Entre para seguir isso  
Convidado Bukowski

Mestre Helio Gracie lança livro em Sampa e no Rio

Recommended Posts

Primeiramente, não há como julgar o livro sem ao menos conhecê-lo superficialmente, e muitos aqui o estão prejulgando, somente supondo o seu conteúdo. Ao que parece, não se trata de um livro apenas sobre posições, mas também com histórias, etc. Acho que, no mínimo, vale a pena dar uma conferida, principalmente por ser de autoria do Sr. Hélio Gracie. Se há alguém no mundo que merece crédito dos amantes do MMA, esse alguém é ele, mesmo que discordemos de muitas das suas declarações. Acho que devemos aproveitar o lançamento dessa obra enquanto ele ainda respira, pois, polêmicas à parte, ele é uma verdadeira lenda viva do jiu-jítsu e do vale-tudo. É uma pena eu não ter dinheiro para comprar agora, mas futuramente o farei sem pensar duas vezes.

Editado por Flavinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Flavinho e buko mataram a pau no topico. Essa analogia com a Vivi foi foda, Mestre Tony! hahaha

Abcs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado fukaya

Tá todo mundo aqui criticando o cara que disse que o livro é apenas pra ganhar dinheiro, porém o Helio Gracie lancar esse livro é uma grande contradição... nos ultimos 3, 4 anos ele até que anda mais calado, mas ele passou anos, principalmente no fim dos anos 90, criticando a expansão que o jiu-jitsu teve, dizendo que só considerava faixa preta quem fosse graduado por ele e que esse monte de academia e de professor que surgiu com a expansão do jiu-jitsu era ruim, que a grande maioria era incompetente, que tinha muita gente ensinando o jiu-jitsu de maneira errada, etc, etc, etc.

Ele até que tinha razão em parte nessas suas críticas... realmente o jiu-jitsu cresceu muito rápido e de forma desordenada na segunda metade de década de 90, e isso acabou por gerar uma grande leva de oportunistas, que se diziam professores de jiu-jitsu mas que nao tinha competencia pra ministrar aula. Tava cheio de faixa roxa por aí abrindo academia sem qualquer supervisão, tinha muita gente que se dizia "representante dos Gracie", só porque foi no Rio e passou 1 mês treinando, tinha muito professor de judô que perdeu mercado e passou a se dizer professor de jiu-jitsu, se "auto-graduando", enfim... realmente aconteceu muita coisa errada sim.

Hoje em dia a situação já tá bem melhor, por uma questão lógica... muitos dos atletas que começaram a treinar em meados dos anos 90 hoje já são faixa preta, portanto acabou acontecendo uma "seleção natural", já que o numero de faixas pretas aumentou muito nos ultimos anos, apenas os melhores acabam conseguindo se estabelecer... isso sem contar com a concorrencia, que aumentou bastante também devido ao aumento do numero de faixas preta, muitos dos quais se tornaram professores. Hoje em dia dificilmente um faixa roxa, vindo sabe-se lá de onde consegue abrir uma academia e ter sucesso.

Porém um cara que sempre criticou a banalização do jiu-jitsu, que sempre disse que tinha gente incompetente dando aula, de repente lança um livro de posições...? Não to criticando as posições do livro, até porque eu nem tive a oportunidade de ver ainda, e é evidente que ele tem capacidade de sobra pra fazer um livro desses, mas o que critico é o fato dele, Helio Gracie, lançar um livro de posições... ora, quer dizer então que agora aprende-se jiu-jitsu por meio de livro? Onde está a tal indignação dele quanto à banalização do jiu-jitsu? Pois ninguem venha me dizer que se aprende jiu-jitsu por livro... quem ja vestiu um quimono alguma vez na vida sabe bem disso!

Isso tudo é, no mínimo, muito contraditório!

Eu entendi que o Hélio Gracie criticou quem gradua mal; ou quem, sendo federação, não combate os picaretas e aventureiros como deveria; mais já seria colocar palavras na boca do mestre, porque um livro de posições, quando é bom, não equivale a um livro de auto-ajuda, porque a boa literatura de qualquer esporte tem ótimos livros com posições ( e este ainda vai servir de documento para mostrar o método pra lá de famoso que o Patriarca do BJJ criou ).

Editado por fukaya

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

chegou meu livro e achei sensacional.. o próprio hélio mostrando as posições, usando rorion com sparring.

contem historias e muitas fotos de qualidade!!

muitas posições de defesa pessoal, inclusive contra armas!!

a dedicatória do livro é a cara do Hélio Gracie.

é simplesmente assim:

" Para ensinar aqueles que não sabem,

para relembrar aqueles que já sabem

e para corrigir aqueles que pensam que sabem."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e so um livro para arrecadar mais dinheiro, nada mais, historias sobre brigas saem todos os dias nos jornais, e ainda pagar 89 reais em um livro em um livro que nao vai agregar conhecimento algum e pura perca de tempo, prefiro guardar o meu dinheiro e adquirir algum obra de Fiódor Dostoiévsk, Goethe, Nietzsche ou ler algum material de Voltaire, Sun Tzu, Maquiavel, Carl Jung...

existem obras bem mais interessantes do que este livro caça niqueis.

e apenas minha humilde opinião, Abraços.

Cara, se o livro é bom ou nao, eu nao sei.

Mas acho difícil acreditar que alguem que escreve "uma perca de tempo", leia Goethe ou Dostoievsk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O livro tem um material fotográfico de primeiro mundo,fotos belíssimas.as posições das mais tradicionais do jj Gracie para ensinar,relembrar e ...está com desconto na Saraiva por R$70,00+/-.Tem fotos históricas também da antiga academia Gracie no Centro,não a atual Gracie Centro que pertence ao Rolker,a antiga ali na Rio Branco 151.vale a pena conferir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado RengavSenun

1º ele sabe escrever...hehe

2º dieta gracie???este sobre nome é o cúmulo do egôcentrismo!

Eles falam do Jiu-jitsu com se tivessem inventado a arte-marcial, ou pior a pólvora!

Golpe Gracie p/ finalização gracie p/ lá...R$70 passo longe desta leitura inutil!

Cara, se o livro é bom ou nao, eu nao sei.

Mas acho difícil acreditar que alguem que escreve "uma perca de tempo", leia Goethe ou Dostoievsk.

é animal dissecado...hehe fuyou com estes comentarios vc mostra que sabe utilizar o google como ninguém ou foi expulos de algum forum de pensadores

Obs: O correto seria Dostoievski rsrsrssrsrsr <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1º ele sabe escrever...hehe

2º dieta gracie???este sobre nome é o cúmulo do egôcentrismo!

Eles falam do Jiu-jitsu com se tivessem inventado a arte-marcial, ou pior a pólvora!

Golpe Gracie p/ finalização gracie p/ lá...R$70 passo longe desta leitura inutil!

é animal dissecado...hehe fuyou com estes comentarios vc mostra que sabe utilizar o google como ninguém ou foi expulos de algum forum de pensadores

Obs: O correto seria Dostoievski rsrsrssrsrsr <_<

O Ju-Jitsu foi inventado no Japão, ou India, não se sabe ao certo, mas o Jiu Jitsu Brasileiro, ou Gracie é um estilo que realmente tem o Hélio como grande mestre e fundador.

É verdade que ele pegou a base do Mitsuo Maeda, mas é injusto dizer que ele só mudou o nom, porque ele aperfeiçoou bastante, a ponto de criar um estilo próprio.

Pelo que eu sei, foi um dieta criada com base nos experimentos que ele e seu irmão Carlos fizeram. Qual o problema em se chamar Dieta Gracie?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ju-Jitsu foi inventado no Japão, ou India, não se sabe ao certo, mas o Jiu Jitsu Brasileiro, ou Gracie é um estilo que realmente tem o Hélio como grande mestre e fundador.

É verdade que ele pegou a base do Mitsuo Maeda, mas é injusto dizer que ele só mudou o nom, porque ele aperfeiçoou bastante, a ponto de criar um estilo próprio.

Pelo que eu sei, foi um dieta criada com base nos experimentos que ele e seu irmão Carlos fizeram. Qual o problema em se chamar Dieta Gracie?

da dieta do dr athkins ninguem fala nada né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, isso todo mundo tem que reconhecer... Helio Gracie pode não ter inventado o jiu-jitsu, mas ele aperfeiçoou a arte de tal forma que o jiu-jitsu praticado hoje no mundo é muito diferente do jiu-jitsu "original". Muito diferente e melhor... tenho uma revista KIAI, acho que de 1997, que tem uma reportagem da vista do Carlson Gracie a melhor academia de jiu-jitsu tradicional japonês, do mestre Monoko Horibe. O Carlson tinha ido levar um pessoal pra lutar vale-tudo no Japão e foi na academia a convite do mestre japonês. Carlão Barreto, Libório e acho que também o Wallid treinaram com os melhores alunos da academia e finalizaram todos os japas com certa facilidade... quando conheci o Carlão Barreto perguntei a ele sobre esse treino e ele me confirmou exatamente o que tava nessa reportagem, que os japas estavam muito atrás dos brasileiros, que teriam que evoluir muito pra poder fazer frente pros melhores faixas pretas do Brasil.

Ou seja, Helio Gracie não inventouo jiu-jitsu, mas transformou o jiu-jitsu numa arte muito mais eficiente do que a "original".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado bobcharlton

porra, é difícil até ver em fórum gringo nego querendo desmerecer o Hélio Gracie e a gente vai ser obrigado a ver isso aqui em fórum nacional???

PQP.

Descobrir a pólvora é achar que é o único que sabe que o BJJ veio do JJJ, isso qualquer um sabe, meu filho, o mundo chama de BJJ pq entende que existe uma diferença entre as duas artes. A maioria dos atletas treina BJJ pq é mais eficiente. Isso prova o mérito dos Gracies. Senão a galera do mma tava era contratando japas pra ensinar o JJ deles..

E qto a dieta, qual o problema? Eu posso inventar uma dieta de que vc só pode comer se for lua cheia e vc ouvir um galo cantar e dizer: Dieta BobCharlton. Se é boa ou ruim só as pessoas testando para dizer, e um atleta que usa a dieta gracie é o romário, o artilheiro mais velho da história do Camp brasileiro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

comprei o meu agora

dentro de 3 a 5 dias uteis ta aqui na minha casa!!!!

uhullllllllllllll

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Jiujitsu-forever

Alguem vai/foi tirar foto com o Hélio lá no Morumbi? Foi hoje. Nem fui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fui. O velhinho é pau pereira. Tavam ele, o Rorion e o Royler. Vi tmbm o Fábio Gurgel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado RVMS

Hélio Gracie inventou o Jiu-Jitsu. Está mais do que provado, historicamente, que o que Mitsuo Maeda ensinou foi o antigo judô, que estava sendo banido em razão da transformação da luta em esporte. Ele foi expulso da kodokan por entrar em lutas e desafios reais e ai rodou o mundo lutando e ensinando. No Brasil ele utilizou a palavra genérica ju-jutsu ou ju-jitsu (não sei ou certo a escrita) pra denominar o que ensinava e dai derivaram pra Jiu-Jitsu. O Carlos Gracie pai aprendeu esse judô antigo e híbrido, com muitas posições de chão (ne wazza), que era justamente de onde provinha o Kimura (que venceu o Hélio Gracie e nunca lutou jiu-jitsu e sim judô e isso é fácil de provar) e o Hélio, sozinho, aprendeu olhando algumas técnicas e desenvolveu a sua, que é o Gracie Jiu-Jitsu (talvez a única arte marcial brasileira, ressalvada a capoeira, que não conheço ao certo a história).

OBS: é muito fácil de provar todo o explicitado, só olhar qualquer monografia ou livro sobre a chegada do judô no Brasil e vocês verão o nome do pioneiro que foi (surpresa) Conde Koma. Isso já foi muito discutido aqui no passado, mas vale a pena relembrar.

OBS2: por ser o inventor de um estilo próprio de arte marcial que se espalhou e é considerado a arte marcial mais eficiente do mundo por muitos, Hélio Gracie merece muito respeito e pode lançar sim um livro com posições (em todos os campos da arte marcial ou esportes em geral são lançados livros acerca de técnicas, compra quem se interessa).

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso