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UFC admite 'diminuir os custos do atleta', já que ostenta 'melhor ano financeiro' em 2022

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Bloody Elbow dá uma olhada nos números financeiros dos arquivos da Endeavor na SEC e na chamada de ganhos, detalhando como o UFC quebrou recordes mais uma vez.


 

A Endeavor Group Holdings, empresa controladora do UFC, divulgou recentemente seus ganhos do 4º trimestre e do ano inteiro para 2022. No ano inteiro, eles tiveram receita de US$ 5,268 bilhões, um aumento de US$ 190,4 milhões em relação a 2021, e seu EBIDTA ajustado foi de US$ 1,164 bilhão, um aumento $ 283,2 milhões ano a ano. A Endeavor também observou que havia feito US$ 500 milhões em pagamentos de dívidas discricionárias, reduzindo sua dívida total de longo prazo de US$ 5,63 bilhões no final de 2021 para US$ 5,17 bilhões.

Tanto em seus registros de 8-K quanto de 10-K na SEC e em sua teleconferência para investidores , a Endeavor se esforçou para destacar o desempenho do UFC no ano passado e o quão importante foi para o sucesso geral da empresa. Como o Bloody Elbow é um site de esportes de combate que atende principalmente aos fãs de MMA, vamos nos concentrar no que podemos obter sobre as finanças do UFC a partir dessas divulgações financeiras.

 

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UFC compõe a maior parte das propriedades esportivas de propriedade da Endeavor

Embora os registros da Endeavor junto à SEC não forneçam detalhes granulares sobre o UFC, eles relataram o desempenho do ano passado pelo segmento Owned Sports Properties, que é composto pelo UFC, PBR bull-riding e basquete da Euroliga (bem como para uma parte do ano passado, Diamond Baseball Holdings, uma coleção de 10 times da liga secundária que a Endeavor vendeu em agosto). Também relatou um EBITDA ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de $ 648 milhões, um aumento de $ 111 milhões em relação a 2021. As margens EBITDA também aumentaram ligeiramente, de 48,5% em 2021 para 48,6% em 2022.

 

Screen_Shot_2023_02_28_at_5.44.02_PM.png Finanças do segmento de propriedades esportivas próprias  Endeavor Group Holdings, LLC 10-K Para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2022

Embora o arquivamento da Endeavor na SEC não tenha revelado o quanto o UFC foi responsável por esses números, temos uma ideia com base no que a empresa de classificação de crédito Moody's relatou sobre as finanças do UFC. Em 2019, a Endeavor reportou $ 935 milhões de suas propriedades esportivas próprias. No mesmo ano, a Moody's informou que o UFC gerou aproximadamente $ 860 milhões em receitas, ou 92% das receitas do segmento. Em 2020 Propriedades Esportivas Próprias tiveram receita de $ 953 milhões e o UFC cerca de $ 890 milhões, ou 93% das receitas. E em 2021 Propriedades Esportivas Próprias tiveram $ 1,108 bilhão em receita e o UFC aproximadamente $ 1,020 bilhão, ou 92% de todas as receitas.

 

Screen_Shot_2022_06_06_at_10.35.54_PM.pn Fonte: Moody's Credit Opinion UFC Holdings, LLC 25 de maio de 2022

Melhor ano financeiro de sempre pelo quarto ano consecutivo

Em 2022, a Owned Sports Properties registrou US$ 1,332 bilhão em receita, com o aumento de 2021 sendo impulsionado em grande parte pelo UFC “devido ao aumento das taxas de direitos de mídia, maior patrocínio, licenciamento, PPV comercial e receita relacionada a eventos de mais eventos com audiências ao vivo. .”

O 10-K da Endeavor nos informa que a Diamond Baseball Holdings foi responsável por US$ 64 milhões em receitas de propriedades esportivas próprias. Como essa entidade não fez parte do segmento nos anos anteriores, podemos deduzir sua parte para obter $ 1,268 bilhão em receita total do UFC, PBR e Euroliga; as três entidades que compuseram o segmento em anos anteriores. Se assumirmos que o UFC foi novamente responsável por nada menos que 90% da receita, pode-se esperar que o UFC tenha gerado pelo menos $ 1,14 bilhão no ano passado.

 

Esse valor para o UFC estaria de acordo com a declaração da Endeavor de que a empresa “apresentou seu melhor ano financeiro pelo quarto ano consecutivo”. Este melhor ano veio com uma série de recordes quebrados, incluindo receita, patrocínios, produtos de consumo (“principalmente nas categorias de videogame, cartão comercial e NFT”) e as Fight Nights de maior bilheteria da história da empresa, tanto globalmente quanto no NÓS

Por patrocínio em 2022, o UFC teve as maiores vendas da história da empresa. Segundo o CEO Ari Emanuel, os patrocínios do UFC passaram “de oito para nove dígitos”. Entre os novos patrocinadores adicionados à sua lista estava a plataforma blockchain VeChain, New Amsterdam Vodka (“o oficial pronto para beber vodca do UFC”) e Dwayne Johnson's Project Rock junto com novas categorias como o caminhão comercial elétrico oficial e o escritório de advocacia oficial .

Embora o atual acordo de transmissão da ESPN ainda tenha mais dois anos restantes, o UFC renovou dez de seus acordos internacionais de direitos de mídia em 2022. Esses acordos renovados viram seu valor médio anual geral mais do que dobrar em relação aos acordos anteriores. Durante a teleconferência, a Endeavor apontou, como exemplo de quanta demanda havia pelo UFC internacionalmente, que havia seis licitantes por seus direitos no Reino Unido.

Os eventos ao vivo também foram um ponto forte para o UFC, com todos os 21 eventos com público ao vivo esgotados. Isso incluiu "quatro das noites de luta de maior bilheteria nos Estados Unidos e as duas noites de luta de maior bilheteria da história do UFC, ambas na O2 Arena de Londres". Taxas de site, que o UFC arrecadou em eventos de Cingapura, Perth, Abu Dhabi e Utah, foram destacadas como algo que potencialmente fornecia margens altas e que a empresa estava procurando “ter taxas de site de alta margem para três a quatro de nossos eventos ao vivo. “em 2023.

Despesas

Os custos operacionais foram “parcialmente compensados pelos custos mais baixos dos atletas para o UFC”.

Além das receitas mais altas no ano passado, os custos operacionais diretos das propriedades esportivas próprias também aumentaram US$ 54,1 milhões, ou 14,2%, em relação a 2021, totalizando US$ 433,8 milhões. Os custos operacionais diretos mais altos foram creditados principalmente às despesas relacionadas ao aumento do número de eventos UFC e PBR ao vivo, bem como aos custos dos sete meses que a Endeavor administrou a Diamond Baseball Holdings. Também foi observado pela Endeavor que esses aumentos nos custos operacionais diretos foram “parcialmente compensados pelos custos mais baixos dos atletas para o UFC”.

Com base nos comentários dos executivos da Endeavor, estimamos que o pagamento total dos lutadores em 2021 foi de US$ 178,8 milhões ou 17,5% da receita do UFC . Isso está de acordo com o que sabemos sobre a parcela de receita que o UFC pagou no passado e o que eles projetaram que continuariam a pagar após a venda em 2016.

Se o pagamento total dos atletas do UFC fosse apenas 1% menor em 2022 do que em 2021, e suas receitas acabassem sendo de $ 1,14 bilhão, então a participação dos lutadores na receita teria sido de apenas 15,5% no ano passado.

Claro, se o pagamento dos caças fosse reduzido em mais de 1%, sua participação na receita teria sido ainda mais desigual a favor da empresa.

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