Painkiller

10 anos de Pride Final Conflict 2003!

Recommended Posts

Olá a todos! É com muito prazer que eu estou abrindo este tópico do dia que mudou completamente minha vida!

Bom, há exatos 10 anos e 7 dias (dia 9 de Novembro de 2003), acontecia o melhor evento de MMA de todos os tempos. O dia que mudou minha vida!

Eu era um garoto de 13 anos que nunca tinha visto uma luta na vida. Foi aí que um tio meu disse que um tal de "Minotauro" iria lutar e me chamou para assistir essa luta na casa dele. Não tinha o costume de ficar até tarde acordado, mas valeu cada minuto.

No princípio eu estranhei tamanha violência, achei estranho o porquê de ver duas pessoas, praticamente, se matando num ringue. Mas, depois que eu assisti, a minha paixão pelo MMA falou mais alto! Vi que tinha técnica no meio da pancadaria. Vi que tinha superação quando os atletas lutaram, ou como já dizia o velho ditado, "Pain is temporary, Pride is forever!!!!"

Vi que o Lucas Pereira (se eu não me engano) falou da história de vida do Minotauro, que ele era baiano (como eu) e sofreu um atropelo de caminhão. Quando eu vi aquele homem apanhando pra caralho do Crocop e ganhando com a segunda mais bonita finalização da história (na minha opinião, só perdendo para a de Ryo Chonan sobre Anderson Silva), pude entender o porquê daquele cidadão ser chamado de Minotauro.

Mas o melhor estava por vir. Quando eu vi aquele careca lutar duas vezes, eu fiquei estupefato. Pude entender que meu tio falava que era o melhor lutador que ele já viu lutar. E pude ver a surra que ele meteu no Rampage e fui dormir feliz!

----------------------------------------

Passados 10 anos, ainda guardo esse grande dia na minha memória. E aí, vocês se lembram desse dia? E para o Portal, já que a criação deste data de 2002, como foi aquele dia? Os mais antigos se lembram?

Então, galera, não vi nenhuma reportagem a respeito desse evento, nem tampouco uma homenagem! Isso é um absurdo! Esse foi o melhor evento de MMA de todos os tempos!!!

PS: Esse foi o dia que mudou completamente minha vida. Eu não acompanhei o Pride durante quase 3 anos. Só vim reconhecer o Sakuraba como uma lenda, por exemplo, em 2006, também por meu tio, que disse que esse japonês tinha acabado com quase todos os lutadores brasileiros que enfrentou, inclusive com os filhos de Hélio. Depois de ver alguns vídeos na minha antiga internet discada que demorou quase 1 dia todo pra baixar os Highlights dele no Kazaa, eu pude ver o quanto genial ele era.

Editado por Painkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Abertura (que coisa de louco):

Reportagem do Fantástico (eu me lembro de ter essa matéria no dia que passou):

Editado por Painkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos:

Lendário Armbar de Minotauro

MinotauroCroCop1.jpg

Wanderlei Silva comemorando com a galera:

img_9876.jpg

Editado por Painkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheci o Pride mais ou menos na metade do ano de 2001, quando um amigo me disse q eu tinha q ver o vídeo de uma luta entre um tal de Wanderley Silva contra um japonês que era conhecido como o exterminador de Gracies.

Não preciso nem dizer q essa luta me marcou e virei fã do Wandeco imediatamente!

Como na época eu não tinha tv a cabo e muito menos internet banda larga, o lance foi assim como vc, apelar também pros programas de p2p para baixar os vídeos.

Como o negócio era lento, eu não baixava arquivos grandes, tipo os eventos inteiros, eu ia baixando por lutas... comecei por algumas lutas do Wandeco e conforme eu ia conhecendo outros lutadores e gostando de seus estilos, começava a baixar os vídeos dele e por aí foi seguindo.

Por conta disso não lembro de qual evento é determinada luta, só colando na internet mesmo para saber. Se bem que até hj tb não costumo decorar em que evento aconteceu determinada luta... as vezes perco até a noção de em que ano foi!

Mas apelando para a cola, pude ver q esse evento foi muito bacana mesmo, com lutas memoráveis como as q vc citou, Wand x Rampage e Minota x Crocop, além de ainda ter tido o Sakuraba detonando o Randleman e o Lidell tomando pau do QR.

Portanto, meu camarada, posso te dizer q tu começaste muito bem e que seu tio devia ser um coroa muito sagaz pra ter te apresentado um baita evento como esse!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Portanto, meu camarada, posso te dizer q tu começaste muito bem e que seu tio devia ser um coroa muito sagaz pra ter te apresentado um baita evento como esse!

Por incrível que pareça, meu tio nunca treinou algo na vida! A história dele é ainda mais curiosa. Na época que surgiu a Net (a TV por assinatura), ele teve uma promoção de 1 mês de um canal chamado "Premiere Sports" (que depois virou "Premiere Combate" e, por fim, virou "Combate").

Essa promoção deu direito a ele acesso a 1 mês gratuito do referido canal. Nisso, ele acorda com insônia num dia de sábado para domingo e aparece um evento de lutas no Japão. Ele ficou doido pelo que viu. Viu um certo baiano chamado "Minotauro" meter uma "pernada e estrangular" um certo brutamontes chamado Mark Coleman.

Ele ficou imaginando como aquele cidadão fez aquilo como um cara muito mais forte fisicamente do que ele. E foi aí que ele foi ouvir falar que aquilo era um triângulo e era um golpe de jiu-jitsu.

Num belo dia fui passar o final de semana na casa dele. Eu fui assistir a um jogo do Vitória que era no sábado e, como ele mora perto do Barradão, era melhor para mim. Daí, depois do jogo, eu ainda estava empolgado e não consegui dormir. Acordo e vejo que ele estava assistindo ao Pride. Cheguei em grande hora. Vi um lutador de kimono (Yoshida) lutando contra o Wanderlei. Vi a cara de mal de Wanderlei na encarada e vi 25 minutos de porrada. Aí eu achei muito estranho aquilo tudo, Wanderlei pisando, metendo joelhada no chão, tiro de meta... Achei uma violência absurda.

Aí meu tio pergunta se eu estava gostando e eu disse que não.

Foi aí que, depois da luta do Wand, veio o Minotauro. Ele falou: "esse é fera! É baiano! Jiu-jitsu puro".

A minha infância foi toda ouvindo falar que o jiu-jitsu era uma arte de assassinos, de brigões, de valentões.

Pensei: "Esse tal de Minotauro vai matar o outro lutador".

A luta começa. Vi que Minotauro só estava apanhando e perguntei: "Ué, esse cara não era fera? Por que ele está apanhando desse jeito, tomando tantos chutes?"

Aí, no início do segundo round, vi o milagre acontecendo... Vi Minotauro finalizar com aquela chave de braço linda. Pronto! Vi todo mundo chorar no ginásio! "Que coisa emocionante..."

Meu tio fala: "Com Minotauro não tem erro! Basta ele botar pra baixo que finaliza!"

Eu fiquei confuso... "Como aquele cara fez aquilo?", pensei.

Nisso, eu ouço que o tal do Wanderlei iria lutar novamente. "Por que teria que lutar de novo?", perguntei. E o meu tio: "Porque isso é um Gran Prix". Minotauro lutou pelo cinturão interino.

E foi uma verdadeira surra! Vi que o Wand foi campeão naquele dia, assim como Minotauro.

Pronto, nasceu a paixão e fui dormir feliz.

1 semana depois vi essa reportagem no Fantástico e vi que os lutadores também eram humanos! Vi que o Wand apelidado de "O Demolidor" (pela Glória Maria, é claro) era um grande ídolo, uma grande celebridade no Japão.

Fiquei longe do MMA por quase 3 anos. Voltei a acompanhar em 2006, na época das vacas magras do Pride. Somente em 2011 pude ter a oportunidade de treinar a arte que eu tanto amo!

Essa é a minha história de vida com o MMA. Esse evento foi o melhor da história!!!

Editado por Painkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos:

Lendário Armbar de Minotauro

MinotauroCroCop1.jpg

Wanderlei Silva comemorando com a galera:

img_9876.jpg

Essa luta do Minota com Crocop foi tensa, parecia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fotos:

Lendário Armbar de Minotauro

MinotauroCroCop1.jpg

Wanderlei Silva comemorando com a galera:

img_9876.jpg

Minota saiu vivo de um chutão do Crocop e de encontro o que é muito pior, não sei como ele não foi nocauteado nessa luta,foi lá e finalizou.

AH! que saudades do Pride!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Final Conflict 2003(11/9/03)

Reserve Match:

Murilo Bustamante vs. Dan Henderson

Additional Matches:

Dan "The Bull" Bobish vs. Gary "Big Daddy" Goodridge

Heath "The Texas Crazy Horse" Herring vs. Yoshihisa Yamamoto

Antonio Rodrigo Nogueira vs. Mirko "Cro Cop" Filipovic

Kevin "The Monster" Randleman vs. Kazushi Sakuraba

Semifinal Matches:

Quinton "Rampage" Jackson vs. Chuck Liddell

Wanderlei Silva vs. Hidehiko Yoshida

Finals Match:

Quinton "Rampage" Jackson vs. Wanderlei Silva

Eu não considero o melhor card do Pride, MAS se comparar com qualquer UFC, esse card é MUITO melhor. No UFC cada luta seria um Main Event, seguido de lutadores John Doe x Ruanito Gonzales, que não despertam o menor carisma em ninguém.

Imagina lutas tão esperadas como Crocop x Minota e Wanderlei x Rampage no mesmo UFC? Imaginou? Então esquece! UFC, sinceramente, diminuiu drasticamente minha vontade de acompanhar MMA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa foi justamente a época que só acompanhei as lutas de longe.

Tinha nascido a minha filha, e estava ralando muito no trabalho...

Quando eu era adolescente na década de 90, acompanhava tudo.

Voltei a assistir em 2011, perto daquele frisson da 'luta do século' :)

No jargão do PVT, sou uma mistura de geração rede tv e fita vhs do ufc.

E o que mais me interessa é a evolução do desafio de artes marciais num esporte regulamentado e modelo de negócio que movimenta milhões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma pena o Minota se queimar tanto hoje em dia, com essas palhaçadas da Team nogueira, desculpas, destratos aos fãns e sobretudo por não aceitar suas derrotas. É um mito, um dos maiores lutadores de todos os tempos. Infelizmente pra muitos aqui do portal, virou piada. Por culpa dele mesmo.

Mas dentro do octógono, nos tempos aureos, era sensacional. Pena ter um Fedor na vida dele! :lol:

Pena pra ele infelizmente, mas pros fãns do MMA, um brinde, pois foram dois monstros. Porem, o Padeiro era imbatível!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Final Conflict 2003(11/9/03)

Reserve Match:

Murilo Bustamante vs. Dan Henderson

Additional Matches:

Dan "The Bull" Bobish vs. Gary "Big Daddy" Goodridge

Heath "The Texas Crazy Horse" Herring vs. Yoshihisa Yamamoto

Antonio Rodrigo Nogueira vs. Mirko "Cro Cop" Filipovic

Kevin "The Monster" Randleman vs. Kazushi Sakuraba

Semifinal Matches:

Quinton "Rampage" Jackson vs. Chuck Liddell

Wanderlei Silva vs. Hidehiko Yoshida

Finals Match:

Quinton "Rampage" Jackson vs. Wanderlei Silva

Eu não considero o melhor card do Pride, MAS se comparar com qualquer UFC, esse card é MUITO melhor. No UFC cada luta seria um Main Event, seguido de lutadores John Doe x Ruanito Gonzales, que não despertam o menor carisma em ninguém.

Imagina lutas tão esperadas como Crocop x Minota e Wanderlei x Rampage no mesmo UFC? Imaginou? Então esquece! UFC, sinceramente, diminuiu drasticamente minha vontade de acompanhar MMA.

Mano, concordo em parte contigo.

A questão é que o Pride realizava eventos a cada 2 ou 3 meses e o UFC realiza 2 ou 3 num mesmo mesmo mês.

Não tem como o UFC rechear um evento com duas ou três lutas com apelo de main event.

Editado por Rei Gabiru

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tinha baixado o pride completo, 72gb, de 2000 a 2007...toda as lutas, assisti a algumas e depois deletei.

a qualidade não é lá aquelas coisas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora