Entre para seguir isso  
pipo

Análise Prévia - Charles do Bronx x Beneil Dariush. Brasil, dê um voto de confiança pro Charles

Recommended Posts

Caminhos para a vitória: Beneil Dariush pode finalmente garantir uma chance pelo título ao derrotar Charles Oliveira no UFC 289?

 Beneil Dariush  Foto de Josh Hedges/Zuffa LLC
 

O UFC 289 acontece neste sábado na Rogers Arena em Vancouver e na luta principal, a campeã peso-galo feminino do UFC Amanda Nunes coloca seu cinturão em jogo contra Irene Aldana... mas não estamos aqui para falar disso, porque o co -evento principal é uma das melhores lutas do verão.

O ex-campeão dos leves Charles Oliveira tenta se recuperar depois de perder para Islam Makhachev quando enfrentar Beneil Dariush no que pode ser o confronto número 1 do candidato. Dariush certamente terá uma chance pelo título com uma vitória, no mínimo, então vamos dar uma olhada em quem fará o trabalho no sábado e como.

Caminhos para a vitória de Charles Oliveira no UFC 289

Charles Oliveira está de volta, o que significa que aí vem o caos.

A última vez que dissecamos Oliveira foi para o UFC 280 e sua batalha contra Islam Makhachev, e de muitas maneiras, ele tem uma luta semelhante em suas mãos desta vez. Assim como Makhachev, Dariush é um excelente grappler de primeira posição, que não tem medo de saltar para a guarda de Oliveira. Isso é um problema para Oliveira porque, como discutimos da última vez, a ameaça de sua guarda tem sido a palha que agita a bebida de Oliveira durante sua carreira renascentista. Como os adversários tinham medo de ir para o chão com ele, Oliveira estava livre para ser o mais agressivo possível em pé, sabendo que poderia simplesmente cair para trás e se recuperar se necessário. Esse plano não era viável contra Makhachev e é igualmente ruim ao enfrentar Dariush. Então, o que isso significa? Bem, para começar, não desista das quedas.

Ao contrário de algumas opiniões por aí, Oliveira não é realmente um lutador defensivo ruim, ele raramente tenta fazer isso. Contra Makhachev, ele puxou para a guarda uma vez e foi tropeçado com um arremesso sorrateiro na cerca, mas fora isso, manteve os pés (até cair com a mão direita). Essa tem que ser a prioridade nessa luta. Dariush não é um wrestler explosivo e não tem a diversidade de quedas que Makhachev tem, então se Oliveira conseguir encher a primeira tentativa, ele tem grandes chances de impedir toda a sequência.

Isso nos leva ao clinch, porque há uma boa chance de muito dessa luta acontecer lá. Como Dariush não é um lutador explosivo, ele acaba em muitos clinches e é sorrateiramente bom nisso. Ele pode lançar um arremesso ou acertar os joelhos, enquanto apresenta a ameaça de uma mudança de nível. Felizmente, Oliveira também é muito perigoso no clinch, e toda vez que eles entram em um, ele precisa marcar presença com cotoveladas e joelhadas, para depois quebrar. Não fique por perto e deixe Dariush encontrar o caminho de volta a partir daí.

O mais importante para Oliveira, porém, é a trocação. Embora não seja um sábio técnico, Oliveira é um atacante muito mais preciso do que Dariush, que é propenso a acessos de agressividade selvagem que deixam seu queixo aberto. Oliveira precisa fazê-lo pagar por isso. As melhores armas a esse respeito seriam joelhadas e uppercuts, já que Dariush tem a tendência de se abaixar e atacar quando quer forçar o problema, e um tiro na hora certa pode derrubá-lo. Eu também gosto do chute frontal de Oliveira neste confronto. É uma boa arma em geral e pode bloquear um pouco da pressão de Dariush.


 

 

Caminhos para a vitória de Beneil Dariush no UFC 289

Para não ser muito derivado, mas para Beneil Dariush vencer esta luta, ele deve simplesmente replicar o plano de jogo de Islam Makhachev. Funcionou brilhantemente para Makhachev e Dariush tem todas as habilidades para fazer exatamente a mesma coisa.

Como dito acima, por mais perigosa que seja a guarda de Oliveira, é improvável que ameace seriamente Dariush, que é um exímio praticante de Jiu-Jitsu e um dos melhores grapplers do UFC, ponto final. Tudo pode acontecer, Dariush foi finalizado por Michael Chiesa afinal, mas as chances estão a seu favor se Dariush conseguir levar Oliveira ao chão de forma consistente. Então esse é o Plano A: pressão + quedas = sucesso.

Nessa nota, a pressão é realmente importante aqui. Como muitos no MMA (incluindo Dariush), Oliveira faz o seu melhor trabalho na frente. Dariush não pode permitir que isso aconteça. Tem que ser ele quem dita os termos do noivado, porque quando Oliveira fica com a cabeça cheia de vapor, ele é assustador, mas se você diminuir o ritmo dele, ele começa a recuar. Um Oliveira que se move para trás e procura reagir é muito menos perigoso do que um que está à caça.

A trocação é provavelmente a maior variável para Dariush, porque embora ele não seja o atacante mais bonito, ele é realmente eficaz, e Oliveira certamente pode ser acertado com os pés. “Do Bronx” foi descartado em cada uma de suas últimas quatro lutas, e Dariush tem o poder e a consciência do bolso para fazer o mesmo se eles começarem a trocar dentro. Essa é uma proposta arriscada, porque Dariush não é o mais experiente defensivamente e, embora tenha um grande queixo, ainda não é a melhor ideia deixar Oliveira bater nele. No que diz respeito à trocação, acho que Dariush é melhor servido mantendo as coisas simples. Ele tem um bom chute de corpo esquerdo que ele deve usar liberalmente, e ele deve segui-lo com diretos de esquerda no meio. Makhachev acertou Oliveira repetidamente com as esquerdas no cano enquanto Oliveira avançava ou recuava em linhas retas,


X-Factors

Oliveira aprendeu alguma coisa com a derrota para Islam Makhachev?

Oliveira perdeu para Makhachev por motivos muito específicos, mas não está claro se ele está disposto a reconhecê-los e se adaptar. Em março, Oliveira disse que se recusou a assistir a luta de volta e que não mudaria nada daqui para frente . Presumivelmente, seus treinadores não compartilham dessa opinião, mas no final das contas é Oliveira quem luta. Se ele entrar nessa luta achando que fazer guarda está tudo bem, ele provavelmente está ferrado. Esta é uma luta de apenas 15 minutos, o que significa que Dariush só precisa de duas quedas para vencer, e se Oliveira simplesmente as conceder, então esta luta já acabou.


Predição

Para mim, essa luta se resume a quem ganha a batalha de pressão. Embora ambos os homens possam lutar em retirada, nenhum deles se destaca nisso, e ambos são tão bons avançando que quem quer que imponha sua vontade dessa forma quase certamente vencerá a luta; e acho que a pessoa mais provável para fazer isso é Dariush. Oliveira é um lutador de ímpeto e se Dariush conseguir uma queda cedo, ou simplesmente usar a ameaça de quedas para forçá-lo a recuar, o “Do Bronx” vai ter dificuldade para seguir em frente, e quando isso acontecer, está tudo acabado. Dariush vai crescer à medida que a luta avança e Oliveira começa a murchar, resultando em uma performance de domínio no estilo Dariush x Tony Ferguson, só que desta vez ele finalizará.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dana White fala sobre o vencedor de Beneil Dariush x Charles Oliveira recebendo a disputa pelo título; Dariush responde 

 

Dana White não está pronto para definir nada quando se trata de futuros desafiantes ao título, mesmo com uma provável luta número 1 definida como o co-evento principal do UFC 289 .

Antes da coletiva de imprensa pré-luta na quinta-feira, Beneil Dariush e Charles Oliveira afirmaram que uma vitória no sábado deve levar a um confronto futuro com o atual campeão dos leves do UFC, Islam Makhachev . De sua parte, White hesitou em fazer qualquer declaração, embora admitisse que Dariush ou Oliveira seriam os candidatos mais prováveis para essa oportunidade.

“Não faço ideia”, respondeu White quando questionado sobre o que está em jogo no co-evento principal do UFC 289. “Vamos ver como vai ser a luta no sábado, mas sim, obviamente faz muito sentido.

“Aqui e agora, faz muito sentido. Veremos o que acontece."

Antes de chegar a Vancouver para a luta no sábado, Dariush disse ao MMA Fighting que os executivos do UFC lhe deram a palavra de que ele teria a próxima chance pelo cinturão se conseguisse despachar Oliveira, o que seria sua nona vitória consecutiva.

Mesmo depois que Dustin Poirier x Justin Gaethje 2 foi agendado para a luta principal do UFC 291 , potencialmente interferindo em seus planos futuros, Dariush manteve a promessa que a promoção fez quando assinou seu contrato de luta para a luta de Oliveira.

“Não é sempre que eles me dão sua palavra”, disse Dariush ao MMA Fighting. “Desta vez eles fizeram. Vou acreditar na palavra deles. Se não for assim, vou seguir o conselho de Justin Gaethje e possivelmente me rebelar.

Depois de ouvir a resposta de White à questão do título, Dariush não ficou irritado ou chateado que talvez a promoção estivesse potencialmente desistindo da promessa feita a ele.

“Não, não estou nem um pouco preocupado”, disse Dariush.

Em vez de se deixar consumir pelas disputas de título em potencial, Dariush optou por elogiar Oliveira como adversário, enquanto ainda previa uma vitória no sábado.

 

“Estou confiante em meu conjunto de habilidades”, disse Dariush. “Estou confiante no que Deus me deu. Eu reconheço o quão bom Charles é. Não é algo que vejo nele que seja uma falha. Eu apenas acredito em mim e no que Deus me deu.

“Eu já disse isso antes, na minha opinião, Charles, o segundo melhor peso leve de todos os tempos logo atrás de Khabib [Nurmagomedov]. Mas isso não importa para mim. Eu quero lutar contra os melhores caras do mundo.”

Se Dariush se sentiu menosprezado pelo descompromisso de White com sua disputa pelo título, ele não estava sozinho. O presidente do UFC teve o mesmo pensamento ao ser questionado sobre o peso-galo feminino, já que Amanda Nunes enfrentará Irene Aldana na luta principal do UFC 289.

Nunes deveria enfrentar a ex-campeã Julianna Pena em uma trilogia antes que ela sofresse uma lesão, o que resultou na luta de Aldana. Enquanto isso, Raquel Pennington voou para Vancouver para servir como reserva para o evento principal, o que também a coloca em uma posição vantajosa para o futuro.

Resta saber se a próxima chance pelo cinturão vai para Pena, Pennington ou outro – White não quis especular.

“Não faço ideia”, White encolheu os ombros. “Vamos ver como tudo se desenrola.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, com o Charles agente Sabe que nao tem meio termo, ou ganha espetacularmente ou perde espetacularmente...sinceramente nao sei qual Sera hj, o que eu sei e que o contexto e muito favoravel ao Iraniano, pra mim esta mais focado, e e mais importante pra ele essa luta que pro Charles, Charles agora esta tendo muitas atividades paralelas na midia o que é normal quando se atinge a fama que ele...e acho que a resiliencia do Iraniano pode prevalecer...Alem de ser um lutador muito forte psicologicamente.

Editado por Maracatu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso