Entre para seguir isso  
pipo

Análise do UFC Fight Night 228: Qual o caminho de Mateusz Gamrot para derrotar Rafael Fiziev?

Recommended Posts

 

 

 

O analista do MMA Junkie, Dan Tom, analisa as principais lutas do UFC. Hoje daremos uma olhada no evento principal do UFC Fight Night 228 .

O UFC Fight Night 228 acontece sábado, no UFC Apex, em Las Vegas. O evento é transmitido pela ESPN+.

Rafael Fiziev (12-2 MMA, 6-2 UFC)

Rafael-Fiziev-ufc-fight-night-228-media-

Rafael Fiziev

Informações básicas:

  • Altura: 5'8 ″ Idade: 30 Peso: 155 libras. Alcance: 71,5″
  • Última luta: derrota por decisão para Justin Gaethje (18 de março de 2023)
  • Acampamento: Tiger Muay Thai/Kill Cliff FC (Tailândia/Flórida)
  • Postura/estilo de ataque: Ortodoxo/muay Thai
  • Gestão de risco: Bom

Informações complementares:
+ Vários prêmios de muay Thai
+ Campeão nacional em sambo de combate
+ Campeão nacional em combate corpo a corpo
+ 6 vitórias por KO
+ 1 vitória por finalização
+ 6 finalizações no primeiro round
+ Poder de KO
+ Ritmo e pressão agressivos
+ Trabalho de pés sólido
+ Bom movimento da cabeça
^ Deslizamentos e rasgos/contra-ataques combinados
+ Chutes tailandeses fortes e precisos
^ Varia bem com o corpo
+ Forte dentro do clinche
^ Golpes sólidos e defesa de quedas
+ Capacidade de luta de submissão útil

 

Mateusz Gamrot (22-2 MMA, 5-2 UFC)

Mateusz-Gamrot-ufc-fight-night-228-media

Mateusz Gamrot

Informações básicas:

  • Altura: 5'10 ”Idade: 32 Peso: 155 libras. Alcance: 70,5″
  • Última luta: vitória por decisão sobre Jailin Turner (4 de março de 2023)
  • Acampamento: American Top Team (Flórida)
  • Postura/estilo de golpe: Switch-stance/kickboxing
  • Gestão de risco: Bom

Informações suplementares:
+ Títulos leves e penas do KSW
+ Vários elogios no grappling
^ Campeão polonês e europeu do ADCC
+ 7 vitórias por KO
+ 5 vitórias por finalização
+ 3 finalizações no primeiro round
+ Poder de KO
+ Ritmo e pressão agressivos
^ Melhora à medida que a luta avança
+ Jabs bem em ambas as posturas
^ Faz cruzamentos precisos quando apropriado
+ Golpes bem nos contra-ataques
+ Sólida capacidade de queda
^ Favorece o encadeamento de singles baixos
+ Excelente grappler de transição
^ Boas lutas e finalizações

 

Ponto de interesse: Golpear na pequena gaiola

mateusz-gamrot-jalin-turner-ufc-285-2.jp

Mateusz Gamrot, por cima, dá um soco em Jalin Turner durante luta de peso leve de artes marciais mistas do UFC 285 no sábado, 4 de março de 2023, em Las Vegas. (Foto AP/David Becker) ORG XMIT: NVDB109

A luta principal de Las Vegas traz confronto de peso leve entre Rafael Fiziev e Mateusz Gamrot .

Estilista de stick-and-move que gosta de mudar de postura, Gamrot traz muitos looks para a mesa.

Quer Gamrot esteja operando com canhoto ou ortodoxo, o ex-campeão do KSW baseia uma quantidade razoável de seu ataque em seu jab. Normalmente utilizando-o como estímulo, Gamrot anexará tudo, desde cruzamentos precisos até chutes esmagadores na panturrilha, quando apropriado.

Na verdade, Gamrot sem dúvida faz seu melhor trabalho quando se trata de desenvolver seus socos diretos, especialmente quando disfarça seus cruzamentos de canhoto como fogo de cobertura para seus ataques simples e rasteiros. O polonês também tem um sólido senso de luta manual que auxilia em seus esforços, mas ele precisa estar atento ao atacar um lutador como Fiziev.

Demonstrando excelentes instintos de contra-ataque em vários intervalos, Fiziev tem um talento especial para transformar a defesa em ataque. Esteja ele escorregando para a esquerda ou para a direita, “Ataman” é bom em devolver ganchos e chutes fortes combinados.

Como muitos kickboxers russos e do Leste Europeu, Fiziev é muito fluente em seu lado líder, muitas vezes pontuando as trocas com ganchos de esquerda na cabeça ou chutes tailandeses fortes no corpo. O jogador de 30 anos também fará chutes rápidos por dentro das defesas para atrapalhar ainda mais sua oposição, mas fica mais do que feliz em sentar e atacar qualquer membro que estiver disponível.

Como muitos estilistas de muay Thai, Fiziev mostra uma sensibilidade sólida no clinche, principalmente quando se trata de encontrar joelhos e cotovelos. Ainda assim, não tenho certeza de quão ofensivo Fiziev será nesses espaços, dadas as quedas que provavelmente estarão na mente de Gamrot.

 

Ponto de interesse: vencer a luta livre

rafael-fiziev-bobby-green-ufc-265-14.jpg

7 de agosto de 2021; Houston, Texas, EUA; Bobby Green (luvas vermelhas) luta contra Rafael Fiziev (luvas azuis) durante o UFC 265 no Toyota Center. Crédito obrigatório: Troy Taormina-USA TODAY Sports

Dado o ponto crucial estilístico do jogo de Gamrot, vencer o wrestling deve ser fundamental para ambos os lutadores neste sábado.

Uma ameaça de queda consistente na jaula, Gamrot adora trabalhar com golpes rasteiros. Normalmente atirando na posição de canhoto, Gamrot é extremamente rápido quando se trata de mudar de nível.

Precisando apenas de uma mordida superficial em seu chute, Gamrot é bom em trabalhar rapidamente a perna para encadear outros ataques.

Esteja ele subindo até a virilha alta ou mudando para dobrar, “Gamer” ganha seu apelido pela quantidade de esforço que ele coloca em suas finalizações. E se Gamrot conseguir segurar o adversário no chão, então o campeão do ADCC de 32 anos tem alguns truques sólidos na manga.

Um grappler de finalização agressivo, Gamrot não tem medo de ir atrás de qualquer ângulo. Esteja ele caindo aleatoriamente para chaves de perna ou tentando agressivamente passar por cima, Gamrot está sempre procurando posições para encerrar a luta.

Felizmente para Fiziev, ele também tem experiência em sambo de combate que o ajuda nas fases de transição do wrestling.

Já forte no clinche, Fiziev mostra sólidos instintos de contra-grappling de perto. De whizzers e underhooks competentes a um bom senso de quadril, o profissional de oito anos tem se mostrado difícil de derrubar até agora em sua carreira no UFC.

Embora Fiziev mostre pouco interesse em lutar no chão por longos períodos de tempo, ele não parece ter medo de agitar as coisas com uma queda ou queda. Fiziev também é bom em marcar golpes oportunistas em trânsito, principalmente quando se trata de cotoveladas nos contra-ataques.

Se Fiziev conseguir impedir as tentativas de queda de dos Anjos, então esperamos ver o nativo do Azerbaijão punir seu homólogo polonês com rebatidas no contra-ataque. Mas se Gamrot for capaz de colocar Fiziev de castigo e fazê-lo funcionar de forma significativa, então as coisas podem ficar interessantes à medida que a luta avança.

 

Ponto de interesse: probabilidades e opiniões

mateusz-gamrot-jalin-turner-ufc-285-3.jp

Mateusz Gamrot reage após ser declarado vencedor de Jalin Turner por decisão dividida em luta de peso leve de artes marciais mistas do UFC 285, sábado, 4 de março de 2023, em Las Vegas. (Foto AP/David Becker) ORG XMIT: NVDB106

Os oddsmakers e o público estão favorecendo ligeiramente o jovem, listando Fiziev -166 e Gamrot +130 via FanDuel.

Considerando a natureza enganosa do currículo recente de cada lutador, não estou surpreso em ver uma linha de apostas estreita, sem nenhum movimento significativo digno de menção. Dito isto, suspeito que este confronto possa favorecer o oprimido do ponto de vista estilístico.

Fiziev apresenta a competente defesa de quedas e chutes no corpo que tradicionalmente incomodam Gamrot, mas não tenho certeza de como Ataman vai aguentar o ritmo em que Gamer luta.

Claro, Fiziev pode ter conseguido se manter à tona e finalizar Rafael dos Anjos no quinto frame de seu último teste de cinco rounds, mas Fiziev estava tentando se cansar antes de aproveitar uma explosão oportunista para iniciar o round final.

Além disso, dos Anjos é um lutador que claramente já passou do seu apogeu e trabalha com um arsenal de quedas menor e que depende muito da cerca.

Gamrot, por outro lado, irá acorrentar suas tentativas e aproveitar qualquer momento em que Fiziev morder suas falsificações. O estilo do polonês definitivamente não é tão amigável aos critérios, apesar dos scorecards que ele recebeu ao lado de Arman Tsarukyan e Jailin Turner, mas o jogo de Gamrot pode ser um pesadelo estilístico ao longo de cinco rounds se você não conseguir igualá-lo no departamento de luta.

Suspeito que a defesa da primeira camada de Fiziev irá resistir no início, mas ele poderá rapidamente se encontrar travando uma batalha difícil se não for capaz de finalizar ou machucar Gamrot significativamente no início.

Acrescente o fato de que essa luta acontecerá no octógono menor do The Apex, e ficarei do lado do grappler superior em Gamrot para eventualmente quebrar Fiziev com seu ritmo, pressão e luta livre na reta final. Embora vencer nas cartas seja provavelmente o caminho mais plausível para o polonês, tenho uma leve suspeita de que Gamrot finaliza no quarto round.

Previsão: Gamrot à distância

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso