Doc Savage

Conceito De Melhor Luta

Recommended Posts

Ótimo tópico!

Numa luta busca-se a "eficácia" (resultado final), porém, não se pode deixar de lado a influência da "eficiência" como parte fundamental deste processo.

No final de uma luta podemos ter um nocaute, uma finalização, uma decisão unânime para um atleta, uma decisão dividida para um atleta, um empate, e até um "no contest", quando nenhum dos dois ganham.

Realmente, as boas lutas são aquelas equilibradas, se vê claramente o nível alto dos dois atletas atacando e defendento, percebe-se também seus pontos fracos, mas os nocautes e finalizações rápidas também são shows!!!

Para mim, ZAGOLEE, acho que os principais critérios de avaliação de uma luta deveria ser:

1. Iniciativa (Vontade de mostrar trabalho, partir pra luta!)

2. Pontuação (O lutador deve manter o jogo, socando, chutando, dando takedowns, raspando, isso tudo marca ponto, tem muito haver com a "iniciativa".

3. Penalidades (Lutar dentro das regras é fundamental para o sucesso, atletas que discumprem isso com um golpe fora do permitido põe em risco a integridade física do adversário)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Luta boa é aquela q tem grandes chances de finalização ou KO, luta é DISPUTADA e nao só de um lutador, bem agressiva que não vá para juizes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Herzizou

Acho que poucas coisas são mais frustrantes no mundo das lutas do que combates muito esperados que não correspondem ao Hype. Isso acontece muito no boxe também.

Por isso Fedor x Crocop é considerada uma das maiores de todos os tempos, quiçá a maior. Se você for colocar na ponta do lápis, a luta foi pra decisão, não teve nem knockdown contundente, e não está entre as mais mais técnicas da história. Mas na época foi "vendida" como a maior luta de todos os tempos (lembram do vídeo Pre-Fight do Pride?), e sobreviveu muito bem a esse hype. Pois teve um pouco de tudo: Fedor enfrentando o CC na trocação e até arriscando High Kick, muito preparo físico de ambos os lutadores, muita movimentação (principalmente considerando a média da categoria) e emoção - parecia que a luta poderia terminar a qualquer minuto, para qualquer lado.

Da mesma forma, a maior luta do ano passado foi Wand x Liddell, pois não só correspondeu, como superou as expectativas. A melhor pode até se discutir, mas as maiores lutas de MMA devem preencher obrigatoriamente alguns quesitos: Hype, história dos lutadores no esporte, representatividade, títulos em jogo, etc.

Em tempo, a melhor luta do ano pra mim por enquanto é Hansen x Alvarez. A maior ainda está por vir...

Editado por Herzizou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado PHD

Vou ser alvo de piadas aki, mas td bem...

Sabem uma luta que eu achei boa demais, e que me deu 1 impressao totalmente errada do atleta em questao? Uma lota do Crocota... Foi uma dakelas que ele fez nakele evento no Nordeste no comeco (acho que era Nordeste Fight, algo assim). A porrada lambeu do comeco ao fim. Ali eu achei q nascia um novo fenomeo.. Rsrsrsrsrsr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

w02ek3.gif

Em tempo, a melhor luta do ano pra mim por enquanto é Hansen x Alvarez. A maior ainda está por vir...

porque acha que vai aparecer ou porque tem alguma em vista?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
talvez porque uma era de 2 rounds, foi pra decisao após o segundo e a outra de 3 sendo que a finalização veio no 3 :D

:D

1 round 10 + 1 round de 5 = 15min

A outra não durou 15

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 round 10 + 1 round de 5 = 15min

A outra não durou 15

:wub:

hahahahahaahaha boa

tinha esquecido que era 10min

owned9wz.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quando vcs assistem uma luta, quais critérios usam pra avalia-la?

Não sei o que o UFC observa para premiar mas

eu costumo ver alguns pontos e quanto mais elevada a luta for nesses critérios, nesse conjunto, nessa somatória, maior a nota.

São eles:

Nível técnico dos lutadores

é muito diferente assistir uma luta de top strikers e uma luta de 2 brigões de bar tipo kimbo e tank.

é muito melhor assistir o duelo de 2 faixas pretas do que de 2 faixas brancas e assim por diante...

Então quanto maior o nivel deles, quanto mais tops eles forem, maior a nota.

Se é uma luta de 2 caras notoriamente diferenciados eu ja me ajeito diferente no sofá.

Demonstraçao de Fundamentos

Isso é um combate de M.M.A., com recursos de trocação, quedas e finalizações e nao só de boxe ou só de jj, etc...

entao quanto mais completos forem os lutadores, mais eles utilizarem esses meios e mais variações forem usadas, maior a nota da luta.

Agressividade

Esse item é o mais importante e aqui eu analiso o ritmo da luta e o empenho, aplicação dos lutadores em definir o combate, efetividade e tempo.

Quanto mais intensa a luta, quanto mais no gás ela se desenvolver, quanto mais franca ela for, quanto mais pra dentro os lutadores cairem querendo o fim, quanto mais contundencia, efetividade houver, knockdowns, chaves encaixadas, quedas aplicadas, scrambles e quanto mais duraçao de tempo tiver nessas circuntancias, maior a nota.

Coração

Aqui é avaliada a capacidade de superação dos atletas.

É o momento onde os lutadores ja atingiram seus limites fisicos e técnicos e Quando parece que não dá pra conseguir mais nada, eles vão buscar lá no fundo da alma aquele restinho de energia a mais pra vencer (vide expressão de Roger Huerta no intervalo do 2º round pro 3º contra Guida).

w02ek3.gif

Se o lutador está perdendo e busca essa força extra e consegue converter isso numa virada histórica maior a nota da luta.

Definição

Esse item eu considero a premiação, a coroação dos esforços do atleta no combate.

é o fechamento com chave de ouro da GUERRA que ele enfrentou em cima do ringue.

se ele consegue finalizar ou nocautear nao deixando para as mãos dos juízes prova da melhor forma que foi realmente superior e atinge o objetivo da melhor maneira possível.

Definindo um ponto a mais pra nota da luta.

Nível técnico dos lutadores

Demonstraçao de Fundamentos

Agressividade

Coração

Definição

_________________________________

total= Roger Huerta x Clay Guida.

é por isso que eu considero essa luta acima uma das melhores que ja vi, porque teve tudo isso, todos esses ingredientes.

Considero melhor do que Alvarez x Hansen porque foi definida, se desenrolou por mais tempo e por causa da virada.

Minotouro x Shogun foi excelente tambem mas perde pra essa na minha opinião porque não teve definição.

Fedor x CroCop nem entra no meu ranking de melhor luta porque falta muitos desses critérios.

Da parte do Fedor tudo ok mas o CC é limitado, nao teve agressividade (senão talvez fosse pior devido as limitações), morreu no gás, etc...

essa é minha opinião,

completem com seus conceitos por favor.

Dóki disse tudo e mais um pouco!! Concordo em gênero, número e grau!

É por isso que eu não concordo com lutadores que são endeusados por serem bons em apenas um fundamento quando vemos uma constante evolução do esporte.

Huerta x Guida foi fantástica mesmo.

Shogun e Minotouro tbém

Alvarez e Kawajiri foi demais, perfeita.

Liddel e Wand foi sangue no zóio

Tem tantas né? hehehe Fica difícil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Gui Talavera

Perfeita no meu ponto de vista a Analise do Doki . E melhor ainda a escolha da luta ideial eu acho o HUERTA um cara foda , uma garra sem igual uma raça absurda torço sempre por ele .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huerta não é mais ninguém e o Guida mais ou menos mas acho que vale um UPA !

ps: achei sem querer numa busca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huerta não é mais ninguém e o Guida mais ou menos mas acho que vale um UPA !

ps: achei sem querer numa busca.

Já acrescentou quantas lutas nesse ranking doki? :D tiveram várias...

E aonde ficou Shogun X Hendo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já acrescentou quantas lutas nesse ranking doki? :D tiveram várias...

E aonde ficou Shogun X Hendo?

Complicado.

Eu colocaria muitas lutas de leve e abaixo, porque são as melhores.

Essas lutas acima geralmente sao mais pobres de recursos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião pra considerar Melhor Luta tem que ser uma luta de dois lados, ou seja, aquelas famosas passadas de carro não entram em questão (Anderson Vs Forrest, Belfort Vs Wand, etc)...

Eis algumas que eu considero:

Shogun VsMinotouro, Minotauro Vs Bob Sapp, Wand Vs Liddell, Edgard Vs Maynard II, Wand Vs Hunt, Lyoto Vs Shogun I...

na minha opinião , luta boa é aquela que não vai parar nas mãos dos juizes , termina por nocaute ou finalização , isso sim é luta boa, luta na mão de juiz na minha assinatura esta a resposta

Cara, eu até concordo com você...Não gosto quando as lutas vão para decisão, prefiro ver definição no combate mesmo...Mas tem alguns casos que dá pra reconsiderar...Minotouro Vs Shogun pra mim foi uma das melhores lutas da história. Os dois estavam determinados a terminar o combate, mas os dois mostraram muita raça, foi uma luta muito técnica em todos os aspectos, os dois estavam 100% afiados...Não é a toa que ficou conhecida como "a luta que não deveria ter acabado"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado MarcosTulio

Luta boa é aquela que é movimentada tanto no chão como na trocação, onde os lutadores estão com o preparo fisico em dia, e proporciona uma grande luta, movimentada ... não necessariamente precisa terminar na decisão dos juizes p luta ser boa...

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim as melhores lutas eh qd ambos os kras estao dispostos a buscar a finalizacao ou o nocaute, nada de amarracao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora