Entre para seguir isso  
RFT-UK

Marcelo Brigadeiro cria nova modalidade de luta.

Recommended Posts

UMA COISA É CERTO

COM O TEMPO DA GALERA DA LUTA LIVRE VAI AINDA FICAR MELHOR TREINANDO COM PANO.

TREINANDO COM KIMONO ELES IRÃO SE SENTIR MAIS PRESOS ,SEM TANTA MOBILIDADE ,QUANDO TIRAREM SEM O KIMONO SE SENTIRÃO MAIS SOLTO, MAIS RÁPIDOS PORTANTO A EVOLUÇÃO SERÁ CERTA.

OSS

Editado por ALMA JJ

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo penso que não tenho a menor obrigação de me identificar muito menos por imposição, sem falar que ao meu ver a grande vantagem de um fórum é poder expressar uma opinião com um grau de liberdade que sem o anonimato não seria possível, o que certamente não significa desrespeito e em nada desmerece meus possíveis argumentos. Dito isto vamos lá.

Pratico jiujitsu há uns 20 anos e sempre presenciei esses debates a respeito do Jiujitsu vs Luta Livre in locum. Creio que o que leva alguém a fazer uma certa arte marcial é uma mistura de acaso com características pessoais, uma arte pode estar mais em evidência ou alguém pode ter uma habilidade natural para certa luta e se desenvolver ou não e mudar. Portanto é necessário ser muito específico no linguajar para ao menos sabermos o que estamos discutindo e para que. Antigamente o debate centrava-se na disputa pela maior eficiência entre as artes e cada um interpreta os fatos e resultados dessa disputa como quiser, a questão é se a interpretação respeita as regras básicas da lógica. Hoje em dia a situação é diferente, o Jiujitsu cresceu ganhou o mundo e não tem mais interesse em disputar nada contra arte marcial nenhuma, em outras palavras devido ao seu sucesso o Jiujitsu não se foca no que está fora mas sim nele mesmo. Isso se chama maturidade. As grandes questões para o Jiujitsu são: as novas técnicas que surgem dia após dia são positivas ou não? O ensino da defesa pessoal deve ser mantido ou não? O sistema de graduação deve ser aperfeiçoado como? Ninguém mais questiona o poder do Jiujistu enquanto arte de finalização, os lutadores de Jiujitsu são super requisitados mundo afora, vários campeões do UFC e Pride foram ou são do jiujitsu. Portanto se a Luta Livre quer espaço que lute por ele, mas se focando nela e não tentando agarrar-se aos calcanhares da arte suave, pois o que realmente tiver verdade vai prosperar de um jeito ou de outro.

Mas o ponto em questão aqui é bem específico: jiujitsu sem kimono é luta livre e luta livre com kimono é jiujitsu? Não me interessam e são irrelevantes para esse debate questões históricas sobre as lutas, não faz diferença qual veio primeiro e qual técnicas utilizavam, o ponto para mim ao menos é quem define o que e qual são os efeitos práticos disto. Se o Jiujitsu se auto define como luta agarrada sem socos com e sem kimono assim está definida. Se agora o líderes da Luta Livre quiserem redefinir a Luta Livre com e sem kimono, eles têm todo o direito (desconheço questões legais quanto à isso). A questão são os efeitos práticos disto. Jiujistu tem um conjunto de técnicas uma dinâmica de luta próprios e a Luta Livre também, é fácil ver em um treino em que não se sabe quais artes os lutadores representam se são da Luta Livre ou do Jiujitsu, o estilo e forma de executar ataques os denunciam facilmente. Portanto fica claro que existe uma coisa chamada luta agarrada que visa a finalização e que não utiliza indumentária, sendo o básico de uma luta sem contundência. Pode-se dar o nome que quiser, Jiujitsu sem kimono, Luta Livre ou Submission, mas o fato é que não existe um só caminho para lutar chão, basta que se treine qualquer luta agarrada e cada luta agarrada conferirá um estilo de obter sucesso em finalizar.

É fato que muitos lutadores de Jiujitsu obtiveram e obtém sucesso na luta sem kimono sem auxílio algum de um praticante de Luta Livre , logo eles estariam lutando Luta Livre? O Jiujitsu oferece a opção de retirada do kimono numa fase mais avançada de treino como forma de competir tanto no MMA como em torneios de grappling. Rickson Gracie venceu seus treinos sem kimono e o Japan Open usando Luta Livre? Royler e Renzo foram campeões do ADCC treinando Luta Livre? Não, usando o jiujitsu que treinaram a vida toda. Logo chamar um campeonato não chancelado pela Luta Livre de Luta Livre não é razoável e nunca será aceito. Não considero uma questão apenas comercial, é um direito do Jiujitsu decidir usar ou não o kimono, fazer o campeonato usando ou não e chamá-lo de Jiujitsu sem kimono. Isso gera compreensivelmente frustração nos integrantes da Luta Livre que sim sempre treinaram sem kimono, mas a notícia é que é possível sim ser muito bom e até melhor sem kimono vindo do Jiujitsu. Acho também muito conveniente essa indignação quando o ADCC toma o mundo do grappling, os maiores campeões são do Jiujitsu e quem quer ter sucesso no MMA procura faixas pretas de jiujitsu em geral.

O argumento estatístico: sempre falam que o JJ tem mais campeões no ADCC por terem mais praticantes. Considero falho pelo seguinte: O wrestling tem muito mais atletas que o jiujitsu e nem por isso tem os campeões que o jiujitsu tem. O número de talentos no Jiujistu é maior por causa do maior número de praticantes? Matematicamente faz até sentido, e cabe a Luta Livre ganhar seus adeptos e provar sua tese. Mas o que dizer em relação aos confrontos entre os expoentes das duas artes..

Eu queria saber o quão ruim o Jiujitsu é sem kimono para ter tantos jiujiteros finalizando suas lutas de Vale Turdo, MMA e ADCC, para ter confrontos clássicos e históricos contra gigantes do Wrestling como foram Murilo vs Erickson e Gurgel vs Kerr, ambos bem mais leves e mostrando a verdadeira guarda de jiujitu (sem kimono) para MMA. Meu intuito aqui não é mostrar que a Luta Livre é inferior, mas sim o quanto o Jiujitsu é bom com e sem kimono. As nomenclaturas são irrelevantes.

Uma questão de conjuntos: Jiujitsu e Luta Livre são dois conjuntos que possuem uma interseção em comum. Existem golpes exclusivos do jiujitsu pelo uso do pano, existem golpes exclusivos da Luta Livre ou mais usados. Todo e qualquer golpe de Luta Livre pode ser usado em um combate de Jiujitsu, exceções ocorrem por motivos de regras e não por inviabilidade técnica, caso da cervical. Porém o contrário não é verdadeiro, muitos golpes de Jiujitsu não podem ser aplicados à Luta Livre por dependerem do kimono. Concluímos que se JJ e LL são 2 conjuntos a LL é um subconjunto do JJ. Pergunto então o que seria LL com kimono? Sei que o professor Brigadeiro tem talento suficiente para desenvolver técnicas com kimono também, mas seria Luta Livre? Na prática é óbvio e ululante que passar a treinar sem kimono para quem só treinou de kimono é muito mais fácil que o contrário, seria uma questão de adaptação e rápida por sinal. O contrário não é verdadeiro, pois começar a usar um kimono para quem nunca usou não representa uma readaptação, mas sim um renascimento para algo bem mais peculiar por assim dizer. Não consigo entender como atletas de Luta Livre que passam a vestir um kimono e têm aulas com alguém que nunca treinou de kimono possam vencer algum campeonato de Jiujitsu. Falta algo nessa equação que talvez não foi dito, seria talvez como se wrestlers vencessem um torneio de Judô. O boxer Art Jimmerson do UFC 1 que lutou com Royce com apenas uma luva de boxe não representou o Boxe? No K-1 todos strikers são da mesma modalidade? Não existe um do Kyokushin, outro do Boxe, Muai Thai etc.?

Podemos chamar todo combate de solo sem kimono de Submission quando não for de alguma organização de JJ ou LL, que entrem os melhores de cada arte e vençam. Querem crescer façam o dever de casa, foquem-se em si próprios, desenvolvam sua técnica, invistam na qualificação de seus professores ao máximo, viabilizem seus torneios e talvez tenham alguma chance de cooptar aqueles possíveis talentos perdidos para o JJ. Provem vossas teses ao invés de reclamarem da realidade. O resto é tentativa de crescer as custas do sucesso alheio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu te explico como um praticante de LL ganha um campeonato de jiu jitsu com kimono: treina LL há 5 anos e vai competir de faixa branca contra caras de 1 ano de treino de JJ.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu te explico como um praticante de LL ganha um campeonato de jiu jitsu com kimono: treina LL há 5 anos e vai competir de faixa branca contra caras de 1 ano de treino de JJ.

Essa tem sido a prática. Mesma coisa judocas faixa-pretas que se inscrevem na branca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de tudo penso que não tenho a menor obrigação de me identificar muito menos por imposição, sem falar que ao meu ver a grande vantagem de um fórum é poder expressar uma opinião com um grau de liberdade que sem o anonimato não seria possível, o que certamente não significa desrespeito e em nada desmerece meus possíveis argumentos. Dito isto vamos lá.

Pratico jiujitsu há uns 20 anos e sempre presenciei esses debates a respeito do Jiujitsu vs Luta Livre in locum. Creio que o que leva alguém a fazer uma certa arte marcial é uma mistura de acaso com características pessoais, uma arte pode estar mais em evidência ou alguém pode ter uma habilidade natural para certa luta e se desenvolver ou não e mudar. Portanto é necessário ser muito específico no linguajar para ao menos sabermos o que estamos discutindo e para que. Antigamente o debate centrava-se na disputa pela maior eficiência entre as artes e cada um interpreta os fatos e resultados dessa disputa como quiser, a questão é se a interpretação respeita as regras básicas da lógica. Hoje em dia a situação é diferente, o Jiujitsu cresceu ganhou o mundo e não tem mais interesse em disputar nada contra arte marcial nenhuma, em outras palavras devido ao seu sucesso o Jiujitsu não se foca no que está fora mas sim nele mesmo. Isso se chama maturidade. As grandes questões para o Jiujitsu são: as novas técnicas que surgem dia após dia são positivas ou não? O ensino da defesa pessoal deve ser mantido ou não? O sistema de graduação deve ser aperfeiçoado como? Ninguém mais questiona o poder do Jiujistu enquanto arte de finalização, os lutadores de Jiujitsu são super requisitados mundo afora, vários campeões do UFC e Pride foram ou são do jiujitsu. Portanto se a Luta Livre quer espaço que lute por ele, mas se focando nela e não tentando agarrar-se aos calcanhares da arte suave, pois o que realmente tiver verdade vai prosperar de um jeito ou de outro.

Mas o ponto em questão aqui é bem específico: jiujitsu sem kimono é luta livre e luta livre com kimono é jiujitsu? Não me interessam e são irrelevantes para esse debate questões históricas sobre as lutas, não faz diferença qual veio primeiro e qual técnicas utilizavam, o ponto para mim ao menos é quem define o que e qual são os efeitos práticos disto. Se o Jiujitsu se auto define como luta agarrada sem socos com e sem kimono assim está definida. Se agora o líderes da Luta Livre quiserem redefinir a Luta Livre com e sem kimono, eles têm todo o direito (desconheço questões legais quanto à isso). A questão são os efeitos práticos disto. Jiujistu tem um conjunto de técnicas uma dinâmica de luta próprios e a Luta Livre também, é fácil ver em um treino em que não se sabe quais artes os lutadores representam se são da Luta Livre ou do Jiujitsu, o estilo e forma de executar ataques os denunciam facilmente. Portanto fica claro que existe uma coisa chamada luta agarrada que visa a finalização e que não utiliza indumentária, sendo o básico de uma luta sem contundência. Pode-se dar o nome que quiser, Jiujitsu sem kimono, Luta Livre ou Submission, mas o fato é que não existe um só caminho para lutar chão, basta que se treine qualquer luta agarrada e cada luta agarrada conferirá um estilo de obter sucesso em finalizar.

É fato que muitos lutadores de Jiujitsu obtiveram e obtém sucesso na luta sem kimono sem auxílio algum de um praticante de Luta Livre , logo eles estariam lutando Luta Livre? O Jiujitsu oferece a opção de retirada do kimono numa fase mais avançada de treino como forma de competir tanto no MMA como em torneios de grappling. Rickson Gracie venceu seus treinos sem kimono e o Japan Open usando Luta Livre? Royler e Renzo foram campeões do ADCC treinando Luta Livre? Não, usando o jiujitsu que treinaram a vida toda. Logo chamar um campeonato não chancelado pela Luta Livre de Luta Livre não é razoável e nunca será aceito. Não considero uma questão apenas comercial, é um direito do Jiujitsu decidir usar ou não o kimono, fazer o campeonato usando ou não e chamá-lo de Jiujitsu sem kimono. Isso gera compreensivelmente frustração nos integrantes da Luta Livre que sim sempre treinaram sem kimono, mas a notícia é que é possível sim ser muito bom e até melhor sem kimono vindo do Jiujitsu. Acho também muito conveniente essa indignação quando o ADCC toma o mundo do grappling, os maiores campeões são do Jiujitsu e quem quer ter sucesso no MMA procura faixas pretas de jiujitsu em geral.

O argumento estatístico: sempre falam que o JJ tem mais campeões no ADCC por terem mais praticantes. Considero falho pelo seguinte: O wrestling tem muito mais atletas que o jiujitsu e nem por isso tem os campeões que o jiujitsu tem. O número de talentos no Jiujistu é maior por causa do maior número de praticantes? Matematicamente faz até sentido, e cabe a Luta Livre ganhar seus adeptos e provar sua tese. Mas o que dizer em relação aos confrontos entre os expoentes das duas artes..

Eu queria saber o quão ruim o Jiujitsu é sem kimono para ter tantos jiujiteros finalizando suas lutas de Vale Turdo, MMA e ADCC, para ter confrontos clássicos e históricos contra gigantes do Wrestling como foram Murilo vs Erickson e Gurgel vs Kerr, ambos bem mais leves e mostrando a verdadeira guarda de jiujitu (sem kimono) para MMA. Meu intuito aqui não é mostrar que a Luta Livre é inferior, mas sim o quanto o Jiujitsu é bom com e sem kimono. As nomenclaturas são irrelevantes.

Uma questão de conjuntos: Jiujitsu e Luta Livre são dois conjuntos que possuem uma interseção em comum. Existem golpes exclusivos do jiujitsu pelo uso do pano, existem golpes exclusivos da Luta Livre ou mais usados. Todo e qualquer golpe de Luta Livre pode ser usado em um combate de Jiujitsu, exceções ocorrem por motivos de regras e não por inviabilidade técnica, caso da cervical. Porém o contrário não é verdadeiro, muitos golpes de Jiujitsu não podem ser aplicados à Luta Livre por dependerem do kimono. Concluímos que se JJ e LL são 2 conjuntos a LL é um subconjunto do JJ. Pergunto então o que seria LL com kimono? Sei que o professor Brigadeiro tem talento suficiente para desenvolver técnicas com kimono também, mas seria Luta Livre? Na prática é óbvio e ululante que passar a treinar sem kimono para quem só treinou de kimono é muito mais fácil que o contrário, seria uma questão de adaptação e rápida por sinal. O contrário não é verdadeiro, pois começar a usar um kimono para quem nunca usou não representa uma readaptação, mas sim um renascimento para algo bem mais peculiar por assim dizer. Não consigo entender como atletas de Luta Livre que passam a vestir um kimono e têm aulas com alguém que nunca treinou de kimono possam vencer algum campeonato de Jiujitsu. Falta algo nessa equação que talvez não foi dito, seria talvez como se wrestlers vencessem um torneio de Judô. O boxer Art Jimmerson do UFC 1 que lutou com Royce com apenas uma luva de boxe não representou o Boxe? No K-1 todos strikers são da mesma modalidade? Não existe um do Kyokushin, outro do Boxe, Muai Thai etc.?

Podemos chamar todo combate de solo sem kimono de Submission quando não for de alguma organização de JJ ou LL, que entrem os melhores de cada arte e vençam. Querem crescer façam o dever de casa, foquem-se em si próprios, desenvolvam sua técnica, invistam na qualificação de seus professores ao máximo, viabilizem seus torneios e talvez tenham alguma chance de cooptar aqueles possíveis talentos perdidos para o JJ. Provem vossas teses ao invés de reclamarem da realidade. O resto é tentativa de crescer as custas do sucesso alheio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irado seu texto irmão

No caso o marcelo vai ter uma fasilidade maior por ter vários praticantes de jiujitsu já graduados .

????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

parabens ao brigadeiro

nao acho que jiu sem quimolo e luta livre seja mesma coisa

seria o mesmo que falar que savate kickboxing e muai thai sao as mesmas coisas

e uma critica que gostaria de aproveitar a maioria das academias do brasil que se dizem de muai thai estao longe se ser tecnica que é praticada da thailandia esse assunto deveria ser levado a frente ja que deveria ser chamado de thai kick ou ou boxe thai ou thai boxe isso é um tipo de kickboxing com algumas postura e movimentos de muay thai

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem diria que depois de tanto tempo, a discussão JJ x LL ainda existiria desta forma? kkk

==========================================================================================

todos o embate queque gerou o atrito entre modalidades grapper no brasil jiu jitsu luta livre foi em decorrencia a uma disputa para ver quem era melhor tecnica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso