Entre para seguir isso  
pipo

Análise do UFC 298: Ilia Topuria tem tudo, mas será ele quem destronará Alexander Volkanovski?

Recommended Posts

 

 

 

O analista do MMA Junkie, Dan Tom, analisa as principais lutas do UFC. Hoje, damos uma olhada na luta principal do UFC 298.

O UFC 298 (pay-per-view, ESPN, ESPN+) acontece sábado no Honda Center em Anaheim, Califórnia.

 

Alexander Volkanovski (26-3 MMA, 13-2 UFC)

Alexander-Volkanovski-UFC-294-2-copy.jpg

Informações básicas:

  • Altura: 5'6 ″ Idade: 35 Peso: 145 libras. Alcance: “71,5”
  • Última luta: derrota por nocaute técnico para Islam Makhachev (21 de outubro de 2023)
  • Acampamento: Freestyle Fighting Gym (Austrália)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/kickboxing
  • Gestão de riscos: Excelente

Informações suplementares:
+ Campeão peso pena do UFC
+ Títulos regionais de MMA
+ Faixa preta de jiu-jitsu brasileiro
+ Medalha de ouro no wrestling nacional
+ 13 vitórias por KO
+ 3 vitórias por finalização
+ 7 finalizações no primeiro round
+ Poder de KO
+ Ritmo e pressão consistentes
+ Excelentes fintas e footwork
+ Seleção de golpes e contra-ataques precisos
^ Ganchos fortes e chutes nas pernas
+ Habilidade sólida de luta livre
^ Quedas, transições, embaralhamentos
+ Bom jogo de topo

Ilia Topuria (14-0 MMA, 6-0 UFC)

ilia-topuria-ufc-fight-night-204-ceremon

Informações básicas:

  • Altura: 5'7 ″ Idade: 27 Peso: 145 libras. Alcance: 69″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Josh Emmett (24 de junho de 2023)
  • Acampamento: Climent Club (Espanha)
  • Postura/estilo de golpe: Ortodoxo/kickboxing
  • Gestão de risco: Bom

Informações suplementares:
+ Título regional de MMA
+ Faixa preta de jiu-jitsu brasileiro
+ Base de grappling e wrestling
+ 4 vitórias por KO
+ 8 vitórias por finalização
+ 9 finalizações no primeiro round
+ Poder de KO
+ Ritmo e pressão agressivos
+ Boa sensação de alcance
+ Excelente técnica de boxe
^ Jabs, trabalho corporal, giros de ombro
+ Sólida habilidade de luta livre
^ Defensiva e ofensiva
+ Excelente luta de transição
^ Perigoso na posição de chave de cabeça frontal

Ponto de interesse: Melhores boxeadores do MMA

Ilia-Topuria-vs.-Josh-Emmett-UFC-on-ABC-

Josh Emmett (luvas vermelhas) luta contra Ilia Topuria (luvas azuis) em luta de peso pena durante o UFC Fight Night no VyStar Veterans Memorial Arena. (David Yeazell, EUA TODAY Esportes)

A luta principal do UFC 298 traz a luta pelo título dos penas entre dois dos melhores boxeadores que você encontrará no MMA hoje.

Um aclamado lutador que virou jogador de rugby, Alexander Volkanovski inicialmente entrou em cena como um rebatedor que normalmente se aproximava do bolso como um rolo compressor em sua postura compacta. Atleta nato, Volkanovski mostra poucos problemas ao ter que percorrer distâncias com seus chutes e cruzamentos patentes, golpes que normalmente são desencadeados por golpes de estímulo.

No entanto, desde que incorporou as influências de Brad Riddell e de sua academia irmã City Kickboxing, Volkanovski aprimorou suas fintas, trabalho de pés e fundamentos gerais de trocação, medindo e movendo-se no espaço de forma mais suave e equilibrada do que antes. O australiano de 35 anos agora mudará sua abordagem combinada, fazendo coisas como liderar com chutes que degradam a postura e finalizar combinações com uma mão longa.

Volkanovski também adotou um pouco da arrogância de seus companheiros de estábulo, mostrando ou jogando fora certos golpes para acertar outros com uma visão mais ampla em mente.

Ainda assim, ficarei muito curioso para ver como Volkanovski lida com um lutador que pode dar jab e circular/pivô tão bem quanto Ilia Topuria .
Um lutador agressivo que saiu mais como um touro do que como um matador, Topuria parece estar desenvolvendo um jogo de trocação de elite diante de nossos olhos.

Normalmente procurando cortar a gaiola, Topuria inicialmente exibirá muitas das ideias certas que você gostaria de ver em lutadores que avançam. Desde pequenas fintas que acompanham a pressão de Topuria até as distâncias apertadas que ele gosta de manter em pé, o estilo do lutador georgiano garante altas temperaturas em suas lutas.

Embora Topuria não seja o lutador mais alto ou mais longo de sua categoria, ele tem um talento especial para socar seus oponentes para enfrentá-los no meio. O jogador de 27 anos também é bom em acertar ganchos de esquerda, principalmente no fígado.

 

Em sua última apresentação ao lado de Josh Emmett, Topuria demonstrou a capacidade de concentrar sua agressividade por 25 minutos no que foi uma masterclass de boxe contra um perfurador devastador.

 

Além de um trabalho de pés sólido e um belo jab, Topuria incorporou discretamente alguns giros de ombro para proteger o queixo e tirar um pouco da força dos golpes de Emmett. Essa tática e o espírito do movimento de Topuria, em geral, também alimentaram os contadores de tração patenteados do georgiano (que vêm com uma arrogância de Conor McGregor-Esque a reboque).

Ponto de interesse: Potenciais ameaças de luta

Alexander-Volkanovski-vs.-Yair-Rodriguez

Alexander Volkanovski (luvas vermelhas) luta contra Yair Rodriguez (luvas azuis) durante o UFC 290 na T-Mobile Arena. (Stephen R. Sylvanie, EUA TODAY Esportes)

Considerando que os dois vêm de bases de luta livre, ninguém deve se chocar se a festa dos pesos-penas cair no chão em algum momento deste sábado.

Perigoso lutador de finalização que cresceu com o jiu-jitsu, Topuria provou ser um faixa-preta de alto nível com sua habilidade de finalização no chão.

Um demônio da posição de headlock frontal, Topuria pode facilmente fazer a transição para seu estrangulamento anaconda favorito como se fosse uma segunda natureza. Topuria também é um lutador sólido e um excelente scrambler – uma área onde seu atletismo brilha particularmente.

 

Ainda assim, ficarei curioso para ver como as entradas do georgiano se comparam às de Volkanovski (caso ele opte por ser ofensivo nesse departamento).

Desde que controlou sua agressão e lutou de forma mais inteligente, Volkanovski parece ser ainda mais difícil de derrubar e controlar de forma significativa devido à sua consciência geral de posicionamento – particularmente contra a cerca.

 

Mesmo quando derrubado, Volkanovski exibe um posicionamento sólido da cabeça e detalhes inteligentes, como um gancho baixo (limitando os contadores do estrangulamento frontal) ao tentar executar coisas como movimentos de meia-guarda.

 

Ofensivamente, Volkanovski parece permanecer consistente com essas tendências, parecendo preferir opções mais eficientes, como movimentos internos do clinche, em oposição às tradicionais pernas duplas e simples contra a cerca que ele costumava favorecer. Dito isso, ficarei curioso para saber se o campeão optar por voltar para a última opção, já que as unilaterais parecem ser o caminho de queda mais realista contra um atleta problemático como Topuria.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

Apesar dos criadores de probabilidades abrirem o campeão como um favorito um pouco maior, o dinheiro público tem chegado ao desafiante, listando Volkanovski -125 e Topuria +100 via FanDuel.

Entre as vibrações de Anderson Silva-Chris Weidman que recebi desde essa reserva inicial até os recentes tempos difíceis que Volkanovski passou dentro e fora da jaula, posso entender por que há apoio chegando para Topuria.

Além do fato de Volkanovski estar fazendo um retorno bastante rápido depois de sofrer uma derrota por paralisação em uma divisão, Topuria é um dos poucos lutadores do planeta que consegue igualar o peso por peso no departamento de velocidade e trocação.

Se a sensibilidade rápida de Topuria lhe permitir saltar cedo sobre Volkanovksi, então nenhum de nós deverá ficar chocado se o instinto assassino do georgiano lhe permitir arrebatar o título de campeão neste sábado.

Dito isto, apesar de ambos os homens compartilharem vulnerabilidades semelhantes aos chutes devido às suas propensões para mergulho e posturas centradas no boxe, suspeito que o campeão seja o melhor chutador dos dois.

Volkanovski também tem uma mão de ataque mais educada, o que pode ser útil considerando a propensão de Topuria para acertar chutes do lado esquerdo. E se Volkanovski decidir mudar as coisas no wrestling, acredito que ele tenha a resistência superior e os recursos defensivos para se manter a salvo das proezas de finalização de Topuria.

Por essas razões, ficarei do lado de Volkanovski para sobreviver à tempestade inicial e fazer os melhores ajustes na reta final para uma vitória competitiva, mas clara no placar.

Previsão: Volkanovski por decisão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso