Convidado RVMS

A história oficial dos Gracie no VT

Recommended Posts

Conheci Carlos e Helio na década de 60,era um menino,meus pais diziam que Carlos era o manager da família,na década de 70 treinando na academia Gracie,seu Carlos sempre aparecia lá,colocava seu kimono e já era faixa vermelha,o Helio era preta,parecia aos meus olhos de adolescente um gnomo de cabelos brancos,sua ação naquela época era "vender" a dieta Gracie,era o maior sucesso na classe alta do Rio.O Pedro era um cabra da peste e foi um grande (era bem baixinho) lutador,realmente foi desafiado pelo George e venceu a luta em São Paulo.Tinha na academia uma máquina de passar filmes,acho que era uma de 16mm,e eu vi alguns filmes da família de lutas e apresentações em preto e branco em uma sala ao lado do vestiário da academia.Várias vezes apareciam filhos do Carlos para treinar lá,na minha época os mais assíduos eram o Carlinhos,o Crosley(tem a minha idade),o Robson estava sempre lá mas nunca treinava,o Rocian(era muito bom,muito técnico),o Rolls era meu professor,quando fiu para a academia o Helio me disse que Rolls não era seu filho,mas tinha sido criado por ele e tinha aprendido jj com ele, este abriu uma sociedade com o Carlson em copa,lá em copa estava sempre o Reyson,tinha o Carley também,este cara foi um excelente lutador de jj,muito técnico,vi uma luta dele contra o Rocian,foi fantástica,as vezes eles traziam um atleta de outra arte e a gente tirava a parte de cima do kimono e partia pra porrada,era a taparia,este nome era porque não valia soco de mão fechada.O Reilson tinha uma academia na Gávea e não se dava bem com a família,o Helio não gostava dele,ele era muito comercial,não dava satisfação para para seu pai e tio,foi execrado pelos 2.Carlson tinha luz própri e era conhecido como o boi manso,era considerado muito forte e um grande lutador mas...Rorion tinha um certo despeito em relação ao Carlson,me lembro de uma luta de jj no Sírio,eu lutei e o Rickson também naquele campeonatp,Rorion perdeu para um aluno faixa marron do Carlson por pontos,era o Sergio,um policial,conheci ele em uma festa em Botafogo,era o baile do cabide,estava o Sergio acompanhado do "cala boca batista" um comediante da Globo,esqueci o nome que também era policial.Esta derrota do Rorion foi feia,uma vez vi o Rorion ganhar uma luta contra o Walter Guimarães era faixa preta do Carlson,também era policial,mas Walter não era nem nunca foi nesta época um cara bem treinado e condicionado fisicamente,era pai dp Carrapeta,que treinava comigo e meu irmão,Walter era muito amigo do Chico Mansour,grande lutador de jje e faixa preta de judo também,sou muito grato ao Chico que me ensinou a jogar de guarda aberta enquanto os Gracies ainda iniciavam a luta por baixo sempre de guarda fechada,as primeiras raspagens que vi foram com o Chico,eram 2/3 raspagens que dou até com perfeição coisa básica mas muito bem assimilada.Caraca comecei a escrever e passei dos limites,um abraço RVMS,ótimo tópico,parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta rolando no you tube uns videos de um documentário sobre os Gracies com entrevista com diversos deles,bem interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado YAMAZAK1

A proposito, já que o Maeda teria ensinado o JJ aos Gracies, gostaria de saber que se existe ou existia na época academias e mestres de JJ tradicional no Japão, e se essas academias possuiam métodos sistemáticos de treinamento, ou eram um emaranhado de técnicas, ensinadas por um ou outro mestre?

Sendo assim, a sistematização e o refinamento do JJ se deve aos Gracies mesmo.

A proposito, já que o Maeda teria ensinado o JJ aos Gracies, gostaria de saber que se existe ou existia na época academias e mestres de JJ tradicional no Japão, e se essas academias possuiam métodos sistemáticos de treinamento, ou eram um emaranhado de técnicas, ensinadas por um ou outro mestre?

Sendo assim, a sistematização e o refinamento do JJ se deve aos Gracies mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A proposito, já que o Maeda teria ensinado o JJ aos Gracies, gostaria de saber que se existe ou existia na época academias e mestres de JJ tradicional no Japão, e se essas academias possuiam métodos sistemáticos de treinamento, ou eram um emaranhado de técnicas, ensinadas por um ou outro mestre?

Sendo assim, a sistematização e o refinamento do JJ se deve aos Gracies mesmo.

A proposito, já que o Maeda teria ensinado o JJ aos Gracies, gostaria de saber que se existe ou existia na época academias e mestres de JJ tradicional no Japão, e se essas academias possuiam métodos sistemáticos de treinamento, ou eram um emaranhado de técnicas, ensinadas por um ou outro mestre?

Sendo assim, a sistematização e o refinamento do JJ se deve aos Gracies mesmo.

Eu tenho uma revista do Judo de 1952 que contem declarações de Kano,entre elas ela afirma que a criação do Judo,foi devido ao fato de ser um caminho mais esportivo uma vez que o jiu-jitsu possuia posições que colocavam em risco a vida de seus praticantes.Vou trazer este texto para o portal para a análise de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Lee P

Não sabia de nada disso

muito legal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado P.O.J *LOTUS*

Topico BACANA parabens

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que eu saiba no Japão existiam várias escolas de jiu jitsu. Umas mais eficientes, outras menos. Algumas muito isoladas e com técnicas bastante diferentes. O Judo provavelmente veio de apenas um dos estilos de jj, aquele do qual o Jigoro Kano seria originário. O que significa que ainda ficaram outros estilos que não estavam na origem desse esporte. Há que se notar a diferença entre esporte e arte marcial.

Eu não sei qual seria a escola do Koma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Zarbon Floripa

Lindo tópico.

Cultura útil pra quem quer conhecer melhor a história não só dos Gracies, mas também do jiu-jitsu e do vale-tudo.

Parabéns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belíssimo Trabalho RVMS. Segue a matéria da GM americana sobre a luta de Rolls contra Paulo Boca do Karatê, com depoimento do próprio Paulo sobre o combate. Um forte abraço!

But in a championship at Melo Tennis Club, around 1976, Rolls won a close fight against Paulo Roberto de Carvalho, or Paulo Boca (“Mouth,” in English), his friend from the wrestling and judo trainings. GRACIE Magazine located Boca, now 53 (that is, in February ’04) and asked him to talk about the fight. “I weighed 30 pounds more than Rolls, which meant nothing in the face of his technique. He could fight standing – he never ran away – and he confronted me at judo. We both risked a few takedowns till the fight went to the ground. He was at the bottom. I was trying to pass the guard and he was trying to sweep me. The time ran out and the judge gave him the victory. Part of the crowd jeered at the result, but I respect the judge’s decision,” says Paulo Boca, who deems Serginho a great name in Jiu-Jitsu history, but votes for Rolls.

Editado por LAWYER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só salientar que esse Paulo tinha uma turma de amigos que se reuniam e praticavam um tal de Karate brasileiro , inexpressivo e bem distante dos caras da época que se destacavam como Caribé , Ronaldo Carlos , Carlão e outros caras sérios que competiam e tinham verdadeiras escolas .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado RVMS

To achando que essa luta a que o LAWYER se referiu não é a de VT que o Rolls fez e sim a alguma luta de JJ ou estou enganado? Porque se for de VT ele fez duas então? Já que a que todos conhecemos ele venceu por finalização...

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só salientar que esse Paulo tinha uma turma de amigos que se reuniam e praticavam um tal de Karate brasileiro , inexpressivo e bem distante dos caras da época que se destacavam como Caribé , Ronaldo Carlos , Carlão e outros caras sérios que competiam e tinham verdadeiras escolas .

Oss! Tá por dentro héim RAÇA! Se o Caribé que você está falando for o Denílson Caribé, este foi professor do meu Mestre Arisílvio "Casca Grossa" Pina Duarte, e praticamente estabeleceu o Karatê na Bahia. São também dessa época o Vítor Hugo, do Rio (acho que já falecido) e de Sampa caras como Oswaldo Messias, Johannes Freiberg, e o monstro da Kyokushin Ademir Costa, que eram a força do Karatê no Brasil, nos 70.

Quanto à luta com Paulo Boca, RVMS, pelo que sei foi só essa mesmo. Tava tendo um campeonato de Karatê no Melo (não era vale tudo não) e alguns alunos falaram com o Rolls. Ele, à moda Gracie da época, se levantou e falou: Vamos lá! E saiu acompanhado de alguns alunos. Chegando lá, se inscreveu no campeonado e desafiou o melhor lutador. Paulão foi apontado como o melhor, sendo finalizado diante do atônito público rapidamente. A GM brasileira mostra as fotos de Rolls sendo erguido em festa por seus alunos, diante de um Paulo decepcionado.

Um abraço a todos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o Denilson Caribé mesmo a quem me referi Lawier, tem grande valor esse Mestre , fez um belo trabalho praticamente só e através de intercambios levantou o Karate na Bahia . Esse Paulo Boca tentou introduzir um tal de karate brasileiro , fazia treinamentos esporádicos com uma turma de amigos em que ele puxava os treinos , aprendeu uma dura lição . Acho que o melhor atleta do Karate nestes anos 70 foi Ronaldo Carlos, carioca , canhoto e destaque varias vezes na extinta revista Do .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora