Entre para seguir isso  
pipo

Análise técnica do UFC 298: como Ilia Topuria nocauteou Alexander Volkanovski

Recommended Posts

 
Uma rápida análise de como Ilia Topuria finalizou Alexander Volkanovski no UFC 298.
Kostas Fantaousakis | 19 de fevereiro de 2024
4+
 
 

 

UFC 298: Ilia Topuria cumpre o hype

Ilia Topuria justificou as expectativas ao garantir uma vitória decisiva por nocaute sobre Alexander Volkanovski na luta principal do UFC 298, conquistando assim o título dos penas. O invicto Topuria demonstrou notável habilidade ao cumprir seu compromisso de enfrentar Volkanovski agressivamente e garantir a vitória antes do final da luta. Sua última e devastadora mão direita, aplicada enquanto ele pressionava Volkanovski contra a jaula, solidificou sua vitória sobre o experiente campeão dos penas.

 

O primeiro round foi para Volkanovksi, mas Topuria acertou o chute na panturrilha

Ilia Topuria acerta um chute devastador na panturrilha direita em Alexander Volkanovski no UFC 298.

No primeiro round da luta no UFC 298, Alexander Volkanovski usou chutes de esquerda e jabs para atacar Ilia Topuria enquanto recuava para evitar socos. Esses chutes foram executados como um jab, sem qualquer preparação prévia de socos.

Ilia monitorou meticulosamente a distância de Volkanovski, enquanto os golpes destros de Topuria erravam por pouco o alvo. Ao mesmo tempo, Alexandre recuava para o lado dos golpes destros, mantendo uma postura com o queixo elevado. Achei a postura tradicional do boxe de Topuria particularmente notável, pois evitava a distribuição excessiva de peso na perna dianteira, permitindo assim que a mão direita percorresse uma distância maior.

Volkanovski acertou com sucesso um par de mãos direitas esquerdas no rosto de Topuria e demonstrou um trabalho eficaz com os joelhos no clinche.

Ilia Topuria executou um forte chute na panturrilha direita que comprometeu a mobilidade e o equilíbrio de Alexander Volkanovski, afetando potencialmente seu desempenho durante a luta. Volkanovski venceu a rodada por pouco.

Mudando o ritmo para definir a finalização do UFC 298

A segunda rodada começou com a continuação da troca estratégica entre Volkanovski e Topuria, caracterizada pela aplicação consistente de golpes no nariz do último. O ritmo estabelecido na ronda anterior permaneceu praticamente intacto, mas a trajectória do encontro estava prestes a mudar.

Robin Black e eu discutimos como um lutador deve estabelecer um padrão ou ritmo de posturas, tipos de golpes e/ou manutenção de distância e, de repente, quebrar esse ritmo para criar aberturas.

Neste caso específico, Topuria quebrou o ritmo com um golpe de direita no corpo, que comprometeu a defesa de Volkanovski. Agora, vamos examinar cuidadosamente a sequência de movimentos que levou ao fim da luta.

A sequência final

Volkanovski dá um soco de esquerda e Topuria desliza para a esquerda.

Volkanovski dá um soco de esquerda e Topuria desliza para a esquerda. O peso de Ilia está no pé de trás e isso permite que ele mude de nível e ataque para frente em um instante, pois seus quadris estão carregados de energia cinética e ele pode facilmente diminuir a distância.

 
acabamento2

Ilia acerta o corpo com a mão direita. Observe que o queixo de Volkanovski está levantado e ele não consegue ver o próximo soco chegando. Os socos que os lutadores não imaginam são os que doem.

O gancho esquerdo é conectado ao corpo. O queixo de Alexander ainda está levantado.

O gancho esquerdo é conectado ao corpo. O queixo de Alexander ainda está levantado.

Ilia erra com a mão direita. Hora de controlar a situação e estabelecer a distância.

Ilia erra com a mão direita. Hora de controlar a situação e estabelecer a distância.

Topuria pressiona a palma da mão esquerda no rosto de Alexander.

Topuria pressiona a palma da mão esquerda no rosto de Alexander. Isso permite que ele sinta o alvo e a distância. Alexander está apoiado contra a jaula.

Ilia entrega a mão direita decisiva.

Ilia entrega a mão direita decisiva.

 

Esta luta foi uma demonstração cativante de habilidade e tenacidade. Fiquei particularmente impressionado com o desempenho de Topuria, que demonstrou sua habilidade técnica no boxe e perspicácia estratégica. Como apoiador de Volkanovski, reconheço o revés e expresso otimismo em sua capacidade de se recuperar dessa derrota no UFC 298, valendo-se da resiliência e determinação que caracterizaram sua carreira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Spider vs Cris Weidman 1 

O Americano disse na entrevista: nunca um atleta de 38 anos será tão rápido quanto um de 29. Eram as idades de um e de outro na ocasião.  
 

Volka estava bem na luta. Já tinha magoado o rosto do Topuria. 
 

O garoto tinha um plano e era bem mais rápido. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso