Entre para seguir isso  
fortes

Rafael dos Anjos e sua evolução

Recommended Posts

Rafael dos Anjos e o segredo de sua grande evolução: o perfeccionismo

Peso-leve brasileiro se vê na melhor fase da carreira e acredita que vitória sobre Nate Diaz lhe dará a chance de disputar o cinturão da categoria

A passagem de três anos fez muito bem a Rafael dos Anjos. As diferenças entre o lutador que perdeu para o compatriota Gleison Tibau no fim de 2011 e o que atualmente ocupa a terceira posição do ranking de candidatos ao título dos leves (até 70kg) são evidentes. Desde aquele revés, foram oito lutas, com apenas um resultado negativo - contra Khabib Nurmagomedov - e sete vitórias, sobre nomes como Ben Henderson e Donald Cerrone. Alguns fatores foram fundamentais para essa evolução, como a mudança para os EUA, e um deles em especial foi a grande chave do sucesso, segundo ele: o perfeccionismo.

- Desde que me mudei não dou aula, só treino o dia inteiro, vivo para isso. Acho que é o meu esforço mesmo, de estar na academia todos os dias. Sou muito crítico comigo mesmo. As pessoas dizem que algo foi bom, mas sempre acho que foi ruim, que dá para melhorar. Às vezes até passo um pouco do ponto no treino, mas de certa forma isso me ajuda também, porque estou sempre procurando a perfeição. Sei que tenho muito a melhorar ainda. Acho que esse é o segredo. E quando você mora nos EUA, está longe da família, é só treino. Luta no sábado, domingo chega em casa, na terça já está de volta à academia. No Brasil a gente tem mais distrações: praia, açaí, um lugar legal para passear. Aqui tem também, mas você fica mais naquela função de treinar. Só passa isso na minha cabeça o dia inteiro.

img_69991.jpg

Dos Anjos concedeu uma entrevista ao Combate.com logo após o treino da noite de terça-feira, no hotel onde os lutadores estão hospedados em Phoenix. É nessa cidade, que abriga um card do UFC pela primeira vez, que ele vai enfrentar Nate Diaz neste sábado. E o brasileiro acredita que, se vencer, estará garantindo a disputa de cinturão contra o campeão Anthony Pettis para o primeiro semestre de 2015:

- Uma vitória vai me colocar numa situação muito boa. O único cara na minha frente é o russo (Nurmagomedov), para quem eu perdi, mas ele está fora, machucado, não está podendo lutar. Então, ganhando no sábado, serei o próximo desafiante. Com uma vitória sobre o Nate Diaz, vou merecer minha chance. Estou no UFC há seis anos, vou para a 17ª luta. Se pintar essa chance, com certeza vou ganhar esse cinturão para o Brasil.

Se realmente se concretizar, a chance pelo título não poderia vir em melhor hora, na visão de Rafael. Com os últimos resultados, ele considera estar vivendo seu auge:

- Estou nas artes marciais há um longo tempo. Minha primeira luta de MMA foi há mais ou menos 10 anos. Fiz 30 anos um mês atrás e estou na melhor fase da minha carreira. Estou aprendendo mais a cada dia e me sentindo melhor cada vez mais.

O combate vai marcar a volta de Nate Diaz após um ano - ficou fora por conta de desentendimentos contratuais com o UFC. E Rafael, acostumado a ser o azarão, está cotado como favorito tanto nas casas de apostas quanto na opinião da mídia especializada. Uma novidade que, apesar de não agregar aos treinos, agrada ao brasileiro:

- Não muda muito. Sempre fui o azarão e sempre treinei e me alimentei da mesma forma. Mas é gratificante as pessoas reconhecerem seu trabalho, começarem a te dar valor. Elas veem que você é realmente favorito, estão apostando em você, e isso é gratificante.

rafael-dos-anjos---mma4.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse foi um dos atletas que mais evoluiram, ele e o Werdum.

Engraçado que os dois treinam na King com o mestre Rafael Cordeiro. Boa coincidência!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nate Diaz vai ser massacrado.

E a única coisa que falta pra esse cara é um wrestling defensivo melhor. Não que o dele seja ruim, mas ele precisa de um wrestling defensivo realmente forte para enfrentar caras como Khabib e não temer as quedas, pois no resto não tem pra ninguém. É um MONSTRO, torço muito por ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse foi um dos atletas que mais evoluiram, ele e o Werdum.

Engraçado que os dois treinam na King com o mestre Rafael Cordeiro. Boa coincidência!

Perfeito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho o jogo do Rafael bem ruim pro Pettis... O campeão seria favorito, obviamente, mas o brasileiro teria sim chances...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nate Diaz vai ser massacrado.

E a única coisa que falta pra esse cara é um wrestling defensivo melhor. Não que o dele seja ruim, mas ele precisa de um wrestling defensivo realmente forte para enfrentar caras como Khabib e não temer as quedas, pois no resto não tem pra ninguém. É um MONSTRO, torço muito por ele.

Nao acho q ele precise de um wrestling defensivo melhor nao

O khabib é um monstro neste quesito

Rafael evoliu mto

Se vencer , pega o pettis e sera um lutao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Evoluiu um absurdo mesmo e entra como favorito contra o Nate, com essa possibilidade do Pettis ter se contundido to achando que pode rolar uma revanche dele contra o Kabib por um título interino até Junho do Ano que vem, caso Pettis esteja apto infelizmente acho que o Rafael vai acabar fazendo outra luta antes do title, Kabib ta na frente dele, então pode ser que role outra revanche contra o Cerrone, uma luta contra o Thomson ou Eddie Alvarez sei lá, categoria ta um pouco embolada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho o jogo do Rafael bem ruim pro Pettis... O campeão seria favorito, obviamente, mas o brasileiro teria sim chances...

Também acho, o Pettis é melhor em pé, mas a disparidade de qualidade não é tão grande não! No grappling sou muito mais o Brasileiro e aposto nele contra o Pettis caso a luta role!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acho, o Pettis é melhor em pé, mas a disparidade de qualidade não é tão grande não! No grappling sou muito mais o Brasileiro e aposto nele contra o Pettis caso a luta role!

Fora o detalhe que o dos Anjos é muito mais ogro, e aquelas finalizações da cartola do Pettis provavelmente não conseguiriam pegar o brasileiro. Ou seja, de fato o jogo é péssimo pro campeão de vidro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monstro, não me surpreenderia se pegasse a cinta, o q parou ele será a pedra no sapato de 95% da categoria, Nurmagomedov é muito sinistro e tem um jogo difícil de ser batido.

No mais ACHO q não venceria o Pettis da mesma maneira q para mim n venceria o Bendo e acabou passando o carro.

É o cara que junto com Werdum mais me surpreendeu em termos de evolução, merece muito uma grande conquista!

Editado por Renato Boxe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monstro, não me surpreenderia se pegasse a cinta, o q parou ele será a pedra no sapato de 95% da categoria, Nurmagomedov é muito sinistro e tem um jogo difícil de ser batido.

No mais ACHO q não venceria o Pettis da mesma maneira q para mim n venceria o Bendo e acabou passando o carro.

É o cara que junto com Werdum mais me surpreendeu em termos de evolução, merece muito uma grande conquista!

Tá falando do Nurma ou do dos Anjos? :D

Você editou o post e ficou mais claro. :D

Editado por esfii

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá falando do Nurma ou do dos Anjos? :D

kkkkkkkkkkk

Acho o russo o maior candidato a destronar o Pettis, mas n podemos tirar os méritos do Rafael q se mostra cada dia mais top na divisão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Monstro, não me surpreenderia se pegasse a cinta, o q parou ele será a pedra no sapato de 95% da categoria, Nurmagomedov é muito sinistro e tem um jogo difícil de ser batido.

No mais ACHO q não venceria o Pettis da mesma maneira q para mim n venceria o Bendo e acabou passando o carro.

É o cara que junto com Werdum mais me surpreendeu em termos de evolução, merece muito uma grande conquista!

Eu acho que ele tem mais chances contra o Pettis do que contra o Bendo, por questão de casamento de jogo... Caras que sabem quedar e amassar não são bons casamentos pro Dos Anjos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso