finalizado a luta. Se o Rousimar ganha essa luta, ele daria um grande salto para a disputa de cinturão. Foi muita pressão de todos os lados e essa luta foi um bom teste psicológico para ele. Foi a segunda viagem internacional do Rousimar, um menino que acabou de sair do interior. Mas o Rousimar vai ser campeão do UFC, não sei quando, mas ele vai ser. Ele tem um chão excelente, um bom wrestling e está evoluindo em pé.

Quando o Toquinho volta a lutar?

Depende do joelho dele e do UFC, então pode ser que ele volte a lutar ainda esse ano.

Fonte: TATAME

http://www.tatame.com.br/2008/09/08/Murilo-Bustamante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Lepecid Choke

É.......Como eu disse no outro tópico, o Toquinho precisa aprender a estudar seus oponentes, pois seu jogo previsível todos seus oponentes com certeza estudarão. Tem futuro se melhor lapidado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Colocar o Toquinho contra um cara experiente como o Henderson em sua segunda luta no UFC foi uma decisão acertada da equipe?

Acho que fizemos o certo. O Henderson foi salvo pelo gongo no primeiro round e correu da luta o tempo todo. Tenho certeza que se o Henderson soltasse o jogo, o Rousimar teria finalizado a luta. Se o Rousimar ganha essa luta, ele daria um grande salto para a disputa de cinturão. Foi muita pressão de todos os lados e essa luta foi um bom teste psicológico para ele. Foi a segunda viagem internacional do Rousimar, um menino que acabou de sair do interior. Mas o Rousimar vai ser campeão do UFC, não sei quando, mas ele vai ser. Ele tem um chão excelente, um bom wrestling e está evoluindo em pé.

O Toquinho é que tinha que ter a habilidade que fizesse com que o Henderson "soltasse o jogo". Quanto ao chão, realmente ele tem um chão excelente, mas pelo menos nesta luta seu wrestling e sua trocação deixaram (e muito) a desejar.

Achei interessante essa pergunta, o Hendo é um cara muito experiente, ganhou 2 cinturões do Pride, sei que agora é fácil falar, mas será que realmente não era muito cedo colocar o Toquinho contra um top ???? O Demian, por exemplo, vem comendo pelas beiradas e pouco a pouco conquistou seu espaço no evento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Colocar o Toquinho contra um cara experiente como o Henderson em sua segunda luta no UFC foi uma decisão acertada da equipe?

Acho que fizemos o certo. O Henderson foi salvo pelo gongo no primeiro round e correu da luta o tempo todo. Tenho certeza que se o Henderson soltasse o jogo, o Rousimar teria finalizado a luta. Se o Rousimar ganha essa luta, ele daria um grande salto para a disputa de cinturão. Foi muita pressão de todos os lados e essa luta foi um bom teste psicológico para ele. Foi a segunda viagem internacional do Rousimar, um menino que acabou de sair do interior. Mas o Rousimar vai ser campeão do UFC, não sei quando, mas ele vai ser. Ele tem um chão excelente, um bom wrestling e está evoluindo em pé.

Eu não vi o Henderson sendo salvo pelo gongo e muito menos correndo da luta. Ele estava evitanfo o chão com o Toquinho, usando de estratégia, mas não correu em momento algum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao so o Hendo napo correu da luta como ainda ia pra cima na trocacao o tempo todo e o toquinho que se jogava pra tras ao melhor "estilo Belfort" chamando a luta pro seu territorio. A questao eh que no MMA atual nao tem essa de so lutar numa area. e dizer que a trocacao do toquinho melhorou eh brincadeira, o cara so deu golpes de capoeira a luta toda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo em tudo que o Murilo falou inclusive proncipalmente quando disse "O Henderson teve méritos por ter feito a estratégia certa". Henderson mais que ninguém precisava vencer esta luta para permanecer com pretígio no UFC. Toquinho tb deve ter aprendido bastante e acredito que na proxima vai voltar bem melhor e em breve estará pronto para o Cinturão.

Para os pessimistas só tenho a lembrar que esta derrota do Toquinho em momento algum

o diminue como lutador. Este Hencerson que venceu o Toquinho (que lutou bravamente) é o mesmo Henderson que venceu o Wanderlei silva, Vítor Belfort, Murilo Bustamente, Alan Goes, Ninja, Renzo, Minotauro, Babalu, Alan Goes, todos muito experientes. Lembrem que foi só uma luta e nesta Toquinho não conseguiu a vitória, mais ao menos chegou perto e em uma possível revanche, quem sabe não possa se sair vencedor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Colocar o Toquinho contra um cara experiente como o Henderson em sua segunda luta no UFC foi uma decisão acertada da equipe?

Acho que fizemos o certo. O Henderson foi salvo pelo gongo no primeiro round e correu da luta o tempo todo. Tenho certeza que se o Henderson soltasse o jogo, o Rousimar teria finalizado a luta. Se o Rousimar ganha essa luta, ele daria um grande salto para a disputa de cinturão. Foi muita pressão de todos os lados e essa luta foi um bom teste psicológico para ele. Foi a segunda viagem internacional do Rousimar, um menino que acabou de sair do interior. Mas o Rousimar vai ser campeão do UFC, não sei quando, mas ele vai ser. Ele tem um chão excelente, um bom wrestling e está evoluindo em pé.

Eu não vi o Henderson sendo salvo pelo gongo e muito menos correndo da luta. Ele estava evitanfo o chão com o Toquinho, usando de estratégia, mas não correu em momento algum.

Concordo q foi estratégia dele, se ele colasse no toquinho era burrica, mas foram poucos os minutos em q o henderson tomou a iniciativa na luta, passou a luta inteira andando pra traz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava torcendo pro Toquinho..E tenho muito respeito pelo Busta, mas eu nao sou cego....falar que o Henderson correu da luta o tempo todo, e que o Henderson foi quem nao soltou o jogo..foi demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Melhorou. Mas discordo do antijogo. Lutador tem q ser completo p poder ser campeão.

Ele sentiu o peso da mão do Hendo e viu q não dava p segurar muito tempo de trocação p poder chegar numa posição de quedar o gringo. Só teve coragem uma vez, foi feliz na queda, mas muito no fim do round... Depois não conseguiu mais, cansou tbm...

Tem muito talento mas ainda precisa de boxe, movimentação e de experiência.

Continuando o trabalho ele chega lá, mas não é tão fácil como Murilo imaginava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compreendo o que o Bustamante esta falando, na parte de ele correr da luta. Realmente o Henderson quando estava no chão fugia do Toquinho. Mas é isso, tem que melhorar e os treinadores da próxima bolarem uma estratégia mais correcta. Essa foi uma luta em que os treinadores poderiam ter preparado o Toquinho de uma forma melhor, com mais estratégia... estava visto com aquela diferença de altura e de alcance ele até podia ter o melhor boxe do mundo...nao ia conseguir muito. Faltou experiencia mas acho que os treinadores poderiam ter dito ao Toquinho para trabalhar mais o GnP quando ele conseguiu botar pra baixo. Vai melhorar na próxima tenho certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você acha que faltou um pouco mais de Boxe para o Toquinho na luta?

O Rousimar já melhorou muito a parte em pé dele. Na final do GP do Fury ele conseguiu um knock down no Daniel Acácio, um cara duro, muito respeitado e com uma larga experiência internacional. Ele tem a mão pesada, tem boas habilidades em pé, mas tem que ser melhor ajustado. O Boxe dele já vem sendo trabalhado, mas o objetivo não é fazer o Rousimar um trocador e sim usar o Boxe para ele se aproximar do adversário e colocar para baixo.

Nao acho certo, tanto toquinho, como Paulao tem que treinar boxe pra se garantir nas duas situacoes nao somente no chao!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas acho uma falta de respeito ficar arrumando um monte de desculpa para o luta que foi claramente vencida pelo Hendo. Fico preoculpado porque o Toquinho tem muito a evoluir, mas se cair nessa história de que o adversário não soltou o jogo, que foi salvo pelo gongo, sei não...

Desculpe, mas acho uma falta de respeito ficar arrumando um monte de desculpa para o luta que foi claramente vencida pelo Hendo. Fico preoculpado porque o Toquinho tem muito a evoluir, mas se cair nessa história de que o adversário não soltou o jogo, que foi salvo pelo gongo, sei não...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado MalabiSabe

Acho que tá demorando pro Toquinho dizer adeus a BTT, pegar sua trouxa e voar pros EUA!!!!!

Além de ter treinos profissionais lá fora, vai economizar pelo menos uns 40% da sua bolsa!!!!!

Brasil é um ótimo celeiro de lutadores, e só!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Acho que tá demorando pro Toquinho dizer adeus a BTT, pegar sua trouxa e voar pros EUA!!!!!

Além de ter treinos profissionais lá fora, vai economizar pelo menos uns 40% da sua bolsa!!!!!

Brasil é um ótimo celeiro de lutadores, e só!!!!

Tambem concordo.

Faltou experiencia de lutar com alguem do calibre do Henderson ao Rousimar. Achei que a adrenalina dele tava muito alta, pois a partir do meio do 2nd round ele tava com a guarda baixa e respirando fundo.... totalmente sem gas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toquinhooooooooooo, vamo treinar box, muay thai, karatê seja lá o que for, voar nas pernas daquele jeito, todo azoado.

Bustamanteeeee, cade o treinamento em pé do toquinho??????????? Tô achando a BTT meio ortodoxa, tô achando que os lutadores que sairam da BTT fizeram bom negócio!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso