Convidado kampfer

Mike Tyson final triste de um grande campeão.

Recommended Posts

Convidado kampfer

Achei esse artigo muito bem elaborado.

Relata muito bem, o fim tragico ,de um lutador que parecia imbativel.

Acabado para o boxe, Mike Tyson pode agora encontrar a paz.

Por José Elias Flores Jr.

Sentado na lona, depois de ser golpeado e empurrado por Kevin McBride no final do sexto round, Mike Tyson estava sozinho. Em meio ao pandemônio no MCI Center, em Washington D.C., EUA, olhava para o nada, indefeso e vencido, numa triste repetição da cena que havia ocorrido na luta contra Danny Williams no ano passado.

A verdade é que já por bastante tempo Tyson está derrotado. Não somente no boxe, mas na vida. Condenado por estupro, falido e acabado atleticamente para o boxe, Tyson hoje é mais motivo de pena e piedade do que de qualquer outra coisa.

A luta contra McBride mais uma vez surpreendeu. Na verdade, por tudo o que fez no boxe desde a metade da década de oitenta, até hoje é difícil fazer um prognóstico contra Tyson. Parece, na nossa ilusão, que a qualquer momento aquela matador brilhante retornará, mais motivado, rejuvenescido, pronto para novamente ocupar seu lugar de destaque no boxe mundial.

Na verdade, aquele Tyson acabou há muito tempo, provavelmente na noite que James “Buster” Douglas o massacrou no Japão, em fevereiro de 1990.

Depois de lá, Tyson ainda fez boas lutas, mas certamente não era o mesmo. Condenado por estupro em 1992, o ex-campeão foi obrigado a ficar quatro anos longe dos ringues, o que certamente não ajudou.

A morte de Cus D’Amato, a morte de Jim Jacobs, o envolvimento com Don King, a falta de uma figura paterna, os “amigos” Rory Calloway e John Horne, na verdade aliados de King, Desirée Washington... “Motivos” não faltam para que Tyson realmente tenha tido o declínio que teve.

Lembro de que pouco antes de enfrentar (e perder) para Tyson em 1988, Larry Holmes deu uma declaração que enfureceu o adversário. Na opinião de Holmes, Tyson acabaria sua vida morto violentamente ou na prisão.

Já naquela época fazia sentido. Tyson realmente não parecia normal. E esta “anormalidade” acabou por lhe transformar num dos pugilistas mais ferozes de todos os tempos. Todos sempre querem assisti-lo e mesmo se ele resolver lutar novamente daqui a alguns meses, o interesse do público estará lá. Mais que a disputa esportiva, a vida de Tyson transformou-se num circo, onde sempre se espera o próximo ato.

***

O que dizer da luta com o medíocre McBride? Depois de ser liquidado por Evander Holyfield e desgraçado por arrancar um pedaço de sua orelha na revanche, Tyson perdeu seu maior atributo: a intimidação que imputava aos adversários. Michael Spinks, Bruce Seldon, Frank Bruno são apenas alguns dos que já entraram no ringue derrotados quando enfrentaram Tyson. Holyfield não teve medo da Fera e acabou por vencê-lo com relativa facilidade.

Contra McBride, Tyson não foi nada do que já fora um dia. Nem ao menos partiu com tudo no primeiro round. Duvidando de si próprio como nunca antes, e com o peso da idade e também dos hábitos pouco saudáveis que sabidamente ostenta, acabou completamente na luta após o quarto round. Não havia mais nada lá. E McBride somente não massacrou ou mesmo aplicou um nocaute clássico em Tyson porque efetivamente não tem muita qualidade. Aliás, tem pouquíssima qualidade, sendo lento, previsível e com uma má defesa. Provavelmente, McBride não seria considerado bom o suficiente para servir de sparring ao ex-campeão apenas alguns anos atrás.

Foi triste ver Tyson sentado na lona como em seu combate anterior. É sempre triste quando um ídolo acaba deste jeito. Foi triste ver, instantes antes, Muhammad Ali com sintomas cada vez mais graves da Doença de Parkinson, assim como havia sido trágico seu final de carreira. Com Tyson não é diferente, ainda mais quando sabemos que ele estava lutando exclusivamente pelo dinheiro e para pagar as incríveis dívidas que contraiu após ter faturado mais de trezentos milhões de dólares em bolsas.

***

Talvez longe do boxe Tyson consiga algo que ainda não adquiriu. A paz. A chance de ser, como ele mesmo disse, um bom pai, uma boa pessoa, talvez um bom marido. A chance de ser um missionário, mostrando que seus erros tiveram utilidade na sua vida.

Ao interromper a luta ao final do sexto round, o técnico Jeff Fenech mostrou que é efetivamente um amigo de Mike. Talvez seria mais fácil tentar acertar um golpe fortuito e liquidar a fatura, mas Fenech protegeu Tyson de uma humilhação ainda maior, além de proteger sua saúde de golpes desnecessários e que certamente viriam no round seguinte, ou mesmo de alguma bobagem adicional que Tyson pudesse fazer, além da tentativa de quebrar o braço de McBride e de uma terrível cabeçada intencional no sexto round que abriu um violento corte no supercílio esquerdo do adversário.

Fenech salvou o pouco que restava de respeito a Tyson e ao seu legado. E, embora a imprensa norte-americana em geral não concorde, no ringue sábado à noite estava um dos maiores pesos pesados de todos os tempos.

É difícil saber se a aposentadoria de Tyson será definitiva, ou se ele não será tentado a voltar aos ringues, receber seus cinco milhões de dólares e pagar mais uma porção de dívidas. Espero realmente que McBride tenha sido o último e triste capítulo desta novela. Mas a verdade é que ninguém sabe.

Dúvidas, críticas, sugestões ou comentários? Envie um e-mail para ringue@ringue.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado NH JJ

trise.. o cara virou estrela de show de aberrações ...

Mto foda isso ...

mundo besta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado Hani

Eu sou fã do Tyson!! O cara era foda lutando, e não é só pq teve esse final de carreira triste, e pq não mais o mesmo, que minha simpatia por ele vá acabar!!

O cara é fenômeno... Um igual esse vai ser difícil de aparecer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre acompanhei as lutas do Tyson. Entre os especialista ele nunca foi considerado um lutador muito técnico, mas sim dono de um força e velocidade descomunais. Isso fazia a diferença. COm a idade ele perdeu as suas duas caracterítisticas mais importantes, e não consegue enfrentar nem adversários medianos. Ainda acho que ele retorne, faça umas 2 ou 3 lutas p/causa da grana e depois se aposente. O George Foreman lutou até os 50 anos e fez grandes apresentações, coisa que o Tyson dificilmente conseguirá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fui um grande fã do Tyson, e gostem ou não os críticos, é um dos maiores de todos os tempos.

Com certeza sua força descomunal e grande velocidade e agilidade pra um pesado ajudavam-no a ser aquele demolidor, mas acho que era mais um recalque dos críticos do que qualquer outra coisa esse papo de que ele não tinha técnica. E quem diz isso não sou eu, é o Eder Jofre. Li um artigo do melhor galo de todos os tempos que não poderia se esperar de Tyson que ele fosse um estilista que joga com jabs devido À sua baixa envergadura, por isso seu estilo era menos plástico de ser ver.

O fato é que ele é o maior e talvez o único mito surgido nesse esporte depois de Mohamed Ali. Mesmo quando ele estiver com 40 anos, gordo como o Foreman ao volttar, suas lutas vão atrair a atenção, porque o boxe hoje vive uma falta de um grande ídolo, e ele cumpre essa função, mesmo estando decadente.

Prova disso é que em qualquer lugar do mundo, bobear até na Coréia do Norte, todos sabem quem é Mike Tyson. Agora, quem seria capaz de dizer quem é o atual campeão?

Mesmo Evander Holyfield, que igaulou o número de títulos de Ali só é relevante pela surra que deu em Tyson. Do contrário, ele seria considerado o tipo de campeão que é porque alguém tem que ser.

Enquanto não surgir um novo mito, Tyson vai ser o cara. Suas lutas vão passar na noite de sábado na Globo e todo mundo vai assistir. Quando o sucessor surgir, ele será definitivamente aposentado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado shaman2004

no momento ta bom de ver o lamon brewster

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Convidado shaman2004

e detalhe ele luta quarta agora na alemanha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitos grandes lutadores de boxe nao sabem a hora de parar, sao raros os que param na hora certa (Rocky Marciano). Obvio que o Tyson tem esse problema financeiro que ainda vai faze-lo lutar mais algumas vezes nao tenham duvida.

E a categoria dos pesos-pesados está mesmo com falta de talento, e nao somente de grandes idolos, agora. Com a posentadoria do Lennox Lewis a coisa realmente ficou feia. O Lewis foi um boxer MUITO melhor que o Tyson, completo, e que fez uma carreira irretocavel, mas com certeza o Tyson será muito mais lembrado, afinal o cara era um showman, mas o Lewis foi muito superior como boxer. O foda é que o cara era apatico, nao dava show, nao provocava, nao era popular mesmo. A maior bolsa dele foi a luta contra o Mike Tyson(massacre do Lewis), e se nao me engano logo apos essa luta o Tyson lutou novamente e recebeu uma bolsa muito maior que a do Lewis em sua luta seguinte.

Se olhar agora pras "promessas" da categoria vc vai ver que 90% tem mais de 30 anos, nao houve renovaçao mesmo. Uma das unicas promessas abaixo de 30 (28 salvo engano) era o Samuel Peter que perdeu semana passada pro Vitali. Nao tem nenhum grande talento a vista a curto/medio prazo. Enta o cenario pra voltas de grandes campeoes vai estar aberto, e o Tyson fatalmente vai voltar, ano passado o Foreman chegou a anunciar que ia voltar a lutar, só nao voltou pq a mulher dele proibiu.

E qto ao Tyson o cara no seu tempo era bom mesmo, rapido, forte, e extramemente agressivo, só que está lutando agora apenas pra sobreviver, mais um final triste pra um grande campeao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenho minhas dúvidas se o Tyson anos 80 perderia pro Lewis.

O Tyson daqueles tempos teria chances, afinal tinha pegada e muita gana, mas acho o Lewis um boxer melhor.

O que disse sobre o Lewis ser melhor tem muito a ver com a carreira dele. Afinal ele enfrentou os melhores do epoca dele, e permaneceu no topo até o dia que anunciou a aposentadoria, e nao tinha mesmo pq continuar lutando, afinal nao tem mais ng que ele lute e vá acrescentar algo a sua carreira. Já o Tyson foi incrivel, mas nao soube a hora de parar, e ainda tinha alguns lutadores para enfrentar, tratorizou muita gente claro, mas o unico de grande na decada de 80 foi o Holmes mesmo.

Resumindo, o Tyson tinha muito o que provar qdo teve sua serie de problemas, o Lewis pelo contrario se aposentou pq nao tinha mais nada a provar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Warren:To vendo que vc entende bastante de boxe cara.Vc poderia quais foram os "grandes" da década de 80?Sei de uma vez que o Tyson era campeão que ele abandonou um dos cinturões(não me lembro de qual das entidades) pq se negou a enfrentar o Lewis.Vc sabe pq?

Agora,na minha opinião,num combate entre Lewis e Tyson,com ambos no auge,o inglês não consegueria parar o ímpeto da fera,Tyson encurtaria a distancia e conseguiria o KO,ou levaria na decisão.

Esse era o problema nao havia "grandes" na decada de 80, era um periodo de transiçao, igual hoje em dia. Com certeza o Holmes sobrava nos pesados na decada de 80, nao apenas por falta de oponentes a altura, mas pq ele era fora de serie mesmo. E o Tyson triturou o Holmes de forma convincente. E dp o Tyson enfrentou os melhores da epoca, nao foi protegido ou algo do tipo, é que era uma epoca de transiçao mesmo, e de qq maneira ele passou por cima de todos na epoca. A derrota pro "Buster" Douglas foi eventual, e qdo a categoria começou a apresentar bons nomes (Lewis) os problemas do Tyson começaram, era partir dai que a categoria ia pegar fogo. Acredito que o Tyson lutando o seu melhor poderia ter ganho deles e ter seu nome inscrito entre os melhores de forma a nao deixar duvidas pra ng. Mas como ocorreram os problemas que já sabemos, e o Tyson só pode voltar depois de muitos anos e longe da antiga forma, vao sempre restar duvidas a respeito do que poderia ter feito.

E eu nao lembro agora dessa perda do titulo, vou ter que dar uma olhada pra te responder.

Editado por Warren

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que ferrou o Tyson foram os inúmeros problemas que teve durante a carreira até agora.....o Lewis ao contrário soube se portar sem confusões ou escândalos, nem envolvimento com qualquer tipo de coisa (que eu saiba) e por isso se aposentou como um grande campeão......já a decadência do Tyson que na minha opinião foi O CARA no boxe, tem muito a ver com seu estilo de vida.....mas infelizmente as coisas pra uns são assim e pra outros não...ele colheu dos frutos que plantou....espero que ele tome o rumo certo em sua vida daqui pra frente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na verdade eu me enganei,não houve perda de titulo.Mas tenho quase certeza que ja lí que em uma ocasião o Tyson se negou a enfrentar o Lewis.

Obrigado pela resposta.

Amigao, permita-me ajudar na sua duvida.

Quem era campeao e jogou o cinturao no lixo pq nao queria enfrentar Lewis foi RIDWICK BOWE(acho que nao é assim que se escreve), entao acho que vc acertou no fato mas trocou o nome, alias esse RIDWICK BOWE quase matou o EVANDER HOLLYFIELD de tanta porrada...o cara era um mostro, mas com problemas que tbem afetaram sua carreira

abraços

MURPH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
NUNCA,nunca vai haver um peso pesado como o Tyson.Força,agressividade,velocidade e agilidade descomunais (para um peso pesado).Com o seu 1,80 era um nânico para os pesados e,por isso,acho absurdo os criticos dizerem que ele não tinha técnica.O cara tinha que ser diferente,como ele ia poder ficar soltando jabs contra adversarios com mto mais envergadura?E aquelas esquivas,nunca mais veremos algum pesado se esquivar daquela maneira.O Tyson tinha caracteristicas que nenhum outro pesado já teve e alguem imaginava que poderia ter.E tinha qualidades que nenhum terá tb,era mestre em encurtar distância.

Não é a toa que Mike Tyson será pra sempre Mike Tyson.

Tirou as palavras da minha boca.

Pra um cara comparativamente sem envergadura como Tyson, se esperaria que ele tentasse acertar diretos em adversários mais altos.

Mas como a velocidade e a agílidade pra pendular eram fantásticas, ele encurtava a distância e derrubava com cruzados.

O segredo pra derrotar Tyson sempre foi evitar que ele fizesse isso, socando andando pra trás, mas o único que mostrou como passar da teoria à prática foi Hollyfield.

Aliás, convém falar que Hollyfield deve seu lugar na história aos confrontos com Tyson. Do contrário, ele seria um campeão sem brilho.

Naquela 1a luta em 96, eu apostava que o Tyson iria triturar o Evander.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora