Entre para seguir isso  
pipo

Por dentro do caminho guerreiro de Jiri Prochazka, de hooligan do futebol a candidato ao título do UFC

Recommended Posts

 

JIRI PROCHAZKA colocou os braços ao lado do corpo e curvou seu corpo esguio de 1,80m em um arco. Na frente dele estava um sacerdote xintoísta, vestindo uma túnica branca e um gorro preto tradicional, chamado tate-eboshi.

Era outubro de 2019, poucos dias depois que Prochazka nocauteou Fabio Maldonado em um card de artes marciais mistas da Rizin Fighting Federation em Osaka, Japão. Após a luta, Prochazka e seus treinadores pegaram um trem para o norte até Kyoto para visitar Sanjusangendo, o local de um dos duelos mais famosos do renomado espadachim e filósofo japonês Miyamoto Musashi.

Ali, diante de um santuário, o sacerdote xintoísta ofereceu uma bênção a Prochazka, seguidor dos princípios de Musashi. Ele falava apenas em japonês. O treinador de Prochazka, Jaroslav Hovezak, chamou a cerimônia comovente de outro marco no caminho guerreiro de Prochazka.

"Isso o fortaleceu em seu caminho", disse Hovezak. "Foi uma experiência forte para a nossa equipa."

Oito anos atrás, Hovezak deu a Prochazka uma cópia de "O Livro dos Cinco Anéis", de Musashi, um texto sobre artes marciais e um guia para a vida. Desde então, Prochazka seguiu os ideais de Musashi quase religiosamente. Sua evolução o levou de um autoproclamado "cara muito selvagem" que se envolveu em mais de 100 brigas de rua, estava em um clube de hooligans de futebol na República Tcheca e uma vez bebeu vodka de uma linha de combustível de motocicleta, para alguém que modela sua vida depois do Bushido, um código moral japonês que remonta aos samurais. E essa disciplina o levou à glória do UFC.

 

"Acho que Jiri era mais japonês do que muitos de nós aqui no Japão", disse o matchmaker do Rizin, Shingo Kashiwagi.

O objetivo de Prochazka é "maestria em todas as partes da vida", e seu próximo passo para conseguir isso nas artes marciais vem no sábado, quando ele desafia Glover Teixeira pelo título dos meio-pesados do UFC na luta principal do UFC 275 em Cingapura (22h ET na ESPN + PPV).

Embora seja um objetivo cobiçado, o cinturão do UFC não é o ponto final para Prochazka, que carrega sua cópia desgastada e com orelhas de "O Livro dos Cinco Anéis" com ele aonde quer que vá - até mesmo o vestiário. Prochazka (28-3-1), um dos lutadores mais empolgantes do mundo, com 10 nocautes seguidos, considera ganhar o cinturão de ouro apenas mais uma parte de seu "jeito de guerreiro".

"Para mim, é mais importante vencer a luta e como vencer a luta", disse o ex-campeão do Rizin, de 29 anos. "Como vou mostrar minhas habilidades, minha [evolução] da minha última luta para essa luta, que, para mim, é a mais importante. Toda essa luta é evoluir. Tudo para mim, nesta vida, é evolução. ser melhor, entender melhor, expressar melhor."


AS COMEMORAÇÕES PÓS- LUTA DE PROCHAZKA costumavam ser lendárias, de acordo com o amigo íntimo e parceiro de negócios do lutador, Michal Sauer. Nos primeiros dias de sua carreira, Prochazka dava festas loucas após suas lutas, completas com música alta, dança e bebida pesada. Prochazka estava no centro do júbilo.

"Ele era louco nessas festas", disse Sauer. "Não apenas dançando, mas todo mundo estava olhando para ele. Ele é um pouco como Conor McGregor . Todo mundo sabe que ele está na sala. Ele era muito barulhento. Ele gosta de atenção. Não apenas festas, mas gostava de atenção em todos os lugares que ia. um cara muito engraçado e todo mundo gostou, porque ele fez um pouco de diversão."

Em uma dessas festas, Prochazka, então com 20 e poucos anos, bebeu champanhe de uma mangueira de vácuo usada. Em outro, bebeu vodca do cano de combustível da motocicleta de um amigo, que estava com o motor ligado.

"Acho que lhe disseram que ele é imortal", disse Sauer com uma risada. "Talvez ele ainda pense isso."

Quando era mais jovem, Prochazka atacava a vida da mesma forma que ataca os adversários de MMA agora: de forma imprudente, com pouca preocupação com sua segurança e bem-estar. Prochazka disse que quando adolescente procurava brigas de rua quase semanalmente, participando de mais de 100 delas em sua vida. Quando isso não foi suficiente, ele se juntou a um clube de hooligans ligado ao time de futebol local de Prochazka, o FC Zbrojovak Brno. O clube organizava brigas de rua em grupo com clubes que seguiam outros times.

Prochazka disse que, embora já tenha participado de brigas de 30 a 30 com o grupo de hooligans, ele se arrepende de ter participado dessas brigas agora. Quando criança, Prochazka cresceu com uma energia desenfreada - um pesadelo para seus pais e professores - e constantemente procurava uma saída. Enquanto lutava nas ruas quando adolescente, ele se apaixonou por se tornar o melhor lutador e criar técnicas para vencer por tentativa e erro. Ser um hooligan era apenas uma iteração um pouco mais regulamentada disso.

"Esse foi o próximo passo neste estilo de vida de luta", disse Prochazka. "Eu estava procurando por mim mesmo, o tempo todo. O tempo todo. O homem, ainda estamos procurando por nós mesmos. Isso é tudo."

Aos 17 anos, Prochazka começou a treinar Muay Thai, com um pouco de karatê e judô misturados. Era a estrutura que ele precisava. Ele não precisava mais lutar na rua para melhorar suas habilidades e ser o melhor. Esta foi uma chance de treinar e competir em um cenário ainda mais controlado.

Prochazka acabou entrando no MMA e fez sua estreia profissional em 2012. Ele estava muito mais disciplinado do que antes, mas ainda faltava algo. Não muito depois de Prochazka perder para Abdul-Kerim Edilov em 2013, Hovezak trouxe ao seu lutador uma cópia de "O Livro dos Cinco Anéis". Hovezak foi treinador de sua equipe Jetsaam, liderada por Martin Karaivanov.

Hovezak disse que um treinador de artes marciais lhe deu o livro aos 15 anos, e ele achou que poderia abrir uma porta para Prochazka da mesma forma que abriu para ele. O livro é popular entre os empresários no Japão porque suas filosofias sobre vencer podem ser aplicadas aos negócios e à vida, embora Musashi estivesse escrevendo sobre luta - não muito diferente de "A Arte da Guerra" de Sun Tzu.

 

 

"Há muita verdade no livro e há uma ordem clara", disse Hovezak. "Ele pode ser usado tanto para lutar quanto para a vida cotidiana."

Depois de ler o livro e digerir as palavras de Musashi, Prochazka disse que começou a alterar sua vida quase que imediatamente. Uma vez que um autoproclamado "cara muito, muito, muito selvagem", Prochazka começou a adotar os princípios do Bushido de Musashi. O texto, escrito na década de 1640, contém cinco livros – Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio – e Musashi escreve sobre ideias sobre artes marciais, liderança, princípios de vida e mentalidade.

Prochazka disse que não segue uma religião organizada. Em vez disso, ele adotou "O Livro dos Cinco Anéis" como sua Bíblia, Torá ou Alcorão.

"Para mim, é algo assim", disse Prochazka. "Mas religião, eu não acredito em religião, porque o humano moderno tem que saber que não há religião. Há apenas energia - energia de crença. O que você acredita, essa é a sua religião. E pode ser qualquer coisa. Essa é minha ângulo de visão."

 

Sauer disse que viu pela primeira vez uma mudança em Prochazka quando o lutador começou a fazer sermões para ele e outras pessoas próximas a ele sobre filosofias de vida.

"Ele começou a conversar comigo e com outros amigos sobre como deveríamos viver", disse Sauer. "Agora, ele era um cara inteligente e começou a nos dizer como deveríamos fazer isso e por que isso. Essa foi a maior mudança. Foi tipo zero a 100, uma mudança de 180 graus. Não sabíamos qual era o problema. com ele.

"Ele está vivendo do jeito Bushido e tudo mais e ele queria que seus amigos pessoais vivessem o mesmo ou parecido. Ele queria que as pessoas ao seu redor fossem do mesmo jeito."

O cara que uma vez bebeu bebida do cano de gasolina de um veículo agora estava pregando uma maneira melhor de se comportar. Prochazka finalmente encontrou o que procurava na vida - uma maneira e uma razão para canalizar toda a sua energia em algo construtivo e civilizado. Ele agora reserva toda essa turbulência interna para o octógono do UFC, para grande desgosto dos adversários. Desde aquela derrota para Edilov, Prochazka está 22-1-1 com incríveis 21 finalizações.

"Foi uma mudança completa de mim mesmo porque eu era outra pessoa", disse Prochazka. "Estou feliz por isso. Estou mantendo esse caos desde o mais novo tempo em mim mesmo. Mas eu quero mostrá-lo apenas na gaiola. Apenas na gaiola, direto para a vitória."


 

 

PROCHAZKA estava no canto do ringue do Rizin, balançando os braços para frente e para trás. Faltavam algumas horas para o Rizin 20 em dezembro de 2019. Outros lutadores estavam no ringue, aquecendo ou fazendo suas caminhadas antes de competir. Os irmãos Asakura - Kai e Mikuru - estavam fazendo alguns sparrings leves. Atrás deles, Prochazka, o campeão dos meio-pesados na época, estava parado no canto, gesticulando como se estivesse correndo no mesmo lugar sem mover as pernas.

Kashiwagi, o matchmaker do Rizin, disse que Prochazka costumava fazer "coisas estranhas" como essa durante a semana da luta, incluindo meditar no vestiário antes de ir para o ringue.

"Uma vez perguntei a ele o que ele estava fazendo durante a checagem do ringue e ele disse: 'Estou sentindo a atmosfera de hoje e como o ringue se sente através do meu corpo - você entende?'", disse Kashiwagi. "Eu não tinha ideia de como responder a isso."

 

Prochazka é peculiar, mas nada disso é sem razão. Ele usa o cabelo em um único rabo de cavalo alto que se tornou um visual de assinatura. Prochazka disse que seu penteado é uma homenagem a um mongkhon, o capacete que os lutadores de Muay Thai usam durante o ritual de Wai Kru antes da luta.

Desde 2017, Prochazka mora em uma casa de campo a cerca de 30 minutos de sua cidade natal, Brno, perto de um reservatório. Sauer o descreveu como "no meio do nada", em uma floresta sem estrada de entrada. Sauer disse que mora a apenas cinco minutos de Prochazka, mas se estiver nevando, ele não pode dirigir até a casa de seu amigo devido à falta de estrada. A casa tem eletricidade e outras comodidades, incluindo um lugar para malhar e treinar - que Prochazka chama de "playground" - mas sem gás. Ele pega sua água de um poço.

"Estou apenas fazendo o que é necessário para ser o melhor", disse Prochazka. "Se eu tiver que viver assim, pensar assim e comer assim, eu vou fazer isso. Porque eu quero isso - isso é tudo."

O treinamento apresentou alguns desafios para Prochazka, disse Sauer. Apesar de todos esses anos de luta nas ruas, Prochazka perdeu a vontade de machucar alguém que não é seu adversário no UFC. Sauer disse que Prochazka machucou suas mãos e pulsos em várias ocasiões porque ele não quer cerrar os punhos durante o sparring para não causar danos indevidos aos companheiros de equipe.

"É um pouco estranho", disse Sauer. "Ele não quer machucar as pessoas, mas está lutando no esporte mais perigoso do mundo. Essa é a mudança nele."

O estilo de luta de Prochazka vai contra isso, e é a saída para seu caos interior, baseado nesta atitude: "atacar, não defender - cada movimento deve ser um ataque". Ele foi pego por vários grandes socos em sua última luta contra Dominick Reyes em maio de 2021, mas continuou avançando até acertar uma cotovelada giratória às 4:29 do segundo round que deixou Reyes inconsciente.

"Alguns caras entendem isso como se estivesse jogando - como o MMA está jogando", disse Prochazka. "Não. Para mim, estou tomando esse caminho de guerreiro. É sobre vida e morte... Você tem que ser 100% bem-sucedido se quiser vencer. Se você quiser vencer, isso significa que você pode viver. Se não, você morre."

Mas Prochazka também não tem medo de perder. Ele disse que se libertou desses medos porque tudo isso faz parte de sua jornada, independentemente dos resultados. Ele planeja praticar artes marciais - e aplicar os princípios do Bushido - muito depois de sua carreira de lutador terminar. A mente, disse Prochazka, tem que ser como uma arma. Durante uma luta, o objetivo é que a mente fique livre e as ideias surjam nela, levando a ataques. Prochazka reconhece que ainda não chegou a esse ponto.

"Não é simples", disse ele. "É muito difícil conseguir isso, estar nesse nível. Ser tão livre e ver as coisas assim... Esse é o caminho. Esse é o caminho para a maestria. Ainda estou crescendo. Ainda estou trabalhando ."

Se ele vencer Teixeira no sábado, o título do UFC seria o próximo marco no que se tornou uma viagem para toda a vida, moldada pelas artes marciais, mas que também contém um significado maior. Hovezak disse que Prochazka não quer apenas o cinturão, mas "uma luta perfeita, uma arte marcial perfeita - esse é o nosso caminho".

"Ele queria alcançar alguma maestria ou ser um mestre de artes marciais", disse Sauer. "Seja um mestre em sua vida, em sua mente. Não é sobre o cinturão, porque isso é apenas uma coisa. É a jornada, é o caminho. Não sei se quero dizer uma jornada de samurai, mas essa é a jornada dele. maneira de ser mestre no que faz. O cinturão é um dos alvos. Não o alvo principal e único, mas um dos alvos."

E esses alvos, esses objetivos são impulsionados pelas palavras de Musashi, escritas há quase quatro séculos.

"O livro é um guia para nós e criamos nossa própria estratégia", disse Hovezak. "Acredito que depois de anos Jiri escreverá um livro semelhante segundo o qual os novos lutadores seguirão."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso