Jester

Dia do mestre: Dedé relembra como conheceu Aldo e elege suas maiores l

Recommended Posts

15 de outubro. Dia do Professor. Apesar do aspecto bruto, as artes marciais e o MMA costumam pregar enfaticamente valores de disciplina e respeito, sempre puxados por um mestre. Uma das relações mais fortes de mestre e pupilo é representada pelo título mais duradouro do Brasil no UFC, o sustentado por José Aldo e seu técnico Dedé Pederneiras. Para comemorar o dia especial, a dupla falou desta parceria e Dedé ainda elegeu os combates mais memoráveis de seu protegido.

Nem sempre um lutador confia e permanece por tanto tempo em uma academia e com um técnico, mas a ligação de Aldo e Dedé é maior que o normal. Ela tem um aspecto familiar, uma conexão estilo pai e filho que atravessaram as dificuldades que o manauara passou na sua chegada ao Rio de Janeiro, ainda muito pobre, buscando seu sonho.

Dedé, vale lembrar, começou como lutador. Especialista em jiu-jítsu, fez quatro lutas no MMA, uma delas uma derrota para Pat Miletich no UFC, em 1999. Teve dois empates, um triunfo e um revés, e viu que seu caminho era outro.

“Eu dou aula há 27 anos, comecei em 1988. Mas a paixão surgiu desde os meus 17, 18 anos, quando ainda era faixa-marrom do Carlson e gostava muito de ajudar a galera, estava sempre dando uma força para quem precisava e acho que ali foi o primeiro passo'', conta ele.

Sobre Aldo, o primeiro contato ainda segue vivo na memória. “Foi por intermédio do (Marcos) Loro, que treinava e morava na academia e falou que tinha um garoto lá de Manaus que queria vir treinar no Rio, que tinha potencial. Na hora, eu falei: 'traz aí, é bom que ele te faz companhia lá na academia', mas não imaginava que estávamos diante do fenômeno que o Aldo virou'', disse ele, sobre o convite despretensioso.

Dedé não toma exagerados louros para si: “Mesmo ele sendo muito leve tinha uma força muito grande, mas não vou ser hipócrita de dizer que assim que vi já sabia que ele se tornaria o que se tornou, mas alguma coisa de diferente tinha naquele garoto franzino e hoje nós sabemos o que era (risos)''.

Aldo tem na figura de Dedé um segundo pai, um técnico e ainda empresário, já que o carioca cuida de toda a parte burocrática de sua carreira, desde o início.

“O Dedé é mais que um mestre. Eu não tenho mais pai comigo, e hoje eu tenho no Dedé essa figura paterna, ele é um paizão mesmo para mim. Peço a ajuda dele para tudo e confio 100% no que ele me diz, tanto dentro quanto fora do tatame. Tudo o que eu tenho eu devo a ele, todas as conquistas profissionais e pessoais. Essa parceria, que só me trouxe coisas boas, nunca vai terminar'', afirma o campeão – já focado em Conor McGregor. “Ele tem pego pesado nessa reta final de preparação para a próxima luta!''.

Para o treinador, o segredo de ter conseguido títulos no UFC com Aldo e Renan Barão e no Bellator com Dudu Dantas é não trabalhar só dentro do octógono.

“Me preocupo não só com o dia a dia de treinamentos. Meu trabalho não é só de dar aula, mas também cuidar do psicólogico, e é por isso que crio essa relação de pai para filho. Às vezes as coisas não estão dando certo nos treinos e não adianta você forçar o corpo se a questão é na cabeça e em uma conversa você acabar resolvendo o problema. Meu objetivo é formar campeões dentro e fora do tatame, minha relação com eles é mais do que apenas ensinar, nós somos uma família e eu aprendo diariamente com essa garotada'', conclui o mestre.

Como um bônus, Dedé ainda elegeu pra gente as lutas fundamentais da carreira de Aldo. Vindo de quem estava em seu córner, a lista é curiosa, já que o primeiro lugar é de antes do UFC:

3 – UFC 142 – José Aldo x Chad Mendes I – 14/06/2012

“O primeiro duelo contra o Chad foi bem especial. Era a primeira vez que o Aldo lutava aqui no Brasil, e no Rio então, estávamos em casa. Mas o mais marcante foi a forma como terminou, com um nocaute extremamente plástico e com ele indo comemorar com a galera, acho que aquilo ali mostrou o que é o Aldo e sua simplicidade.

2 – UFC 129 – José Aldo x Mark Hominick – 30/04/2011

“Esse combate foi marcante pela grandeza do evento, a estreia no UFC, toda aquela responsabilidade. Aquele evento ainda é o maior público do Ultimate até hoje e lembro de quando entramos no ginásio ficamos realmente impressionados com toda aquela estrutura. A vitória e a conquista do cinturão do UFC fez essa luta ser bem marcante também.

1 – WEC 44 – José Aldo x Mike Brown – 18/11/2009

“Essa luta acho que foi a mais importante, porque foi a que abriu as portas da Nova União para o mundo. Lembro que antes dessa luta o Shaolin ganhou no Japão, o que era quase impossível de ser feito, mas por ser em um evento de menor porte não chamou tanta atenção. Quando o Aldo ganhou este cinturão do WEC, um evento organizado pela Zuffa, nos Estados Unidos, é que começaram a olhar aqui para dentro da academia e descobriram uma série de talentos 'escondidos' aqui. Tirando a realização de um sonho de criança do Aldo, que batalhou tanto para conquistar aquilo, foi a luta mais marcante com certeza''.

http://nagradedomma.blogosfera.uol.com.br/2015/10/15/dia-do-mestre-dede-relembra-como-conheceu-aldo-e-elege-suas-maiores-lutas/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dedé é ídolo pois consegue ser excepcional dentro e fora de sua profissão. Parabéns ao dedé e sua equipe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora